Sunteți pe pagina 1din 13

MDULO 9: A CULTURA DO CINEMA

INTRODUO HISTRICA: da 1 GG grande depresso da dcada de 30


HCA - 12 ano Prof. Pedro Xavier ESAAA 2010

Na transio do sc. XIX para o sc. XX as democracias sofrem progressos, embora os regimes liberais estivessem longe de uma representao fiel da vontade dos cidados:

Alargamento progressivo do direito ao voto Aperfeioamento do sistema representativo Implementao de reformas sociais Desenvolvimento da instruo Transio para republicanismo nalguns estados

Dificuldades polticas internacionais: Autoritarismo monrquico e oligarquia aristocrtica na Europa de leste Reivindicaes nacionalistas e a queda dos imprios: Russo (1917) A revoluo bolchevique e a construo do modelo sovitico Austro-Hngaro (1914-18) Alemo (1914-18) Otomano turco (1914-18)

Ideologia e prtica revolucionria


Socialismo: definido por Marx e Engels, defende um papel preponderante e controlador do estado, sublima o comunismo como etapa final da civilizao e defende a justa repartio da riqueza, opondo-se ao capitalismo liberal. Preponderou nas estruturas sindicais operrias Internacionalismo operrio: movimento operrio acima dos nacionalismos que seguia as doutrinas socialistas e marxistas, defendendo os operrios face ao patronato Anarquismo: divulgado na classes proletrias e meios sindicais, rejeitava a propriedade, a religio e o estado, ficando o sindicato acima de tudo

Adventos tecnolgicos que alteraram o curso da civilizao nos fins do sc. XIX e na 1 do sc. XX: Energia elctrica Telefone Rdio Cinema Automvel Avio Televiso Penicilina

A 1 Grande Guerra Mundial (Julho Criada pelas tenses nacionalistas dentro dos de 1914 a Novembro de imprios e pela existncia de minorias tnicas 1918)

marginalizadas e discriminadas A guerra ocorreu entre a Entente Cordiale (liderada pelo Imprio britnico, a Frana, a Rssia (at 1917) e Estados Unidos (a partir de 1917) que derrotou a Trplice Aliana ou bloco central (liderada pelos Imprios Alemo, AustroHngaro e Turco-Otomano) e causou o colapso de quatro imprios e mudou de forma radical o mapa geopoltico da Europa e do Mdio Oriente. Muitos dos combates na 1 Guerra Mundial ocorreram nas frentes ocidentais, em trincheiras e fortificaes (separadas pelas "Terras de Ningum", que era o espao entre cada trincheira, onde vrios cadveres ficavam espera da recolha).As batalhas davam-se em invases dinmicas, em confrontos no mar, e pela primeira vez na histria, no ar. Havia estratgias novas como as manobras de diverso e frentes simultneas de ataque. O saldo foi de mais de 19 milhes de mortos, dos quais 5% eram civis.

Imagens da guerra

O fim da guerra e o tratado de Versalhes (1919)


O Tratado de Versalhes foi assinado pelas potncias europeias e encerrou oficialmente a 1 G.G. Aps 6 meses de negociaes, em Paris, ele foi uma continuao do armistcio de Novembro de 1918, em Compigne, que tinha posto um fim aos confrontos. O principal do tratado obrigava a Alemanha a aceitar todas as responsabilidades da guerra. Os termos impostos Alemanha incluam a perda de uma parte de seu territrio para um nmero de naes fronteirias, de todas as colnias alm-mar e em frica, e uma restrio ao tamanho do seu exrcito e uma indemnizao pelos prejuzos causados durante a guerra. O tratado foi ratificado pela Liga das Naes, proposta pelo presidente americano Wilson em 1920. Na Alemanha o tratado causou choque e humilhao na populao, o que contribuiu para a queda da Repblica de Weimar em 1933 e a ascenso do Nazismo. No tratado foi criada uma comisso para determinar a dimenso precisa das reparaes que a Alemanha tinha de pagar. Em 1921 este valor foi oficialmente fixado em 33 milhes de dlares.

Observem-se as extenses territoriais dos antigos imprios europeus.

Resultado aps o Tratado de Versalhes de 1919: imprios desfeitos e retalhados, surgimento de novos estados correspondentes s aspiraes macionais.

O perodo entre as 2 grandes guerras

Em 1920 a situao econmica da Europa e dos EUA era de crise. A partir de 1922 iniciou-se a recuperao da crise, com a estabilizao monetria, mtodos de racionalizao do trabalho e a orientao para uma produo de massa para um consumo de massa. Mas a agricultura esteve em crise permanente e aumentava o xodo rural. Os EUA desenvolveram uma poltica proteccionista e desenvolveuse a especulao bolsista que precipitou, em 1929, a maior crise do capitalismo mundial (crash de Wall Street) Foi uma prosperidade ilusria correspondente aos Anos Loucos 20. Desenvolveram-se a indstria cinematogrfica, os espectculos e cabarets, o jazz, o charlestown, o fox trot e o tango. A moda feminina viu encurtarem-se as saias e os cabelos. A mulher fumava publicamente e o seu papel social e cvico ganhou novos contornos na sociedade.

http://www.youtube.com/ watch?v=rkRIbUT6u7Q Money" - Liza Minnelli, Joel Grey, produzido nos EUA em 1972 mas baseado na obra de John William Van Druten .

Os anos loucos: ritmo moderno e alucinante na vida urbana, na moda, nas artes e nos costumes

Josephine Baker danando o Charleston nas Folies Bergre, Paris, 1926.

A crise de 1929

A fotografia Migrant Mother, uma das fotos A crise de 1929, de 24 Outubro dos EUA mais famosas da dcada de 30: uma 1929: a quinta-feira negra. Quebra da Bolsa de valores de me de 7 crianas, de 32 NY: 16 milhes de ttulos de anos na Califrnia, em empresas foram postos venda a preos insignificantes. 1936, em busca de ajuda social. O seu marido Altas taxas de desemprego, perdera o emprego em quedas drsticas do PIB, na produo industrial e nos 1931 e morrera no preos das aces mesmo ano.

Corrida aos bancos em 1933, em Nova York.

Fila de famlias esperando por ajuda financeira. Diversos programas de ajuda social foram criados pelo governo dos Estados Unidos a partir de 1933.

Dica literria: The Razor's Edge (O Fio da Navalha) um romance de William Somerset Maugham, publicado em 1944 e que retrata as mudanas na sociedade americana aps a crise de 1929.

S-ar putea să vă placă și