Sunteți pe pagina 1din 18

A CONTRIBUIO DE PAULO FREIRE PARA A PEDAGOGIA

Paulo Reglus Neves Freire (Recife, 19 de setembro de 1921 So Paulo, 02 de maio de 1997)

Foi um educador e filsofo. Destacou-se por seu trabalho na rea da educao popular, voltada tanto para a escolarizao como para a formao da conscincia.

Autor de Pedagogia do Oprimido, um mtodo de alfabetizao dialtico e defensor do dilogo com as pessoas simples, no s como mtodo, mas como um modo de ser realmente democrtico.

Freire vivenciou a pobreza e a fome na infncia durante a depresso de 1929, uma experincia que o levaria a se preocupar com os mais pobres e o ajudaria a construir seu revolucionrio mtodo de alfabetizao.

Paulo Freire delineou uma Pedagogia da Libertao, intimamente relacionada com a viso marxista do Terceiro Mundo e das consideradas classes oprimidas na tentativa de elucid-las e conscientizlas politicamente. As suas maiores contribuies foram no campo da educao popular para a alfabetizao e a conscientizao poltica de jovens e adultos operrios.

No entanto, a obra de Paulo Freire no se limita a esses campos, tendo eventualmente alcance mais amplo, pelo menos para a tradio de educao marxista, que incorpora o conceito bsico de que no existe educao neutra. Segundo a viso de Freire, todo ato de educao um ato poltico.

Mtodo Paulo Freire

Consiste numa proposta para a alfabetizao de adultos desenvolvida. Nasceu em 1962 quando Freire era diretor do Departamento de Extenses Culturais da Universidade do Recife onde formou um grupo para testar o mtodo na cidade de Angico, RN. L alfabetizou 300 cortadores de cana em apenas 45 dias, isso porque o processo se deu em apenas 40 (quarenta) horas de aula e sem cartilha.

Freire criticava o sistema tradicional, o qual utilizava a cartilha como ferramenta central da didtica para o ensino da leitura e da escrita. As cartilhas ensinavam pelo mtodo da repetio de palavras soltas ou de frases criadas de forma forosa, que comumente se denomina como linguagem de cartilha, por exemplo Eva viu a uva, o boi baba, a ave voa, dentre outros.

Etapas do mtodo

Etapa de Investigao: busca conjunta entre professor e aluno das palavras e temas mais significativos da vida do aluno, dentro de seu universo vocabular e da comunidade onde ele vive. Etapa de Tematizao: momento da tomada de conscincia do mundo, atravs da anlise dos significados sociais dos temas e palavras. Etapa de Problematizao: etapa em que o professor desafia e inspira o aluno a superar a viso mgica e acrtica do mundo, para uma postura conscientizada.

O Mtodo

As palavras geradoras:
inicia-se pelo levantamento do universo vocabular dos alunos. Atravs de conversas informais, o educador observa os vocbulos mais usados pelos alunos e a comunidade, e assim seleciona as palavras que serviro de base para as lies. A quantidade de palavras geradoras pode variar entre 18 a 23 palavras, aproximadamente. Depois de composto o universo das palavras geradoras, elas so apresentadas em cartazes com imagens. Ento, nos crculos de cultura inicia-se uma discusso para signific-las na realidade daquela turma.

A silabao:

uma vez identificadas, cada palavra geradora passa a ser estudada atravs da diviso silbica, semelhantemente ao mtodo tradicional. Cada slaba se desdobra em sua respectiva famlia silbica, com a mudana da vogal. (i.e., BA-BE-BI-BO-BU)

As palavras novas:

o passo seguinte a formao de palavras novas. Usando as famlias silbicas agora conhecidas, o grupo forma palavras novas.

A conscientizao:

um ponto fundamental do mtodo a discusso sobre os diversos temas surgidos a partir das palavras geradoras. Dessa forma, o objetivo da alfabetizao de adultos promover a conscientizao acerca dos problemas cotidianos, a compreenso do mundo e o conhecimento da realidade social.
Alfabetizar no pode se restringir aos processos de codificao e decodificao.

S-ar putea să vă placă și