Sunteți pe pagina 1din 101

ELETRICIDADE E ELETRNICA VEICULAR

ELABORADO POR ENOCH JUNIOR

ESTRUTURA DA MATRIA
Matria - toda a substncia, slida, lquida ou gasosa que ocupa lugar no espao. Molcula - a menor partcula, a qual pode dividir uma matria, sem que esta perca suas propriedades bsicas. tomo - So as partculas que constituem a molcula. Podemos assim afirmar que um conjunto de tomos constitui uma molcula, que determina uma parte da matria.

TOMO

PRTONS - Carga positiva ELTRONS - Carga negativa Ncleo - Parte central Eletrosfera rbitas

E o nutron

Eletricidade Esttica
o tipo de eletricidade que envolve cargas eltricas paradas. gerada por atrito, pela perda de eltrons durante o friccionamento. Por exemplo, um basto de vidro e l de carneiro, choque ao descer de um veculo, etc.

1 2 3 4

Haste de vidro. Falta de eltrons. Pano de l. Excesso de eltrons.

Eletricidade Dinmica ou Corrente Eltrica


o fluxo de cargas eltricas que se desloca atravs de um condutor. Desta forma como a eletricidade se apresenta que nos interessa estudar. E para que este fenmeno ocorra necessrio, no mnimo, uma fonte de energia, um consumidor e condutores fechando o circuito.
FONTE

CONDUTORES

CONSUMIDOR

GRANDEZAS ELTRICAS
Tenso eltrica - a diferena de potencial existente entre dois pontos distintos no circuito. Pode ser definida tambm como a fora impulsora ou presso, que fora a passagem da corrente eltrica nos condutores. Smbolos U,E, Diferena de potencial(D.D.P.). Unidade de medida Volt ( V ). Exemplo: U = 12V(Significa que a tenso eltrica igual a 12 volts).

1234-

Haste de plstico. Falta de eltrons. Pano de l. Excesso de eltrons.


6

GRANDEZAS ELTRICAS
Voltmetro - Instrumento de medio de tenso eltrica. Ligao Ligado em paralelo com o circuito a ser medido.

Smbolo

Voltmetro

GRANDEZAS ELTRICAS
Corrente eltrica - a quantidade de cargas eltricas que flui atravs de um condutor num determinado intervalo de tempo, ou ainda, a tendncia para restaurar o equilbrio eltrico num circuito onde exista diferena de potencial (d.d.p.). Como a quantidade de eltrons sempre muito grande, criou-se a unidade de carga eltrica, o Coulomb (C). 1 C =6,28x1018 eltrons. E 1C/s = 1 A. Smbolos I. Unidade de medida Ampre ( A ). Exemplo: I = 5 A (Significa que a corrente eltrica igual a 5 ampres).

GRANDEZAS ELTRICAS
Ampermetro - Instrumento de medio de corrente eltrica. Ligao Ligado em srie com o circuito a ser medido.

AMPERMETRO

Smbolo

GRANDEZAS ELTRICAS
A corrente eltrica assim como a tenso eltrica, pode ser de dois tipos: Contnua ou alternada.

Tenso alternada - Varia periodicamente sua polaridade. Invertendo o sentido da corrente eltrica ao longo do tempo. Exemplo: tenso residencial.

TENSO ALTERNADA

Tenso contnua - No sofre variao de polaridade ao longo do tempo. Exemplo: Pilha e bateria de automvel.

TENSO CONTNUA

10

GRANDEZAS ELTRICAS
Resistncia Eltrica - A oposio que um condutor eltrico oferece passagem da corrente eltrica o que denominamos resistncia eltrica.

O valor da resistncia eltrica est diretamente ligado a combinao de quatro fatores:


Material que constitui o condutor (resistividade). Comprimento do condutor. rea da seo transversal. Temperatura de trabalho do condutor.

11

GRANDEZAS ELTRICAS
Material que constitui o condutor (resistividade) - O que determina a resistividade do material () a ser utilizado em condutores a quantidade de eltrons livres. Os metais so os melhores condutores de corrente eltrica, destacando o cobre, o alumnio e a prata
Resistividade (a 20 C) Cobre Alumnio Bismuto 1,77 x10-8 m 2,83 x10-8m 119 x10-8m

Prata
Nquel

1,63 x10-8m
7,77 x10-8m

12

GRANDEZAS ELTRICAS
Comprimento do condutor - O comprimento de um condutor tambm interfere diretamente no valor da resistncia. Quanto maior o comprimento do condutor, maior a oposio(resistncia) passagem de corrente eltrica..

13

GRANDEZAS ELTRICAS
rea da seo transversal - A rea da seo transversal ou o dimetro do condutor tambm altera o valor da resistncia do condutor. Quanto maior o dimetro menor oposio (resistncia) passagem de corrente eltrica.

14

GRANDEZAS ELTRICAS
Temperatura de trabalho do condutor - O aumento da temperatura causa um aumento da resistncia do condutor. Um exemplo prtico seria o cabo que alimenta o motor de partida do veculo. Como podemos observar ele oferece menor resistncia a circulao de alta corrente consumida pelo motor de partida, por possuir pequeno comprimento e maior bitola ( dimetro ). Matematicamente, a resistncia pode ser expressa na seguinte frmula : R = .L /A

Onde:

R = resistncia eltrica da matria (). L = comprimento do condutor ( m). A = rea da seo transversal (m). = resistividade especfica (.m).
15

GRANDEZAS ELTRICAS
Smbolos R.

Unidade de medida Ohm ( ).


Exemplo: R = 5 (Significa que a resistncia eltrica igual a 5 ohms). Ohmmetro - Instrumento de medio de resistncia eltrica. Ligao Ligado em paralelo com o circuito a ser medido, desde que este se encontre desenergisado .

Smbolo

1-Consumidor ou resistncia eltrica. 2-Interruptor e fios(resistncia eltrica). 3-Ohmmetro.


16

GRANDEZAS ELTRICAS
Resistor - Componentes que so utilizados nos circuitos com o objetivo de oferecerem uma determinada resistncia passagem de corrente eltrica.

Smbolo

17

GRANDEZAS ELTRICAS
TIPOS DE RESISTORES MAIS COMUMENTES USADOS
Resistores fixos (cuja resistncia no pode ser alterada). Resistores variveis. Resistores ajustveis.

18

GRANDEZAS ELTRICAS
Resistores fixos
Resistor de enrolamento de fio . Resistores de pelcula de carbono. Resistores de xidos metlicos Resistores de pelcula metlica Resistor de montagem superficial

19

GRANDEZAS ELTRICAS
Resistores variveis : Os resistores variveis (regulveis) so normalmente chamados de potencimetros.

20

GRANDEZAS ELTRICAS
Os resistores variveis tm as seguintes utilizaes nos automveis: - Resistor varivel do sensor do tanque de combustvel (nvel combustvel). - Resistor varivel da iluminao do painel de instrumentos . - Resistor varivel do intervalo de funcionamento do limpador de pra-brisas.

Potencimetro da bia de combustvel

21

GRANDEZAS ELTRICAS
Sensor de posio de borboleta de acelerao Sensor acelerao no pedal do acelerador

22

GRANDEZAS ELTRICAS
Resistor Ajustvel Trimpot - Ajusta-se com uma chave de fenda para um determinado valor que permanece constante ao longo do seu funcionamento. No entanto, com o decorrer do tempo o valor se altera e, a regulagem pode ser novamente efetuada.

23

GRANDEZAS ELTRICAS
Resistores no lineares (no hmicos) - Tratam-se de resistores variveis, cuja variao no acontece, por meios mecnicos, mas sim por meio de alterao da temperatura, da tenso aplicada ou da incidncia de luz.

TERMISTORES NTC (Coeficiente de temperatura negativa ). TERMISTORES PTC (Coeficiente de temperatura Positiva). Resistores dependentes de tenso ( VDR). Resistores sensveis luz ( LDR ).

24

GRANDEZAS ELTRICAS
TERMISTORES NTC (Coeficiente de temperatura negativa ). Quando estes resistores so aquecidos, a sua resistncia diminui. NTC (do Ingl "Negative Temperature Coefficient": coeficiente de temperatura tura negativo). Aplicao em automveis: Sensor da temperatura do liquido de arrefecimento. Sensor de temperatura do ar(IAT), etc.
25

Sensor de temperatura do liquido de arrefecimento (ECT)

GRANDEZAS ELTRICAS
TERMISTORES PTC (Coeficiente de temperatura positiva ).

Quando so aquecidos a sua resistncia aumenta. PTC (do Ingls "Positive Temperature Coefficient": coeficiente de temperatura positiva).

26

GRANDEZAS ELTRICAS
RESISTORES DEPENDENTES DA TENSO (VDR)-Varistores ou VDR (do Ingls "Voltage Dependent Resistor. A partir de uma determinada tenso (o valor depende do tipo de resistor), a resistncia diminui .

27

GRANDEZAS ELTRICAS
RESISTORES SENSVEIS A LUZ (LDR) A luz que incide nos materiais semicondutores provoca o aumento do nmero de eltrons livres, reduzindo consequentemente a sua resistncia. LDR (do Ingls "Light Dependent Resistor": resistncia dependente da luz). Aplicao em automveis: Medio da intensidade da luz - como luxmetro, durante a regulagem dos faris.

Sensor solar em sistemas de ar condicionado .

28

LEI DE OHM
A lei fundamental da eletricidade dinmica a lei de Ohm. Ela relaciona: Tenso (V), Corrente (I) e Resistncia (R); de maneira bastante simples A lei fundamental da eletricidade dinmica a lei de Ohm. Ela relaciona: Tenso (V), Corrente (I) e Resistncia (R); de maneira bastante simples.

29

LEI DE OHM
Vejamos alguns exemplos Para exemplificar qual seria a corrente consumida pela lmpada no circuito abaixo ?

30

LEI DE OHM

Qual o valor da tenso da bateria no circuito abaixo ?

31

LEI DE OHM
Qual seria o valor da resistncia equivalente do circuito abaixo?

32

Circuitos Eltricos

33

SENTIDO DA CORRENTE ELTRICA


Convencional A corrente flui do plo positivo para o plo negativo. Real A corrente flui do plo negativo para o plo positivo. Nos veculos automotivos o negativo da bateria e consequentemente do alternador flui para os consumidores atravs do chassi e a carroceria que servem como massa (terra) para os consumidores.

Sentido convencional

34

MLTIPLOS E SUBMLTIPLOS

35

Configurao dos Circuitos

As diversas cargas dos circuitos eltricos podem estar associadas entre si de trs formas diferentes: Srie. Paralelo. Misto(srie e paralelo).

36

Configurao dos Circuitos


CIRCUITO SRIE

um circuito que uma carga(consumidor) depende da outra para funcionar,e a corrente eltrica a mesma em qualquer ponto do circuito.
37

Configurao dos Circuitos


CIRCUITO SRIE Corrente em um circuito srie - a mesma em todos os pontos do circuito, independente do valor de resistncia dos componentes do circuito.

It =I1= I2=I3=I4=.....=In

38

Configurao dos Circuitos


CIRCUITO SRIE A tenso em um circuito srie - A soma das quedas de tenso em cada componente do circuito igual tenso da fonte (bateria).

Ut = U1+U2+U3+....+Un

39

Configurao dos Circuitos


CIRCUITO SRIE Resistncia em um circuito srie - No caso do circuito srie a resistncia equivalente do circuito a soma das resistncias de cada componente. Req = R1+R2+R3+...+RN

40

Configurao dos Circuitos


CIRCUITO PARALELO O que caracteriza um circuito paralelo a ligao de seus componentes de tal forma que exista mais de um caminho para a passagem de corrente .

41

Configurao dos Circuitos


CIRCUITO PARALELO A corrente em um circuito paralelo - A corrente total fornecida pela fonte (bateria) igual soma das correntes em cada ramo do circuito. Podemos explicar como: mais vias de passagem possibilitam mais passagem de corrente.

It = I1+I2+I3=.....+In

42

Configurao dos Circuitos


CIRCUITO PARALELO A tenso em um circuito paralelo - A diferena de potencial em cada componente do circuito paralelo a mesma da fonte (bateria). Normalmente, as lmpadas so ligadas em paralelo, a fim de que cada uma produza sua luminosidade nominal e mesmo que uma delas queime as outras continuaro acesas. EX: lmpadas do farol e outros circuitos automotivos.

Ut = U1=U2=U3=....=Un

43

Configurao dos Circuitos


CIRCUITO PARALELO A resistncia equivalente em um circuito paralelo - Para se calcular a resistncia equivalente que causaria o mesmo efeito de um conjunto de resistncias ligadas em paralelo devemos: Req = R1.R2/R1+R2 Apenas para 02 resistores. Para todos resistores.

Re q

1 1 1 1 ..... R1 R 2 R3 Rn

Re q

R1 n

Com vrios ( n ) resistores iguais.


44

Configurao dos Circuitos


CIRCUITO MISTO Chama-se circuito misto, o circuito formado pela combinao de componentes em srie e paralelo. O comportamento da corrente e tenso em um circuito misto obedecem s regras do circuito srie e do circuito paralelo, quando analisado por partes.

45

Trabalho eltrico(consumo)

46

Potncia Eltrica
A potncia eltrica expressa a relao entre o trabalho realizado e o tempo gasto para realiz-lo, ou ainda, a rapidez com que se produz trabalho ou a rapidez com que se gasta energia. sua unidade de medida no SI o watt (W) e seu smbolo (P). Por exemplo, considere dois aquecedores de gua. O aquecedor "A" aquece 1 litro d'gua em uma hora, enquanto que, no mesmo tempo de uma hora, o aquecedor "B aquece dois litros d'gua.
O aquecedor "B" mais potente, pois realiza mais trabalho que o outro, no mesmo tempo.

Aquecedor A

Aquecedor B

47

POTNCIA ELTRICA
A potncia obtida atravs do produto da tenso pela corrente eltrica P = U x I. Existem outras maneiras de realizar o clculo da potncia, usando o parmetro resistncia eltrica.

P= R x I2

U2 P R

48

FUSVEL
Os fusveis so dispositivos que protegem os circuitos eltricos contra danos causados por sobrecargas de corrente, que podem provocar at incndios, exploses e eletrocutamentos. Quando a corrente atinge a intensidade mxima tolervel, o calor gerado no se dissipa com rapidez suficiente, derretendo um componente e interrompendo o circuito.

49

CAPACITOR
um componente que armazena cargas eltricas. Sua funo armazenar energia, e ele se compe de duas placas condutoras separadas por um dieltrico (isolante).

Construo bsica de um capacitor


1 Material isolador. 2 Terminais. 3 Placas metlicas. SMBOLO :

50

CAPACITOR
Carregamento das placas metlicas.

1 Fonte de tenso. 2 Interruptor. 3 Placas de metal. 4 Placa isoladora. IL Corrente de carga IE Corrente de descarga.

51

CAPACITOR
CAPACITNCIA a capacidade que um capacitor possui de armazenar cargas eltricas. Sua unidade no SI o farad ( F ).No entanto, esta unidade grande para os valores que ocorrem nas utilizaes prticas, e normalmente usam-se as seguintes unidades: 1 microfarad (F) = 0,000001F 1 nanofarad (nF) = 0,000000001F 1 picofarad (pF) = 0,000000000001F

52

CAPACITOR
Fatores que interferem na capacitncia.

A d

Onde:

= Permissividade do material ( Fm). A = rea das placas (m2). d = Distncia entre as placas(m). C = capacitncia (F).

Carga armazenada

Q=CXV

Onde:

Q = Carga eltrica (C). C = Capacitncia (F). V = Diferena de potencial entre as placas (v).
53

CAPACITOR
Tipos de capacitores

PLSTICO

CERMICA

ELETROLTICO

54

MAGNETISMO
Chamamos de magnetismo a propriedade que certas substncias possuem de atrair corpos de ferro, nquel ou cobalto. A estas substncias denominamos ms.

Os ims possuem sempre dois plos magnticos onde esto concentradas as foras de atuao .

55

MAGNETISMO
Por conveno, as linhas de fora partem do plo norte, por fora do Im, e penetram no plo sul, mantendo um campo de atrao chamado "campo magntico". Ento: "Campo magntico a regio do espao onde se manifesta a fora magntica.

56

MAGNETISMO
Como as linhas de fora partem sempre do plo norte para o plo sul, ento plos de mesmo nome se repelem e plos de nomes diferentes se atraem .

57

MAGNETISMO
Quanto as caractersticas magnticas os materiais se classificam em:
Ferromagnticos Aumentam a intensidade do campo magntico em que so colocados, pois imantam-se no mesmo sentido do campo. Ex. ferro,nquel,ao etc. Paramagnticos Se colocados em um campo magntico,praticamente no interferem no valor desse campo, pois se imantam de forma pouco intensa.Ex. alumnio,ar,cromo etc. Diamagnticos Enfraquecem o campo magntico no qual so colocados.Ex. chumbo,cobre,ouro,gua etc.
58

ELETROMAGNETISMO
Alm dos ms, tambm a corrente eltrica pode produzir um campo magntico. Em 1820, Hans Christian Oersted descobriu que um condutor sendo, percorrido por uma corrente eltrica cria ao redor de si um campo magntico capaz de alterar a direo de uma agulha imantada

Por isso nunca esquea:

Todo condutor quando percorrido por uma corrente eltrica, gera em torno do mesmo um campo eletromagntico.
59

ELETROMAGNETISMO
As linhas de fora do campo magntico gerada pela corrente em um condutor retilneo tm a forma de crculos concntricos em torno do condutor.

60

ELETROMAGNETISMO
Assim, se o condutor for enrolado na forma de uma bobina e receber uma pequena corrente eltrica, obtm-se um forte campo magntico, devido interao (soma) das linhas de fora. Para se conseguir uma maior intensidade do campo magntico deve-se: A) Aumentar o nmero de voltas do condutor (espiras); B) Aumentar a corrente eltrica que circula; C) Introduzir no interior da bobina um ncleo de ferro, que diminua a disperso do campo magntico

61

ELETROMAGNETISMO
Rel um dispositivo que tm a funo de fazer o chaveamento entre o interruptor e o consumidor. Na verdade ele funciona como um interruptor auxiliar, onde, atravs de um circuito de baixa corrente faz-se uma ponte com um circuito de alta corrente, atravs de um eletrom. Ex. Circuito dos faris. 1 Brao de contato com contato eltrico. 2 Bobina com ncleo de ferro. 3 Mola de retorno. 4 Ligao fonte de tenso. IS Circuito de controle (comando). IL Circuito de potncia (carga).
62

ELETROMAGNETISMO
Os rels podem ser:

NA Normal Aberto: Alimenta a carga (fecha o contato) quando energizado. NF Normal Fechado: Tira a alimentao da carga quando energizado.

85 e 86 Circuito de Controle (comando). 30 e 87 Circuito de Potncia (carga).

63

GERAO DE UMA TENSO ALTERNADA SENOIDAL


Michael Faraday descobriu que quando um condutor colocado na presena de um campo magntico varivel, cria-se nos terminais deste condutor uma diferena de potencial(TENSO ELTRICA) .

1 2 3 4

Movimento. Enrolamento condutor de fio de cobre. Im permanente. Campo magntico.

64

GERAO DE UMA TENSO ALTERNADA SENOIDAL


CICLO a parte da forma de onda que se repete em intervalos iguais de tempo. PERODO o tempo gasto pela onda para completar um ciclo.

FREQUENCIA o nmero de ciclos realizados em determinado tempo.


Alterao da tenso representada em onda senoidal 1 Amplitude 2 1 oscilao total = 1ciclo =T U Tenso em volts t Tempo em segundos A unidade da frequncia o Hertz (Hz)
f 1 T

65

GERAO DE UMA TENSO ALTERNADA SENOIDAL


PRINCPIO DE FUNCIONAMENTO DO GERADOR
Tal como acontece com a gerao de tenso alternada unifsica, a tenso alternada trifsica gerada em combinao com um movimento rotativo.

U Tenso em volts. T Tempo em segundos. 1 Estator com enrolamentos. 2 Rotor com enrolamentos de excitao

66

TRANSFORMADOR

67

TRANSFORMADOR

Vp = Tenso do primrio Ip =Corrente do primrio Np = Nmero de espiras do primrio. Vs = Tenso no secundrio.

Is = Corrente no secundrio.
Ns = Nmero de espiras do secundrio

68

MULTMETRO AUTOMOTIVO

O multmetro uma ferramenta indispensvel ao eletricista, que o permite diagnosticar defeitos de maneira direta. Ele rene basicamente: um Voltmetro, um Ampermetro e um Ohmmetro. Existem multmetros convencionais (analgicos e digitais) e automotivos (digitais).

69

MULTMETRO AUTOMOTIVO
MULTMETROS CONVENCIONAIS DIGITAIS E ANALGICOS

Analgico Digital

Os convencionais podem ser utilizados na rea automotiva, porm precisam de uma ateno especial nas medies de resistncia eltrica para que o mesmo no venha a queimar alguns componentes eltricos automotivos, como por exemplo, o mdulo de injeo eletrnica.

70

MULTMETRO AUTOMOTIVO
Range escolhe o nmero de casas decimais para melhor preciso na medio Hold
(congela a medio executada).

Visor(DISPLAY).

Resistncia.

Milivolt contnuo.

Diodo e continuidade.

Tenso contnua. Tenso alternada.

Miliampre contnuo e alternado. Corrente contnua e alternada. Borne para ponta de prova vermelha. Utilizado para medio de tenso, corrente, diodo e continuidade. Borne para conexo da ponta de prova preta.

Boto seletor.

Borne para medio de corrente at 400mA ( 0,4A).

Borne para medio de corrente at 10A.

71

MULTMETRO AUTOMOTIVO
Medindo Tenso Continua (DCV / V)
Selecione as funes do multmetro conforme desenho e coloque as pontas de prova em paralelo com o componente a ser medido.

72

MULTMETRO AUTOMOTIVO
Medio de Tenso Alternada ( ACV/V )
Selecione as funes do multmetro conforme desenho e coloque as pontas de prova em paralelo com o componente a ser medido. ~

73

MULTMETRO AUTOMOTIVO
Medindo Corrente Alternada (ACA/A)
Selecione o multmetro conforme desenho e coloque-o em srie com o componente ~

Ateno! A colocao do ampermetro em paralelo com o componente far com que o fusvel do multmetro se abra instantaneamente.

74

MULTMETRO AUTOMOTIVO
Medindo Corrente Contnua ( DCA/A )
Selecione o multmetro conforme desenho e coloque-o em srie com o componente

Ateno! A colocao do ampermetro em paralelo com o componente far com que o fusvel do multmetro se abra instantaneamente.

75

MULTMETRO AUTOMOTIVO
Medindo Resistncia Eltrica (/ohm)
Selecione conforme desenho e coloque as pontas de prova em paralelo com o componente.
Ateno! O circuito deve estar desligado da fonte de tenso.

76

MULTMETRO AUTOMOTIVO
Leitura da informao no display do multmetro
Tome cuidado com a leitura que est no display do aparelho de medio, ela pode estar sendo em mltiplos e submltiplos.

1K = 1000 1M = 1000000 OL ou 1 Significa que a resistncia infinita.


1mV = 0,001V

77

MULTMETRO AUTOMOTIVO
Cuidados especiais com o multmetro

Chave seletora de funes e pontas de prova.

Deve haver coerncia entre a funo selecionada e a instalao das pontas de prova.

Obs.: A posio da ponta de prova Vermelha na medio de corrente diferente da medio das outras funes.

78

MULTMETRO AUTOMOTIVO
Cuidado com os fusveis e valores mximos de medio.
O multmetro possui fusveis internos para proteo durante a leitura de correntes eltricas, jamais os substituam por fusveis que no tenham as mesmas caractersticas, estes fusveis so de ao rpida para se abrirem antes dos componentes eletrnicos internos do multmetro.

Tome cuidado tambm com a capacidade mxima de isolao dos componentes do multmetro.

79

SEMICONDUTORES
Os semicondutores so slidos cujos tomos se encontram dispostos em padres regulares, ou seja,que possuem uma estrutura cristalina. Prximos do zero absoluto (-273 C), os semicondutores puros atuam como isoladores. No entanto, temperatura ambiente tomam-se condutores, ainda que em pequena escala. Em termos de condutividade, estes materiais encontram-se entre os metais e os isolantes, e so denominados semicondutores.

tomo de Silcio 1 Primeira rbita - 2 eltrons. 2 Segunda rbita - 8 eltrons. 3 Terceira rbita - 4 eltrons(de 18 possveis). 4 Ncleo.

80

SEMICONDUTORES
Para explicar a forma como os componentes do semicondutor funciona, utilizaremos o silcio.

Na rbita mais externa do tomo de silcio encontram-se quatro eltrons aos quais se d o nome de eltrons de valncia. Cada eltron de valncia pertence ao seu prprio tomo e ao tomo mais prximo, o que liga os tomos entre si (ligao de par eletrnico).

Si tomo de silcio 1 Eltron de valncia 2 Ligao de par eletrnico. 3 Representao simplificada 81

SEMICONDUTORES
DOPAGEM DE SEMICONDUTOR
Semicondutor tipo N
Se introduzirmos um tomo estranho com cinco eltrons de valncia na rede cristalina do silcio (quatro na rbita externa), apenas quatro dos eltrons de valncia podem ser combinados. O quinto utilizado para a conduo de carga. Dado que neste caso o transporte de carga se faz atravs de transportadores de carga negativa (eltrons), d-se a estes semicondutores o nome de condutores N.
Si tomo de silcio ( 4 eltrons de valncia) Sb Antimnio (5 eltrons de valncia) 1 eltrons condutores

82

SEMICONDUTORES
DOPAGEM DE SEMICONDUTOR
Semicondutor tipo N
Quando se introduz um tomo com trs eltrons de valncia no cristal de silcio, os trs eltrons so combinados, mas um encontra-se ausente da rede cristalina, surgindo uma lacuna. Pode acontecer que, um eltron de valncia de um tomo vizinho salte para esta lacuna na rede cristalina, criando outra lacuna. Neste caso, o transporte da corrente feito por meio de transportadores de carga positiva; por esse motivo este semicondutor designado de condutor P.

Si tomo de silcio( 4 eltrons de valncia) In tomo de ndio (3 eltrons de valncia) 1 Eltron 2 Lacuna 83

SEMICONDUTORES
DIODOS SEMICONDUTORES
Se juntarmos um semicondutor P a um N, cria-se a denominada juno PN. Esta juno forma um componente eletrnico: o diodo.

Ando

Catdo

1 2 3 4 5 6

Condutor N Juno PN Condutor P Eltrons Camada de Juno Lacunas

5 -Smbolo Diodo

84

SEMICONDUTORES
POLARIZAO DE DIODO
Polarizao Direta O diodo funciona como uma chave fechada(conduz corrente eltrica).

1 Condutor N 2 Juno PN 3 Condutor P 4 Eltrons 5 Smbolo do diodo 6 lacunas I Fluxo da corrente

Positivo ligado no Ando(+) e negativo no Catdo (-) .


85

SEMICONDUTORES
POLARIZAO DE DIODO
Polarizao Inversa - O diodo funciona como uma chave aberta(no conduz corrente eltrica).

1 Condutor P 2 Juno P 3 Condutor N 4 Eltrons 5 Smbolo do diodo. 6 Lacunas 7 Camada da juno

Negativo ligado no Ando (+) e positivo no Catdo (-).


86

SEMICONDUTORES
TIPOS DE DIODOS

1 Diodo retificador

2 Diodo Led
3 Fotodiodo 4 Diodo Zener

87

SEMICONDUTORES
DIODO RETIFICADOR Funciona como direcionador de corrente, permitindo ou no a conduo da corrente.Transforma uma corrente alternada(AC) em corrente contnua (DC).
CURVA CARACTERSTICA DO DIODO UR Tenso reversa

UF Tenso direta IR Corrente reversa IF Corrente direta Us Tenso limiar UD Tenso de ruptura Si Curva caracterstica do silcio Ge Curva caracterstica do germnio

88

SEMICONDUTORES
DIODO LED ( DIODO EMISSOR DE LUZ) Quando polarizado diretamente emite uma luminosidade.Utilizado para informar anomalias no painel de instrumentos.

1 Diodo LED 2 Smbolo

89

SEMICONDUTORES
DIODO ZENER Polarizado inversamente , funciona como um regulador de tenso. Campos de aplicao no automvel: no mdulo de controle eletrnico do motor, para estabilizao da tenso de alimentao de 5 V fornecida aos sensores.

1 Smbolo

EU Tenso de alimentao (por exemplo, 8-14V) UV Tenso de alimentao estabilizada (por exemplo, 5V) 1 Resistncia.

90

SEMICONDUTORES
RETEFICAO AC/DC Retificao de meia onda

U ~ Tenso alternada L1 Enrolamento primrio L2 Enrolamento secundrio D1 Diodo R1 resistncia de carga (Consumidor)

UETenso de alimentao t Tempo 1 Tenso de sada na resistncia de Carga R1


91

SEMICONDUTORES
RETEFICAO AC/DC Retificao de onda completa

U ~ Tenso alternada L1 Enrolamento primrio L2 Enrolamento secundrio D1-4 Diodo R1 resistncia de carga (consumidor)

EU Tenso de alimentao T Tempo 1 Tensa de sada na resistncia de carga R1


92

SEMICONDUTORES
RETEFICAO AC/DC Retificao de onda completa com filtro capacitivo

+ C

U ~ Tenso alternada L1 Enrolamento primrio L2 Enrolamento secundrio D1-4 Diodo R1 resistncia de carga ( Consumidor) C Capacitor

Circuito de filtragem com capacitor U Tenso de alimentao na Resistncia de carga R1. T Tempo.
93

SEMICONDUTORES
TRANSISTOR Os transistores, so componentes primariamente projetados para serem utilizados como amplificadores, ou seja controla correntes grandes apartir de correntes pequenas. Esta operao denominada amplificao. Tambm so utilizados como interruptores eletrnicos para permitir ou bloquear a passagem de correntes sem ao mecnica. O transistor constitudo por trs camadas semicondutoras. Nos transistores NPN, as duas camadas exteriores so condutores N, sendo a camada central um condutor P. O transistor possui, assim, duas junes PN, nas quais se formam camadas de juno. primeira destas camadas d-se o nome de emissor, dado que emite (envia) portadores de carga. camada central d-se o nome de base. Esta controla a emisso de portadores de carga. ltima camada d-se o nome de coletor, pois rene portadores de carga.

94

SEMICONDUTORES
TRANSISTOR

1 Representao do transistor NPN 2 Smbolo do circuito do transistor NPN E Emissor B Base C Coletor

95

SEMICONDUTORES
TRANSISTOR Analogia do transistor com o rel

Um transistor se parece muito como um rel numa forma eletrnica. Os rels so utilizados sempre que uma corrente precisar ser transferida por uma fonte remota. Um transistor pode executar esta funo com maior velocidade e maior confiabilidade. Para explicar melhor como um transistor funciona, iremos comparar sua funo quela de um rel executando a mesma tarefa.

96

SEMICONDUTORES
TRANSISTOR Analogia do transistor com o rel

97

SEMICONDUTORES
TRANSISTOR Alguns formatos de transistores

Baixa potncia

Fototransistor

Alta potncia
98

SINAIS ELETRNICOS
Existem dois tipos de sinais eltricos utilizados nos sistemas controlados eletronicamente As entradas e as sadas se comunicam e funcionam utilizando ambos os tipos de sinais eltricos.

DIGITAL

ANALGICO

99

SINAIS ELETRNICOS
SINAIS DIGITAIS Um sinal digital est LIGADO ou DESLIGADO. Quando visto com um osciloscpio, um sinal digital gera um padro de onda quadrado quando ativado repetidamente. Os sinais digitais so produzidos por : - Interruptores LIGA/DESLIGA; - Sensores de efeito hall; - sensores ticos.

100

SINAIS ELETRNICOS
SINAIS ANALGICOS Um sinal analgico varivel. A tenso varia dentro de uma certa faixa com o tempo. Quando visto com um osciloscpio,os sinais analgicos podem ser AC ou DC.

101

S-ar putea să vă placă și