Sunteți pe pagina 1din 38

Mudanas qumicas e fsicas que ocorrem em sedimentos e rochas quando elas so expostas atmosfera e biosfera.

. O intemperismo produz todas as argilas, solos e substncias que so carregadas para os rios e mar. No a mesma coisa que eroso

Ocorre quando os minerais de uma rocha so quimicamente alterados ou dissolvidos. O principal agente do intemperismo qumico a gua Esse processo ocorre porque os minerais que se formam em grandes profundidades no interior da crosta no so estveis na superfcie da Terra.

O intemperismo fsico ocorre quando a rocha slida fragmentada por processos mecnicos que no mudam sua composio qumica.
Os escombros de colunas e bloco de pedras que eram parte dos imponentes templos da Grcia antiga resultaram principalmente do intemperismo fsico, que causou, tambm, rachaduras e fraturas de antigos tmulos e monumentos do Egito.

Eroso: conjunto de processos que desagregam e transportam solo e rocha morro abaixo ou na direo do vento.
Eroso move rocha alteradaexposio de rochas inalteradas.

1) 2) 3) 4)

As propriedades da rocha matriz Clima: chuva e temperatura Presena ou ausncia de solo Tempo de exposio

1) Minerais alteram-se com taxas diferentes 2) Estrutura das rochas influencia a sua suceptibilidade de fraturar-se e fragmentar-se: ex: macio e foliado.
Granito- alterao-Os cristais de feldspato mostrariam sinais de corroso e suas superfcies estariam opacas e cobertas com uma pelcula fina e amolecida de argila. A composio qumica das pores externas dos gros de feldspato teria mudado originando-se novos minerais. Os cristais de quartzo apareceriam frescos claros e sem alterao.

Muita chuva e altas temperaturas aumentam a taxa de crescimento dos organismos e assim promovem o intemperismo qumico. Frio e aridez impedem esse processo. gua congelada ou Pouca gua.

A produo do solo um processo de retroalimentao positiva, isto , o produto do processo impulsiona o prprio processo. Uma vez iniciada a formao do solo ele funciona como um agente geolgico que acelera a alterao da rocha. Solo retm gua e chuva e hospeda diversos vegetais, bactrias e organismos.

Quanto maior o tempo de alterao de uma rocha, maior sua decomposio qumica, mais forte sua dissoluo e mais intensa sua desagregao fsica. Vulco Santa Helena (EUA) A) depsitos de cinza vulcnica encontram-se intensamente meteorizados e os minerais originais esto alterados para outras espcies. B) Contudo, os derrames de lava solidificada formados no mesmo perodo de tempo dos depsitos de cinza encontram-se relativamente frescos.

Quartzo: muito estvel


Feldspato (dissoluo e decomposio qumica): forma argilominerais Minerais mficos: decompe para xidos

Papel da gua no intemperismo de feldspatos e outros silicatos

Feldspato + gua= caolinita (Al2Si2O5 -(OH)4

Slica e K saem em soluo

Potssio e slica so "perdidos" pelo feldspato e passam a ocorrer como materiais dissolvidos na soluo aquosa. A gua absorvida na estrutura cristalina da caulinita. Essa absoro de gua chamada de hidratao e um dos principais processos do intemperismo.

Mesmo a olivina, o mineral silicoso que mais rapidamente se altera, dissolve-se de maneira relativamente lenta quando comparada com alguns outros minerais como os carbonatos. O calcrio, constitudo de minerais carbonticos: calcita (clcio) e doIomita (clcio e magnsio), altera-se muito rapidamente em regies midas.

Fcilmente solveis em gua (principalmente se h algum cido presente).


Ca+2 e Mg+2 so levados na soluo

Solubilidade: A solubilidade de um mineral especfico medida quantidade deste dissolvida na gua quando a soluo est saturada. A saturao o ponto no qual a gua no pode conter a substncia dissolvida. Quanto maior a solubilidade mineral, menor a sua estabilidade no intemperismo.
Estabilidade qumica: uma medida da tendncia que uma substncia tem de resistir numa dada forma qumica, ao invs de reagir espontaneamente para tornar-se uma substncia qumica diferente. Taxa de dissoluo: A taxa de dissoluo de um mineral medida pela quantidade deste que se dissolve numa soluo no-saturada num dado intervalo de tempo. Quanto mais rpido um mineral se dissolve, menor a sua estabilidade.

A maior parte do minrio de ferro utilizada para produzir ferro e ao formada pelo intemperismo.
Esses minrios so compostos de xidos de ferro originalmente produzidos durante o intemperismo de silicatos rico em ferro, como o piroxnio e a olivina. O ferro liberado pela dissoluo desses minerais combina-se com o oxignio da atmosfera para formar xidos de ferro. Essa reao qumica chamada de oxidao, porque a combinao de um elemento com o oxignio. Assim como a hidrlise, a oxidao um dos mais importantes processos do intemperismo qumico.

Regies ridas: Quando o intemperismo fsico atua, as partculas maiores so rachadas e fragmentadas em pedaos menores. Alguns desses fragmentos so separados ao longo de planos de fraqueza da rochamatriz.
Outras regies: O intemperismo qumico, que promove o intemperismo fsico, , da mesma forma, impulsionado pela fragmentao, a qual abre canais para que a gua e o ar possam penetrar e reagir com os minerais do interior da rocha. A desagregao da rocha em pedaos menores aumenta a rea superficial exposta alterao e, assim, tambm faz crescer a taxa das reaes qumicas.

Alguns processos, como o congelamento de gua nas fissuras da rocha, fragmentam massas rochosas inalteradas.
Algumas rochas tornam-se particularmente mais suscetveis alterao fsica devido ao fraturamento que ocorre quando foras tectnicas dobram e fragmentam as rochas durante a formao das montanhas.

Zonas naturais de fraqueza Atividade de organismos Acunhamento de gelo Cristalizao mineral Alternncia de calor e frio Esfoliao e alterao esfereoidal

Nem todos os produtos do intemperismo so erodidos e imediatamente carregados pelas correntes ou por outros agentes de transporte. Em encostas moderadas e suaves, nas plancies e terras baixas, uma camada de material alterado, heterogneo desagregado permanece sobreposta ao substrato rochoso. Pode incluir partculas da rocha-matriz alterada e s, de argilominerais, de xidos de ferro e de diversos metais, bem como outross produtos do intemperismo.
Solo ou regolito.

A cor dos solos varivel, desde o vermelho e marrom intenso em solos ricos em ferro at o preto de solos ricos em matria orgnica. Os solos tambm variam de textura, Alguns so compostos de seixos e areia; outros so compostos quase que inteiramente de argila. Os solos so facilmente erodveis e, por isso no formam em encostas com alta declividade, onde as altitudes ou o clima frio inibem o crescimento de vegetais.

A camada superior do solo, em geral com espessuras de I at 2 metros, comumente mais escura, contendo a maior concentrao de matria orgnica, Essa camada superior conhecida como horizonte A. Argila mais minerais insolveis como quartzo. Os minerais solveis foram lixiviados dessa camada e, sotoposta a ela, est o horizonte B, onde a matria orgnica esparsa. Nesta camada, os minerais solveis e os xidos de ferro podem ter se acumulado.
horizonte C: o substrato rochoso levemente alterado, fragmentado e decomposto, misturado com a argila dointemperismo qumico.

Completa quebra de minerais em ons em soluo; NaCl (halita) o melhor exemplo; Calcita (calcrio): CaCO3 CaCO3+H2CO3=Ca+2+2HCO3 Silicatos mficos dissolvem muito mais devagar

S-ar putea să vă placă și