Sunteți pe pagina 1din 10

Na atualidade a realidade organizacional tem passado por diversas mudanas.

O cenrio poltico, econmico e social se alterou muito desde que o processo de globalizao teve incio e as tecnologias se difundiram. A nova configurao mundial fez com que as empresas precisassem alterar seu posicionamento frente ao mercado, passando a valorizar aspectos de sua gesto que antes eram praticamente ignorados. Um desses aspectos o fator humano. Na gesto moderna preciso que toda e qualquer organizao, independente do ramo em que atua e de seu porte, procure formas de se tornar mais competitiva, tendo em vista que o aumento da concorrncia tem sido significativo nas ltimas dcadas. E uma das formas mais recorrentes de se tornar mais competitiva por meio dos recursos humanos de que a empresa dispe. Agregar talentos sua equipe de funcionrios uma forma de fazer com que a empresa aumente e melhore sua performance diante do mercado em que atua, fortalecendo sua imagem junto a clientes e fornecedores.

O processo de recrutamento de suma


importncia para o sucesso das empresas, pois atravs dele que as organizaes conseguem identificar talentos que fazem o diferencial neste mercado competitivo. Um desafio atual a

capacitao de pessoas para preencher vagas,


sendo que a ausncia de critrios e instrumentos seleo pode acarretar

problemas srios ocasionando perdas


financeiras e afastamento de clientes.

Uma ferramenta essencial para a empresa moderna a Administrao de Recursos Humanos, qual consiste em planejar, desenvolver, coordenar e controlar as pessoas que fazem parte da empresa visando promover seu maior desempenho. Nessa relao a empresa representa a forma que as pessoas tm de realizar seus objetivos e metas individuais, que estejam relacionados direta ou indiretamente ao trabalho, de modo que haja uma troca e sinergia de esforos, ou seja, a empresa colabora com a realizao do indivduo enquanto o indivduo colabora para o desenvolvimento e realizao da empresa.

Diversas organizaes no dedicam a ateno necessria ao processo de recrutamento e seleo de pessoal e acabam por passar por problemas significantes quando necessitam de mo-de-obra especializada ou na alocao de talentos. Muitas organizaes cometem um erro comum: o que pensar que os recursos humanos so abundantes, podendo ser facilmente atrados empresa ou facilmente repostos sempre que necessrio. O processo de recrutamento, nesse sentido, visa suprir a organizao de recursos humanos necessrios que sua postura frente ao mercado seja a mais estratgica e competitiva possvel. No basta empresa se contentar com os recursos aparentemente disponveis. preciso que ela procure em diversas fontes as pessoas que atendam s suas necessidades e que colaborem na realizao de seus objetivos. A seleo, por sua vez, como define Chiavenato (2004, p. 87), refere-se escolha do homem certo para o cargo certo, ou, mais amplamente, entre os candidatos recrutados, aqueles mais adequados aos cargos.

Existem vrios meios de recrutamento: Recrutamento Interno: que acontece dentro da prpria empresa, onde os empregados aptos sero remanejados. Recrutamento Externo: so os funcionrios que viro de fora da empresa. Pessoas que foram atrados pelas tcnicas de recrutamento. Pode ser at funcionrios de outras empresas que se envolveram com as propostas apresentadas. Recrutamento misto: o que aborda tanto fontes internas como externas de recursos humanos, podendo ser adotados em trs alternativas, sendo elas, recrutamento externo seguido de recrutamento interno; recrutamento interno seguido de recrutamento externo; recrutamento interno e recrutamento externo, concomitantemente.

De acordo com Chiavenato (1999), o processo de seleo pode ser constitudo por trs processos: 1) Modelo de colocao: ocorre quando existe apenas um candidato para uma vaga, sendo necessrio efetiva-lo sem qualquer descarte; 2) Modelo de seleo: existem vrios candidatos para uma mesma vaga. Assim, analisa-se o candidato fazendo um paralelo entre seu perfil e o perfil exigido pelo cargo para, a partir dessa anlise, decidir qual o melhor candidato a ser escolhido;

3) Modelo de classificao: existem vrios candidatos para cada vaga e vrias vagas para cada candidato.

Nesse sentido, existem fases que visam a eliminao dos candidatos no adequados, filtrando-os aos poucos:
1)Entrevista preliminar: tambm chamada de triagem inicial. realizada por profissionais da rea de recursos humanos e verificam-se dados pessoais e profissionais do candidato. De acordo com o resultado obtido nessa etapa o candidato aceito ou rejeitado. 2) Entrevista tcnica: se aceito, nessa fase so verificados os conhecimentos tcnicos e aptides pessoais do candidato, para que se avalie seu perfil em relao ao do cargo disponvel. 3) Teste de seleo: passando pela fase da entrevista tcnica o candidato ser avaliado por meio de testes especficos para que sejam analisadas suas capacidades lgicas, seu grau de argumentao e verbalizao bem como suas condies emocionais. 4) Tcnicas de simulao: podem-se incluir no processo as tcnicas de simulao para que sejam avaliados aspectos comportamentais e de relacionamento das pessoas umas para com as outras.

Nesse sentido pode-se afirmar que o objetivo


primordial do processo de recrutar e selecionar pessoas nas organizaes agregar talentos empresa para que sua produo e produtividade sejam maximizadas com base em criatividade, inovao e adequao s novas exigncias do mercado.

Contedo desenvolvido pela Equipe Profissionalizando sob coordenao de Suely Bortolotti Gestora de Recursos Humanos e Ps-graduada em Gesto Administrativa e Marketing

S-ar putea să vă placă și