Sunteți pe pagina 1din 11

Misses...

Um Chamado a partir do Brasil

Quadro Missionrio Brasileiro Atual


No final dos anos 80, havia um crescimento anual de 12.8% no envio de missionrios, mas no meio desta dcada esse crescimento apresentou uma reduo drstica para 3.5% ao ano, segundo dados da Sepal. Os resultados dessa reduo brusca comeam a refletir significativamente na maioria das agncias missionrias.

as agncias missionrias receberam um nmero to pequeno de candidatos. Isto leva muitos ao desnimo, pois o custo aumenta muito quando o treinamento feito com poucos candidatos. Por isto, algumas agncias j no fazem treinamento h algum tempo... Como igreja no Brasil no podemos, de maneira nenhuma, nos queixar da falta de recursos financeiros. Em 2002 o salrio mnimo correspondia a 75 dlares, e hoje ele corresponde a aproximadamente 280 dlares, um crescimento de 3,7 vezes. Nessa hiptese, proporcionalmente o envio de obreiros aos povos da Janela 10-40 poderia ter aumentado em mais de trs vezes.

Em pouco mais de duas dcadas o Brasil se tornou uma das maiores economias do mundo e a igreja evanglica cresceu cerca de quatro vezes em tamanho. E o nmero de missionrios enviados?

A Sociedade Bblica Ibero-Americana patrocinou uma pesquisa em profundidade durante seis meses, na cidade de So Paulo, com centenas de pastores e lderes evanglicos de vrias denominaes, que espontaneamente, participaram de entrevistas e responderam a um questionrio especfico. Ao final da tabulao dessa pesquisa concluiuse que 51% destes pastores e lderes ainda no haviam lido totalmente ao menos uma vez qualquer verso das Sagradas Escrituras.

O desafio brasileiro Somente no Brasil temos mais de 150 tribos indgenas sem nenhum obreiro. Como podemos tomar conhecimento disto sem suspirar diante da realidade de que possumos aproximadamente 300.000 igrejas evanglicas em nossa ptria? Mais de 99% delas no possui sequer um missionrio transcultural. E a esmagadora maioria no sustenta nem sequer um missionrio para povo algum. Somos a terceira maior igreja no mundo!

Modismos brasileiros Como brasileiros apreciamos os modismos tais como: msicas e danas contemplativas, teologia da prosperidade, quebra de maldio hereditria, celebridades gospel e outros movimentos, implantados em nossas igrejas. Estes modismos tm drenado todos os recursos econmicos, tempo e pessoas. Pouqussimo tem sobrado para a obra missionria.

Fato que infelizmente estes movimentos nunca vm acompanhados de uma viso de alcanar os menos evangelizados da terra com a Palavra do Senhor. Como poderia se tudo voltado para nosso prprio conforto, sucesso, riqueza e bem estar?A realidade pobre que a mdia de investimento por crente na obra missionria transcultural de apenas R$ 1.30 por ano.

O Senhor nos entregou a tarefa de fazer discpulos de todos os povos. Desde o momento que Ele disse isto j se passaram dois milnios. E muita terra ainda h para se conquistar. O grande desafio global: - H 24.000 povos no mundo e ainda faltam 6800 para serem alcanados. - H 6.909 lnguas no mundo e 2.432 delas no tm nem uma poro da Bblia. - 85.000 pessoas morrem a cada dia sem nunca terem ouvido nada de Cristo. - 500 milhes de chineses nunca ouviram nem o nome de Cristo. - Das 600 mil cidades e vilas da ndia 500 mil delas no possui sequer um obreiro cristo.

H somente um missionrio para atender a 380 mil muulmanos. A orao especfica pode mudar o quadro claro que a resposta est na orao por obreiros para os povos no alcanados e pelas naes, pois Ele o dono dos obreiros e das naes. A Bblia nos ensina a rogar ao Senhor da Seara por obreiros e a pedir naes por herana. Temos orado por homens. Entre os no alcanados h duas mulheres missionrias para um homem missionrio. cmico pensar que os homens possam estar orando assim: - Eis me aqui, envia minha irm.

No Mundo Muulmano centenas tm tido viso com Jesus.... A Igreja Dorme na Luz, mas o senhor continua Trabalhando. Dados obtidos de David e Cleonice Botelho

S-ar putea să vă placă și