Sunteți pe pagina 1din 18

ANA LCIA PARANHOS ANA PAULA ROCHA ANUCHA AGUIAR JACKELINE SANTOS PRISCILA MOREIRA

Salvador -Ba 2012

ALFABETIZAO E LETRAMENTO: AS MUDANAS DE ATITUDE DO PROFESSOR EM RELAO AO USO DA LNGUA

Salvador -Ba 2012

O EMBATE CONCEITUAL
Diferenas entre os termos Emilia Ferreiro

Magda Soares

O QUE LETRAMENTO?
Letramento no um gancho Em que se pendura cada som enunciado, No treinamento repetitivo De uma habilidade, Nem um martelo Quebrando blocos de gramtica. Letramento diverso leitura luz de vela Ou l fora, luz do sol. So notcias sobre o presidente O tempo, os artistas da TV E mesmo Mnica e Cebolinha Nos jornais de domingo. uma receita de biscoito, Uma lista de compras, recados colados na geladeira, Um bilhete de amor, Telegramas de parabns e cartas De velhos amigos. viajar para pases desconhecidos, Sem deixar sua cama, rir e chorar Com personagens, heris e grandes amigos. um Atlas do mundo, Sinais de trnsito, caas ao tesouro, Manuais, instrues, guias, E orientaes em bulas de remdios, Para que voc no fique perdido. Letramento , sobretudo, Um mapa do corao do homem, Um mapa de quem voc , E de tudo que voc pode ser.

Kate M. Chong

Letramento
Enfoque autnomo: trata o letramento como independente do contexto social, cujas consequncias para a sociedade e a cognio so derivadas de sua natureza intrnseca.
Enfoque ideolgico: v as prticas de letramento como indissoluvelmente ligadas s estruturas culturais e de poder da sociedade.

ENFOQUE IDEOLGICO
Leitura e escrita Artes Plsticas Msica

Fala
Dana

Grafite

Esportes

Cinema

Magda Soares faz uma reflexo sobre os estudo de Street e define o letramento nas verses fraca e forte. Verso fraca: Enfoque autnomo

Verso forte: Enfoque ideolgico

Magda Soares

DA TEORIA PARA A PRTICA:


Dificuldades e Estratgias

De acordo com os Parmetros Curriculares Nacionais (PCN), deve-se: Dar espao para a verbalizao da representao social e cultural um grande passo para a sistematizao da identidade de grupos que sofrem processos de deslegitimao social (BRASIL, 2000, p.41). Respeitar e preservar as diferentes manifestaes da linguagem utilizadas por diferentes grupos sociais, em suas esferas de socializao (IDEM, p.21).
(...)

O trabalho do professor centra-se no objetivo de desenvolvimento e sistematizao da linguagem interiorizada pelo aluno, incentivando a verbalizao da mesma e o domnio de outras utilizadas em diferentes esferas sociais (IBIDEM, p.38).

O professor deve estimular o trabalho com a multiplicidade de gneros discursivos, conscientizar o aluno da riqueza da variao lingustica inerente a qualquer lngua viva, faz-lo reconhecer as instncias adequadas de uso desta ou daquela variedade, mostrar que as formas certas so produto de uma seleo-excluso que vigoram na organizao da sociedade etc. (BAGNO, p. 56). por falta de acolhimento da identidade cultural do aluno que ele se afasta da dinmica da sala de aula. (MOTA, p.15). Wallon insiste na importncia de o professor conhecer as condies de existncia de seu aluno, para saber quais valores que nela esto sendo cultivados, nos outros meios em que est imersa, e saber cultivar aqueles que so seu objetivo. Diferentemente dos mtodos tradicionais (que priorizam a inteligncia e o desempenho em sala de aula), a proposta walloniana pe o desenvolvimento intelectual dentro de uma cultura mais humanizada. A abordagem sempre a de considerar a pessoa como um todo. Elementos como afetividade, emoes, movimento e espao fsico se encontram num mesmo plano. As atividades pedaggicas e os objetos, assim, devem ser trabalhados de formas variadas.

ENSINAR LNGUA OU ENSINAR GRAMTICA?

Portanto o ensino de gramtica importante tanto na escrita quanto na fala, nesse caso o aluno deve conhecer a estrutura, os usos e o funcionamento de uma lngua nos seus diversos nveis:fonolgico, morfolgico,lexical e semntico. O professor poder trabalhar diversas reas do contedo de lngua portuguesa, como por exemplo,gramtica,produo textual e leitura de forma contextualizada e dinmica.

ATIVIDADES SOCIOLINGUSTICAS
Um novo olhar

Atividade 1
Atividade oral e escrita: Coleo de textos orais e escritos Objetivo : 1. Trabalhar a aprendizagem da escrita, exercitando atravs de textos orais as vrias formas de linguagens e realidades individuais existentes em sala de aula. 2. Dar a oportunidade de reconhecer a diversidade de vidas, de pensamentos e de palavras dos colegas. 1. 2. 3. 4. 5. Etapas: As crianas se apresentaro de duas em duas por dia, contando suas histrias pessoais, coisas que gostam, seus sonhos, seu dia-a-dia, seus medos, etc. Aps o depoimento de cada uma, seria aberto um espao para perguntas pela turma. A turma seria incentivada a reescrever os depoimentos escutados sua maneira. Aps a apresentao de todos da classe e da reescrita dos depoimentos, os textos de cada um seriam agrupados e ilustrados individualmente, formando uma coletnea da perspectiva de cada um sobre a realidade dos outros. Haveria por fim, uma socializao das coletneas para que todos pudessem ler todos os textos.

Forma de agrupamento: Individual 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7.

Sugesto de perguntas a serem feitas: Onde voc mora? Como sua casa? O que voc gosta de fazer quando est em casa? O que voc gosta de fazer no fim de semana? Uma coisa que te deixou triste. Uma coisa que te deixou feliz. O que voc mais gosta e o que menos gosta em sua escola? Qual a sua comida predileta?

Atividade 2
Atividade de leitura Seleo de textos a serem trabalhados pela turma.
1. 2. 3. 4.

Objetivos: Construir junto com os alunos ,a coletnea de textos a serem trabalhados na unidade. Trabalhar a diversidade textual, baseando-se numa vasta tipologia de textos da vida pblica ou da vida privada dos alunos. Salientar a participao e interesse dos alunos nas aulas. Fortificar o acolhimento da identidade cultural dos alunos, aproximando-os da dinmica da sala de aula.

Etapas:
1. Solicitar que os alunos tragam diversos tipos textos que gostem ou faam parte de seu dia-a-dia (anncios, pinches de rua, receitas de comidas, bula de remdio, textos de blogs, histrias em quadrinhos, textos individuais, parlendas, trava-lnguas, poemas, etc.) Socializar os textos trazidos pela turma, expondo-os a diversidade textual existente em seus cotidianos. Selecionar junto com os alunos os textos a serem trabalhados na unidade. Trabalhar os textos uma a um de diversas formas, mostrando a sua funo comunicativa e solicitando a construo de cada um dos tipos textuais.

2. 3. 4.

1. 2. 3. 4.

Reflexes a serem trazidas:

Quantos tipos de textos existem? Qual a funo de casa texto selecionado? Quais as regras de escrita aplicadas em cada texto? Em que situaes podemos utilizar o texto?

REFERNCIAS
MOTA, Ktia. A linguagem da vida, a linguagem da escola: incluso ou excluso? (Uma breve reflexo lingustica para no linguistas). ROJO, Rexane. Letramentos mltiplos, escola e incluso social. So Paulo: Parbola Editorial, 2009.

SOARES, M. Letramento: um tema em trs gneros, Belo Horizonte: Autntica Editora, 1998
STREET, B. V. Literacy in Theory and Practice, Cambridge University Press, 1984. Dissertao (mestrado) Universidade Catlica Dom Bosco, Campo Grande, Mestrado em educao, 2007.

S-ar putea să vă placă și