Sunteți pe pagina 1din 42

AFECES IMUNOLGICAS E REUMTICAS

Prof. Cibelle

ARTRITE REUMATOIDE
Definio: uma doena autoimune em que se inflamam simetricamente as articulaes, incluindo habitualmente as das mos e ps, originando inchao, dor e muitas vezes levando destruio definitiva do interior da articulao.

Incidncia:
A artrite reumatoide tambm pode desencadear uma variedade de sintomas em todo o corpo. Desconhece-se a sua causa exata, embora sejam muitos os vrios fatores (inclusive a predisposio gentica) que podem influir na reao autoimune. Cerca de 1 % da populao sofre desta doena, que afeta as mulheres duas ou trs vezes mais frequentemente que os homens. A artrite reumatoide apresenta-se em primeiro lugar em indivduos entre os 25 e os 50 anos de idade, mas pode faz-lo em qualquer idade.

Fisiopatologia: Nessa doena, o sistema imunitrio ataca o prprio tecido que reveste e protege as articulaes. Finalmente, a cartilagem, o osso e os ligamentos da articulao deterioram-se, provocando a formao de cicatrizes dentro da articulao, que se deteriora a um ritmo muito varivel.

Manifestaes clnicas: A inflamao em geral simtrica, quer dizer, quando afeta uma articulao de um lado do corpo, a correspondente do outro lado tambm afetada. As pequenas articulaes dos dedos das mos, dos ps, dos pulsos, dos cotovelos e dos tornozelos costumam inflamar-se em primeiro lugar. As articulaes inflamadas so em geral dolorosas e ficam com frequncia rgidas, sobretudo logo depois de se levantar ou depois de um perodo de inatividade prolongado. Algumas pessoas sentem-se cansadas e fracas, especialmente durante as primeiras horas da tarde.

As articulaes afetadas aumentam e podem deformar-se rapidamente. Tambm podem ficar rgidas numa posio (contraturas), o que impede que se estendam ou abram por completo. Os pulsos tornamse edemaciados. Cerca de 30 % a 40 % das pessoas que sofrem de artrite reumatoide apresenta tumefaes duras (ndulos) debaixo da pele, com frequncia perto das zonas doentes.

A artrite reumatoide pode causar um pouco de febre e, em algumas ocasies, uma inflamao dos vasos sanguneos (vasculite), que provoca leses dos nervos ou nas pernas (lceras). Algumas pessoas desenvolvem gnglios linfticos inflamados ou uma inflamao ocular.

Tratamento: Consiste em dissipar o processo inflamatrio, prevenir deformidades e corrigir as j existentes; Analgsicos, corticoides, miorrelaxantes, fisioterapia, massagens, exerccios fsicos ativos e passivos.

Cuidados de Enfermagem: As aes de enfermagem desenvolvidas com um portador de doena reumtica visam: Aliviar a dor articular por meio da administrao de analgsicos prescritos; Orientar a manuteno de equilbrio entre repouso e as atividades da pessoa; Incentivar dieta rica em carboidratos e protenas e a ingesto de lquidos.

LPUS ERITEMATOSO
Definio: uma doena autoimune com episdios de inflamao nas articulaes, tendes e outros tecidos conjuntivos e rgos. Verifica-se uma inflamao de diversos tecidos e rgos numa diversidade de pessoas, indo o grau da doena de ligeiro a debilitante, dependendo da quantidade e da variedade de anticorpos que aparecem e dos rgos afetados. Cerca de 90 % das pessoas com lpus so mulheres dos 20 aos 30 anos; mas tambm pode aparecer em crianas (sobretudo de sexo feminino), homens e mulheres de idade avanada.

Etiologia: No so totalmente conhecidas, mas sabe-se que fatores ambientai e genticos esto envolvidos ( infeces, medicamentos,exposio a raios UV e estresse) . Classificao: Lpus Eritematoso Discide (LED): Quase sempre limitado a pele. identificado por inflamaes cutneas que aparece na face, nuca e couro cabeludo. Lpus Eritematoso Sistmico (LES): afeta todos os rgo e sistemas . Lpus Induzido por Drogas: Ocorre como consequncia do uso de certas drogas ou medicamentos .

Manifestaes Clnicas
O lpus pode comear com febre. Esta pode ser alta e de aparecimento sbito. Podem produzir-se tambm episdios de febre acompanhados por uma sensao de mal estar geral, que aparecem e desaparecem, por vezes durante anos. Cerca de 90 % das pessoas com lpus sofrem de uma inflamao articular que varia desde dores ligeiras intermitentes a formas intensas de artrite em vrias articulaes.

Uma inflamao articular de longa durao pode conduzir a deformaes e leses permanentes da articulao e do tecido circundante. As erupes cutneas so frequentes e aparecem de forma habitual no rosto, no pescoo, no peito e nos cotovelos. A mais caracterstica uma erupo de cor vermelha, em forma de asas de borboleta, que aparece em cima da cana do nariz e nas mas do rosto, podendo tambm desenvolver-se protuberncias circulares.

As lceras da boca tambm so frequentes. Na fase ativa, tambm e caracterstica a perda de cabelo. Quase metade das pessoas que sofrem de lpus tem a pele muito sensvel luz, de tal maneira que ela pode queimar-se facilmente ou apresentar uma erupo depois da exposio luz solar. Por vezes, esta perturbao afeta o sistema nervoso, causando cefaleias, mudanas de personalidade, convulses e sintomas semelhantes aos da demncia, como dificuldade para pensar com clareza. Com menor frequncia verificam-se tromboses cerebrais.

Diagnstico

O diagnstico baseia-se principalmente nos sintomas, especialmente no caso de se apresentarem numa mulher jovem. Pode ser difcil distinguir o lpus de outras doenas, devido ampla gama de sintomas que este provoca.
Os exames de laboratrio podem ser teis para confirmar o diagnstico. A anlise de sangue pode detectar anticorpos antinucleares*, presentes na grande maioria das pessoas que sofrem de lpus.
* Anticorpo que tem como caracterstica, reagir contra componentes normais do ncleo de determinadas clulas.

Prognstico e tratamento uma doena incurvel. As medicaes so para controle de sintomas. O prognstico varia enormemente dado que o curso da doena imprevisvel. A doena tende a ser crnica e recorrente, muitas vezes com perodos livres de sintomas que podem durar anos. No frequente que os surtos se apresentem depois da menopausa. O prognstico melhorou visivelmente durante os ltimos vinte anos. Em geral, caso seja controlada a inflamao inicial, o prognstico a longo prazo bom.

Se os sintomas de lpus tiverem sido provocados por um medicamento, o lpus cura-se interrompendo o mesmo, embora a recuperao possa demorar meses. O tratamento depende dos rgos afetados e da gravidade da doena. O lpus ligeiro caracteriza-se por febre, artrite, erupes cutneas, problemas cardacos e pulmonares moderados e cefaleias. O lpus mais grave pode causar doenas do sangue, problemas cardacos e pulmonares muito importantes, leses do rim significativas, vasculite dos braos e das pernas ou do trato gastrointestinal, ou disfunes graves do sistema nervoso.

Uma vez controlada a inflamao, o mdico determina a dose que a suprime mais eficazmente a longo prazo. Em geral, reduz-se gradualmente a dose de prednisona quando os sintomas esto controlados e os exames laboratoriais indicam melhoria. As recidivas ou surtos podem ter lugar durante este processo. Para a maioria dos que tm lpus, a dose de prednisona pode ser reduzida ou suprimida a longo prazo.

Cuidados de enfermagem: o Orientar o paciente para evitar a exposio ao sol e a luz artificial; o Orientar quanto dieta hipossdica no caso de edemas; o Observar e anotar o aparecimento de descamao e prurido na pele; o Cortar e limpar as unhas do paciente; o Orientar para no coar a pele; o Promover alvio da dor; o Observar queixas relatadas; o Controlar sinais vitais, diurese e peso dirio. o Sulfas, anticoncepcionais e penicilinas aceleram a doena; o Exerccios previnem fraqueza muscular e fadiga.

FEBRE REUMTICA
Definio: A febre reumtica uma inflamao das articulaes (artrite) e do corao (cardite) que se deve a uma infeco estreptoccica, habitualmente da garganta. Em outras palavras: uma reao inflamatria a uma infeco que afeta muitas partes do organismo, como as articulaes, o corao e a pele.

Manifestaes Clnicas: -Fadiga Excessiva; -Inapetncia; -Artralgia; -Ndulos Subcutneos; -Astenia (fraqueza); -Sudorese e Palidez; -Febre; -Miocardite , dor precordial; -Cefaleia; -Dores abdominais -Coreia (Movimentos convulsivos, rpidos, forosos e involuntrios)
Em certas ocasies, uma criana apresenta perda do apetite e intensa dor abdominal, que se confunde com um quadro de apendicite aguda

Diagnstico O diagnstico da febre reumtica baseia-se principalmente numa combinao caracterstica de sintomas. As anlises de sangue podem detectar glbulos brancos elevados e valores altos de sedimentao de eritrcitos. A maioria das crianas com febre reumtica tem anticorpos contra os estreptococos, que se podem medir com as anlises de sangue. As arritmias devidas inflamao cardaca podem ser observadas num ECG.

Preveno e tratamento A melhor maneira de prevenir a febre reumtica consiste na boa nutrio e no tratamento oportuno com antibiticos de qualquer suspeita de infeco estreptoccica. O tratamento da febre reumtica apresenta trs objetivos: curar a infeco estreptoccica e evitar a sua recorrncia, reduzir a inflamao, particularmente nas articulaes e no corao, e restringir a atividade fsica, que poderia piorar as estruturas inflamadas.

Cuidados de Enfermagem: importante o repouso na cama. A atividade da criana deve restringir-se para evitar a tenso das articulaes inflamadas. Quando existe inflamao cardaca, exige-se mais repouso.

At pelo menos aos 18 anos de idade, as crianas que tiveram febre reumtica devem tomar penicilina por via oral ou injees mensais por via intramuscular para facilitar a preveno da infeco.
Prestar todos os cuidados higinicos no leito; Encaminhar a fisioterapia; Manter o paciente aquecido com cobertores; Promover alvio da dor e da febre pela administrao de medicamentos prescritos.

Gota
A acumulao de cristais nas articulaes a causa da gota, caracterizada pela inflamao articular (artrite) e dor. A gota uma perturbao caracterizada por ataques repentinos e recidivantes de artrite muito dolorosa, causados pela acumulao de cristais de urato monossdico, que se verifica nas articulaes devido a um valor de cido rico anormalmente alto no sangue (hiperuricemia - acima de 7,0 mg/dL).

Os principais fatores de risco para gota so:


Obesidade. Hipertenso. Trauma nas articulaes. Longos perodos de jejum. Consumo de lcool. Grande ingesto de alimentos ricos em purina. Uso de medicamentos que aumentam o cido rico, como diurticos.

Alimentos ricos em purina: Carnes: bacon, porco, vitela, cabrito, carneiro, midos (fgado, corao, rim, lngua); Peixes e frutos do mar: salmo, sardinha, truta, bacalhau, ovas de peixe, marisco, ostra, camaro; Aves: peru e ganso; Bebidas alcolicas.

Curiosidade...
Gota vem do latim "guta" para designar a doena onde "gotas de veneno" pingam sobre a articulao, analogia determinada pela intensidade da dor sofrida pelos pacientes.

Caracteriza-se clinicamente por surtos agudos da artrite geralmente envolvendo uma ou poucas articulaes e que numa fase crnica pode se generalizar atingindo vrias articulaes. tambm muito caracterstico o desenvolvimento de grandes acmulos de cristais denominados tofos.

Incidncia: Acomete principalmente os homens, numa proporo de 20:1, incidindo dos 30 aos 60 anos pico aos 40 anos. Nas mulheres ocorre preferencialmente aps a menopausa.

Envolvimento articular

Quadro clnico
Para fins de facilitar o estudo e compreenso da gota, podemos didaticamente dividir seu espectro clnico da seguinte forma:

Hiperuricemia assintomtica Artrite gotosa aguda Perodo intercrtico Gota tofcea crnica Gota renal e urolitase

Hiperuricemia assintomtica
Caracteriza-se por indivduos que ocorrem nveis elevados de cido rico srico porm sem qualquer manifestao de doena. O cido rico uma substncia produzida no fgado, derivado do metabolismo da purina, um tipo de protena presente nos alimento que ingerimos, excretado basicamente pelo rim e em concentraes de at 7 mg/100 ml no soro, na temperatura de 37C, apresenta boa solubilidade. Acima desses nveis aumenta progressivamente a possibilidade dessa substncia depositar-se nos tecidos sob a forma de cristais.

Artrite gotosa aguda


A crise aguda da gota manifesta-se por uma artrite, quase sempre monoarticular (atinge apenas uma articulao em cada crise) de incio repentino e rpido desenvolvimento de dor intensa, edema aumento de temperatura e eritema. Este quadro tem durao de 3 a 10 dias. As articulaes mais acometidas so as dos ps, principalmente o primeiro dedo do p (dedo do p) e joelhos. A artrite da gota to dolorosa que algumas pessoas no conseguem nem cobrir os ps, pois s o contato do cobertor com a rea inflamada j causa uma fortssima dor.

Antecedendo e durante as crises pode ocorrer irritabilidade, febre e poliria. Aps a crise gotosa aguda pode ocorrer descamao epidrmica sobre o local afetado (que geralmente o p) e devido a esse fato leses descamativas cutneas em mos e ps.

Fatores desencadeantes da crise aguda: ingesto de bebida alcolica uso de drogas como diurticos, trauma, infeco, cirurgia, estresse emocional, excessos dietticos, fase inicial ou interrupo de teraputica uricorredutora.

Gota intercrtica e ataques recorrentes


Os pacientes ficam assintomticos aps os primeiros ataques agudos, inclusive sem nenhuma sequela articular na maioria das vezes. Muitos apresentam uma nica crise durante a vida inteira. Outros apresentam mais 2 ou 3 crises, porm a evoluo mais caracterstica dos que apresentam vrios ataques que tendem a se tornarem mais longos e a envolverem mais articulaes. Em alguns casos o indivduo entra numa fase poliarticular crnica com dor nos perodos intercrticos e alteraes persistentes ao exame fsico articular.

Gota tofcea crnica


Caracteriza-se pelo achado de tofos (depsitos de urato) em vrios tecidos principalmente subcutneo periarticular e articular em pacientes com doena de longa evoluo, aps muitos surtos de artrite. Antes da teraputica, 50 a 70% dos pacientes desenvolviam tofos, cifra que caiu para 17% aps a introduo do tratamento especfico com uricorredutores. Locais mais afetados: cotovelo, tendo de aquiles, mos e ps, principalmente na regio dorsal, joelhos tornozelos, superfcie ulnar de antebraos, punhos e pavilhes auriculares. Podem atingir grandes dimenses em pacientes no tratados.

Gota renal e urolitase O rim o stio extra articular mais comumente afetado na gota e na hiperuricemia. Manifesta-se sob 2 formas principais: a urolitase e a nefropatia rica. Urolitase Formao de clculos constituidos por cido rico no trato urinrio verificando em at 33% dos pacientes portadores de gota. Decorre de fatores como excreo elevada de cido pelo rim. Nefropatia rica Decorrente principalmente do acmulo de cristais no interstcio renal.

Tratamento da Gota e do cido rico


O tratamento da gota se divide em duas fases: tratamento das crises e a profilaxia das crises. A gota no tem cura, mas pode ser muito bem controlada.

O tratamento da crise aguda deve ser iniciado com repouso do membro afetado, bolsa de gelo de 2/2 horas e anti-inflamatrios no esteroides ou colchicina (ambos possuem efeitos similares).
A colchicina menos txica do que os anti-inflamatrios (especialmente para os rins e estmago) e controla a gota eficazmente, mas pode causar efeitos colaterais desagradveis, como nuseas, vmitos e diarreia. Esse efeito adverso geralmente relacionado dose usada, sendo menos comum em doses baixas.

Corticoterapia intra-articular, pode ser usada a critrio mdico.


A restrio ao lcool deve ser absoluta.

Preveno da crise de gota Uma vez cessada a crise de gota, o tratamento se volta para a diminuio dos nveis de cido rico. A droga mais usada para este objetivo o alopurinol. importante ressaltar que no se deve comear o alopurinol durante as crises, pois h risco de piora do quadro. O alopurinol durante as crises s aceitvel se o paciente j fazia uso recorrente dele antes do incio da crise. Sugere-se manter a colchicina para evitar novas crises enquanto os nveis de cido rico ainda no tiverem sido reduzidos pelo alopurinol. Podem ser necessrios alguns meses de tratamento at se atingir valores desejveis.

Obrigada!

S-ar putea să vă placă și