Sunteți pe pagina 1din 23

ESTUDO E ANLISE DO TRABALHO

Processo racional utilizado para caracterizar, decompor e interpretar um sistema, de modo a conhecer seus fatores constitutivos imprescindveis, assim como seu comportamento e suas respectivas leis de interao.

ESTUDO E ANLISE DO TRABALHO

Compreende:
Anlise

da Distribuio do Trabalho - identificar e criticar a carga de trabalho de cada rea e pessoa Anlise do Processamento do Trabalho racionalizar o fluxo das vrias fases do trabalho Anlise das Operaes e Postos de Trabalho otimizar os movimentos realizados no trabalho e organizar o posto de trabalho

ESTUDO E ANLISE DO TRABALHO


A Passos Tarefa B C D

Atividade Processo Exemplo:


Atividades Controle de Contas Correntes, Cobrana de Ttulos, etc. Tarefas Passos
Pagamento de cheques, Recebimento de depsitos, etc. Conferncia de assinatura e de saldo, Debitar valor na conta, etc.

Tarefas seqenciais (Ex.: coletar dados e tabular dados) Tarefas paralelas (Ex.: coletar dados capital e coletar dados interior)

ANLISE DA DISTRIBUIO DO TRABALHO


Deve Permitir:

Diagnosticar eventuais tempos mortos

Identificar o equilbrio entre a prioridade da tarefa e o seu tempo de realizao Controlar a correspondncia entre treinamento dos empregados e as suas tarefas Verificar o equilbrio de distribuio de tarefas entre as reas e entre as pessoas

ANLISE DA DISTRIBUIO DO TRABALHO

Para isso deve-se:


levantar as tarefas desenvolvidas por cada

empregado levantar o tempo gasto em cada tarefa levantar/priorizar as atividades desenvolvidas pela rea levantar/analisar o quadro de distribuio do trabalho

ANLISE DA DISTRIBUIO DO TRABALHO

QDT
a ferramenta que estabelece as tarefas efetuadas dentro de uma determinada rea, especificando quanto tempo gasto por cada um dos funcionrios na atividade total e individualmente.

ANLISE DA DISTRIBUIO DO TRABALHO

Q D T - Objetivos
Identificar quais atividades consomem o tempo de cada um dos funcionrios.

Definir quem faz o qu.


Definir quantas horas totais no perodo (dia/semana/ms) cada funcionrio dedica ao trabalho. Definir a atividade mais importante.

ANLISE DA DISTRIBUIO DO TRABALHO

Q D T - Objetivos
Identificar superposies desenvolvidas. nas tarefas

Detectar sobrecarga postos de trabalho.

ou

ociosidade

nos

Verificar se as pessoas possuem as qualificaes e treinamento necessrios para o bom desempenho de suas tarefas.

ANLISE DA DISTRIBUIO DO TRABALHO Etapas


1. Registro das Tarefas Individuais a) preliminar
Nome: Jos Antonio da Silva rgo: Setor de Compras Cargo: Comprador Tempo Base: Dia TAREFAS OPERAES TEMPO QUANTID . Verifico se o cadastro do 00:05h est atualizado 2 1. Consultar . Se no estiver, telefono para 00:15h Cadastro de que este o atualize 2 Fornecedores . Verifico a data do ltimo 00:02h fornecimento 2 . Etc. . Relaciono todos os 00:20h fornecedores que devero 2. Emitir cotar preo 2 Pedido de . Remeto essa relao para 00:02h Cotao digitao 2 . Confiro digitao 00:30h 2 . Etc. 3. ... .... ...

ANLISE DA DISTRIBUIO DO TRABALHO Etapas


1. Registro das Tarefas Individuais b) definitiva
Nome: Jos Antonio da Silva rgo: Setor de Compras Cargo: Comprador N 1. TAREFAS Tempo Base:Semana 12/03-16/03 FREQ FREQ TEMPO TEMPO DIA SEMANA DIA SEMANA 2 2 3 1 2 10 10 15 5 10 00:24h 01:00h 02:00h 01:00h 00:24h 02:00h 05:00h 10:00h 05:00h 02:00h

Consultar Cadastro de Fornecedores 2. Emitir Pedido de Cotao 3. Executar Tomada de Preos Elaborar Mapa Comparativo 4. de Cotao Verificar Autorizao de 5. Fornecimento 6. ... Observaes

Total 07:24h 37:00h Preparado por: Carlos Ribeiro Conferido por : Henrique Campos Data: 19/04/2002

ANLISE DA DISTRIBUIO DO TRABALHO Etapas


2. Agrupamento das Tarefas em Atividades

1.

2.

3.

TAREFAS Consultar cadastro de fornecedores Emitir pedido de cotao Fazer Cotao de Preos Digitar pedido de cotao Executar tomada de preo Verificar o pedido de cotao Elaborar mapa comparativo de cotao Fazer Mapa Comparativo de Digitar mapa comparativo de Cotao e Julgar Propostas cotao Julgar propostas ... ...

ATIVIDADES

ANLISE DA DISTRIBUIO DO TRABALHO Etapas


3. Elaborao do Quadro de Distribuio do Trabalho - QDT
ATIVIDADES N Denominao Tempo Semana Srgio Chefe Tarefas Tempo Semana Jos Antonio Comprador Tarefas Consultar cadastro de fornecedores (G) Emitir pedido de cotao (G) Executar tomada de preo (G) Elaborar mapa comparativo de cotao (E) ... Tempo Semana Vilma Secretria Tarefas Tempo Semana

2h Digitar pedido de cotao (A)

Fazer Cotao 1 de Preos

32h

Verificar o pedido de cotao (C)

5h

5h

10h

10h Digitar mapa comparativo de cotao (A) ...

Fazer Mapa Comparativo de 2 Cotao e Julgar Propostas ... ... TOTAL

19h

Julgar Propostas (G) ...

4h

5h

10h

... 147h

... 43h

... 37h

... 37h

Caractersticas Tempo Operativas Semana A Digitao 37h B Prest. Inform. 21h

Caractersticas Tempo Operativas Semana C Verificao 11h D Compr. Emerg 5h

Caractersticas Tempo Operativas Semana E Elab. mapas 30h F Atendim telef 10h G Outros 33h

ANLISE DA DISTRIBUIO DO TRABALHO

FATOR TEMPO

Est relacionado com o tempo que cada tarefa acaba consumindo em sua execuo.

claro que deve, via de regra, existir uma relao direta entre a quantidade de tempo consumido na tarefa e a sua importncia declarada na rea. Se isto no for a realidade, deve ser feita a definio exata do porque que no.

ANLISE DA DISTRIBUIO DO TRABALHO Questes


FATOR TEMPO

1. Quais as atividades que absorvem mais tempo?


2. Quais as atividades que deveriam absorvem mais tempo? 3. As tarefas mais urgentes tm prioridade de execuo?

4. Existe esforo mal empregado?

ANLISE DA DISTRIBUIO DO TRABALHO

FATOR CAPACIDADE PROFISSIONAL

Est relacionado com a perfeita adequao da mo de obra empregada nas tarefas e atividades em anlise, contando com tal o cargo ocupado, as tarefas desempenhadas, o treinamento oferecido, o salrio atribudo.

ANLISE DA DISTRIBUIO DO TRABALHO Questes

FATOR CAPACIDADE PROFISSIONAL


1. As aptides dos empregados so utilizadas adequadamente?

2. H tarefas simples executadas por titulares de cargos superiores? 3. H indcios de necessidade de treinamento? 4. Os empregados esto familiarizados com as mquinas e equipamentos?

5. H empregados com tarefas com dificuldade acima do seu cargo? 6. H empregados com tarefas no relacionadas entre si? 7. H tarefas muito centralizadas ou muito descentralizadas?

ANLISE DA DISTRIBUIO DO TRABALHO

FATOR VOLUME DE TRABALHO

Diz respeito a quantidade de trabalho que cada funcionrio executa. Mais, ainda indica o nvel de distribuio das tarefas e est relacionado com a prpria especializao dos trabalhos.

Quando uma tarefa dividida entre vrios funcionrios, o processo de sincronismo nas tarefas deve ser perfeito sob pena de que um acabe prejudicando o outro, o que sempre provoca conflitos.

ANLISE DA DISTRIBUIO DO TRABALHO Questes


FATOR VOLUME DE TRABALHO
1. O

trabalho est distribudo de forma adequada?

2. H acmulo de trabalho? Urgente? 3. Existe tarefa dispersa por vrios executantes sem necessidade? 4. Qual o regime de execuo dos trabalhos (sazonal, etc.)? Por que?

ANLISE DA DISTRIBUIO DO TRABALHO Questes

FATOR CUSTO

O desenvolvimento de qualquer tarefa na organizao apresenta um custo, seja de elaborao, de produo ou de manuteno. Este salrio pago se converte num total de horas que o funcionrio coloca a disposio da empresa. E so estas horas que esto alocadas no QDT.

ANLISE DA DISTRIBUIO DO TRABALHO Questes

FATOR SIMPLICIDADE
1. O

Trabalho est superespecializado?

2. H duplicidade de trabalho? 3. Existe trabalho manual que possa ser automatizado? 4. Podem-se simplificar os formulrios? 5. O layout permite um fluxo racional do trabalho? 6. Todas as tarefas so realmente necessrias?

ANLISE DA DISTRIBUIO DO TRABALHO

FATOR RACIONALIZAO

Este , sem dvida, o pensamento central do QDT: como fazer melhor e com menos custo a mesma tarefa. Portanto, o analista deve estar atento, durante todo o trabalho desenvolvido, a aspectos tais como:

ANLISE DA DISTRIBUIO DO TRABALHO

Distribuio fsica inadequada; Uso de formulrios complexos e que no

foram alvos de anlise; Uso de mquinas e equipamentos antigos e que causam constantes problemas; Desenvolvimento/execuo de muitas tarefas manuais que poderiam ser mecanizadas; Complexidade excessiva das rotinas exigindo anlise maior, como sistema ou subsistema.

ANLISE DA DISTRIBUIO DO TRABALHO

Concluses: a partir de todos os comentrios traados nas etapas anteriores, deve ser montado um novo QDT que apresente a melhor forma possvel de soluo do problema. Esse novo QDT deve ser exaustivamente discutido entre os analista e, posteriormente, com todos os envolvidos na rea alvo de estudo. No momento em que se efetuem as modificaes, todos os componentes ou afetados por elas devero estar plenamente de acordo e conscientes de que essa a melhor alternativa possvel. Caso contrrio o estudo ser um fracasso.

S-ar putea să vă placă și