Sunteți pe pagina 1din 5

Bibliografia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rino_Levi http://www.santoandre.sp.gov.br/biblioteca/bv/hemdig_txt/250800005.pdf http://arquiteturabrasileirav.blogspot.com.br/2008/11/rino-levi.html http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/abril2005/ju285pag08.html http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=a rtistas_biografia_fra&cd_verbete=8303&cd_item=1&cd_idioma=28556 http://iabto.blogspot.com.br/2012/04/classicos-da-arquitetura-banco-sul.html

Rino Levi

http://www.archdaily.com.br/42536/classicos-da-arquitetura-banco-sul-americano-rinolevi/ http://www.archdaily.com.br/31181/classicos-da-arquitetura-residencia-olivo-gomes-rinolevi/
http://www.arcoweb.com.br/artigos/fernando-serapiao-rino-levi-02-01-2002.html

(1901-1965)

Biografia
Rino Levi nasceu no dia 31 de dezembro de 1901 em So Paulo, filho de italianos, estudou arquitetura em Milo e Roma, formando-se em 1926. tido como um dos responsveis pela transformao da arquitetura da cidade de So Paulo e um dos precursores da arquitetura moderna no Brasil. Defendeu a regulamentao da profisso de maneira incansvel. E atravs da intitulada carta Arquitetura e esttica das cidades defendeu a renovao da arquitetura e do urbanismo brasileiro, se manifestando publicamente contra o academicismo exercido nas escolas brasileiras de arquitetura. Defendia a modernizao da arquitetura brasileira.

Casa de Hspedes para aCompanhia Brasileira de Metalurgia e Minerao CBMM (1980)

Com o propsito de construir uma casa de hspedes que pudesse acomodar inmeros visitantes estrangeiros e aos tcnicos e diretores da empresa para ocasio de visitas minerao da usina.

Banco Sul-americano (1963) proporcionar mais Para


solidez a imagem da instituio a localizao escolhida foi a Av. Paulista, e com essa mesma inteno foram feitos dois volumes independentes apenas integrados pela base e a utilizao do elemento esttico e funcional que seria o brise.

Contextualizao - Em 1901 nasce Rino Levi em So Paulo; - Inicia seus estudos emHistrica a Escola Preparatria e 1921 entrando para
Aplicao para Arquitetos Civis em Milo; Em 1924 se matricula na Escola de Arquitetura em Roma; - Em 1925 ainda estudante escreve a carta Arquitetura e Esttica das cidades; - O incio de sua carreira independente se d em 1927 com a construo de algumas casas para aluguel para membros da comunidade italiana de So Paulo; - O primeiro trabalho de repercusso foi o edifcio Columbus (o primeiro prdio moderno da capital) em 1934; - O Cine Ufa Palcio construdo em 1936 desenvolvido a partir de pesquisas com preocupao acstica, a partir desse, realizou outros projetos de cinema e teatro; - Em 1952 preside o Instituto de Arquitetos do Brasil; - Participa em 1957, junto com Vilanova Artigas, e outros arquitetos, da reestruturao da FAU-USP, onde atuou como professor at 1959; - Constituiu a Rino Levi Arquitetos Associados em 1945, onde desenvolveu vrios projetos para a capital de So Paulo e o ABC como o Centro Cvico(1965) seu ltimo projeto. -Falece em 1965 numa expedio botnica na Bahia acompanhado do amigo paisagista Burle Marx.

Caractersticas
Rino Levi foi chamado de racionalista dos trpicos, por sua inquietante busca por uma arquitetura moderna adequada ao Brasil. Mesmo apresentando inspirao racionalista, desenvolveu um estilo modernista sem rupturas traduzido na verticalidade de sues seus arranha-cus, pesquisava novas tcnicas e a cincia a servio do bem-estar, com cuidado especial com o conforto trmico, acstico , visual e controle da luz. Apresentava uma arquitetura que visava a integrao da paisagem e buscava uma relao interior-exterior com a mesma necessidade com que se preocupava com o planejamento do espao urbano. Rino Levi desenvolvia os programas de necessidades com preciso, tornando-se um arquiteto-modelo e seu estdio,uma escola. Em sua primeira fase do arquiteto como os balces arredondados ou detalhes que misturavam art dco e elementos caros a Piacentini. Sua arquitetura madura com o passar dos anos se preocupava com a proteo ambiental, brises, o ptio, elementos de concreto e a grelha estrutural da fachada.

Residncia Olivo Gomes (1951)

Foto: Nelson kon.

Projeto residencial, apresenta integrao entre arquitetura e natureza a partir de sua localizao passando pelo alpendre de pilares que proporcionam leveza ao projeto.

Rino Levi (1901-1965)

Edifcio Columbus Edifcio Columbus, demolido em 1971

Universidade Anhembi Morumbi Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 2012 Histria da Arquitetura e Urbanismo Moderno Turma AV 2 Prof Fabola Marialva Anderson Pereira de Frana Caroline Assuno de Lima Francyelle Sena Nerva

S-ar putea să vă placă și