Sunteți pe pagina 1din 45

ORIGEM DA SOCIEDADE

Professora Eleusa Spagnuolo Souza

A vida em sociedade traz evidentes benefcios ao homem mas, por outro lado, favorece a criao de uma srie de limitaes que, em certos momentos e em determinados lugares, so de tal modo numerosas e frequentes que chegam a afetar seriamente a prpria liberdade humana. E, apesar disso, o homem continua vivendo em sociedade. Como se explica este fato?

Haver, por acaso, uma coao irresistvel, que impede a liberdade dos indivduos e os obriga a viver em sociedade, mesmo contra sua vontade? Ou, diferentemente, ser que se pode admitir que a prpria natureza do homem que o leva a aceitar, voluntariamente e como uma necessidade, as limitaes impostas pela vida social?

TEORIA PATRIARCAL E MATRIARCAL


Duas importantes teorias buscam elucidar, definitivamente, o problema da origem da autoridade entre os antigos: a teoria patriarcal e a teoria matriarcal. Teoria Patriarcal: A primeira organizao social humana , com efeito, a famlia, grupamento cujos componentes so aparentados pelo sangue e cuja autoridade mxima confiada a um chefe varo.

TEORIA PATRIARCAL E MATRIARCAL


A origem do prprio Estado encontrar-seia na unio de famlias diversas, aps fases sucessivas de transformao. Teoria Matriarcal: horda seria conduzida pela mulher, pela matriarca. A mulher possua hegemonia e os filhos teriam a mesma condio social e religiosa da me.

TEORIA PATRIARCAL E MATRIARCAL


A ideia da sociedade natural, fruto da prpria natureza humana, quanto a que sustenta que a sociedade , to-s, a consequncia de um ato de escolha, vm tendo, atravs dos sculos, adeptos respeitveis, que procuram demonstrar, com farta argumentao:

Thomas Hobbes (1588-1679):


Filsofo Ingls, mais conhecido por seu trabalho em filosofia poltica. O homem lobo do prprio homem. O homem um ser anti-social por natureza, e seu "apetite social" seria o fruto da necessidade da vida comunitria, fiscalizada por um aparato gigantesco destinado a impor a ordem e finalmente o Estado.

Thomas Hobbes (1588-1679):


A este aparato Estado Hobbes denomina "Leviat". Esta palavra, de origem bblica, designava um monstro mitolgico que habitava o rio Nilo e que devorava as populaes ribeirinhas, tal como, segundo Hobbes, o Estado faz com seus sditos...

Jean-Jacques Rousseau (1712-1778):


Importante filsofo, terico poltico, escritor e compositor autodidata suo. Imagina uma convivncia individualista, mas cordial, vivendo os homens pacificamente, sem atrito com seus semelhantes.

Karl Marx (1818-1883):


Intelectual e revolucionrio alemo, fundador da doutrina comunista moderna, que atuou como economista, filsofo, historiador, terico poltico e jornalista. O surgimento do poder poltico e do Estado nada mais que o fruto da dominao econmica do homem pelo homem.

Karl Marx (1818-1883):


O Estado vem a ser uma ordem coercitiva, instrumento de dominao de uma classe sobre outra. A Histria da Humanidade sempre foi histria da luta de classes: homens livres e escravos, patrcios e plebeus, nobres e servos, mestres e artesos, numa palavra, exploradores e explorados sempre mantiveram uma luta, s vezes oculta, s vezes patente.

Karl Marx (1818-1883):


Marx afirmava que todos os fenmenos histricos so produto das relaes econmicas entre os homens.

Friedrich Engels (1820-1895):


Terico revolucionrio alemo que junto com Karl Marx fundou o chamado socilismo cientfico ou marxismo. Coautor de diversas obras com Marx, sendo que a mais conhecida o Manifesto Comunista. O Estado vem a ser uma terrvel mquina de coero destinada explorao econmica e, consequentemente, poltica, de uma classe sobre outra.

Ludwig Gumplowicz (1839 -1909) :


Advogado, professor poltico polons, autor de uma teoria sociolgica do Estado baseado na luta de raas e na conquista dos povos mais fracos pelos mais fortes Coloca a violncia na origem do Estado. O poder poltico vem a ser, pura e simplesmente, o resultado da fora bruta, da violncia imposta por alguns maioria dbil da sociedade. O poder poltico jamais foi, nem ser uma entidade de direito, e, sim, de fato.

Miguel Elias Reclus(1830-1905):


Foi um intelectual europeu que passou pela vida lutando por uma sociedade humanizada. Um atrevido homem de ideias e de punhos descobre um rochedo que domina um desfiladeiro entre dois vales frteis; a se instala e se fortifica. Assalta os transeuntes, assassinando alguns e roubando o maior nmero.

Miguel Elias Reclus(1830-1905):


Possui a fora; tem, portanto, o Direito. Os viajantes, temendo a rapinagem, ficam em casa ou fazem uma volta. O bandido ento reflete que morrer de fome, se no fizer um pacto. Proclama que os viandantes lhe reconheam o direito sobre a estrada pblica e lhe paguem pedgio, podendo, depois, passar em paz.

Miguel Elias Reclus(1830-1905):


O pacto concludo, e o astuto enriquece. Eis que um segundo heri, achando bom o negcio, esgarracha-se no rochedo fronteirio. Ele tambm mata e saqueia, estabelece seus direitos. Diminui, assim, as rendas do colega, que franze o cenho e resmunga na sua furna, mas considera que o recm-vindo tem fortes punhos. Resigna-se ao que no poderia impedir; entra em combinao.

Miguel Elias Reclus(1830-1905):


Os viageiros pagavam um, tero agora de pagar dois: todos precisam viver. Aparece um terceiro salteador, que se instala numa curva da estrada. Os dois veteranos compreendem que abriro falncia se forem pedir trs soldos aos passantes que, s tendo dois para dar, ficaro em casa, em vez de arriscar suas pessoas e bens. Os dois corruptos entram em guerra com o intruso fazendo-o fugir do campo.

Miguel Elias Reclus(1830-1905):


Os dois peraltas, mais ricos e poderosos que antes, intitulam-se agora Senhores dos Desfiladeiros, Protetores das Estradas Nacionais, Defensores da Indstria, Pai da Agricultura, ttulos que o povo ingnuo repete com prazer. O povo gosta de ser onerado sob o pretexto de ser protegido. O banditismo regularizado, desenvolve e se transforma em ordem pblica. A instituio do roubo fez nascer o Estado e os polticos que so os donos do Estado.

mile Durkheim (1858-1917)


Considerado um dos pais da Sociologia moderna, fundador da escola francesa, posterior a Marx, combinando a pesquisa emprica com a teoria sociolgica. Os integrantes do cl consideram-se aparentados menos pelo sangue que pela solidariedade, uma origem religiosa comum. de se ressaltar a ndole comunitria do cl, tanto no setor poltico como no econmico.

mile Durkheim (1858-1917)


Toda individualidade se acha absorvida pelo interesse social. No existe poder individualizado. Os ritos, direitos, deveres e regulamentos so annimos. Toda regulamentao respeitada.

Moret e G. Davy:
As normas de conduta eram impostas menos por um chefe individualizado, e sim, pela fora impessoal e difusa do mana, princpio de coeso do cl imanente a todos os seus membros e objeto de temor religioso. A soberania era difusa sem estar concentrada em ponto algum. Com o passar do tempo comeam a se destacar alguns chefes religiosos.

Moret e G. Davy:
O processo de descentralizao do poder poltico desenvolver-se- paralelamente ao processo de concentrao do poder religioso, at ento difuso no grupamento. O totemismo passa a no ter mais por base foras indefinidas, impessoais, e sim espritos, demnios, gnios e deuses. O totem, que se achava dividido entre todos, converte-se em monoplio de alguns sacerdotes e estes reivindicam, para si, o carter de proprietrios hereditrios do totem tutelar.

CORRENTE TEOLGICA
Ocorre a concentrao do poder religioso. Ao clero so feitos donativos in natura, o qual, em contrapartida, deve proteger a comunidade contra os vizinhos inimigos e os maus espritos. Inicialmente voluntria, a contribuio vaise tornando, por fora do costume, obrigatria, bem como a estipulao de seu montante.

CORRENTE TEOLGICA
Por outro lado, as desavenas surgidas com grupamentos adversrios, mais a cobia por novos territrios, trazem consigo a guerra, mas a matana pura e simples dos vencidos vai-se mostrando antieconmica, sem efeito prtico. Surge a escravido e a obrigao do pagamento de um tributo para que os vencidos meream continuar vivendo.

CORRENTE NATURALISTA
O homem induzido fundamentalmente por uma necessidade natural, porque o associar-se com os outros seres humanos para ele condio essencial de vida. S em tais unies que o homem pode conseguir todos os meios necessrios para satisfazer as suas necessidades e atingir os fins de sua existncia. O homem completamente isolado e vivendo s no se encontra na realidade da vida.

CORRENTE NATURALISTA
O homem induzido por sua necessidade natural a associar-se com os outros seres humanos. Somente na unio com outros seres humanos que o homem pode conseguir todos os meios necessrios para satisfazer as suas necessidades para atingir os fins de sua existncia.

CORRENTE NATURALISTA
Somente na convivncia o homem pode beneficiar-se das energias, dos conhecimentos, da produo e da experincia dos outros, acumuladas atravs de geraes, para aperfeioamento no campo intelectual, moral ou tcnico. As necessidades no so apenas de ordem material, uma vez, que mesmo provido de todos os bens materiais o ser humano necessita da convivncia com outros seres humanos.

CORRENTE NATURALISTA
Aristteles O homem naturalmente um animal poltico. Somente um indivduo de natureza vil ou superior ao homem procura viver isolado dos outros homens sem que a isso fosse constrangido. Inclusive os animais irracionais vivem em permanente associao.

CORRENTE NATURALISTA
Ccero A primeira causa da agregao de uns homens a outros menos a sua debilidade do que certo instinto de sociabilidade em todos inatos. A espcie humana no nasceu para o isolamento e vida errante, mas com uma disposio que o leva a procurar o apoio comum.

CORRENTE NATURALISTA
Santo Toms de Aquino. O homem por natureza um animal social e poltico. Fatores naturais determinam que o homem procure a permanente associao com os outros homens, como forma normal de vida. A vida solitria pode ser numa das trs hipteses: 1)Indivduos notavelmente virtuosos que vivem em comunho com a prpria divindade. 2) Casos de anomalia mental. 3) Quando por acidente, como no caso de naufrgio ou de algum que se perde numa floresta.

CORRENTE NATURALISTA
Ranelletti Onde quer que se observe o homem, seja qual for poca, mesmo na mais remota distncia, o homem sempre encontrado em estado de convivncia e combinao com os outros, por mais rude e selvagem que possa ser na sua origem.

CORRENTE NATURALISTA
Montesquieu Existem leis naturais que levam o homem a escolher a vida em sociedade. Essas leis so as seguintes: a) O desejo de paz. b) o sentimento das necessidades, experimentado na procura de alimento. c) o desejo de viver em sociedade. O homem levado por essas leis se unem em sociedade, passam a sentir-se fortes.

CORRENTE NATURALISTA
A igualdade natural que existia entre eles desaparece quando passam a sentir fortes. Eliminando a igualdade natural o estado de guerra comea, ou entre sociedade, ou entre indivduos da mesma sociedade. Em concluso: a sociedade o produto da conjugao do impulso associativo natural e da cooperao da vontade humana.

CORRENTE CONTRATUALISTA
Negativa do impulso associativo natural com a afirmao de que s a vontade humana justifica a existncia da sociedade Plato: Na Repblica de Plato existe uma organizao social construda racionalmente, sem qualquer meno existncia de uma necessidade natural. Proposio de um modelo ideal.

CORRENTE CONTRATUALISTA
Thomas Robbes O homem vive inicialmente em estado de natureza. No estado da natureza predomina a desordem. Desordem existe quando se verifica que seus instintos e vontades naturais no so reprimidas ou pela voz da razo ou pela presena de instituies polticas eficientes. O homem no estado natural egosta, luxurioso, inclinado a agredir os outros.

CORRENTE CONTRATUALISTA
O homem natural insacivel sendo condenado a uma vida solitria, pobre, repulsiva, animalesca e breve. O homem natural vive em permanente guerra de todos contra todos. Cada homem vive temeroso de que outro venha tomar-lhe os bens ou causar-lhe algum mal, pois, todos so capazes disso.

CORRENTE CONTRATUALISTA
A razo humana leva o homem a celebrao do contrato social. Apesar de suas paixes ms, o homem um ser racional e descobre os princpios que deve seguir para superar o estado de natureza e estabelecer o estado social. Cada homem deve esforar-se pela paz, enquanto tiver a esperana de alcan-la; e quando no puder obt-la, deve buscar ajuda para guerrear.

CORRENTE CONTRATUALISTA
Cada um deve renunciar ao seu direito a todas as coisas. O homem celebra o contrato social, que a mtua transferncia de direitos. E por fora desse ato puramente racional que se estabelece a vida em sociedade, cuja preservao depende da existncia de um poder visvel que mantenha os homens dentro dos limites consentidos e os obrigue, por temor ao castigo, a realizar seus compromissos e observar as leis.

CORRENTE CONTRATUALISTA
Uma vez estabelecida uma comunidade, por acordo, por conquista, ou por qualquer outro meio, deve ser preservada a todo custo por causa da segurana que ela d aos homens. Mesmo um mau governo melhor do que o estado de natureza. Mesmo que um governante faa algo moralmente errado, sua vontade no deixa de ser lei e a desobedincia a ela injusta.

CORRENTE CONTRATUALISTA
O poder do governo no deve sofrer limitaes. Estado: mediante pactos recprocos de seus membros, com o fim de que essas pessoas possam empregar a fora para assegurar a paz e a defesa comum. O titular dessas pessoas se denomina soberano e possui poder soberano. Cada pessoa que rodeia o soberano seu sdito

CORRENTE CONTRATUALISTA
Rousseau A ordem social um direito sagrado que serve de base a todos os demais, mas que esse direito no provem da natureza, encontrando seu fundamento em convenes. A sociedade a vontade da maioria como critrio para obrigar a todos a respeitarem a vontade da sociedade.

CORRENTE IMPOSITIVA
Karl Marx (1818-1883): o surgimento do poder poltico e do Estado nada mais que o fruto da dominao econmica do homem pelo homem. O Estado vem a ser uma ordem coercitiva, instrumento de dominao de uma classe sobre outra. A Histria da Humanidade sempre foi a histria da luta de classes: homens livres e escravos, patrcios e plebeus, nobres e servos, mestres e artesos.

CORRENTE IMPOSITIVA
Engels (1820-1895): o Estado vem a ser terrvel mquina de coero destinada explorao econmica e, conseqentemente, poltica, de uma classe sobre outra. Gumplowicz: coloca a violncia na origem do Estado. O poder poltico vem a ser, pura e simplesmente, o resultado da fora bruta, da violncia imposta por alguns maioria dbil da sociedade.

CORRENTE IMPOSITIVA
Miguel Elias Reclus: Um atrevido homem de ideias e de punhos descobre um rochedo que domina um desfiladeiro entre dois vales frteis; a se instala e se fortifica. Assalta os transeuntes, assassinando alguns e roubando o maior nmero. Possui a fora; tem, portanto, o Direito. Finalizamos a origem da sociedade, pg.11 passaremos a analisar A sociedade e seus elementos caractersticos.

S-ar putea să vă placă și