Sunteți pe pagina 1din 24

EDUCAO AMBIENTAL FORMAL E NO FORMAL

PROF. ESP. ALEXANDRE PRADO


VII SEMANA CIENTFICA DO CURSO DE TURISMO DA FACULDADE VALE DO APOR

EDUCAO AMBIENTAL FORMAL E NO FORMAL


Conceito: Entende-se por educao ambiental os processos por meio dos quais o indivduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competncias voltadas para a conservao do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.

EDUCAO AMBIENTAL FORMAL E NO FORMAL


Art. 4o So ambiental: princpios bsicos da educao

I - o enfoque humanista, holstico, democrtico e participativo; II - a concepo do meio ambiente em sua totalidade, considerando a interdependncia entre o meio natural, o scio-econmico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade;

EDUCAO AMBIENTAL FORMAL E NO FORMAL


Lei No 9.795, de 27 de Abril de 1999, institui a poltica nacional da Educao Ambiental. Entre os principais pargrafos, destacamos:

Art. 2o A educao ambiental um componente essencial e permanente da educao nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os nveis e modalidades do processo educativo, em carter formal e no-formal.

EDUCAO AMBIENTAL FORMAL E NO FORMAL


Art. 3o Como parte do processo educativo mais amplo, todos tm direito educao ambiental, incumbindo: I - ao Poder Pblico, definir polticas pblicas que incorporem a dimenso ambiental, promover a educao ambiental em todos os nveis de ensino e o engajamento da sociedade na conservao, recuperao e melhoria do meio ambiente; II - s instituies educativas, promover a educao ambiental de maneira integrada aos programas educacionais que desenvolvem;

EDUCAO AMBIENTAL FORMAL E NO FORMAL


IV - aos meios de comunicao de massa, colaborar de maneira ativa e permanente na disseminao de informaes e prticas educativas sobre meio ambiente e incorporar a dimenso ambiental em sua programao V - s empresas, entidades de classe, instituies pblicas e privadas, promover programas destinados capacitao dos trabalhadores, visando melhoria e ao controle efetivo sobre o ambiente de trabalho, bem como sobre as repercusses do processo produtivo no meio ambiente;

EDUCAO AMBIENTAL FORMAL E NO FORMAL


III - o pluralismo de idias e concepes pedaggicas, na perspectiva da inter, multi e transdisciplinaridade;
IV - a vinculao entre a tica, a educao, o trabalho e as prticas sociais; V - a garantia de continuidade e permanncia do processo educativo;

VI - a permanente avaliao crtica do processo educativo;


VII - a abordagem articulada das questes ambientais locais, regionais, nacionais e globais;

EDUCAO AMBIENTAL FORMAL E NO FORMAL


Seo II Da Educao Ambiental no Ensino Formal

Art. 9o Entende-se por educao ambiental na educao escolar a desenvolvida no mbito dos currculos das instituies de ensino pblicas e privadas, englobando: I - educao bsica: II - educao superior; III - educao especial; IV - educao profissional; V - educao de jovens e adultos.

EDUCAO AMBIENTAL FORMAL E NO FORMAL


Art. 10. A educao ambiental ser desenvolvida como uma prtica educativa integrada, contnua e permanente em todos os nveis e modalidades do ensino formal. 1o A educao ambiental no deve ser implantada como disciplina especfica no currculo de ensino. 2o Nos cursos de ps-graduao, extenso e nas reas voltadas ao aspecto metodolgico da educao ambiental, quando se fizer necessrio, facultada a criao de disciplina especfica.

EDUCAO AMBIENTAL FORMAL E NO FORMAL


Seo III Da Educao Ambiental No-Formal Art. 13. Entende-se por educao ambiental noformal as aes e prticas educativas voltadas sensibilizao da coletividade sobre as questes ambientais e sua organizao e participao na defesa da qualidade do meio ambiente.

EDUCAO AMBIENTAL FORMAL E NO FORMAL


Pargrafo nico. O Poder Pblico, em nveis federal, estadual e municipal, incentivar: I- a difuso, por intermdio dos meios de comunicao de massa, em espaos nobres, de programas e campanhas educativas, e de informaes acerca de temas relacionados ao meio ambiente; II - a ampla participao da escola, da universidade e de organizaes no-governamentais na formulao e execuo de programas e atividades vinculadas educao ambiental no-formal;

EDUCAO AMBIENTAL FORMAL E NO FORMAL


Quando falamos em educao ambiental no formal nas escolas privadas, estas necessitam integrar seu sistema educacional com prticas pedaggicas voltadas para o incentivo de atividades extra-classe, como a criao de Ongs, grupos de estudos ambientais, programas de iniciao cientfica e visitas aos mais diversos lugares onde a ambientalidade seja o foco do trabalho. Vale lembrar que, embora haja incentivos governamentais, nem sempre estes so conseguidos, sendo a entidade a responsvel direta pela elaborao destes programas.

Estratgias de Ensino para a Educao Ambiental


Um programa de educao ambiental para ser efetivo deve promover, simultaneamente, o desenvolvimento de conhecimento, de atitudes e de habilidades necessrias preservao e melhoria da qualidade ambiental. Utiliza-se como laboratrio o metabolismo urbano e seus recursos naturais e fsicos, iniciando pela escola, expandindo-se pela circunvizinhana e sucessivamente at a cidade, a regio, o pas, o continente e o planeta. A aprendizagem ser mais efetiva se as atividades estiverem adaptadas s situaes da vida real da cidade ou do meio em que vivem alunos e professores.

Estratgias de Ensino para a Educao Ambiental


Estratgia: Discusso em classe (grande grupo) Ocasio para Uso: Permite que os estudantes exponham suas opinies oralmente a respeito de determinado problema. Vantagens: Ajuda o estudante a compreender as questes e desenvolve autoconfiana e expresso oral. Desvantagem: Podem ocorrer dificuldades nos alunos de discusso.

Estratgias de Ensino para a Educao Ambiental


Estratgia: Discusso em grupo (pequenos grupos com supervisor-professor):

Ocasio: quando assuntos polmicos so tratados.


Vantagem: estmulo ao desenvolvimento de relaes positivas entre alunos e professores. Desvantagem: Se no for bem conduzida, pode gerar tenso entre os alunos ou entre os alunos e o professor.

Estratgias de Ensino para a Educao Ambiental


Mutiro de idias: atividades que envolvam pequenos grupos, para a apresentao de solues possveis para um dado problema. As sugestes so anotadas. Tempo limite de 10 a 15 min. Ocasio: Deve ser usado como recurso para encorajar e estimular idias voltadas soluo de um certo problema. O tempo deve ser utilizado para produzir as idias e no para avali-las. Vantagem: Estmulo criatividade, liberdade. Desvantagem: Dificuldades em evitar avaliaes julgamentos prematuros e em obter idias originais. ou

Estratgias de Ensino para a Educao Ambiental


Reflexo: o oposto do mutiro de idias. fixado um tempo aos estudantes para que sentem em algum lugar e pensem acerca de um problema especfico. Ocasio: Usado para encorajar o desenvolvimento de idias em resposta a um problema. Recomenda-se tempo de 10 a 15 min. Vantagem: Envolvimento de todos. Desvantagem: No pode ser avaliado diretamente.

Estratgias de Ensino para a Educao Ambiental


Explorao do ambiente local: prev a utilizao e explorao dos recursos locais prximos para estudos, observaes, caminhadas etc. Ocasio: Compreenso do metabolismo local, ou seja, da interao complexa dos processos ambientais a sua volta. Vantagem: Agradabilidade na execuo, grande participao de pessoas envolvidas e vivncia de situaes concretas.

Desvantagem: Requer planejamento minucioso.

AES DIRETAS PARA A PRTICA DA EDUCAO AMBIENTAL


NAS EMPRESAS: Visitas a Museus, criadouro cientfico de animais silvestres; Passeios em trilhas ecolgicas/desenhos; Parcerias com Secretarias de Educao de Municpios; Ecoturismo; Publicaes e Peridicos; Educao Ambiental para funcionrios.

AES DIRETAS PARA A PRTICA DA EDUCAO AMBIENTAL


EM COMUNIDADES AGRCOLAS:

Tem como finalidade principal a orientao aos pequenos produtores (silvicultores ou agricultores), quanto ao uso correto de agrotxicos, suas aplicaes, noes sobre atividades modificadoras do meio ambiente, tcnicas agroflorestais, permacultura (sntese das prticas agrcolas tradicionais com idias inovadoras. Unindo o conhecimento secular s descobertas da cincia moderna, proporciona o desenvolvimento integrado da propriedade rural de forma vivel e segura para o agricultor familiar) e a legislao pertinente. Interage como uma contribuio para a formao da conscincia social e agroecolgica da populao destas comunidades.

AES DIRETAS PARA A PRTICA DA EDUCAO AMBIENTAL


A prtica ambiental acontece atravs de visitas s famlias, dias de campo e palestras realizadas em escolas ou centros comunitrios da regio, onde so demonstradas prticas e tcnicas agrcolas de conservao do solo, de pesquisa e novas alternativas que se conciliem com as prticas tradicionais de agricultura da comunidade.

AES DIRETAS PARA A PRTICA DA EDUCAO AMBIENTAL

Alm destas aes, promover atividades educativas para as crianas nas escolas e oficinas de trabalhos para as mulheres, sempre com o objetivo de demonstrar que, se bem aproveitados e preservados, os recursos do meio ambiente s trazem benefcios para a comunidade.

A EDUCAO AMBIENTAL E O TURISMO


O turismo uma das atividades econmicas que mais tem se destacado na gerao de emprego e renda. Como atividade embasada no desenvolvimento, a preservao do meio ambiente fundamental para garantir a sobrevivncia dessa atividade. Para tanto, a educao ambiental surge como uma das aes para solucionar e/ou minimizar os impactos ocasionados pelo turismo.

A EDUCAO AMBIENTAL E O TURISMO


O que Turismo A matria-prima do Turismo O papel do Turismo na Educao Ambiental A gerao de conscincia dos problemas ambientais Turismo Sustentvel x Turismo de Massa A questo econmica e a insustentabilidade

S-ar putea să vă placă și