Sunteți pe pagina 1din 33

USO RACIONAL MEDICAMENTOS

USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS


Para OMS e Poltica Nacional Medicamentos, o uso racional depende:
Receite o medicamento adequado,;
eficcia e segurana comprovados. Dose e forma farmacutica e tempo tratamento Disponvel e preo acessvel Dispensao adequada, com orientao Adeso ao regime teraputico prescrito.

No Entanto...
~35% medicamentos adquiridos so atravs da automedicao.
Aguardar em filas para ser atendido Baixo poder aquisitivo e precariedade servios de sade Facilidade em adquirir o medicamento sem consulta ou receita mdica farmcia. Estmulo dos balconistas (comisso venda) Herana cultural

Despreparo mdico
O mdico desconhece a segurana dos frmacos. No conhece efeitos nocivos e/ou interaes medicamentosas.

Pacientes que ignoram o risco de misturar medicamentos


Pacientes que vo em vrios mdicos , de diferentes especialidades e no h intercomunicao entre eles. Pacientes no declaram ao mdico o uso de outros medicamentos

Propaganda de medicamentos
Estimula o uso, j que ressalta os benefcios e omite os riscos e ef. Adversos. Induz ao pblico leigo acreditar que os produtos so incuos. Uso da Internet na disseminao da propaganda. propagandas de medicamentos que criam demandas e influenciam a prescrio mdica .

Comercio ilegal
CFF e ONU alertam para o trfico de drogas lcitas (medicamentos controlados) pelas farmcias virtuais. Outros problemas gerados:
Usurios de multiplas drogas, ex-pacientes dependentes que continuam a fazer uso aps concluir tratamento. Como no h fiscalizao pode haver comrcio de medicamentos falsificados ou com prazo de validade vencido.

O medicamento e a Relao de consumo


As relaes de consumo favorecem ao uso irracional dos medicamentos.
Os medicamentos ocupam lugar de smbolos que obscurecem os determinantes sociais das doenas, iludem os indivduos com aparncia de eficcia cientfica, e como mercadoria, garantem os ganhos dos segmentos mais lucrativos. Conseguem iludir e funcionam como paliativos do sofrimento de milhares de indivduos. Crena excessiva no poder dos medicamentos, crescente oferta e indicao pela mdia, leva a populao a ver no medicamento a resposta imediata e fcil para condies que requerem aes individuais e sociais para sua resoluo. SOLUO MILAGROSA...

Custo do uso irracional


Financeiro Interveno farmacolgica desnecessria Interaes medicamentosas
Efeitos adversos graves Mortes e Danos irreversveis

1/3 das internaes so consequncia do uso incorreto 27% das intoxicaes so por medicamentos (SINITOX) 16% dos casos de morte por intoxicao so por medicam.

Outros dados sobre uso irracional:


25 a 70% do gasto em sade em pases em desenvolvimento 50 a 70 % das consultas geram prescrio 50% de todos os medicamentos so prescritos, dispensados ou usados inadequadamente. 75% das prescries Antibiticos so errneas 2/3 dos antibiticos eram usados sem prescrio mdica 50% dos consumidores compram medicamento para um dia de tratamentos. Os hospitais gastam de 15 a 20% de seus oramentos para lidar com as complicaes causadas pelo mau uso de medicamentos. As principais causas de morbidade relacionadas a medicamentos so referentes a prescries inadequadas, reaes adversas, falta de acesso ao medicamento, superdosagem, subdosagem e erro de medicao.

Importncia de um grande desafio:

Promover a racionalidade do uso de medicamentos.

Propostas
Educao e informao da populao Maior controle na venda com e sem prescrio mdica Melhor acesso ao servio de sade Adoo de critrios ticos para promoo de medicamentos Retirada do mercado de numerosas especialidades farmacuticas carentes de eficcia ou segurana Incentivo adoo de teraputicas no medicamentosas.

O Uso de Medicamentos
O medicamento um importante recurso teraputico se usado em dose, horrio e via de administrao corretos e com orientao dada pelo profissional da Sade de forma clara.

Fluxograma do uso racional de medicamentos


Entretanto, na prtica, o processo do uso de medicamentos dificilmente ocorre dessa forma.
falta de acesso aos medicamentos, automedicao e uso irracional.

Acesso aos Medicamentos


O acesso ao medicamento definido como o recebimento por parte do usurio de medicamentos especficos para a sua patologia, na dose e perodo apropriados, com menor custo para ele e para a sua comunidade (MARIN, 2003). O acesso ao medicamento a ligao entre a necessidade, a oferta dos medicamentos e o espao com informao adequada para a administrao dos medicamentos pelo usurio e com garantia de qualidade do produto administrado.

Acesso aos Medicamentos


para a populao ter acesso aos medicamentos, preciso que:
a) O usurio consiga os medicamentos prescritos durante todo o perodo de tratamento; b) Esse acesso seja fcil, na prpria unidade onde o medicamento foi prescrito, ou tenha um valor acessvel (no caso de medicamentos que no possuam alternativas teraputicas na lista dos municpios e estados); c) Este medicamento prescrito seja resultado de uma prescrio compartilhada entre o profissional e o paciente.

Acesso aos Medicamentos


Medicamentos Essenciais
Medicamentos essenciais so aqueles que satisfazem as necessidades prioritrias de cuidados da sade da populao (ORGANIZAO MUNDIAL DA SADE, 2002). A Relao de medicamentos essenciais confeccionada seguindo critrios:
a) Eficcia; b) Segurana; c) Convenincia; d) Qualidade; e) Custo.

RENAME O Formulrio Teraputico Nacional (FTN),


possui informaes cientficas, isentas e embasadas em evidncias sobre os medicamentos que compem a Rename. As informaes sobre indicaes, contraindicaes, efeitos adversos, interaes, esquemas de administrao e orientao ao paciente so algumas das informaes contidas no FTN, auxiliando os profissionais na seleo, prescrio, dispensao e uso dos medicamentos.

O objetivo da RENAME
melhorar a qualidade da ateno sade, a gesto dos medicamentos, a capacitao dos profissionais e a educao da populao. atender s principais doenas e agravos da populao.

Limitao
Adeso dos prescritores Qualidade dos medicamentos fornecidos ao SUS

Automedicao
A automedicao a utilizao de medicamentos por conta prpria ou por indicao de pessoas no habilitadas para o tratamento de doenas cujos sintomas so percebidos pelo usurio, mas que no tm a avaliao de um profissional de Sade. A automedicao pode causar graves problemas:
Diagnstico incorreto do problema, escolha teraputica errada, dosagem excessiva ou subdosagem, tempo de uso excessivo ou inferior ao necessrio, efeitos colaterais, internaes, intoxicaes e at morte.

USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS


Deste modo, para se atingir o uso racional de medicamentos, precisa-se de um conjunto de medidas, como:
a) Diagnosticar corretamente; b) Prescrever corretamente e de maneira legvel, e para isso necessrio colocar na receita as informaes suficientes para o paciente, evitando problemas de dispensao e administrao incorretas devido ilegibilidade da prescrio; c) Organizar o servio para que o usurio tenha o medicamento disponvel no tempo e na quantidade recomendados; d) Adeso ao tratamento medicamentoso; e) Monitoramento do usurio quanto resposta teraputica ou para qualquer problema relacionado aos medicamentos.

Adeso ao Tratamento e Uso Racional de Medicamentos


A no adeso entendida como qualquer desvio significativo do tratamento ou regime teraputico prescrito. Est associada :
m comunicao entre equipe ou profissional de sade e usurio, m organizao dos servios de sade, custo e acesso ao tratamento, sensao de melhora do usurio, falta de confiana no tratamento, aparecimento de reaes adversas, alm de fatores culturais e sociais

Uma boa adeso, o usurio deve:


a) cumprir com as recomendaes clnicas; b) utilizar o medicamento como prescrito; c) adotar as mudanas de estilo de vida que foram aconselhadas; d) realizar os procedimentos diagnsticos e de monitoramento recomendados.

Estratgias para verificar adeso

PRESCRIO
URM depende do desempenho adequado das funes de trs atores: o prescritor, o dispensador e o usurio. Neste contexto, devemos lembrar que a prescrio interliga esses trs atores.
A prescrio pode ser elaborada por mdicos, mdicos-veterinrios e dentistas.

Etapas da Prescrio

Etapas da Prescrio

PRESCRIO
Para a garantia de uma boa prescrio:
a) Grafia: Lembre-se de que o documento que est sendo elaborado ser utilizado por profissionais da Sade e por usurios. Assim, deve ser legvel a todos; b) Abreviaturas: Evite-as ao mximo. Representam um dos maiores fatores de confuso nas prescries. No abrevie o nome do medicamento, a forma farmacutica, a via de administrao, quantidades ou intervalo entre doses. Utilize via oral ao invs de VO e cpsulas ao invs de cp; c) Nomenclatura: Estando no servio pblico, a legislao determina que, obrigatoriamente, a prescrio deve ser elaborada utilizando-se a Denominao Comum Brasileira; d) Quantidade do medicamento: No servio pblico de sade, a programao, a aquisio e a distribuio de medicamentos so feitas por unidade posolgica (comprimidos, cpsulas, frascos, bisnagas) e no por caixas. Desta maneira, deve-se informar na prescrio a quantidade exata do produto que deve ser entregue ao usurio, e no utilizar o termo uma caixa.

e) Posologia completa: muito comum prescries com uso quando necessrio, sem discriminar exatamente em que condies o medicamento deve ser usado. Para estimular a utilizao correta do produto, deve-se registrar a situao que necessita o uso do medicamento; por exemplo: usar se temperatura for maior que 38C, ou tomar um comprimido se a presso estiver maior que 150/100 mmHg; f) Durao do tratamento: importante constar na prescrio, para que a pessoa responsvel pela dispensao tome conhecimento da quantidade a ser fornecida, como tambm para que o usurio possa seguir o tratamento corretamente.

DISPENSAO
Para garantir que o medicamento selecionado e prescrito seja corretamente utilizado, precisamos investir em orientaes ao usurio.

O termo dispensao de medicamentos refere-se entrega do produto, incluindo avaliao da prescrio e fornecimento de todas as informaes necessrias a seu uso adequado. ato do profissional farmacutico. Todavia, como esse profissional ainda no est presente em todas as unidades de ateno bsica, imprescindvel que outros profissionais possam contribuir para o uso racional de medicamentos, atuando da melhor maneira possvel na orientao aos usurios.

verifique a prescrio: Lembre-se de que, para alguns medicamentos e em alguns servios de sade, h prazos determinados. Verifique tambm se a prescrio est completamente preenchida, com informaes do prescritor, do medicamento e do usurio; b) separe o medicamento, sempre conferindo nome, dosagem e quantidade necessria. Fornea a quantidade exata para o tratamento: quantidades menores que o necessrio resultaro em tratamentos incompletos; quantidades maiores faro com que sobrem medicamentos, o que pode levar ao uso inadequado e at a intoxicaes; c) confira: Verifique novamente se o medicamento que voc separou o mesmo que est prescrito; d) informe o usurio: Esta uma importante etapa, que permite que o usurio de medicamento compreenda como deve utilizar o produto e quais so os efeitos benficos e adversos esperados

De acordo com Luiza e Gonalves (2004), a desinformao sobre o uso de frmacos tem diversas consequncias:
a) no adeso ao tratamento: insucesso teraputico; b) retardo na administrao do medicamento; agravamento do quadro clnico; c) aumento da incidncia de efeitos adversos por inadequado esquema de administrao e/ou durao de tratamento; d) dificuldade na diferenciao entre manifestaes de doena e efeitos adversos da teraputica; necessidade de consultas extras; e) desconhecimento da evoluo do quadro, com preocupao excessiva quando no h resoluo imediata de sintomas; f) aumento do custo da teraputica; g) incentivo automedicao pelo raciocnio inadequado de que similaridade de manifestaes condiciona igual terapia.

S-ar putea să vă placă și