Sunteți pe pagina 1din 10

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

ESPECIALIZAO EM POLTICAS SOCIAIS E DEMANDAS FAMILIARES


Disciplina : Relaes Intergeracionais II Professora: Msc. Vera Ncia Fortkamp de Arajo Acadmicos: Leandro Borges

Tatiani da Silva Lino

Florianpolis 2012

Envelhecer um processo, inerente a todos os seres humanos, que se inicia na concepo e perpassa todos os dias de nossas vidas. A cada instante tornamonos mais velhos que no instante anterior. Todos envelhecemos e, os mais jovens, um dia, sero os idosos de seu tempo. Esse processo pode resultar em duas situaes-limite: uma com excelente qualidade de vida e outra com qualidade de vida muito ruim. Entre esses dois extremos, diversas situaes intermedirias. Em qual extremo vamos chegar depende de inmeras variveis, algumas pertencentes a ns mesmos como indivduos e, as demais,dependentes da sociedade e do meio em que vivemos. (PASCHOAL, 2007)

H um "desinvestimento" poltico e social na pessoa do idoso. A maioria das culturas tende a separar esses indivduos, segreg-los e, real ou simbolicamente, a desejar sua morte (Minayo, 2003).

Mesmo com leis avanadas, seu descumprimento desqualifica sua importncia como cidados: "Apesar da existncia do Estatuto do Idoso, os idosos continuam a ter seus direitos desrespeitados, sendo tratados, por vezes, como crianas ou pessoas incapazes" (Mirian Trindade, CMI de Joo Pessoa, PB).

Arquivo pessoal

Pessoas idosas no querem mais do que as outras: desejam eqidade, um direito humano. Querem um tratamento digno, independentemente de sexo, raa, origem tnica, deficincia, situao econmica. necessrio mudar atitudes, prticas e polticas, para concretizar as potencialidades do envelhecimento, favorecendo-o como digno e seguro e criando oportunidades de desenvolvimento pessoal. (PASCHOAL,2007)

Arquivo pessoal

fundamental garantir a participao dos idosos na vida econmica, poltica e social, participao como cidados em plenos direitos e desenvolver plenamente seu potencial, mediante acesso a recursos culturais, espirituais, educativos e recreativos. Para eliminar a violncia e a discriminao, preciso valorizar a famlia, garantir a igualdade entre gneros e criar mecanismos de proteo social. (PASCHOAL,2007)

Arquivo pessoal O que importa dignidade! Uma velhice digna e respeitosa, que valha a pena ser vivida! Vivida com conforto, segurana, carinho, ateno, respeito, amor, alegria, felicidade, autonomia e que favorea o envelhecimento ativo. Independentemente do passado que tiveram, todos merecem respeito nesse instante da vida. (PASCHOAL,2007)

Arquivo pessoal

Arquivo pessoal

Como profissionais de sade temos enorme responsabilidade na preveno, diagnstico e tratamento da violncia contra as pessoas idosas. Organizar nossos servios para ateno a esse grupo etrio em todos nveis, oferecer condutas adequadas atravs de profissionais preparados e sensibilizados, garantir acesso e acessibilidade, tratar com respeito e dignidade, so condies necessrias para garantia do direito sade e condies importantes para que tambm no sejamos ns os perpetradores de violncia contra essas pessoas, que merecem respeito e dedicao. (PASCHOAL,2007)

Grupo de Idosos Jaguaruna-SC Arquivo pessoal

Que os sonhos se transformem em conquistas. Sonhos de uma velhice plena, com direito vida, paz, diversidade, incluso social, cidadania, boa aposentadoria, boa qualidade de vida e boa qualidade de morte. preciso levar dignidade aos dias finais! (PASCHOAL,2007)

REFERNCIAS

MINAYO, Maria Ceclia de Souza. Violncia contra idosos: o avesso do respeito experincia e sabedoria. Cartilha da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2 edio, 2005. PASCHOAL, Srgio Mrcio Pacheco. Envelhecer com dignidade, um direito humano fundamental. Violncia domstica contra a pessoa idosa: orientaes gerais. Coordenao de Desenvolvimento de Programas e Polticas de Sade - CODEPPS. So Paulo: SMS, 2007.

S-ar putea să vă placă și