Sunteți pe pagina 1din 18

Pontifcia Universidade Catlica de Gois Departamento de Psicologia Avaliao, Mtodos e Medidas

A Teoria da Medida

Prof. Ms. Juliany Gonalves Guimares

A Teoria da Medida
- Psicometria:

medida em cincias psicossociais. Tem sido utilizada abusivamente para se referir a testes psicolgicos e escalas;
- A psicometria se insere dentro da Teoria da Medida porque desenvolve uma discusso epistemolgica em torno da utilizao do smbolo matemtico.

- Cincia utiliza-se da linguagem matemtica para descrever seu prprio objeto de estudo; - Teoria da Medida: objeto uso do nmero na descrio dos fenmenos naturais; - A natureza da medida implica em alguns problemas bsicos: a representao, a unicidade e o erro:

Representao

(isomorfismo): justificvel expressar fenmenos atravs de nmero, somente se for preservado as propriedades estruturais dos nmeros e tambm as caractersticas dos atributos dos fenmenos empricos; o nmero a melhor representao do objeto? (Esta pergunta gera polmica na rea psicossocial).

Unicidade:

A problemtica da unicidade da representao gera os nveis da escala de medida, ou seja, define se a escala obtida ser ordinal, intervalar, razo ou nominal;
Erro:

toda e qualquer medida deve vir acompanhada de erros, e portanto, o n que descreve o fenmeno deve vir acompanhada de algum indicador de erro provvel.

2.1. A base axiomtica da medida


Deve haver isomorfismo estrito;
So

propriedades bsicas do sistema numrico: a identidade, a ordem e a aditividade. A medida deve resguardar pelo menos as duas primeiras.

a) Axiomas do sistema numrico: Identidade: um nmero idntico somente a si mesmo;


Ordem:

todo nmero diferente do outro no s em qualidade, mas em magnitude (maior que outro); os nmeros podem ser somados o que produz um resultado diferente dele prprio. Apresenta dois aspectos teis para a medida: origem, intervalo e distncia.

Aditividade:

b) Axiomas da medida:
Quando

somente o axioma da identidade salvo (escala nominal), a operao no chega a ser uma medida mas uma classificao. A medida acontece quando se salvam pelo menos o axioma da ordem; isomorfismo defendido na medida que os diferentes atributos de um mesmo objeto no diferem em termos de quantidade e sim de qualidade (sobretudo axiomas da ordem e aditividade). Ex.: flor intensidade de aroma, peso, tamanho, etc.

- Demonstrao dos axiomas da ordem: a ordem dada pelos pelos nmeros atribudos aos objetos deve ser a mesma obtida pela ordenao emprica destes mesmos objetos. Ou seja, existe ordem maior que na propriedade das coisas. Ex.: Um metal que arranha outro - diz-se que ele mais duro que.
- Demonstrao dos axiomas da aditividade: a combinao dos dois objetos ou eventos produz um terceiro objeto ou evento com as mesmas propriedades dos dois, mas em grau maior.

2.2. Nveis de medida (Escalas de medida)

Podemos considerar 5 elementos numricos para definir a medida: identidade, ordem, intervalo, origem e unidade de medida. Os mais discriminativos so a origem e o intervalo. Escalas: Ordinal: origem arbitrria e a distncia entre os nmeros pode ou no ser igual pode ser zero;

Intervalar:

so salvos a ordem dos nmero e o tamanho do intervalo entre eles. Razo: tem origem natural zero, tem intervalo iguais entre os nmeros da escala.
So denominados paramtricos os procedimentos estatsticos da escala intervalar porque os nmero dela possuem carter mtrico, isto , so adicionveis. J os no paramtricos no so mtricos dado que representam somente postos.

2.3.Formas e Unidades de Medida:


3 formas de mensurao: a) Medida fundamental: pode se estabelecer uma unidade-base natural especfica, existe uma representao extensiva permite concatenao. b) Medida derivada: podem ser medidos indiretamente atravs do estabelecimento de uma relao com medidas extensivas. A funo existente entre os dois componentes constitui uma lei dado empiricamente demonstrado.

c) Medida por teoria: so mensurveis com base em leis e teorias cientficas (Cincia Psicossociais):

Medida

por lei: quando uma lei for estabelecida entre duas ou mais variveis, as constantes tpicas podem ser medidas indiretamente atravs da relao estabelecida entre estas variveis (Ex: Psicofsica e Anlise Experimental do Comportamento);

Medida

por teoria: quando no existe leis relacionando variveis, pode-se recorrer as teorias que hipotetizam relaes entre os atributos da realidade, permitindo assim, a medida indireta de um atributo atravs de fenmenos a ele relacionados via teoria (Teoria - composta de axiomas ou postulados e no de fatos empricos. Todavia, ela cientfica se de seus axiomas for possvel deduzir hipteses empiricamente testveis. Ex: Teoria dos Jogos, Psicofsica e Psicomtrica).

2.4. O Problema do Erro

O nmero utilizado na medida no um ponto como na matemtica. Ele um intervalo, o que significa que ele pode ser mais ou menos ele mesmo, o que se admite o erro.

- Tipos de erro:

Observao: instrumentais (calibrao), pessoais (ateno, treinamento), sistemticos no controlado (experimental ou estatstico) e aleatrios no tem causa conhecida (Teoria do Erro); Erros de amostragem: fazer inferncias errneas, considerando a presena de vieses da amostra com respeito a esta populao Representatividade da amostra (Teoria Estatstica).

Teoria

do Erro: o erro na medida considerado um evento aleatrio pela teoria do erro. Ento, possvel tratar o erro dentro da teoria da probabilidade de Bernaoulli (encontramos desordem e aleatoriedade no pequeno, j no grande ordem e constncia). Assim, a informao dada pelo erro padro da medida esclarece que a medida verdadeira de um atributo se situa entre o valor mdio das medidas e um erro padro em torno dele.

2.5. Importncia da Medida


Os mtodos de medies se apresentam superiores aos procedimentos qualitativos ou descritivos em duas reas: preciso e simulao. Preciso: definio de um intervalo mnimo mais provvel dentro de seus pontos extremos e, igualmente, a margem de erro tolerada ou provvel. - Simulao: conhecendo as relaes entre os componentes e suas magnitudes, pode-se utilizar modelos matemticos para simular efeitos que queremos estudar (Ex: bomba atmica).

S-ar putea să vă placă și