Sunteți pe pagina 1din 8

PROJETO DE PESQUISA SOBRE A RELAO DA FAMLIA COM A ESCOLA

CURSOS PEDAGOGIA SERVIO SOCIAL BIOLOGIA EDUCAO FSICA

ALUNOS
PAULA MARIA MARA EIZEQUIEL

DISCIPLINA FILOSOFIA DA EDUCAO

LILIAN EVA

ANO 2012/2

ORIENTADORA ELZA

PROBLEMA Como se d a relao dialgica entre a famlia e o ambiente escolar.

OBJETIVO Verificar se existe e como a relao da famlia com o ambiente escolar.

JUSTIFICATIVA A pesquisa ser feita porque o tema abordado trs a reflexo sobre um assunto de extrema importncia, que a relao da famlia com a escola, pois o acompanhamento dos familiares essencial para os alunos terem um bom desenvolvimento escolar e social.

METODOLOGIA A pesquisa de carter emprico foi realizada no Centro Municipal de Ensino Dr. Dcio Gomes Pereira, da cidade de Sapiranga, tendo como sujeito de pesquisa os alunos e seu ambiente familiar, e como mtodo um questionrio com entrevista composto de onze perguntas referentes a relao dialgica da famlia com a escola, que os professores responderam.

QUESTIONRIO
1)

O comportamento dos comportamento familiar?

alunos

na

escola

reflexo

do

2) 3)

Os pais acompanham a vida escolar dos alunos? Com que freqncia os pais comparecem na escola para saber do desenvolvimento da aprendizagem de seu filho(a)? Os pais participam das tarefas feitas em casa? Os alunos demonstram desenvolvimento social na escola? Os alunos demonstram dedicao em sala de aula?

4) 5) 6)

7)
8) 9) 10)

Os alunos demonstram criatividade em suas tarefas?


Os alunos respeitam os professores? H reunies com os pais na escola? Os professores propem atividades que abordem o tema famlia? O que a escola faz para aumentar e melhorar a relao com a famlia?

11)

RESULTADOS

-Todos os entrevistados afirmaram que o comportamento do aluno reflexo do comportamento familiar, porm os pais no acompanham a vida escolar de seus filhos e s comparecem na escola quando solicitados, no ajudando nem mesmo nas tarefas levadas para casa.
-A maioria dos entrevistados alegam que os alunos demonstram desenvolvimento social, criatividade e respeitam os professores, porm por falta de apoio familiar aproximadamente a metade dos alunos demonstram dedicao. -De acordo com os entrevistados, h reunies com os pais na escola e os professores propem frequentemente atividades que abordem o assunto famlia, caracterizando assim a preocupao da escola em aproximar a famlia de seu universo, promovendo reunies, pr-conselhos, eventos de datas comemorativas, dia da famlia e outros.

CONCLUSO Conclumos que a escola e os professores procuram aproximar a famlia da escola, mas por falta de tempo os familiares no conseguem dar este apoio e acompanhamento, que so essenciais para um bom desenvolvimento escolar e social. Devido a isso as famlias devem tentar melhorar neste aspecto, apoiando e acompanhando a vida escolar de seus filhos.

S-ar putea să vă placă și