Sunteți pe pagina 1din 38

MEDICINA TRADICIONAL

EVOLUO DO MUNDO:
Enquanto cada povo no mundo se desenvolveu de maneira diferente, as medicinas tradicionais em seu conjunto seguem um padro comum, ou seja, geralmente se desenvolvem da seguinte maneira: MEDICINA INSTINTIVA: Baseada no ato de imitar os costumes e mtodos de cura dos animais. No possvel explicar o significado da dor, o homeme anitgo atribua os fenmenos a seres perceptveis e a seres no perceptveis. Para os quais haviam algumas representaes em formas de esttuas e em outros casos esses seres no perceptveis eram representados por pedras (totns).

A EVOLUO NA AMRICA DO SUL


A medicina tradicional no est ligada somente aos povos primitivos das amricas, incas, astecas, ndios. Temos que considerar tambm a contribuio Africana, que veio com o comrcio de escravos, consideramos tambm que metade do sculo XIX foi efetuada uma migrao da sia, que trouxe toda a cultura da medicina oriental.

MEDICINA TRADICIONAL
o conjunto de conhecimentos e prticas, as quais nem sempre so explicveis acerca da sade e da doena e que so transmitidos atravs da experincia coletiva e de prticas ancestrais.

MEDICINA E TERAPIAS TRADICIONAIS


Conjunto de conhecimento que existia muito antes do desenvolvimento da medicina ocidental. Reflete a cultura de um pas, sua histria e crenas. Este conhecimento geralmente transmitido oralmente de gerao em gerao.

MEDICINA TRADICIONAL
Definio:

OMS: Consiste na soma de conhecimentos, crenas e experincias inerentes s diferentes culturas, sendo explicveis ou no, e que so usadas tanto na manuteno da sade como na preveno, diagnstico e melhoria no tratamentos de enfermidades fsicas e mentais.

O foco de ateno da medicina integrativa voltado para o doente, e no para a doena. uma abordagem que visa uma cincia mais humana, ecolgica e integradora, ou seja, uma postura naturalstica diante da sade e da doena.

Por que se debe implementar a medicina complementar?

Baixo custo

Transio epidemiolgica e demogrfica

Pesquisas na eficincia

Alta aceitabilidade

Mudana no estilo de vida.

Segundo Astin(), entre 30% e 50% da populao adulta de pases industrializados utilizam alguma forma de PIC para prevenir ou tratar algum problema relacionado sade. Em uma pesquisa realizada entre os anos de 1997 e 2002 nos Estados Unidos(2) estima-se que 35% da populao adulta (cerca de 72 milhes de pessoas) deste pas utilizam algum tipo de PIC.

TERAPIAS TRADICIONAIS
COM MEDICAO Plantas medicinais e fitoterapia Matrias minerais Matrias de origem animal Alimentao e nutrio SEM MEDICAO Acupuntura Terapia manual Exerccios tradicionais Terapias fsicas, mentais.

Ejemplos de medicina complementaria

REAS DE CONHECIMENTO NO CAMPO DA MEDICINA TRADICIONAL (National Center for Complementary and Alternative Medicine)

Bioeletromagnetismo: Campos magnticos do corpo. Interveno no corpo e na alma: yoga, hipnose, meditao Sistemas alternativos de prtica mdica: Acupuntura, medicina tradicional chinesa, homeopatia. Fitoterapia (medicina verde). Dieta: Troca nos alimentos e estilos de vida Tratamento farmacolgico e biolgico Mtodos de cura manual: Quiroprtica, massoterapia, medicina osteoptica.

Estratgia da OMS sobre Medicina Tradicional

Desenvolvida pela: sede central da OMS, regionais dos departamentos de medicamentos essenciais e polticas farmacuticas. Concretizada pelos Estados membros da OMS, ONU, ONGs, organizaes internacionais, comits e outros colaboradores.

Trabalhos iniciados a partir dos debates celebrados durante a primeira consulta sobre metodologia para investigao e valorizao da MT da OMS (11 14 de abril de 2000.

Estados membros da OMS


Estados Membro africanos: Angola, Argelia, Benin, Botswana, Burkina Faso, Burundi, Cabo Verde, Camern, Comoros, Congo, Costa de Marfil, Chad, Eritrea, Etiopa, Gabn, Gambia, Ghana, Guinea, Guinea Ecuatorial, GuineaBissau, Kenia, Lesotho, Liberia, Madagascar, Malawi, Mal, Mauricio, Mauritania, Mozambique, Namibia, Nger, Nigeria, Repblica Central Africana, Repblica Democrtica del Congo, Repblica Unida de Tanzania, Rwanda, Santo Tom y Prncipe, Senegal, Seychelles, Sierra Leona, Sudfrica, Swazilandia, Togo, Uganda, Zambia, Zimbabwe.

Estados Membro das Amricas: Antigua y Barbuda, Argentina, Bahamas, Barbados, Belice, Bolivia, Brasil, Canad, Colombia, Costa Rica, Cuba, Chile, Dominica, Ecuador, El Salvador, Estados Unidos de Amrica, Granada, Guatemala, Guayana, Hait, Honduras, Jamaica, Luca, Mxico, Nicaragua, Panam, Paraguay, Per, Puerto Rico, Repblica Dominicana, Saint Kitts y Nevis, San Vicente y Granadinas, Santa , Surinam, Trinidad y Tobago, Uruguay, Venezuela.

Estados Miembro do Mediterraneo: Afganistn, Arabia Saud, Bahrein, Chipre, Djibbuti, Egipto, Emiratos rabes Unidos, Irak, Jamahiriya rabe de Libia, Jordania, Kuwait, Lbano, Marruecos, Omn, Pakistn, Qatar, Repblica rabe de Siria, Repblica Islmica de Irn, Somalia, Sudn, Tnez, Yemen.

Estados Membros europeus: Albania, Alemania, Andorra, Armenia, Austria, Azerbaijn, Blgica, Bielorrusia, Bosnia Herzegovina, Bulgaria, Croacia, Dinamarca, Eslovaquia, Eslovenia, Espaa, Estonia, la Ex Repblica Yugoslava de Macedonia, Federacin Rusa, Finlandia, Francia, Georgia, Grecia, Holanda, Hungra, Irlanda, Islandia, Israel, Italia, Kazakhstn, Kyrgyzstn, Letonia, Lituania, Luxemburgo, Malta, Mnaco, Noruega, Polonia, Portugal, Reino Unido, Repblica Checa, Repblica de Moldavia, Rumania, San Marino, Suecia, Suiza, Tayikistn, Turkmenistn, Turqua, Ucrania, Uzbekistn, Yugoslavia.

Estados Membros do sudeste asitico: Bangladesh, Butn, India, Indonesia, Maldivas, Myanmar, Nepal, Repblica Popular Democrtica de Corea, Sri Lanka, Tailandia.

Estados Membros do pacfico ocidental: Australia, Brunei Darussalam, Camboya, China, Fiji, Filipinas, Islas Cook, Islas Marshall, Islas Solomon, Japn, Kiribati, Malasia, Micronesia, Mongolia, Nauru, Niue, Nueva Zelanda, Palau, Papua Nueva Guinea, Repblica de Corea, Repblica Popular Democrtica de Laos, Samoa, Singapur, Tokelau, Tonga, Tuval, Vanuatu, Vietnam.

Pontos Chaves da Estratgia


O uso da Medicina Tradicional, Complementar e Alternativa, continua em crescimento em pases desenvolvidos e em desenvolvimento. Preocupao acerca da segurana, eficincia, qualidade, disponibilidade, preservao, e o desenvolvimento deste tipo de ateno sade. OMS desenvolveu essa estratgia para tratar os temas associados a essa poltica e tambm orientar para o uso racional dessas prticas.

Os principais objetivos da OMS sobre a medicina tradicional so:


Para facilitar a integrao da medicina tradicional para o sistema nacional de sade pela assistncia aos Estados-Membros a desenvolverem suas prprias polticas nacionais em matria de MT;

Para promover o uso adequado da medicina tradicional, atravs do desenvolvimento e disponibilizao de normas internacionais, orientaes tcnicas e metodologias.

Para atuar como facilitador do intercmbio de informaes no domnio da medicina tradicional.

Medicina Tradicional: Definies


Os seguintes termos so extrados das Diretrizes Gerais para Metodologias de Investigao e Avaliao da Medicina Tradicional. A medicina tradicional A medicina tradicional a soma dos conhecimentos, habilidades e prticas com base nas teorias, crenas e experincias indgenas de diferentes culturas, se explicveis ou no, utilizados na manuteno da sade, bem como na preveno, diagnstico, melhoria ou tratamento de doenas fsicas e mentais.

Complementar medicina alternativa / (CAM)


Os termos "medicina complementar" ou "medicina alternativa" so utilizados concomitantemente com a medicina tradicional em alguns pases. Eles se referem a um conjunto amplo de prticas de sade que no fazem parte da tradio do prprio pas e no esto integrados ao sistema dominante de cuidados de sade.

O que a MT?
Termo amplo utilizado para referir tanto os sistemas da MT (ex. MT Chinesa, Ayuveda Hind) quanto as diversas formas de medicina indgena. As terapias da MT incluem terapias com medicao, medicamentos com base de ervas, partes de animais e/ou minerais, e terapias sem medicao, como o caso da acupuntura, as terapias manuais e as terapias espirituais.

Em pases onde o sistema sanitrio dominante se baseia na medicina aloptica, e onde a MT no se incorporou no sistema sanitrio nacional, a MT se classifica como medicina complementar, alternativa o no convencional

Amplitude e uso crescente


Na frica at 80% da populao utiliza a MT para satisfazer suas necessidades sanitrias. Na sia e na Amrica Latina a populao segue utilizando a MT como resultado de circunstncias histricas e crenas culturais.

Na China, a MT contabiliza em torno de 40% da ateno sanitria.


Na Malsia estima-se um gasto de 500 milhes de dlares com a MT, comparado com uns 300 milhes de dlares utilizados na medicina aloptica.

Por que um uso to amplo?


Acessvel nos pases em vias de desenvolvimento muitas vezes a nica fonte acessvel de ateno a sade. Um enfoque alternativo para a sade em pases desenvolvidos

Entusiasmo no crtico frente a ceticismo no informado


Mdicos alopatas questionam e expressam sua incredulidade nos benefcios da MT. Os legisladores se questionam sobre segurana e eficcia da MT . Industria de medicamentos. Com o aumento da procura por essas terapias, aumenta a demanda para produo de evidncias de segurana, eficcia, qualidade dos produtos e prticas.

Desafios para o desenvolvimento do potencial da MT Discusso e estudo de vrios temas que esto associados com a poltica, a segurana, a eficcia, a qualidade, o acesso e o uso racional.

Necessidade
Poltica com uma base de ao que seja slida Segurana, eficcia e qualidade, que so fundamentais para a divulgao Acesso fazer com que a MT esteja disponvel e seja acessvel a todo a populao Uso racional assegurando a convenincia e o custo-benefcio.

O papel atual da OMS


Facilitar a integrao da MT nos sistemas de sade nacionais, ajudando os estados membros a desenvolver suas prprias polticas nacionais sobre MT/MCA. Elaborando guias para a MT/MCA, desenvolvendo e criando manuais internacionais, pautas tcnicas e metodologias para a investigao de terapias e produtos de MT/MCA e para seu uso durante a elaborao dos produtos.

Fomentar o estudo estratgico da MT/MCA, proporcionando apoio a projetos de estudos clnicos sobre segurana e eficcia da MT/CMA, em especial no que se refere a doenas como a malaria e HIV/AIDS. Defendendo o uso racional da MT/MCA, fomentando o uso basado en evidencias da MT/MCA. Gerenciando a informaco sobre a MT/MCA atuando como uma camera de compensao para facilitar o intercambio de informao sobre a MT/MCA.

Recursos para a medicina tradicional


Agncias da ONU Organizaes internacionais Organizaes no-governamentais Associaes profissionais globais Associaes profissionais nacionais e internacionais Iniciativas especficas

A ENFERMAGEM E AS PIC
A enfermeira quem est em contato direto e mais profundo com a populao, tendo a oportunidade de educ-la e esclarec-la quanto ao uso (benfico ou no) dessas tcnicas, seja em hospitais, em centros de sade ou junto comunidade.

o enfermeiro deve buscar cada vez mais novas estratgias para a gesto do cuidado, incluindo a possibilidade de implementao das prticas integrativas nos diferentes contextos de ateno sade. Devem desempenhar uma gerncia amenizando as conseqncias do modelo de gerncia clssica, adotando formas participativas de agir em sade, tanto em nvel profissional quanto dos usurios, proporcionando maior satisfao para a equipe de enfermagem.

S-ar putea să vă placă și