Sunteți pe pagina 1din 4

GRUPO: - MARIA ESTELA - NEIDE - POLIANA

NORMAS DE DIREITO PBLICO EXTERNO


PROF.: FRANCINE FIGUEIREDO NOGUEIRA

Dentro do DIREITO PBLICO EXTERNO, temos o DIREITO INTERNACIONAL, que pode ser PBLICO, se for constitudo de normas disciplinadoras das relaes entre Estados, ou PRIVADO, se ditarem as relaes entre Estado e cidados destas naes distintas. O DIREITO INTERNACIONAL PBLICO o conjunto de normas consuetudinrias e convencionais que regem as relaes, diretas ou indiretas, entre Estados e organismos internacionais (ONU, UNESCO, OIT, OMS, FAO), que as consideram obrigatrias. Regula, portanto, relaes de coordenao e no de subordinao, porque os Estados so igualmente soberanos. As normas internacionais decorrem de uma fora nascida dos Estados soberanos de se sujeitarem a elas por as considerarem obrigatrias, necessrias paz universal. O autorizamento dessas normas funda-se na convico das naes civilizadas de que elas devem ser observadas. Se no o forem, o Estado lesado estar autorizado a coagir o Estado transgressor a cumpri-las.

O DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO regulamenta as relaes do Estado com cidados pertencentes a outros Estados, dando solues aos conflitos de leis no espao ou aos de jurisdio. O direito internacional privado coordena relaes de direito civil e criminal no territrio de um Estado estrangeiro. Como as normas jurdicas tm vigncia e eficcia apenas no territrio do respectivo Estado, s produzem efeitos em territrio de outro Estado se este anuir. preciso esclarecer que o direito internacional privado no disciplina as relaes supranacionais, to-somente determina quais normas, deste ou daquele outro ordenamento jurdico, so aplicveis no caso de haver conflito de leis no espao. Da ser considerado um direito sobre direito.

O Direito Penal: pune os crimes internacionais e os delitos contra a humanidade. O Direito Diplomtico: constitui-se como o estatuto dos diplomatas. GENER define o direito diplomtico como: arte e cincia da negociao internacional. O Direito Espacial: prev responsabilidade civil pelos danos causados a bens e pessoas na superfcie terrestre com aqueda de sondas, de foguetes ou de satlites, alm dos direitos, deveres e regimes jurdicos dos astronautas e dos controladores em terra dos voos espaciais. Organizaes Internacionais: as Organizaes Internacionais so compreendidas como um organismo com personalidade jurdica autnoma em relao aos pases que o compem, dotados de rgos e ordenamento jurdico prprios e de meios de ao internacional, fundado no princpio de igualdade de seus membros Organizaes Regionais, OEA e Unio Europeia: tem por objetivo manter, no nvel regional, a ordem fundada na justia, garantir a paz e a segurana continental, solucionando pacificamente os litgios entre seus membros, organizando a ao solidria entre seus membros, atravs da cooperao e de e do desenvolvimento econmico, social e cultural de todos.

S-ar putea să vă placă și