Sunteți pe pagina 1din 18

EDUCAO MDICA E TICA

Brbara Conconne Bianca Gonalves Felipe Marques Ivalto Gonalves Ivo Leonardo Jadson Jse Jamile Borges

Habilidades de Comunicao

BREVE HISTRICO NA EDUCAO


Padres

jesutas -1549

Curso

de cirurgia na Bahia-Hospital Militar-

1808
A

criao da primeira Faculdade de Medicina brasileira em Salvador -18 de fevereiro de 1808

Educao Medica e tica

EDUCAO MDICA E TICA


A

tica Mdica tem 2500 anos de histria na educao mdica. de Medicina Legal.

Disciplina

totalidade das Escolas Mdicas vem incluindo-a nos ltimos 30 anos. Medical Association.
Educao Medica e tica

World

CARACTERSTICAS DA EDUCAO
MDICA E TICA
A

prtica mdica foi fortemente influenciada por uma viso reducionista e mecanicista. filsofos modernos foram os grandes responsveis pela medicina tradicional. Medicina perdeu seu carter humanista, que deve ser resgatado.

Os

Temas

para o programa de humanidades no currculo de graduao mdica:

Estimular o aluno a refletir sobre a escolha da profisso mdica.


Promover uma viso crtica sobre as expectativas e as frustraes inerentes condio de estudante de Medicina.

Abordar situaes difceis para o primeiro anista, como o contato com o cadver, didtica ineficiente e o fato de ser difcil ser o primeiro aluno da turma. Promover reflexo acerca do ser universitrio. Promover reflexo sobre a relao aluno-professor;

Promover reflexes acerca da posio social do aluno de Medicina em relao :


sociedade cadver paciente estudante de Medicina tica Mdica; competio vestibular versus faculdade.

Cdigo de tica do estudante de Medicina


A

Medicina uma atividade eminentemente humanitria e social. relao mdico-paciente seu pilar fundamental deve ser o homem e sua sade. prioridade formar um mdico humanitrio e no um tcnico em medicina.
Educao Medica e tica

Na

CDIGO DE TICA DO ESTUDANTE DE MEDICINA


So

normas existentes, Cdigo de tica Mdica.

adaptadas

do

Indicam

o caminho a ser seguido para: obter a realizao pessoal o sucesso profissional o apreo da sociedade na vida do estudante
Educao Medica e tica

PRINCPIOS FUNDAMENTAIS
Art.

3. Ao estudante de Medicina cabe colaborar, dentro de suas possibilidades, nas propostas de promoo de sade, na preveno da doena e na reabilitao dos doentes. Art. 4. A atividade prtica do estudante de Medicina deve beneficiar exclusivamente quem a recebe e ao prprio estudante, que tem nela o meio natural de se preparar para o exerccio de sua futura profisso.
Educao Medica e tica

DIREITOS DO ESTUDANTE
Art.5.

Exercer suas atividades prticas sem ser discriminado por questes de religio,raa,sexo, nacionalidade, condio social, opinio poltica ou de qualquer natureza. Ser perito da Justia quando legalmente indicado.

Art.10.

Educao Medica e tica

DEVERES E LIMITAES
Art.

11. Manter absoluto respeito pela vida humana. 12. Manter total respeito aos cadveres, no todo ou em parte, em que pratica dissecao ou outro ato inerente ao seu aprendizado.

Art.

Educao Medica e tica

VETADO:
Art.

14. Prestar assistncia mdica sob sua exclusiva responsabilidade, salvo em casos de iminente perigo vida; 15. Assinar receitas ou fazer prescries sem a superviso do mdico que o orientao.

Art.

Educao Medica e tica

Art.

20. Assumir posturas desrespeitosas ou faltar com a considerao para com os demais participantes do setor de sade. 18. Fornecer atestados mdicos.

Art.

Art.

24. Receber honorrios das pessoas s quais presta trabalho, ou receber salrio pelo exerccio de sua atividade acadmica, mas pode faz-lo em forma de bolsa de estudo das instituies docentes s quais esteja ligado.

Educao Medica e tica

RELAO COM O PACIENTE


Art.

28. Ser comedido em suas aes, tendo por princpio a cordialidade; 29. Respeitar o pudor do paciente;

Art.

Art.

30. Compreender e tolerar algumas atitudes ou manifestaes dos pacientes, lembrando-se de que tais atitudes podem fazer parte da sua doena;
Educao Medica e tica

Art.

31. Ajudar o paciente no que for possvel e razovel com relao a problemas pessoais; 32. Demonstrar respeito e dedicao ao paciente, jamais esquecendo sua condio de ser humano; 33. Ouvir com ateno as queixas do doente, mesmo aquelas que no tenham relao com sua doena.
Educao Medica e tica

Art.

Art.

SEGREDOS DA MEDICINA
Art.

36. O estudante de Medicina est obrigado a guardar segredo sobre fatos que tenha conhecido por ter visto, ouvido ou deduzido no exerccio de sua atividade junto ao doente. 38. admissvel a quebra do segredo por justa causa, por imposio da Justia ou por autorizao expressa do paciente, desde que a quebra desse sigilo no traga prejuzos ao paciente.
Educao Medica e tica

Art.

RELAO COM AS INSTITUIES COM OS PROFISSIONAIS DE SADE, COM OS COLEGAS,PROFESSORES E ORIENTADORES


Art. 44. O estudante de Medicina responde civil, penal e administrativamente por atos danosos ao paciente e que tenham dado causa por imprudncia ou negligncia. Art. 45. dever do estudante ser solidrio com seus colegas nos movimentos legtimos da categoria. Art.46. O estudante de Medicina deve ter sempre para com os seus colegas respeito, considerao e apreo, visando a convivncia harmoniosa.

Educao Medica e tica

BIBLIOGRAFIA
http://portal.cfm.org.br/index.php?option=com_cont ent&view=article&id=42&Itemid=125 http://www.abemeducmed.org.br/publicacoes/cadernos_abem/pdf/s ergio_final.pdf http://www.ifmsabrazil.org/resources/Documents/Eti ca%20-%20Novos%20Medicos.pdf

Educao Medica e tica

S-ar putea să vă placă și