Sunteți pe pagina 1din 51

AIJE

Ao de Investigao Judicial Eleitoral Abuso de Poder

Conceito
*AIJE: A Ao de Investigao Judicial Eleitoral
tem por objetivo impedir e apurar a prtica de atos que possam afetar a igualdade dos candidatos em uma eleio nos casos de abuso do poder econmico, abuso do poder poltico ou de autoridade e utilizao indevida dos meios de comunicao social, penalizando com a declarao de inelegibilidade quantos hajam contribudo para a prtica do ato. (site do TSE)

Abuso de Poder: modalidades


* Abuso de Poder Poltico: o emprego, em todo o perodo das campanhas eleitorais, por quem exerce atividade poltico partidria, de prtica que afronte a tica, o decoro, a liberdade de voto, a moralidade para o exerccio do mandato eletivo ou dos bons costumes polticos que devem reinar no Estado Democrtico de Direito. * Abuso do Poder de Autoridade: a prtica, em todo o perodo das campanhas eleitorais, por quem exerce autoridade estatal, de atos inerentes a cargos ou funes pblicos que venham a favorecer, direta ou indiretamente, partido poltico, coligao ou candidato.

Abuso de Poder: modalidades


* Abuso de Poder Econmico: o emprego, em todo o perodo
das campanhas eleitorais, pelos partidos polticos, coligaes ou candidatos, de recursos que, mesmo oriundos de fonte lcita, pela desproporo de seus altos valores para com os objetivos a que se destinam, venham desigualar a busca pelos votos em relao aos demais partidos polticos, coligaes ou candidatos.
* Uso indevido dos veculos de comunicao: o uso de qualquer veculo de comunicao, em todo o perodo das campanhas eleitorais, em favor de partido poltico, coligao ou candidato, que no as veiculaes em peridicos, rdio ou televiso expressamente autorizadas por lei ou resoluo da Justia Eleitoral.

Potencialidade lesiva
EMENTA:

RECURSO ESPECIAL ELEITORAL. ELEIES 2008. PREFEITO. AO DE INVESTIGAO JUDICIAL ELEITORAL (AIJE). ART. 22 DA LC 64/90. ABUSO DO PODER ECONMICO E USO INDEVIDO DOS MEIOS DE COMUNICAO SOCIAL. POTENCIALIDADE LESIVA. AUSNCIA. PROVIMENTO.

Potencialidade lesiva
1. Consoante o art. 22 da LC 64/90, a propositura de AIJE
objetiva a apurao de abuso do poder econmico ou poltico e de uso indevido dos meios de comunicao social, em benefcio de candidato ou partido poltico.
2. Na espcie, o recorrente - deputado federal - concedeu entrevista TV Descalvados em 11.9.2008, s 12h30, com durao de 26 minutos e 9 segundos, cujo contedo transmite, de forma subliminar, a mensagem de que o seu irmo - o candidato Ricardo Luiz Henry - seria o mais habilitado ao cargo de prefeito do Municpio de Cceres/MT.

Potencialidade lesiva
3. A conduta, apesar de irregular, no possui potencialidade lesiva para comprometer a normalidade e a legitimidade do pleito, visto que: a) a entrevista tambm exalta o prprio recorrente, que na poca exercia o mandato de deputado federal e no era candidato a cargo eletivo; b) o candidato no participou do evento; c) a propaganda ocorreu de modo subliminar; d) no h dados concretos quanto ao alcance do sinal da TV Descalvados na rea do Municpio; e) a entrevista foi transmitida em uma nica oportunidade.

Potencialidade lesiva
4. Ademais, o TSE entende que, em regra, a concesso de uma nica entrevista no caracteriza uso indevido dos meios de comunicao social, por no comprometer efetivamente a igualdade de oportunidades entre os candidatos na eleio.
5. Recurso especial eleitoral provido.

Fundamentao legal
* 9 do art. 14 da Constituio Federal:

Lei complementar estabelecer outros casos de inelegibilidade e os prazos de sua cessao, a fim de proteger a probidade administrativa, a moralidade para exerccio de mandato considerada vida pregressa do candidato, e a normalidade e legitimidade das eleies contra a influncia do poder econmico ou o abuso do exerccio de funo, cargo ou emprego na administrao direta ou indireta.

Fundamentao legal
* Lei Complementar 64/90 (lei das inelegibilidades) art. 22: Qualquer partido poltico, coligao, candidato ou Ministrio Pblico Eleitoral poder representar Justia Eleitoral, diretamente ao Corregedor-Geral ou Regional, relatando fatos e indicando provas, indcios e circunstncias e pedir abertura de investigao judicial para apurar uso indevido, desvio ou abuso do poder econmico ou do poder de autoridade, ou utilizao indevida de veculos ou meios de comunicao social, em benefcio de candidato ou de partido poltico (...).

Fundamentao legal
* Lei n 9.504/97 (estabelece normas para a eleio) art. 30-A: Qualquer partido poltico ou coligao poder representar Justia Eleitoral, no prazo de 15 (quinze) dias da diplomao, relatando fatos e indicando provas, e pedir a abertura de investigao judicial para apurar condutas em desacordo com as normas desta Lei, relativas arrecadao e gastos de recursos.

Legitimidade ativa
* LC 64/90 art. 22:
Art. 22. Qualquer partido poltico, coligao, candidato ou Ministrio Pblico Eleitoral poder representar Justia Eleitoral, diretamente ao CorregedorGeral ou Regional, relatando fatos e indicando provas, indcios e circunstncias e pedir abertura de investigao judicial para apurar uso indevido, desvio ou abuso do poder econmico ou do poder de autoridade, ou utilizao indevida de veculos ou meios de comunicao social, em benefcio de candidato ou de partido poltico (...)

Legitimidade ativa
* O eleitor no possui legitimidade ativa:

(...) O mero eleitor no parte legtima, pode apenas apresentar notcia ao rgo do Ministrio Pblico de prtica que, em tese, possa configurar abuso do poder econmico ou do poder de autoridade, ou utilizao indevida dos meios de comunicao social em benefcio de candidato ou de partido poltico, a ensejar a apurao. (...) (Agravo Regimental na Representao n 3176-32/DF, rel. Min. Nancy Andrighi, DE de 9.8.2011).

Legitimidade passiva
* Podem sofrer uma AIJE aquele que contribuiu para o ato ou seja, o responsvel e o candidato diretamente beneficiado.
* Pessoas jurdicas so partes ilegtimas para figurar em AIJE.

Legitimidade passiva
* Candidato a cargo eletivo e seu vice. Litisconsrcio necessrio unitrio. Eleies 2008. Cassao dos mandatos de prefeito e vice-prefeito por abuso de poder poltico. Corrupo. Ao de impugnao de mandato eletivo proposta tempestivamente apenas contra o prefeito. Litisconsrcio necessrio unitrio entre prefeito e vice-prefeito. Mudana jurisprudencial do Tribunal Superior Eleitoral a ser observada para novos processos a partir de 3.6.2008...

Legitimidade passiva
... Ao proposta em 22.12.2008. Impossibilidade de citao ex officio do vice-prefeito aps o prazo decadencial da ao. Constituio da Repblica, art. 14, 10. Precedentes do Tribunal Superior Eleitoral. Inaplicabilidade do art. 16 da Constituio da Repblica. Razoabilidade. Agravo regimental ao qual se nega provimento. (AGR-RESPE N 462673364, REL. MIN. CRMEN LCIA, DE 17.2.2011)

Momento para propositura


RECURSO ORDINRIO. AO DE INVESTIGAO JUDICIAL ELEITORAL (AIJE) COM BASE NO ART. 22 DA LEI COMPLEMENTAR N 64/90 (ABUSO DE PODER ECONMICO) E ART. 30-A DA LEI N 9.504/97 (IRREGULARIDADES NA ARRECADAO E GASTOS DE RECURSOS DE CAMPANHA).
[...]

Momento para propositura


3. O rito previsto no art. 22 da Lei Complementar n 64/90 no estabelece prazo decadencial para o ajuizamento da ao de investigao judicial eleitoral. Por construo jurisprudencial, no mbito desta c. Corte Superior, entendese que as aes de investigao judicial eleitoral que tratam de abuso de poder econmico e poltico podem ser propostas at a data da diplomao porque, aps esta data, restaria, ainda, o ajuizamento da Ao de Impugnao de Mandato Eletivo (AIME) e do Recurso Contra Expedio do Diploma (RCED). (REspe n 12.531/SP, Rel. Min. Ilmar Galvo, DJ de 1.9.1995 RO n 401/ES, Rel. Min. Fernando Neves, DJ de 1.9.2000, RP n 628/DF, Rel. Min. Slvio de Figueiredo, DJ de 17.12.2002).

Momento para propositura


O mesmo argumento utilizado nas aes de investigao fundadas no art. 41-A da Lei 9.504/97, em que tambm assentou-se que o interesse de agir persiste at a data da diplomao (Respe 25.269/SP, Rel.Min. Caputo Bastos, DJ de 20.11.2006). [...] 9. Recurso ordinrio parcialmente provido para afastar a inelegibilidade do candidato, uma vez que a AIJE foi proposta aps a diplomao, mantendo, contudo, a cassao do diploma do suplente pela violao ao art. 30-A da Lei n 9.504/97. (TSE, Recurso Ordinrio n. 1.453, de 25.2.2010, Rel. Min. Felix Fischer)

Prazo na AIJE
Prazo decadencial?

Incio do processo eleitoral

At a Diplomao

Prazo na AIJE
Dies ad quem: consideraes jurisprudenciais

AgR-REspe n 35721, Rel. Min. CRMEN LCIA, DJe de 01/10/2010


Agravo regimental no recurso especial. Captao ilcita de sufrgio. Possibilidade de ajuizamento de ao de investigao judicial eleitoral at a data da diplomao. Coligao. Legitimidade. Precedentes. Manuteno da deciso atacada. Agravo regimental ao qual se nega provimento.

Prazo na AIJE
Decadncia: consideraes jurisprudenciais

RO n 1540, Rel. Min. FELIX FISCHER, Dje de 01/06/2009


1. O rito previsto no art. 22 da Lei Complementar n 64/90 no estabelece prazo decadencial para o ajuizamento da ao de investigao judicial eleitoral. Por construo jurisprudencial, no mbito desta c. Corte Superior, entende-se que as aes de investigao judicial eleitoral que tratam de abuso de poder econmico e poltico podem ser propostas at a data da diplomao porque, aps esta data, restaria, ainda, o ajuizamento da Ao de Impugnao de Mandato Eletivo (AIME) e do Recurso Contra Expedio do Diploma (RCED). [...]

Prazo na AIJE
Decadncia: consideraes jurisprudenciais

RO n 1540, Rel. Min. FELIX FISCHER, Dje de 01/06/2009


[] O mesmo argumento utilizado nas aes de investigao fundadas no art. 41-A da Lei 9.504/97, em que tambm assentou-se que o interesse de agir persiste at a data da diplomao (REspe 25.269/SP, Rei. Min. Caputo Bastos, DJ de 20.11.2006). J no que diz respeito s condutas vedadas (art. 73 da Lei n 9.504/97), para se evitar denominado "armazenamento ttico de indcios", estabeleceu-se que o interesse de agir persiste at a data das eleies, contando-se o prazo de ajuizamento da cincia inequvoca da prtica da conduta.

Prazo na AIJE
Prazo para aplicao das sanes: consideraes jurisprudenciais REspe n 3968763, Rel. Min. MARCELO RIBEIRO, Dje de 21/05/2012 - Conforme diretriz jurisprudencial desta Corte, a deciso de procedncia da AIJE enseja, alm da sano de inelegibilidade, a cassao do registro, quando proferida, em primeira instncia, at a data da diplomao dos eleitos. Precedentes. - O marco temporal adotado para a imposio da penalidade de cassao do registro a data em que proferida a deciso de procedncia da AIJE, sendo indiferente a posterior diplomao dos candidatos cassados, em virtude da concesso de efeito suspensivo a recurso eleitoral.

Partes na AIJE
Polo ativo: art. 22, caput, da LC n 64/90
Candidato
Ministrio Pblico Eleitoral Partido Poltico

Coligao

Partes na AIJE
Polo ativo: consideraes jurisprudenciais REspE n 25015, Rel. Min. HUMBERTO GOMES DE BARROS, DJe Volume 1, de 30/09/2005, Pgina 122 A coligao aperfeioa-se com o acordo de vontade das agremiaes polticas envolvidas e com a homologao deste pela Justia Eleitoral. A partir de tal acordo, considera-se que os partidos esto coligados. O partido coligado no possui legitimidade para, isoladamente, propor Investigao Judicial.

Partes na AIJE
Polo ativo: consideraes jurisprudenciais

AgR-REspE n 3776232, Rel. Min. NANCY ANDRIGHI, Dje de 08/11/2011


AGRAVO REGIMENTAL. RECURSO ESPECIAL ELEITORAL. ELEIES 2008. AIJE. CAPTAO E GASTOS ILCITOS DE RECURSOS PARA CAMPANHA ELEITORAL. COLIGAO. LEGITIMIDADE ATIVA. 1. A coligao detm legitimidade para ajuizar aes eleitorais, mesmo depois da realizao das eleies, haja vista que os atos praticados durante o processo eleitoral podem repercutir at aps a diplomao. Precedentes.

2. Agravo regimental no provido.

Partes na AIJE
Polo passivo: art. 22, caput, da LC n 64/90
Candidato
Quem tenha contribudo com a prtica abusiva

Partes na AIJE
Polo passivo: consideraes jurisprudenciais Rep n 373,Rel. Min. FRANCISCO PEANHA, DJ, Vol. 1, de 26/08/2005, p. 173 Pessoas jurdicas no podem figurar no plo passivo de investigao judicial eleitoral, de cujo julgamento, quando procedente a representao, decorre declarao de inelegibilidade ou cassao do registro do candidato diretamente beneficiado, consoante firme jurisprudncia do Tribunal Superior Eleitoral.

AgR-REspe - Agravo Regimental em Recurso Especial Eleitoral n 36687 - Caracol/PI Acrdo de 06/09/2011 Relator(a) Min. GILSON LANGARO DIPP ELEIES 2008. AGRAVO INTERNO NO RECURSO ESPECIAL. AO DE INVESTIGAO JUDICIAL. DECISO INTERLOCUTRIA. IRRECORRIBILIDADE. FUNDAMENTOS NO INFIRMADOS. ACRDO RECORRIDO EM CONSONNCIA COM A JURISPRUDNCIA DO TSE. INCIDNCIA DA SMULA 83 DO STJ. APLICAO DO ART. 542, 3, do CPC. INOVAO RECURSAL. DESPROVIMENTO. 1. Na ao de investigao judicial eleitoral, sob o rito do artigo 22 da Lei Complementar n 64/90, no so impugnveis de imediato as decises interlocutrias, mas pode a matria ser suscitada no recurso contra a sentena. Precedentes.

2. Por estar a deciso agravada em consonncia com a jurisprudncia desta Corte, incide a Smula 83 do Superior Tribunal de Justia. Precedentes.
3. incabvel a discusso acerca da aplicao do art. 542, 3, do CPC pelo fato de no ser possvel inovao recursal em sede de agravo regimental. Precedentes. 4. Diante da ausncia de argumentao relevante, apta a afastar a deciso impugnada, esta se mantm por seus prprios fundamentos. 5. Agravo interno desprovido.

Petio Inicial na AIJE


Protocolizao na Justia Eleitoral Deve obedecer os requisitos da Lei Processual Civil art. 282 do CPC

Petio Inicial na AIJE


Causa de Pedir: CF art. 14, 9 e art. 22, XVI da LC n 64/90: 9 Lei complementar estabelecer outros casos de inelegibilidade e os prazos de sua cessao, a fim de proteger a probidade administrativa, a moralidade para exerccio de mandato considerada vida pregressa do candidato, e a normalidade e legitimidade das eleies contra a influncia do poder econmico ou o abuso do exerccio de funo, cargo ou emprego na administrao direta ou indireta.

Petio Inicial na AIJE


Causa de Pedir: consideraes jurisprudenciais O abuso de poder deve ser hbil a comprometer a normalidade e a legitimidade das eleies, ou seja, o fato apurado deve ter potencialidade para macular a higidez do pleito e desequilibrar a disputa, influenciando na conscincia e vontade dos cidados. AgR-RO n 282772, Rel. Min. ARNALDO VERSIANI, Dje de 23/08/2012: No h como se reconhecer a prtica de abuso do poder poltico ou de autoridade pelo candidato, porquanto, ainda que se tenha utilizado de bens, servios e servidores da Administrao Pblica, o fato no teve repercusso suficiente a ponto de desequilibrar a disputa eleitoral.

Petio Inicial na AIJE


Pedido: Cautelar (LC n 64/90, art. 22, I, b): I - o Corregedor, que ter as mesmas atribuies do Relator em processos judiciais, ao despachar a inicial, adotar as seguintes providncias: b) determinar que se suspenda o ato que deu motivo representao, quando for relevante o fundamento e do ato impugnado puder resultar a ineficincia da medida, caso seja julgada procedente Constitutivo (LC n 64/90, art. 22, XIV): positivo (inelegibilidade) ou negativo (cassao do registro)

Defesa na AIJE
Prazo: 05 dias, contados da notificao (citao) Permitida recoveno Deixar de apresentar contestao no implica revelia

Antecipao de Tutela

No possvel, pois exigido o trnsito em

julgado da deciso que julga procedente o


pedido (quer seja de cassao do registro, quer seja de inelegibilidade)

Competncia
Nas eleies municipais: Juzes eleitorais Nas eleies federais, estaduais e distritais: TRE, com instruo do Corregedor Regional Na eleio presidencial: TSE, com instruo do Corregdor-Geral

Corregedor

Inicial

Notificao
5 dias

Pode suspender o ato que motivou a representaco: Relevante fundamento Puder resultar ineficencia da medida

Indefere ou retarda soluo

Defesa

Autor pode renovar perante tribunal


24 horas

Resoluo

Corregedor
Partes e MP

Notificao
5 dias

Diligncias

2 dias

Alegaes Finais
3 dias

Defesa
5 dias

3 dias

Relatrio Conclusivo
Encaminha ao tribunal competente com pedido de incluso em pauta e julgamento na primeira sesso subseqente

Inquirio das Testemunhas

At 6 Comparecero independente de intimao

Tribunal
Relatrio Conclusivo Julgamento
3 dias

Recursos

Vista PGE ou PRE


48 horas

Pronncia sobre relatrio

Se procedente: Tribunal declarar a inelegibilidade do representado e de quantos hajam contribudo para a prtica do ato, cominando-lhes sano de inelegibilidade para as eleies a se realizarem nos 8 (oito) anos subsequentes eleio em que se verificou, alm da cassao do registro ou diploma do candidato diretamente beneficiado

Remessa ao MPE

Aspectos Processuais:
Extino do processo sem resoluo do mrito

Carncia de ao Ausncia de pressupostos processuais (Arts. 267 e 329 CPC)

Revelia e Antecipao de Tutela

Aps o prazo para a defesa, caso o ru no se manifeste, no operam os efeitos materiais da revelia tendo em vista o fato de que a inelegibilidade (consequncia de uma condenao) matria de ordem pblica. No cabvel antecipao de tutela (art. 273 CPC) em sede de AIJE

Aspectos Processuais: Julgamento Antecipado da Lide

Questo de mrito unicamente de Direito Desnecessidade de produo de prova em audincia No pode implicar em cerceamento de defesa Necessria a oitiva do Ministrio Pblico que funciona como custus legis

Fase Probatria
Artigo 22. V findo o prazo da notificao, com ou sem defesa, abrir-se- prazo de 5 (cinco) dias para inquirio, em uma s assentada, de testemunhas arroladas pelo representante e pelo representado, at o mximo de 0 (seis) para cada um, as quais comparecero independentemente de intimao

A prova deve ser admissvel, pertinente e concludente Provas ilcitas (ponderao de princpios) Presena do Ministrio Pblico na Audincia A confisso no aceita como meio de prova direito indisponvel

Alegaes Finais
Ao termino da fase de instruo, as partes inclusive o Ministrio Pblico podero apresentar alegaes no prazo mximo de 2 (dois) dias.

Relatrio
Uma vez tendo sido feitas as alegaes finais os autos sero conclusos ao Corregedor que apresentar relatrio conclusivo em 3 (trs) dias no caso de eleio estadual, federal ou presidencial. Em seguida, o Procurador Geral ou Regional Eleitoral ter 48 (quarenta e oito) horas para se pronunciar sobre as imputaes e concluses do relatrio.

Julgamento
Artigo 23. O tribunal formar sua convico pela livre apreciao dos fatos pblicos e notrios, dos indcios e presunes e prova produzida, atentando para circunstncias ou fatos, ainda que no indicados ou alegados pelas partes, mas que preservem o interesse pblico de lisura eleitoral
Efeitos da deciso que julga procedente a representao: XIV julgada procedente a representao, ainda que aps a proclamao dos eleitos, o Tribunal declarar a inelegibilidade do representado e de quantos hajam contribudo para a prtica do ato, cominando-lhes sano de inelegibilidade para as eleies a se realizarem nos 8 (oito) anos subsequentes eleio em que se verificou, alm da cassao do registro ou diploma do candidato diretamente beneficiado pela interferncia do poder econmico ou pelo desvio ou abuso do poder de autoridade ou dos meios de comunicao, determinando a remessa dos autos ao Ministrio Pblico Eleitoral, para instaurao de processo disciplinar, se for o caso, e de ao penal,ordenando quaisquer outras providncias que a espcie comportar

Os efeitos no so imediatos, uma vez que dependem do trnsito em julgado da deciso.


Natureza da deciso: constitutiva positiva ou negativa Positiva: institui a inelegibilidade do representado ou de quantos hajam contribudo para a prtica do ato Negativa: cassao do registro do candidato

Recurso
As decises de mrito so sempre recorrveis

O prazo para a interposio de recurso, bem como para apresentao de contrarrazes de 3 (trs) dias. Em sede de AIJE, o recurso tem efeito suspensivo, j que a deciso que julgar procedente o pedido s ser exequvel aps o trnsito em julgado.

Sistemtica recursal:

No pleito municipal: Recurso Eleitoral para o TRE, interposto perante juiz eleitoral

Contra acrdo regional, pode-se ingressar com Recurso Especial Eleitoral, da competncia do TSE (interposio perante o presidente do TRE, o qual far o juzo de admissibilidade do recurso) Denegado o Especial, caber agravo de instrumento que ser obrigatoriamente remetido ao TSE;

Nas eleies federais e estaduais:

cabvel Recurso Ordinrio para o TSE, interposto perante o presidente da Corte Regional, porquanto versa sobre inelegibilidade (art. 121, 4, III CF)

Nas eleies presidenciais:

recurso deve ser encaminhado ao STF, conforme a natureza da matria versada (art. 121 3 e art. 102, III CF)

Julgamento
Formao da convico (Art. 23 da LC 64/90) o Tribunal formar sua convico pela livre apreciao dos fatos pblicos e notrios, dos indcios e presunes e prova produzida, atentando para circunstncias ou fatos, ainda que no indicados ou alegados pelas partes, mas que preservem o interesse pblico de lisura eleitoral. Efeitos da deciso (inciso XIV do art. 22 da LC 64/90)

Cassao do registro
Inelegibilidade No imediatos
49

Recurso
Decises de mrito Prazo: 03 (trs) dias. Efeito suspensivo

Sistemtica Recursal:
No pleito municipal: julgada a AIJE pelo juiz eleitoral, cabe recurso para o TRE; Nas eleies federais e estaduais: julgada a AIJE pelo TRE, cabe recurso ordinrio para o TSE (art. 121, 4, III CF);
50

Fundamento Legal (art. 22, I, alnea j do Cdigo Eleitoral) Caber ao rescisria, nos casos de inelegibilidade, desde que intentada dentro de cento e vinte dias de deciso irrecorrvel, possibilitando-se o exerccio do mandato eletivo at o seu trnsito em julgado. ADI n. 1459-5, o Supremo Tribunal Federal declarou a

inconstitucionalidade da expresso possibilitando-se o exerccio do mandato

eletivo at o seu trnsito em julgado.

51

S-ar putea să vă placă și