Sunteți pe pagina 1din 26

Tecnologia (do grego "ofcio" e "estudo") um termo que envolve o conhecimento tcnico e cientfico e as ferramentas, processos e materiais criados

iados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento. Dependendo do contexto, a tecnologia pode ser: As ferramentas e as mquinas que ajudam a resolver problemas; As tcnicas, conhecimentos, mtodos, materiais, ferramentas, e processos usados para resolver problemas ou ao menos facilitar a soluo dos mesmos; Um mtodo ou processo de construo e trabalho (tal como a tecnologia de manufactura, a tecnologia de infra-estrutura ou a tecnologia espacial); A aplicao de recursos para a resoluo de problemas; O termo tecnologia tambm pode ser usado para descrever o nvel de conhecimento cientfico, matemtico e tcnico de uma determinada cultura; Na economia, a tecnologia o estado actual de nosso conhecimento de como combinar recursos para produzir produtos desejados (e nosso conhecimento do que pode ser produzido).

A tecnologia , de uma forma geral, o encontro entre cincia e engenharia. Sendo um termo que inclui desde as ferramentas e processos simples, tais como uma colher de madeira e a fermentao da uva, at as ferramentas e processos mais complexos j criados pelo ser humano, tal como a Estao Espacial Internacional e a dessalinizao da gua do mar. Frequentemente, a tecnologia entra em conflito com algumas preocupaes naturais de nossa sociedade, como o desemprego, a poluio e outras muitas questes ecolgicas, filosficas e sociolgicas Existe um equilbrio muito tnue entre as vantagens e as desvantagens que o avano da tecnologia traz para a sociedade. A principal vantagem refletida na produo industrial: a tecnologia torna a produo mais rpida e maior e, sendo assim, o resultado final um produto mais barato e com maior qualidade. As desvantagens que a tecnologia traz so de tal forma preocupantes que quase superam as vantagens, uma delas a poluio que, se no for controlada a tempo, evolui para um quadro irreversvel. Outra desvantagem quanto ao desemprego gerado pelo uso intensivo das mquinas na indstria, na agricultura e no comrcio. A este tipo de desemprego, no qual o trabalho do homem substitudo pelo trabalho das mquinas, denominamos desemprego estrutural.

A Inovao tecnolgica "A inovao o instrumento especfico dos empreendedores, o processo pelo qual eles exploram a mudana como uma oportunidade para um negcio diferente ou um servio diferente".Drucker (1987) De acordo com a teoria neo-schumpeteriana, os desenvolvimentos tecnolgicos seguem grandes ondas de desenvolvimento onde, atravs do surgimento de uma grande inovao-chave, outros sectores econmicos desenvolvem-se. No momento de desenvolvimento tecnolgico, este fator ou inovao chave apresenta: - Uma capacidade de rpida queda nos custos de produo; - Oferta aparentemente ilimitada; - Potencial de incorporao em muitos produtos e processos. A partir da adopo do novo paradigma, este tem a capacidade de remover os limites ao crescimento econmico, vencendo sucessivamente as resistncias impostas sua adopo. Observa-se, ento, um aumento da relao capital/trabalho e da produtividade mdia de cada um deles.

Outras mudanas podem ser observadas, tais como: - Novas formas de organizao das firmas; - Novos investimentos em infra-estrutura para a gerao de externalidades positivas ao novo paradigma; - Tendncia concentrao da produo em poucas firmas; - Reorganizao geogrfica, a nvel nacional e internacional, da produo, seguindo as mudanas nas vantagens comparativas existentes entre regies e pases. - Novas formas e hbitos de consumo. Como exemplo de grandes inovaes tecnolgicas, podemos citar a inveno do automvel enquanto bem de consumo de massas, pois tornou-se uma inovao-chave capaz de alavanar o surgimento e crescimento de outros sectores econmicos, como: petrleo e derivados, vidro, ao e infra-estrutura de estradas. O automvel e os sectores que o acompanharam foram capaz de gerar um crescimento econmico sem par dos anos de 1940 aos anos de 1970.

Os efeitos da tecnologia no mercado de trabalho


Antes de analisarmos a fundo a questo da tecnologia no trabalho, preciso ter uma base de como os avanos tecnolgicos influenciaram at hoje na vida do homem. Em seu livro, Jeremy Rifkin dividiu a histria dos meios de produo em trs perodos (Primeira, Segunda e Terceira Revoluo Industrial). O termo "Revoluo Industrial" talvez seja um exagero no caso da terceira pois actualmente essas grandes mudanas englobam muito mais do que a indstria. No caso da primeira e segunda o termo ainda se aplica pois tratavam de pocas em que a sociedade e o progresso da humanidade giravam em torno de fbricas ou indstrias.

Primeira Revoluo Industrial: Na Primeira Revoluo Industrial, a energia movida a vapor foi usada para a extraco de minrio, na indstria txtil e na fabricao de uma grande variedade de bens que anteriormente eram feitos mo. O navio a vapor substituiu a escuna e a locomotiva a vapor substituiu os vages puxados a cavalo, melhorando significativamente o processo de transporte de matria-prima de produtos acabados. Substituindo assim, muito do trabalho fsico. Segunda Revoluo Industrial: A Segunda Revoluo Industrial ocorreu entre 1860 e a I Guerra Mundial. O petrleo comeou a competir com o carvo e a electricidade foi efectivamente utilizada pela primeira vez, criando uma nova fonte de energia para operar motores, iluminar cidades e proporcionar comunicao instantnea entre as pessoas. Com exemplo da revoluo do vapor , o petrleo a electricidade e as invenes que os acompanharam na Segunda Revoluo Industrial continuaram a transferir a carga da actividade econmica do homem para a mquina.

Terceira Revoluo Industrial: A Terceira Revoluo Industrial surgiu imediatamente aps a II Guerra Mundial e somente agora comea a ter um impacto significativo no modo como a sociedade organiza sua actividade econmica. Robs com controlo numrico, computadores e softwares avanados esto a invadir a ltima esfera humana os domnios da mente. Adequadamente programadas, estas novas "mquinas inteligentes" so capazes de realizar funes conceituais, gerenciais e administrativas e de coordenar o fluxo da produo, desde a extraco da matria-prima ao marketing e distribuio do produto final e de servios.

Terceira Revoluo Industrial e a Reengenharia O sistema de produo em massa disseminou-se da indstria automotora para outras indstrias e se tornou padro incontestado em todo o mundo como a melhor maneira de conduzir os assuntos empresariais e comerciais. Enquanto o "mtodo americano" desfrutava de um sucesso irrestrito nos mercados mundiais nos anos 50, uma empresa automobilstica japonesa, lutando para recuperar-se da II Guerra Mundial, experimentava uma nova abordagem produo cujas prticas operacionais eram to diferentes daquelas da produo em massa, quanto esta era dos primeiros mtodos artesanais de produo. A empresa era a Toyota e seu novo processo gerencial era denominado de produo enxuta.

O princpio bsico da produo enxuta combinar novas tcnicas gerenciais com mquinas cada vez mais sofisticadas para produzir mais com menos recursos e menos mo de obra. A produo enxuta difere radicalmente tanto da produo artesanal quanto da produo industrial. Na produo artesanal, trabalhadores altamente qualificados, usando ferramentas manuais, fabricam cada produto de acordo com as especificaes do comprador. Os produtos so feitos um de cada vez. Na produo em massa, profissionais especializados projectam produtos que so fabricados por trabalhadores no qualificados ou semiqualificados operando equipamentos caros e de finalidades especficas. Estes produzem produtos padronizados em grandes quantidades. Na produo em massa, a maquinaria to cara que o tempo ocioso precisa ser evitado a todo custo.

Como resultado, a gerncia acrescenta uma "reserva" na forma de estoque extra e de trabalhadores para garantir a disponibilidade de funcionamento ou para que o fluxo de produo no seja desacelerado. Finalmente, o alto custo do investimento em mquinas impede a sua rpida adaptao para a fabricao de novos produtos. O consumidor beneficia-se de preos baixos em prejuzo da variedade. A produo enxuta, ao contrrio, alm de combinar a vantagem da produo artesanal e de massa, evita o alto custo da primeira e a inflexibilidade da ltima. Para alcanar esses objectivos de produo , a gerncia rene equipas de trabalhadores com vrias habilidades em cada nvel da organizao, para trabalharem ao lado de mquinas automatizadas, produzindo grandes quantidades de bens com variedades de escolha. A produo enxuta porque usa menos de tudo se comparada com a produo em massa metade do esforo humano na fbrica, metade do espao fsico, metade do investimento em equipamentos. O modo japons da produo enxuta comea com a eliminao da tradicional hierarquia gerencial, substituindo-a por equipas multiqualificadas que trabalham em conjunto, directamente no ponto da produo. O modelo clssico de Taylor de administrao cientfica, que defendia a separao do trabalho mental do trabalho fsico e a reteno de todo o poder de deciso nas mos da gerncia, abandonado em favor de uma abordagem de equipa cooperativa, projectada para aproveitar a capacidade mental total e a experincia prtica de todos envolvidos no processo da fabricao do automvel.

O conceito de aperfeioamento contnuo (chamado de kaizen) considerado a chave do sucesso dos mtodos japoneses de produo. Que, ao contrrio do antigo modelo americano, no qual as inovaes eram feitas raramente e, em geral, de uma s vez, o sistema de produo japons constitudo para encorajar mudanas e aperfeioamentos constantes, como parte das operaes dirias. Para alcanar o kaizen, a gerncia aproveita a experincia colectiva de todos os seus trabalhadores e valoriza a soluo de problemas em conjunto.

Emprestando o modelo da produo enxuta dos japoneses, as empresas americanas e europeias comearam a introduzir suas prprias modificaes na estrutura organizacional, para introduzir as novas tecnologias da informtica. Sob o ttulo amplo de reengenharia , as empresas esto a mudar suas tradicionais pirmides organizacionais e a delegar, cada vez mais, a responsabilidade pela tomada de deciso s equipas de trabalho. O fenmeno da reengenharia est a forar uma reviso fundamental no modo como os negcios so conduzidos e, com um corte profundo na folha de pagamento e no processo, eliminando milhes de empregos e centenas de categorias de trabalho. Enquanto os trabalhos no qualificados e semiqualificados continuam a ser cortados com a introduo de novas tecnologias de informao e de comunicao, outras posies da hierarquia corporativa tambm esto sendo ameaadas de extino. Nenhum grupo est mais duramente atingido do que a gerncia mdia.

Tradicionalmente, os gerentes mdios tem sido responsveis pela coordenao do fluxo acima e abaixo na escada organizacional. Com a introduo de novas e sofisticadas tecnologias de computador, esse cargos se tornam cada vez mais desnecessrios e caros. As novas tecnologias da informao e da comunicao tm tanto aumentado o volume, quanto acelerado o fluxo de actividade em cada nvel da sociedade. A compresso de tempo requer resposta e decises mais rpidas para continuar competitivo. Na era da informao , "tempo" uma mercadoria crtica e as corporaes, atoladas nos antiquados esquemas gerenciais hierrquicos, no podem esperar tomar decises com rapidez suficiente para acompanhar o fluxo de informaes que requerem resoluo. Hoje, um nmero crescente de empresas est a desfazer suas hierarquias organizacionais e eliminando cada vez mais a gerncia mdia com a compresso de vrias funes em um processo nico. Tambm esto a usar o computador para desempenhar as funes de coordenao anteriormente executadas por muitas pessoas que , em geral, trabalham em departamentos e locais separados na empresa. Os departamentos criam divises e fronteiras que inevitavelmente reduzem o ritmo do processo decisrio. As empresas esto a eliminar essas fronteiras com a reorganizao dos funcionrios em redes ou equipas de trabalho. O computador tornou tudo isso possvel. Agora, qualquer funcionrio, em qualquer ponto dentro da empresa pode ter acesso a todas as informaes geradas e dirigidas atravs da organizao.

Acesso instantneo informao significa que o controlo e a coordenao da actividade podem ser exercidos rapidamente e em nveis mais baixos de comando que esto "mais prximos dos acontecimentos". A introduo das tecnologias baseadas em computador permitem que a informao seja processada horizontalmente ao invs de verticalmente, derrubando a tradicional pirmide corporativa em favor de redes operando ao longo de um plano comum. Com a eliminao da lenta subida e descida na antiquada pirmide decisria, a informao pode ser processada a uma velocidade comensurvel com as capacidades dos novos equipamentos de informtica.

Empregos Temporrios

Embora as condies de trabalho em instalaes reestruturadas e automatizadas estejam aumentando o stress e comprometendo a sade dos trabalhadores, a mudana na natureza do trabalho tambm contribui para sua insegurana econmica. Muitos trabalhadores j no conseguem encontrar empregos de perodo integral e estabilidade a longo prazo. Em Fevereiro de 1993, o BankAmerica Corporation - o segundo maior banco de EUA anunciou que passava 1200 cargos de perodo integral para cargos de meio perodo. O banco estima que menos de 19% de seus funcionrios sero trabalhadores em perodo integral num futuro prximo. Aproximadamente seis de cada dez funcionrios trabalharo menos de 20 horas semanais, e no recebero benefcios. Trabalhadores temporrios, por contratos e em meio perodo agora constituem mais de 25% da fora de trabalho nos Estados Unidos. Esses nmeros devem aumentar dramaticamente at o final desta dcada . O movimento pelo trabalho contingencial parte de uma estratgia de longo prazo das empresas para reduzir salrios e evitar os altos custos de benefcios tais como assistncia mdica, aposentadoria, licenas mdicas pagas e frias. Ao todo, os encargos trabalhistas correspondem a quase 45% do total pago pelo trabalho por empregados fixos em perodo integral. E tambm, como cada vez mais as empresas esto enfrentando uma economia altamente competitiva e voltil, muitas empresas esto a reduzir seu ncleo de trabalhadores fixos e contratando temporrios, para terem a agilidade de aumentar ou diminuir o nmero de trabalhadores rapidamente, em resposta s variaes anuais, at mesmo mensais ou semanais do mercado.

"A revoluo dos anos 90", diz Hutchens, " no sentido do emprego just-in-time as empresas utilizaram as pessoas somente quando precisem delas." Hutchens alerta que o pas ainda no compreendeu bem o impacto que o emprego just-in-time ter sobre o bem-estar econmico e a segurana emocional da fora de trabalho.

As Tecnologias como factor de acesso ao Desenvolvimento As novas tecnologias permitem assim aumentar - A produtividade e a competitividade - A flexibilidade de produo - A qualidade e fiabilidade dos produtos O aparecimento de novas tecnologias de base cientfica provocou mudanas a diversos nveis: Dos produtos e dos processos Da engenharia da produo Das tcnicas de gesto Da formao profissional

As Tecnologias da Informao Vivemos hoje numa sociedade a que chamamos Sociedade da Informao, onde a mudana se opera a um ritmo elevado e onde a produo e transmisso de informaes to rpida que leva a uma constante renovao dos nossos sistemas. As TI revolucionaram toda a vida social, desde a produo ao consumo, das relaes profissionais s relaes sociais e familiares, revolucionaram os tempos livres e at a forma como nos vemos como seres humanos. As TI tm gerado uma srie de transformaes, entre elas: A compra, sem dinheiro visvel, a partir de casa; O trabalho em casa; As emisses televisivas directas via satlite; O acesso generalizado dos cidados s notcias; Novos mtodos de trabalho, de organizao da fbrica e dos escritrios, novas formas de vender e de comprar, novas formas de trabalho, de estudo ou diverso.

O Impacto das T.I. Impactos na Reorganizao dos Espaos A difuso das novas tecnologias trouxe uma maior flexibilidade na localizao das actividades econmicas e das populaes. Assim, surgem novas configuraes espaciais e novos padres de localizao e alterao das relaes entre as regies. A modernizao dos transportes e das respectivas redes de circulao permitiram: -A expanso das reas urbanas e industriais; -O aumento da distncia entre o local de residncia e o local de trabalho; -O aumento de fluxos; -A diminuio das distncias-tempo

Impactos no Ambiente As tecnologias provocam um crescimento na actividade econmica que por sua vez leva a um aumento das indstrias, dos poluentes, dos resduos txicos, das lixeiras e das experincias genticas. Tudo isto agrava os problemas ecolgicos a nvel global (destruio da camada de ozono, chuvas cidas, desertificao, efeito de estufa, etc.). As dimenses destes problemas mostram-nos como os problemas do ambiente assumem agora um contorno escala global. Assim, deve-se tambm encontrar solues escala global. Reorientao da Tecnologia a caminho da Eco tecnologia A tomada de conscincia ambiental e a construo da inteligncia ambiental vm, progressivamente, abrindo caminho chamada eco tecnologia. Para que estes problemas se resolvam a actividade industrial tem que: -Aumentar os investimentos em tecnologias mais limpas; - Reduzir ou eliminar desperdcios; - Tratar as guas e reduzir o seu consumo; - Reduzir as emisses de substncias txicas - Criar uma indstria sustentvel.

Impactos na economia, nas empresas e no emprego Impactos na Economia Os investimentos que visam a obteno dos melhores resultados num espao competitivo universal no podem mais apoiar-se exclusivamente nos tradicionais factores nacionais de concorrncia como a mo-de-obra barata, matrias-primas autctones ou fontes de financiamento nacionais. Com efeito, a deslocalizao das actividades econmicas, a facilidade de aquisio de matrias-primas e os financiamentos alm-fronteiras desvalorizam significativamente os factores atrs referidos. Tradicionalmente, a tecnologia era considerada um factor externo economia. A partir dos anos 70, depois das crises petrolferas, esta viso alterou-se. Alm disso, concluiu-se que, para poder aproveitar todas as potencialidades criadas pelas novas tecnologias impunha-se a realizao de mudanas organizacionais. A prpria lgica do sistema econmico tem vindo a afastar-se de aspectos ligados produo, aparecendo cada vez mais associada rendibilidade do capital financeiro. Assistiu-se generalizao da expresso Nova Economia, para designar o sector de actividade econmica que se afirma pela tecnologia de ponta e pelo carcter imaterial dos seus recursos e produes. A informao adquire, assim, estatuto econmico, torna-se objecto de trocas mercantis, passa a ter um preo.

Impactos nas Empresas

O desenvolvimento tecnolgico permite elevadas produtividades com um reduzido nmero de trabalhadores, o que vai provocar alteraes na dimenso das empresas.
As grandes empresas decidiram formar alianas estratgicas (joint ventures) com os objectivos de dominar os mercados, facilitar a integrao das suas estratgias e aumentar a sua dimenso. No entanto, e cada vez mais, essas alianas so substitudas por uma reestruturao que passa por subcontrataes ou adjudicaes de partes do processo de produo.

No Emprego A revoluo tecnolgica afecta o emprego a todos os nveis. Hoje em dia o trabalhador limita-se a vigiar o processo de produo, introduzindo correces quando necessrio. O trabalhador tende tambm a ser menos orientado para o cumprimento de um horrio e mais para o alcance dos resultados pretendidos. O tele-trabalho, trabalho distncia realizado a partir de casa ou de um escritrio descentralizado, pode constituir uma resposta adequada s tendncias para reduzir a estrutura das empresas. As suas vantagens so: - Aumento da produtividade devido eliminao de interrupes; - Menores custos em reestruturaes empresariais e imobilirio; - Aumento da possibilidade de pessoas deficientes trabalharem; - Aumento da autonomia e flexibilidade de horrio; - Reduo das assimetrias regionais.

Novos Comportamentos A globalizao trouxe novas maneiras de pensar e viver. Temos, no entanto, certos impedimentos como as manchas de pobreza, o desemprego, as epidemias, o buraco do ozono, etc. As instituies e organizaes sociais nem sempre tm resposta s novas situaes de mudana devido sua inadaptao. Isto leva a comportamentos inovadores mas tambm a manifestaes de violncia em grupos isolados. Assim, -nos exigida uma permanente adaptao. As alteraes na instituio familiar com a adeso a novos papis familiares e a novos estilos de vida um bom exemplo de adaptao.

PERSPECTIVAS PARA O FUTURO Assim, num contexto de constante progresso tecnolgico, so inmeras as perspectivas abertas por tal fenmeno, e consequentemente, tambm as questes que dele advm. Novas formas associativas que nos permitam civilizar? Aproveitamento dos processos de modernizao para melhorar a assistncia institucional? O desemprego est a levar-nos a repensar nas novas formas de concepo do prprio trabalho? Existir uma falncia da instituio famlia ou do modelo antes existente? Existncia de um isolamento provocado por uma maior dependncia em relao aos mass media? Os progressos da investigao mdica vo melhorar ou prejudicar as condies de vida e a dimenso humana? A revoluo tecnolgica vai contribuir para a construo de uma sociedade com menos constrangimentos ou por outro lado vai gerar uma sociedade deshumanizada e perturbadora?

S-ar putea să vă placă și