Sunteți pe pagina 1din 16

Transtornos Psicticos

SONIA MARA M. DE OLIVEIRA

ESQUIZOFRENIA

Esquizofrenia uma doena mental que se caracteriza por uma desorganizao ampla dos processos mentais. um quadro complexo apresentando sinais e sintomas na rea do pensamento, percepo e emoes, causando marcados prejuzos ocupacionais, na vida de relaes interpessoais e familiares.

CONTINUAO

Nesse quadro a pessoa perde o sentido de realidade ficando incapaz de distinguir a experincia real da imaginria. Essa doena se manifesta em crises agudas com sintomatologia intensa, intercaladas com perodos de remisso, quando h um abrandamento de sintomas, restando alguns deles em menor intensidade.

uma doena do crebro com manifestaes psquicas, que comea no final da adolescncia ou incio da idade adulta antes dos 40 anos. O curso desta doena sempre crnico com marcada tendncia deteriorao da personalidade do indivduo.

At hoje no se conhece nenhum fator especfico causador da Esquizofrenia. H, no entanto, evidncias de que seria decorrente de uma combinao de fatores biolgicos, genticos e ambientais que contribuiriam em diferentes graus para o aparecimento e desenvolvimento da doena. Sabe-se que filhos de indivduos esquizofrnicos tm uma chance de aproximadamente 10% de desenvolver a doena, enquanto na populao geral o risco de desenvolver a doena de aproximadamente 1%.

sintomas

Delrios: o indivduo cr em idias falsas, irracionais ou sem lgica. Em geral so temas de perseguio, grandeza ou msticos Alucinaes: O paciente percebe estmulos que em realidade no existem, como ouvir vozes ou pensamentos, enxergar pessoas ou vultos, podendo ser bastante assustador para o paciente Discurso e pensamento desorganizado:O paciente esquizofrnico fala de maneira ilgica e desconexa , demonstrando uma incapacidade de organizar o pensamento em uma seqncia lgica

Expresso das emoes:O paciente esquizofrnico tem um "afeto inadequado ou embotado", ou seja, uma dificuldade de demonstrar a emoo que est sentindo. No consegue demonstrar se est alegre ou triste, por exemplo, tendo dificuldade de modular o afeto de acordo com o contexto, mostrando-se indiferente a diversas situaes do cotidiano Alteraes de comportamento:Os pacientes podem ser impulsivos, agitados ou retrados, muitas vezes apresentando risco de suicdio ou agresso, alm de exposio moral, como por exemplo falar sozinho em voz alta ou andar sem roupa em pblico.

Alm de fazer o diagnstico, o mdico deve tentar identificar qual o subtipo clnico que o paciente apresenta. Essa diferenciao se baseia nos sintomas que predominam em cada pessoa e na evoluo da doena que variada conforme o subtipo especfico.

Outros transtornos psicoticos

Transtorno Esquizofreniforme: semelhante esquizofrenia, porm de mais curta durao (de 1 a 6 meses) e no exige uma deteriorao funcional to acentuada quanto a esquizofrenia. c Transtorno Esquizoafetivo: um diagnstico de exceo, quando realmente no puder ser feito o diagnstico diferencial entre esquizofrenia e transtorno afetivo maior com manifestaes psicticas, sendo uma perturbao na qual um episdio de humor e sintomas da fase ativa da esquizofrenia ocorrem juntos, precedidos ou seguidos de pelo menos duas semanas de delrios ou alucinaes sem sintomatologia proeminente de humor.

Transtorno Delirante: delrios persecutrios, de cimes, hipocondracos, somticos, grandiosos, erotomanacos ou outros. Os delrios no devem ser bizarros e devem durar pelo menos 1 ms, sem outros sintomas da fase ativa da esquizofrenia (no costuma haver alucinaes e se presentes no so proeminentes, nem incoerncia do pensamento ou afrouxamento das associaes). O afeto est de acordo com o contedo do pensamento (desconfiana e raiva, hostilidade).

Transtorno Psictico Breve: uma perturbao psictica que dura pelo menos 1 dia e tem remisso dentro de 1 ms, devida ou no a um importante fator desencadeante ambiental (morte de familiar significativo, importante mudana scioocupacional, etc...) ou com incio no perodo psparto.

Transtorno Psictico Compartilhado (folie deux): o delrio desenvolve-se em um indivduo no contexto de um relacionamento prximo com outro indivduo que tambm apresenta o delrio, e na ausncia de outro distrbio psictico (esquizofrenia ou transtorno de humor com sintomas psicticos).

Transtorno Psictico Devido a uma Condio Mdica Geral: os sintomas psicticos so considerados como decorrentes de uma condio mdica geral.

Transtorno Psictico Induzido por Substncia: os sintomas psicticos so considerados uma conseqncia fisiolgica direta de uma droga de abuso, medicao ou exposio a determinada substncia. Transtorno Psictico sem Outra Especificao: uma categoria includa para classificar os quadros psicticos que no satisfaam os critrios para as condies vistas acima, ou ento para aquelas sobre as quais no existam informaes em quantidade e qualidade necessrias para o diagnstico.

antipsicoticos

Normalmente os antipsicticos so divididos em 2 grandes grupos funcionais; os sedativos e os incisivos. Os antipsicticos sedativos so utilizados, predominentemente, para pacientes psicticos com inquietao, agitao ou ansiedade exageradas. Esses antipsicticos sedativos podem ou no ser associados aos incisivos, dependendo da exuberncia dos sintomas psicticos (alucinaes e delrios).

Efeitos colaterais Farmcia de alto custo em nosso estado. Transtornos mentais e outras patologias clinicas(diabetes, hipertenso)

S-ar putea să vă placă și