Sunteți pe pagina 1din 16

Os Resduos e o Meio Ambiente

Geografia 9 ano

Sumrio
O que um resduo Tipos de resduos O lixo O que a reciclagem Vantagens da reciclagem Pegada ecolgica e sua reduo Curiosidades Bibliografia

O que um resduo
Tudo o que considerado material ou objeto j usado lquido, slido ou gasoso So gerados atravs de transformao de matrias-primas, fabrico e consumo de produtos e pela extrao de recursos naturais Quando descartado sem qualquer reutilizao provoca poluio do meio ambiente

Tipos de resduos
Resduos slidos urbanos, industriais, hospitalares, nucleares, construo, porturios/aeroportu rios, domiciliares, etc. Os resduos domiciliares so essencialmente constitudos por restos de comida, papis, garrafas, embalagens de alimentos e s produtos txicos

Tipos de resduos
Existem tambm os resduos pblicos como por exemplo os restos de limpeza das ruas, praias e vias pblicas, animais mortos, restos de podas das rvores, etc. Os resduos especiais so criados em indstrias ou servios de sade (resduos de matadouros, medicamentos fora de prazo) Os resduos slidos so o que chamamos lixo, materiais sem utilidade, desnecessrios e at perigosos

Tipos de resduos
O entulho constitudo por restos de obras Os resduos industriais so originados pela actividade de vrias indstrias como por ex: plstico, madeiras, fibras, metais, vidros, cermicas. So na maioria resduos txicos. Estes tipos de resduos podem ser classificados: perigosos , no inertes, inertes

Tipos de resduos
Os resduos perigosos s podem ser colocados em aterros especiais ou ento queimados em incineradores especiais. Os resduos inertes ou no inertes podem ser queimados ou colocados em aterros sanitrios.

O lixo
Os resduos podem ter outra classificao pela origem: Lixo domiciliar: com origem nas habitaes (restos de alimentos, garrafas, jornais, etc.) Lixo comercial: com origem nos estabelecimentos comerciais ou servios (supermercados, bares, restaurantes) Lixo pblico: originado pela limpeza das ruas, praias, parques, etc.

O lixo
O lixo qualquer coisa que o proprietrio no quer e no tem valor comercial (definio OMS) Mas o lixo pode ter valor comercial se for aproveitado corretamente e pode ser encarado como uma matriaprima, e assim falamos de reciclagem.

O que a reciclagem
o reaproveitamento de materiais num novo produto. Os materiais mais usados so: papel, vidro, plstico Para reciclar as embalagens, necessrio entender que os materiais tm famlias. Separar os resduos e as embalagens usadas, respeitando o tipo de material em que estas so feitas contribui para permitir que todo o processo de reciclagem que leva valorizao e reutilizao seja feito da maneira mais correcta.

Vantagens da reciclagem

Poupar matrias-primas: madeira, areia, petrleo, estanho e alumnio. Estas so algumas das matrias-primas que servem de base ao fabrico de materiais, a partir dos quais se produzem a maioria das embalagens. Com uma recolha seletiva os resduos destas embalagens tm mais do que uma vida, estamos a poupar matrias-primas virgens. Economizar energia: fabricar novos produtos/embalagens a partir de outros j usados consome menos energia do que fabric-los a partir de matrias virgens. Muitos dos recursos energticos que se poupam so fontes de energia no renovveis, como sucede com o petrleo. Reduzir a quantidade de resduos nos aterros sanitrios: quanto menos resduos tiverem como destino final um aterro sanitrio, mais anos de vida til este ter. Se todos contribuirmos, aumentamos a esperana de vida dos aterros sanitrios, evitando desperdiar recursos na construo de novas infraestruturas deste tipo.

Pegada ecolgica

uma forma de medir o impacto humano na Terra. Este conceito, desenvolvido por Mathis Wackernagel e William Rees, exprime a rea produtiva equivalente de terra e mar necessria para produzir os recursos utilizados e para assimilar os resduos gerados por uma dada unidade de populao. Pode ser calculada para um indivduo, uma comunidade, um pas, ou mesmo para a populao mundial. A Pegada Ecolgica avalia a extenso com que uma dada populao se apropria do espao biologicamente produtivo.

Reduo da pegada ecolgica


Consumir preferencialmente produtos nacionais ou produzidos localmente Consumir de preferncia frutos e legumes da poca e produzidos atravs da agricultura biolgica Optar por um regime alimentar preferencialmente base de cereais e vegetais, reduzindo as quantidades de carne e peixe ingeridas Reduzir o consumo de fast food Privilegiar a compra de produtos amigos do ambiente, reciclados ou reciclveis Reutilizar e reaproveitar, comprando, por exemplo, artigos em segunda mo Poupar energia e gua atravs de medidas to simples como melhorar o isolamento trmico da sua casa, utilizar lmpadas e aparelhos eltricos de menor consumo, diminuir o volume de gua do autoclismo, entre outros Investir em formas de energia renovvel como a energia solar ou a energia elica Recorrer sobretudo aos transportes pblicos e, entre estes, privilegiar o comboio Sempre que possvel, andar a p ou de bicicleta.

Curiosidades

Sabia que? Uma tonelada de papel reciclado evita o abate de 15 a 20 rvores? A energia poupada pela reciclagem de uma garrafa de vidro suficiente para manter acesa uma lmpada de 100 W durante 4 horas? Com todo o papel reciclado at 2007 seria possvel fazer tantos livros, que seria possvel oferecer um a cada estudante existente no mundo? O papel higinico e os lenos de papel contm entre 60 a 70% de papel reciclado? E que os jornais podem usar at 100%? Basta reciclar 25 garrafas de plstico e temos polister suficiente para fazer uma camisola?

Bibliografia
www.google.com Wikipdia Sociedade Ponto Verde

S-ar putea să vă placă și