Sunteți pe pagina 1din 15

O PROCESSO CRIATIVO NO EMPREENDEDORISMO

LEANDRO BORGES CARLA WEINGARTNER BIANCA KUHN

Para ser um profissional empreendedor, voc no precisa abrir, necessariamente, o seu prprio negcio. Ser um profissional empreendedor ter posturas e atitudes empreendedoras.

Significa que voc pode ser um profissional empreendedor dentro da sua casa, na empresa em que trabalha, na sua comunidade, com o seu grupo de amigos, e em vrios outros lugares.

Para voc ter essa postura empreendedora e ser um profissional em constante aprendizado, basta voc usar e abusar da sua criatividade.

ela quem lhe ajuda a desenvolver essa autonomia. Crer que voc j possui essa capacidade criativa um grande passo. Aps isso voc s precisar saber quando ser necessrio utiliz-la, e contar sempre com ela naqueles momentos em que voc busca solues para determinados problemas.

Ter idias criativas o mesmo que ter organizao e boa anlise dos acontecimentos que esto ao seu redor. estar em sintonia com o universo.

Voc sabe como anda a sua criatividade? Consegue ter pelo menos uma idia diria? O que voc faz para alimentar seu processo criativo? J reparou em que condies e momentos voc tem as melhores idias? Essas idias so utilizadas nica e exclusivamente no trabalho ou so aplicadas na sua vida pessoal?

Voc compartilha suas idias com outras pessoas?


Sabe o que Brainstorming?

Estou fazendo perguntas demais? Mas foram propositais, para que voc perceba que o primeiro passo a tomar, para incrementar o seu processo criativo, questionar-se, analisar as informaes de que dispe, mudar de postura e abrir a mente.

Estimule-se a ter idias que possam trazer melhorias seja para as suas relaes pessoais, seja para a sua qualidade de vida. Ser criativo ser inovador, portanto, no siga frmulas de sucesso.

Conhecimento a matria-prima das novas idias. O individuo criativo algum com bagagem de conhecimentos, mas isso no basta. A verdadeira chave para se tornar criativo est no que se faz com o conhecimento. So as atitudes que definiro se o indivduo mais ou menos criativo e em torno das suas atitudes que o empreendedor desenvolve e amplia seu potencial criativo, bem como de seus colaboradores (CHER, 2008).

Criatividade vem de criar, que significa dar origem a, produzir, inventar. o processo que resulta no surgimento de um novo produto, servio ou comportamento, aceito como til, satisfatrio ou de valor em algum momento. Assim, criar ser inovar, e no haver campo no qual a inovao no possa produzir efeitos, seja no modo de pensar, de agir, no agir, falar, trabalhar, entregar ou distribuir. () Onde houver um padro e um costume haver possibilidade de inovao, pois sempre ser possvel quebr-los. Onde houver conhecimento ser possvel inovar, a partir do seu rearranjo (Cher, 2008)

Ter somente o conhecimento no nos tornar empreendedor, o conhecimento sem coloc-lo em prtica no passa de uma mera teoria.

Ao estimularmos nossa criatividade, diretamente ira refletir no nosso cotidiano, ns Assistentes Sociais nos deparamos diariamente das mais variadas situaes e a criatividade fundamental durante o atendimento, a orientao, a mobilizao, a comunicao, as campanhas socioeducativas e entre outras atividades. Ser criativo tambm potencializar nossas inmeras de nossas aes.

BRAINSTORMING

UM EXERCCIO DE CRIATIVIDADE

O Brainstorming - tambm conhecido como "tempestade cerebral" ou "tempestade de idias" - um mtodo que proporciona um grande nmero de idias, alternativas e solues rpidas.

tambm um excelente exerccio de debate criativo e inovador. Ele possibilita um grande uso da criatividade, que uma tima forma para encontrar solues e tomar decises. Assim, atravs da criatividade e da inovao possvel criar condies de sobrevivncia s mudanas que nos atingem tanto no universo profissional quanto no pessoal.

VAMOS TRABALHAR A CRIATIVIDADE ?

SER CRIATIVO A fim de despertar esse esprito criativo no ser humano necessrio antes, romper com uma barreira interna inerente ao ser humano, a certeza que de que no h mais nada novo a ser criado e que j no exista no cotidiano das pessoas e das empresas.
Como j visto, o empreendedorismo rompe com o este paradigma possibilitando ao ser humano, infindveis oportunidades de recriar no somente ao seu ambiente, mas a toda uma sociedade uma idia de melhoria contnua.

ANLISE FINAL
Quando encontramos solues constantes para os problemas, construmos novos produtos, definimos novas perguntas em determinado campo ento utilizamos a criatividade empreendedora. O mundo tem passado por vrias transformaes em curtos perodos de tempo, principalmente no sculo XX, quando foi criada a maioria das invenes que revolucionaram o estilo de

vida das pessoas.

CONCLUSO
Geralmente, essas invenes so frutos de inovao, de algo indito ou de uma nova viso de como utilizar coisas j existentes, mas que ningum antes ousou olhar de outra maneira. Por trs dessas invenes, existem pessoas ou equipes de pessoas com caractersticas especiais que so visionrias, questionam, arriscam, querem algo diferente, fazem acontecer e empreendem.

Os empreendedores so pessoas diferenciadas, que possuem motivao singular, apaixonadas pelo que fazem, no se contentam em ser mais um na multido, querem ser reconhecidas e admiradas, referenciadas e imitadas, querem deixar um legado. Uma vez que os empreendedores esto revolucionando o mundo, seu comportamento o prprio processo empreendedor devem ser estudados e entendidos (DORNELAS, 2005).

Dinmica de grupo para exerccio da CRIATIVIDADE

Material necessrio: bales.


Esta dinmica pode ser aplicada em grupos de profissionais que, como recurso para desenvolvimento da CRIATIVIDADE, PERSUASO e COMUNICAO INTERPESSOAL.

Bibliografia
CHER, Rogerio. Empreendedorismo na veia : um aprendizado constante. Rio de Janeiro: Elsevier; SEBRAE, 2008. 228 p. DORNELAS, Jos Carlos Assis,. Empreendedorismo: transformando idias em negcios. 2. ed. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2005. 293 p.

OBRIGADO!

S-ar putea să vă placă și