Sunteți pe pagina 1din 14

Arquitetura de Computadores

Grupo B Alfredo Mattos, Raphael Monteiro e Raphael Machado

O computador possui dispositivos que permitem armazenar dados, instrues e resultados. A esses dispositivos d-se o nome de memrias. Comunicam diretamente com o processador e armazenam temporariamente (RAM e Cache) ou permanentemente (ROM) pequenas quantidades de informao. Devido ao seu cariz fundamental, este tipo de memria foi designado MEMRIA PRINCIPAL, CENTRAL ou PRIMRIA. A memria principal constituda por trs tipos de memrias distintos:
Memria RAM Memria ROM Memria Cache

Da mesma forma que o crebro humano, o computador tambm possui uma memria, onde, quando est ligado, so armazenadas as informaes.
8 1 1 1 1 bits: Unidade equivalente a 1byte Kilobyte: Unidade equivalente a 1.024 bytes Medabyte: Unidade equivalente a 1.024 kbytes Gigabyte: Unidade equivalente a 1.024 Mbytes Terabyte: Unidade equivalente a 1.024 Gbytes

O termo RAM (Random Access Memory) usado para designar uma memria de acesso aleatrio, ou seja, uma memria com facilidade de acesso a todos os endereos, no qual o tempo de acesso a qualquer um deles constante. Os dados neste tipo de memria podem ser lidos, escritos e apagados pelo processador. Quando o computador ligado, carregada na memria RAM a informao (programas e drivers) necessria ao seu funcionamento. Quanto maior for a memria RAM, mais informaes poder guardar, o que se traduz numa maior optimizao.

As memrias RAM podem ser classificadas quanto sua forma fsica, nos seguintes tipos:

DIP de 16 pinos (chip DRAM, geralmente pr- rpido DRAM modo de pgina (FPRAM)) SIPP de 30 pinos (geralmente FPRAM) SIMM de 30 pinos (geralmente FPRAM) SIMM de 72 pinos (muitas vezes de dados estendidos para fora DRAM (EDO DRAM), mas FPRAM no incomum) DIMM de 168 pinos ( SDRAM ) DIMM de 184 pinos ( DDR SDRAM ) RIMM de 184 pinos ( RDRAM ) DIMM de 240 pinos ( DDR2 SDRAM e DDR3 SDRAM )

A sigla ROM (ReadOnlyMemory) representa uma memria apenas de leitura. As memrias ROM tm como funo o armazenamento de instrues bsicas sobre o hardware do computador, tais como as rotinas de arranque, rotinas de teste de dispositivos de hardware e todas as instrues necessrias para que o processador reconhea e interaja correctamente com os dispositivos de entrada e sada.

A memria ROM constituda por trs tipos de programas:

BIOS (Basic Input/Outpu System) Conjunto de instrues bsicas de software que permite ao processador trabalhar com perifricos bsicos (Unidade de disquetes). POST (Power-On Self Test) Auto-teste de inicializao, realizado sempre que o computador inicializado. (Identifica a configurao instalada, inicializa os circuitos perifricos ligados motherboard, inicializa o vdeo, testa o teclado, carrega o sistema operativo para a memria, entrega o controlo do microprocessador ao sistema operativo). SETUP (configurao do sistema) Programa de configurao do hardware do computador. Essa configurao pode ser feita manualmente pelo utilizador, atravs da escolha de vrias opes num interface prprio.

Existem ainda trs tipos de memrias ROM segundo a forma de gravao:

PROM (ProgrammableReadOnlyMemory) A informao s pode gravada uma nica vez atravs de um equipamento especial. A programao feita fundindo fusveis internos memria. EPROM (ErasableProgrammable ROM) Pode-se gravar e apagar um determinado nmero de vezes. A programao feita pela induo de cargas elctricas aos circuitos internos. A eliminao do programa faz-se expondo a memria a raios ultravioleta. EEPROM (Electricaly EPROM) . Podem ser programadas electronicamente sem as retirar do seu local na motherboard.

O processador muito mais rpido do que a memria RAM. Isso faz com que fique subutilizado quando envia muitos dados. Durante grande parte do tempo no processa nada, s espera que a memria fique pronta para enviar novamente os dados. Para fazer com que o processador no fique subutilizado quando envia muitos dados para a RAM, foi colocada uma memria mais rpida, chamada de CACHE, do tipo SRAM (StaticRandom Access Memory). O dados so lidos da memria RAM e copiados para a memria Cache. Estando esses dados na Cache, o processador acede mais rapidamente a eles quando necessita.

Cache primria ( L1): Veja um resumo de suas principais caractersticas: a mais prxima da unidade Central de processamento, o que representa um tempo de latncia (a demora da entrega dos dados) baixo na hora do processamento. consultada primeira, na hora do processamento. Localizada dentro do processador, o que permite que esta memria trabalhe na mesma frequncia que o processador. considerada a mais rpida, porm com menor capacidade, pois uma memria bastante cara.

Cache secundria ( L2): Veja um resumo de suas principais caractersticas: consultada em segundo plano na hora do processamento Localizado atualmente dentro do processador, mas antigamente era externa. Por ser mais distante da UCP, possui tempo de latncia maior que a L1. mais lenta e com maior capacidade que L1.

Cache (L3): Tem maior capacidade de armazenamento do que a L1 e L2. mais lenta do que a L1 e L2 pelo fato de ser mais encontrada externamente, tendo que o processador usar seu clock externo para acessla atravs de barramentos. Atualmente existem processadores que utilizam a Cache L3 interna no processador, o caso do Intel Itanium (processador usado em servidores), e o Core I7 utilizado para computadores pessoais.

Novidade - Cache ( L4 ) Alguns novos processadores tambm podem ter acesso a uma Cache de nvel L4 externa, que substitui a cache L3 que passa a ser interna.

Cache Miss - Quando a CPU necessita de um dado que no est no Cache, tem de busc-lo diretamente na memria RAM, baixando o desempenho do micro. Quando isso ocorre, dizemos que ocorreu um Cache Miss. Cache Hit - Quando a CPU necessita de um dado e este est na Cache, sem que este precise busc-los na memria RAM, que lenta, falamos que ocorreu um Cache hit.

S-ar putea să vă placă și