Sunteți pe pagina 1din 12

Geografia Bblica

Prof. David de Mello Junior


prdavidjunior@hotmail.com Twitter: @dvdmjr

Babilnia
Histria da Babilnia
Supe-se que foi estabelecida por volta de 3.000 a.C. Durante sculos esteve sob domnio da Assria Nabopolassar (Caldia) Auxiliado pelos Medos sacode o jugo assrio da Babilnia, sendo coroado rei em 622 a.C. Fara Neco II reage sobre a queda da Assria e domina metade do Crescente Frtil (Morte do rei Josias).

Nabucodonozor derrota o Fara Neco em Carquemis em 606 a.C.

Geografia de Babilnia

Frtil regio Edifcios feitos com tijolos Cortada pelo Rio Eufrates

A grandeza de Babilnia

"Nove dcimas partes dessas 200 milhas quadradas estavam ocupadas com
jardins, parques e campos, ao passo que o povo vivia em casas de dois, trs e quatro andares. Duzentas e cinqenta torres estavam edificadas por intervalos nos muros, que em cem lugares estavam abertos e defendidos com portes de cobre. Outros muros havia ao longo das margens do Eufrates e juntos aos seus cais. Navios de transporte atravessavam o rio entre as portas de um e de outro lado, e havia uma ponte levadia de 30 ps de largura, ligando as duas partes

da cidade. O grande palcio de Nabucodonozor estava situado numa das


extremidades desta ponte, do lado oriental. Outro palcio, a admirao da humanidade, que tinha sido comeado por Nabopolassar, e concludo por Nabucodonozor, ficava na parte ocidental e protegia o grande reservatrio. Dentro dos muros deste palcio elevavam-se, a uma altura de 75 ps, os clebres jardins suspensos, que se achavam edificados na forma de um quadrado, com 400 ps de cada lado, estando levantados sobre arcos.
[BUCKLAND in ANDRADE, Claudionor. Geografia Bblica].

Babilnia e Reino de Jud


Aps a diviso do reino, os profetas advertiram Jud que Deus permitiria o

cerco da Babilnia.
Jeoaquim torna-se vassalo de Nabucodonozor. Em 603 a.C. Jud se rebela, atraindo a ira de Nabucodonozor e o fim do reino do sul fundado por Roboo. Deportao do rei Jeoaquim e a nobreza: dentre estes levados, esto Daniel, Sadraque, Mesaque e Abdnego. (Com os utenslios sagrados do Templo). Zedequias assume o reino de Jud, subserviente por 8 anos. At que em 597 a.C. revolta-se causando a destruio de Jerusalm e deportao dos restantes. Deixando a terra inspita e habitada por pobres.

O fim de Babilnia

Um imprio de vida curta. Em 538 a.C, quando Belsazar participava de uma desenfreada orgia juntamente de seus oficiais, os medo-persas tomaram-na. Dario, general de Ciro II, marcou o incio do Imprio Medo-Persa quando matou Belsazar.

Imprio Medo-Persa

Xerxes

Guerreiros persas

Histria do Imprio Persa


Origem dos persas: Estima-se aps o evento da torre de Babel. Fuso dos povos do Planalto Iraniano: Cassitas, Elamitas e Lulubitas. Sendo os sialk a mais antiga comunidade. Durante o Imprio Babilnico no passava de um estado vassalo da Mdia.

Medos
Mesma origem dos povos indo-europeus Relao parcialmente pacfica Criavam cavalos

Persas

Ciro II (555 a.C.) Realiza a reunificao das tribos persas, e domina os medos. Coligao de naes vizinhas: Ciro abate o levante ainda no nascedouro. Acordo de paz com Esparta e Atenas aps ataques contra Ldia e Babilnia.

Cronologia

555 a.C. Ciro II realiza a reunificao das tribos persas, e domina os medos. (Coligao de naes vizinhas: Ciro abate o levante ainda no nascedouro). 538 a.C Dario, general de Ciro II, conquista a Babilnia. (Acordo de paz com Esparta e Atenas aps ataques contra Ldia e Babilnia). 529 a.C Morte de Ciro II.

Principais monarcas do Imprio Persa


Ciro II ( 555 529 a.C.)

Cambises (529 522 a.C.)

Dario (521 485 a.C.)

Xerxes (485 466 a.C.)

Ciro II

Artaxerxes (465 425 a.C.)

A religio persa

Entre os sculos VII e VI a.C; o profeta Zoroastro empreendeu uma nova concepo religiosa entre os persas. Acreditava que o posicionamento religioso do indivduo consistia na escolha entre o bem e o mal. Ahura-Mazda e Arim

S-ar putea să vă placă și