Sunteți pe pagina 1din 25

Hipotireoidismo

Tireide
A glndula tireide consiste em dois volumosos lobos conectados por um istmo. Cada lbulo composto por cerca de 20 a 40 folculos uniformemente dispersos. Os folculos so revestidos por um baixo epitlio colunar, que preenchido por tireoglobulina (protena precursora iodada do hormnio tireoidiano ativo)

Tireide

Os produtos secretrios da tireide so iodotironinas (iodo + tirosina) Necessidade diria mnima de iodeto de 150microgramas O iodeto transformado em iodo (na luz do folculo) e incorporado em molculas de tirosina.Estas so incorporadas por ligaes peptdicas dentro da tireoglobulina. Uma vez que a tireoglobulina tenha sido iodada,ela armazenada na luz do folculo como colide.

Controle da funo tireoidiana

Controle da funo tireoidiana


Na ausncia de TSH, ocorre uma atrofia marcante da glndula. Baixos nveis de T4 e T3 circulantes a secreo de TSH. Os hormnios tireoidianos aumentam a utilizao de oxignio, o gasto e a produo de calor. Portanto, a disponibilidade de hormnio tireoidiano ativo se correlaciona com alteraes no status calrico e trmico do corpo.

Aes do hormnio tireoidiano no metabolismo do organismo como um todo

Efeitos gerais

Aumento da taxa basal de consumo de oxignio e a produo de calor. A termognese deve,tambm, aumentar com uso maior de oxignio.

Efeitos respiratrios

T4 e T3 aumentam a taxa respiratria de repouso, a ventilao por minuto e as respostas respiratrias a hipercapnia e a hipoxia. O hormnio tireoidiano aumenta o debito cardaco, assegurando distribuio suficiente de oxignio para os tecidos.

Efeitos cardiovasculares

Aes do hormnio tireoidiano no metabolismo do organismo como um todo

Efeitos sobre o osso e pele

O hormnio tireoidiano estimula a ossificao endocondral, o crescimento linear do osso e o amadurecimento dos centros sseos epifisarios. O desenvolvimento dos dentes e sua erupo tambm dependem do hormnio tireoidiano, assim como o ciclo normal de crescimento e amadurecimento da epiderme, seus folculos pilosos e as unhas. Em adultos,sem hormnio tireoidiano, h reduo generalizada no fluxo sanguneo cerebral e no metabolismo da glicose. Esta anormalidade pode explicar o retardo psicomotor e a depresso de indivduos hipotireideos.

Efeitos sobre o sistema nervoso

Aes do hormnio tireoidiano no metabolismo do organismo como um todo

Figura retirada do livro Fisiologia Berne 5edio

Hipotireoidismo
O hipotireoidismo provocado por qualquer desarranjo estrutural ou funcional que interfira com a produo de nveis adequados de hormnio tireoidiano. Pode ser dividido em trs categorias: - primria: refletindo uma doena da prpria glndula, - secundrio: causado por doena hipofisria, - tercirio: causado por doena hipotalmica. O hipotireoidismo resulta em reduo da velocidade dos processos metablicos e na sua forma mais grave, em acmulo de mucopolissardeos na pele e, causando edema no depressvel, denominado mixedema.

Incidncia, Etiologia e Patogenia


90 a 95% de todos os casos de hipotireoidismo no mundo devido a problema na tireide. O hipotireoidismo primrio pode ser: tireoprivo, ou na forma de bcio Nos adultos, a causa mais freqente de hipotireoidismo consiste em doena auto-imune, sendo o principal exemplo a doena de Hashimoto tireopriva ou com bcio. No hipotireoidismo com base auto-imune, os anticorpos so dirigidos contra a tireoperoxidade, a tireoglobulina e o receptor de TSH. Os anticorpos dirigidos contra o receptor de TSH podem bloquear ao do hormnio, contribuindo, dessa maneira, para a sntese diminuda de hormnio tireideo

Incidncia, Etiologia e Patogenia


No mundo inteiro, predomina o hipotireoidismo produzido por deficincia de iodo e por agentes bociognicos. O hipotireoidismo com bcio desenvolve-se em conseqncia da hipersecreo de TSH que resulta no crescimento excessivo da tireide. O excesso de iodo tambm pode levar ao hipotireoidismo com bcio atravs da inibio da sntese de hormnio tireideo induzida pelo iodo .

Incidncia, Etiologia e Patogenia

hipotireoidismo secundrio: ocasionado pela destruio dos tireotrfos hipofisrios por tumores hipofisrios ou por necrose. As mutaes no TSH podem deix-lo biologicamente inativo, com conseqente desenvolvimento de hipotireoidismo secundrio. hipotireoidismo hipotalmico devido a de TRH, com conseqente diminuio da TSH produzido na ausncia de estimulo glicosilao normal e caracteriza-se por diminuda. secreo diminuda sntese de TSH. O de TRH no sofre atividade biolgica

Regulao da secreo dos hormnios tireoideanos

extrado, enquanto disponvel, de: http://www.colorado.edu/eeb/web_resources/thyroid/ Veja online: http://biologyinmotion.com/thyroid/

http://www.colorado.edu/epob/academics/web_resources/thyroid/thyrost1.gif

Manifestaes clnicas
Sintomas
Cansao, fraqueza Pele seca Sensao de frio Queda do cabelo Dificuldade de concentrao e memria precria Priso de ventre Aumento de peso com apetite precrio Dispnia Voz rouca Menorragia Parestesia Audio prejudicada

Sinais
Pele spera e seca, extremidades perifricas frias Face, mos e ps inchados (mixedema) Alopecia difusa Bradicardia Edema perifrico Relaxamento retardado dos reflexos tendinosos Sndrome do tnel do carpo Derrames serosos das cavidades

Manifestaes clnicas

Sinais cardiovasculares O hipotireoidismo manifesta-se pelo comprometimento da contrao muscular ,bradicardia e diminuio do debito cardaco. Funo pulmonar No adulto o hipotireoidismo caracterizado por respiraes superficiais, lentas e pelo comprometimento das repostas ventilatrias a hipercapnia ou hipoxia. A peristalse intestinal Apresenta-se significativamente reduzida, resultando em constipao crnica e, ocasionalmente, impactao fecal acentuada. A funo renal Fica comprometida, com a diminuio da taxa de filtrao glomerular e o comprometimento da capacidade de excretar uma quantidade maior de gua. Anemia Relacionada ao comprometimento na sntese de hemoglobina - devido a deficincia de tiroxina -, a m absoro de ferro, e a produo diminida de eritropoetina devido ao consumo diminuido de oxignio.

Manifestaes clnicas
Nos recm-nascidos, o hipotireoidismo precisa ser tratado imediatamente pela reposio de tiroxina, caso contrrio, podem ocorrer grave retardo do desenvolvimento mental, estatura baixa, surdomudez e comprometimento do sistema esqueltico. Essa forma de hipotireoidismo desenvolvida na infncia denominada Cretinismo.

Teste do pezinho

Detecta precocemente no recm-nascido o hipotireoidismo congnito, alm de outras doenas galactosemia, fenilcetonria, doena falciforme.

Quem tem mais chance de apresentar ou desenvolver hipotireoidismo?

Mulheres, especialmente acima dos 40 anos; Homens acima dos 65 anos; Mulheres em perodo ps-parto (6 meses aps o parto); Pessoas com colesterol alto; Pessoas que j tiveram doenas de tireide anteriormente; Pessoas com histria familiar de doenas auto-imunes (tireoidite de Hashimoto) ou de doenas de tireide; Pessoas que apresentem outras doenas auto-imunes como: Diabetes tipo I, Lpus e Artrite Reumatide; Pessoas tratadas anteriormente de hipertireoidismo; Pessoas que estiveram em tratamento de radioterapia de cabea e pescoo; Pessoas em uso de ltio ou amiodarona; Pessoas com depresso e/ou doena do pnico.

Diagnstico

Diagnstico diferencial
Os pacientes com doena renal que resulta em sndrome nefrtica e hipoalbuminemia podem apresentar tumefao facial, edema perifrico, pele plida e fosca, anemia e hipercolesterolemia, tambm pode ocorre bcio e ndulos da tireide com freqncia. Ocorre diminuio dos nveis totais de T4, todavia, ao contrrio do hipotireoidismo, os nveis de T4 livre no esto diminudos e no ocorre aumento do TSH.

Tratamento

Levotiroxina(T4) em doses que variam de 0,05 a 0,02 mg/dia e dose de reposio media de 1,6 micrograma por Kg/dia. Para adultos jovens e sadios sem coronariopatia:

pode-se prescrever uma dose inicial de 75 a 100 micrograma por dia, a seguir, a dose ajustada aps intervalos de duas a trs semanas para atingir o nvel de reposio final.
a dose inicial deve ser de 12,5 a 25 micrograma por dia, sendo aumentada para 25 a 50 micrograma a cada quatro a seis semanas, a fim de permitir um aumento lento do metabolismo, evitando um desequilbrio entre o suprimento sanguneo coronariano e a demanda metablica.

Em pacientes idosos e naqueles com coronariopatia:

Tratamento
Durante a gravidez, particularmente no terceiro trimestre, as necessidades de reposio de tiroxina aumentam em 30 a 50%. Aps o parto, a reposio de tiroxina diminui para nveis padres.
A facilidade de abordagem, a ausncia virtual de efeitos colaterais e a observao de revitalizao do paciente tornam o tratamento do hipotireoidismo com tiroxina uma experincia teraputica satisfatria.

Caso clnico

Paciente SAFS, 24 anos, chegou ao mdico com relato de sonolncia excessiva nos ltimos meses, ganho de peso, no sabe especificar quanto foi o aumento de peso, queda de cabelo e constipao. Paciente diz que observou esses sintomas aps parto h dois meses. Nega outras doenas prvias. Os exames para confirmar a doena foram: dosagem de TSH e T4 livre e puno da glndula para ver se no era tumor. Foi diagnosticado hipotireoidismo A medicao inicial foi um pouco mais de 300mcg de levotiroxina sdica. Hoje a paciente toma apenas 125mcg, apresentando o hipotireoidismo controlado.

Obrigada!!!

S-ar putea să vă placă și