Sunteți pe pagina 1din 26

Patrik Nazario

Informao

Persistncia
Memria uma consequncia do processamento de informao

Como a memria afeta o desempenho das nossas atividades dirias?

Qual a melhor forma ou natureza para descrever essas memrias?

Influnia Direta: Tentativa de recordar experincias anteriores na inteno de facilitar o processamento de informao momentneo.
Richardson-Klavehn & Bjork, 1988

Termos como pesquisa e recuperao de informao na memria descreve tentativas conscintes para usar a memria de uma maneira direta.

Influncia Indireta

Habilidades motoras podem ser descritas principalmente em termos de uma influncia indireta da memria.

Armazenamento Sensorial de Curto Prazo (ASCP)


Memria de Curto Prazo (MCP) ASCP versus MCP Memria de Trabalho (MT) Memria Motora de Curto Prazo (MMCP) Memria de Longo Prazo (MLP)

Matriz de Sperling (1960) 3 linhas com 4 letras

Taquistoscpio
50ms

Sistema de Armazenamento

Memria de Longa Durao Capacidade Limitada Relativamente Curta Durao

Armazenamento Sensorial de Curto Prazo

Originalmente achava-se que a MCP era um tipo de espao de trabalho para processar, e como processos de controle onde a tomada de deciso, repetio, codificao, e assim por diante foram realizadas.
Atkinson & Shiffrin, 1971

Peterson & Peterson (1959): A taxa de esquecimento

Voluntrios ouvem trs letras (i.e. " C H J ") Voluntrios ouvem um nmero qualquer (i.e. 506 ") Voluntrio conta regressivamente de trs em trs a partir do nmero, at ver uma luz Ao ver a luz os voluntrios tentam repetir as letras

Caractersticas dos Trs Sistemas de Memria


Mecanismo de Deciso
Atributo Durao de Armazenamento Tipo de Codificao Capacidade ASCP Menos de 1s MCP 1 a 60s MLP Aparentemente Ilimitada

Muito Literal Aparentemente Ilimitada

Mais Abstrata 7 2 itens

Muito Abstrata Aparentemente Ilimitada

Caractersticas dos Trs Sistemas de Memria


Mecanismo de Deciso
Atributo Durao de Armazenamento Tipo de Codificao Capacidade ASCP Menos de 1s MCP 1 a 60s MLP Aparentemente Ilimitada

Muito Literal Aparentemente Ilimitada

Mais Abstrata 7 2 itens

Muito Abstrata Aparentemente Ilimitada

Esta concluso, entretanto, depende da Mostraramde sugere que 175 Esta evidnciaiten. Algumas vezes os definio que depois de a dias tem separam itens em MCP de prticacapacidade uma vasta coleo sujeitos uma com uma tcnica para para agruparespao (geralmente chamada conter cinco itens, e cada coleo pode de os itens de uma maneira mais grupamento de memria) desomente 7 de 2 esse processo chamado efetiva, itens. o indivduo era capaz (chunking) de aumentar sua capacidade Miller, 1956 de armazenamento da MCP de 7 para 79 itens.

Porm, havia provavelmente somente cerca de 7 grupamentos (chunks) ou grupos de itens armazenados em um nico momento.

Natureza do Processo de Codificao


Memria de Curto Prazo

Codificao Abstrata Ex.: Letras Palavras - Sentenas Embora muitas teorias da MCP no dizem diretamente isso, a implicao que a MCP esta relacionada com a conscincia; aquelas coisas na MCP so essencialmente coisas as quais ns estamos cientes.

A memria de trabalho viso de Recentemente, a uma parte da MCP onde (1) a informao e MCP tem sido expandida vinda do ASCP pode ser de incorporada dentro armazenada paramais formal de uma noo processamento, (2) informao vinda da MLP Memria de Trabalho pode ser obtida para processamento2003 Braddeley, e integrao com a informao do ASCP, e (3) apenas uma capacidade Alguns autores usam a limitada de ateno consciente ou MCP para se referir a essa esforo intencional utilizado para noo de memria de aprendizagem pode ser realizada. trabalho
Anderson, 1990

Para o comportamento Tambm, durante o motor, a idia mais estgio de importante que o programao da processamento de resposta, informao informao que implica na na forma de programa escolha de aes est motor armazenado ou de envolvido na memria outra informao bem que a trabalho, o que sugere aprendida sobre uma esta memria de trabalho tarefa pode ser obtida intimamente relacionado com o estgio de seleo da da MLP. resposta.

Na memria de trabalho, provavelmente, a informao ambiental vinda do ASCP (como localizao de objetos vistos, velocidade de uma bola voando) pode ser integrado com informaes vindas da MLP, criando um plano de ao que leva em conta uma capacidade armazenada e a uma demanda ambiental especfica. Os movimentos preparados so ento desencadeados a partir da memria de trabalho para gerar contraes musculares e aes.

Memria de Curto Prazo

Memria de Longo Prazo

Ex.:

Caractersticas dos Trs Sistemas de Memria


Mecanismo de Deciso
Atributo ASCP MCP MLP

Durao de Armazenamento
Tipo de Codificao Capacidade

Menos de 1s

1 a 60s

Aparentemente Ilimitada

Muito Literal Aparentemente Ilimitada

Mais Abstrata 7 2 itens

Muito Abstrata Aparentemente Ilimitada

S-ar putea să vă placă și