Sunteți pe pagina 1din 16

Professor Anderson Carlos C. Ferreira Letras - Port./Lit.

-UFRJ

Nome: Exame Nacional do Ensino Mdio Ano de nascimento: 1998 Funo: Enlouquecer, cansar e examinar jovens que passaram pelo Ensino Mdio. Desde 2004, tambm processo seletivo para o Ensino Superior. Principal adjetivo: Interdisciplinar Nome do pai: Piaget Nome da me: LDB Maior sonho: ser processo seletivo de todas as instituies de ensino superior. Citao favorita: Valorizar muito mais o raciocnio do que a decoreba

O ENEM no mede a capacidade do aluno de assimilar e acumular informaes, mas como utiliz-las em contextos adequados, interpretando cdigos e linguagens e servindo-se dos conhecimentos adquiridos para a tomada de decises autnomas e socialmente relevantes. (...) Est pautado numa concepo do desenvolvimento e de ensino de inspirao construtivista e piagetiana que valoriza a autonomia do educando.

Porque Porque Porque Porque

Intertextual Interdisciplinar Interpretativo Importantssimo

E O MAIS IMPORTANTE...

Porque... nada faz sentido! Porque... te faz pensar e ter a sensao de que todas aquelas frmulas no serviram de nada (bastaria ter aprendido a regra de trs). Porque voc no aguenta mais ler!

PORQUE TEM REDAO!

A redao uma forma muito interessante de captar as vrias habilidades do estudante. Permite conhecer os sinais de formao humana, verificar o conhecimento de linguagem das formas gramaticais.
Maria Marcia Malavasi, professora da Faculdade de Educao da Unicamp

A redao no uma disciplina parte, como Portugus, Matemtica e Histria. um espao de sntese do conhecimento do conjunto das demais disciplinas. A vida no objetiva. Em qualquer futura candidatura desse jovem a um posto (de trabalho), ele sempre ser avaliado por critrios subjetivos.
Fernando Almeida, professor de ps-graduao em Educao da PUC-SP.

Cincias da Natureza

Cincias Humanas

Matemtica

Linguagens e cdigos

Ano 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008

Tema Viver e aprender Cidadania e participao social Direitos da criana e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional? Desenvolvimento e preservao ambiental: como conciliar os interesses em conflito? O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformaes sociais de que o Brasil necessita? A violncia na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo? Como garantir a liberdade de informao e evitar abusos nos meios de comunicao? O trabalho infantil na realidade brasileira O poder de transformao da leitura O desafio de se conviver com as diferenas

Textosbase 1 3 4 5 5 3 4 4 3 3

Tipo / gnero Msica Charge, expositivo e argumentativo Charge, expositivo, tcnico (argum.) e trecho da Constituio Charge, argumentativo, expositivo e duas cartas Foto Diretas J, tcnico expositivo, tcnico argumentativo (2) e crnica Grfico, expositivo e argumentativo Charge, tcnico argumentativo, expositivo (2) Grfico, tcnico argumentativo, tcnico expositivo, Art 5 da Constituio Tcnicos, expositivos e argumentativos Msica (2) e Declarao Universal sobre Diversidade Cultural (UNESCO) Texto tcnico ilustrado sobre o ciclo da chuva na Amaznia. Charge, tcnico argumentativo (2) Expositivos + grfico Expositivos (2) + charge

Como manter a mquina da chuva funcionando? 1 - 3 propostas a serem discutidas. 2009 O indivduo frente tica nacional 3 2010 O trabalho na construo da dignidade humana 2 2011 Viver em rede no sculo XXI: O limite entre o pblico e o privado 3 Tema propcio situao poltica do pas Mudana na proposta ENEM adere ao ProUni e passa a ser processo seletivo para bolsistas em instituies particulares ENEM como processo seletivo de instituies pblicas reestruturao da prova, de acordo com os PCNs

MODALIDADE ESCRITA COERNCIA

Ortografia, Gramtica e Apresentao Esttica.


Capacidade de sequenciar logicamente ideias correlatas, possibilitando ao leitor o entendimento do texto. Capacidade de organizar e amarrar as partes do texto, possibilitando a comunicao entre seus elementos. Eliminatrio. A fuga total deste critrio libera o avaliador da leitura da produo. Tema: possibilidade de abordagem do assunto dada pela banca/proposta. Sempre so polmicos e atuais. Do a oportunidade de o aluno incluir conhecimentos de mundo e histricos. Tipologia: Argumentativa. Tese baseada em argumentos plausveis, envolvendo uma proposta de interveno. Diferencial do ENEM. Uma ideia de resoluo para o problema, que no pode ferir a Constituio, mas deve ser inovadora, ou seja, uma interveno que ainda no tenha sido feita.

Demonstrar domnio da norma padro da lngua escrita.. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informaes, fatos, opinies e argumentos em defesa de um ponto de vista. Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingusticos necessrios para a construo da argumentao.

COESO
TEMA E TIPOLOGIA PROPOSTA DE INTERVENO

Compreender a proposta de redao e aplicar conceitos das vrias reas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativoargumentativo.

Elaborar proposta de soluo para o problema abordado, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

evidente que no Brasil educao j no mas a mesma a muito tempo. O discaso com os jovens percepitvel nos quatro cantos do pas.

Um dos pontos negativos da educao brasileira a desvalorizao do professor. A classe vem sendo massacrada pelos governos municipais e estaduais ao longo dos ltimos anos.

O maior problema da educao brasileira o seu nvel. Tanto de professores quanto de alunos. As coisas no so mais como eram antes.

Atualmente, a educao no Brasil passa por srios problemas. Hoje, difcil encontrar algum que queira ser professor, porque a educao est muito difcil.

Uma soluo plausvel para a educao brasileira acabar com as escolas, e apostar na educao caseira, de famlia.

S-ar putea să vă placă și