Sunteți pe pagina 1din 10

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA ESPECIALIZAO EM POLTICAS SOCIAIS E DEMANDAS FAMILIARES Disciplina : Famlia trajetria histrica, concepes e polticas

s sociais Professora: Dra. Darlene de Moraes Silveira Acadmicos: Leandro Borges Rosana Duarte Tatiani da Silva Lino

FLORIANPOLIS 2012/1

O PODER FAMILIAR E

AS RELAES DE GNERO

Introduo

(...)um ncleo de pessoas que convivem em determinado lugar, durante um lapso de tempo mais ou menos longo e que se acham unidas (ou no) por laos consangneos. Ele tem como tarefa primordial o cuidado e a proteo de seus membros, e se encontra dialeticamente articulado com a estrutura social na qual est inserida. (MIOTO,1996)

Toda discusso de famlia vai, necessariamente, questionar os fundamentos da ordem social, logo, das relaes de gnero e a interao dos grupos. Muitas vezes, entretanto, tal questionamento sentido como uma ameaa estabilidade social o que, do nosso ponto de vista, conforta ainda mais a idia do carter imaginrio dessa ordem: se fosse fixa, sem nenhuma possibilidade de mudanas, no seria to facilmente ameaada. (CECCARELLI, 2006)

FAMLIA
Em alguns casos aquela outra famlia que chamaremos daqui para diante de pensada pedia uma organizao que era impossvel dentro das circunstncias vividas. As pessoas tinham que fazer malabarismos para manter a encenao de uma organizao que no era possvel de ser vivida. Em outros casos, a famlia que se vivia era vista como um desvio de um modo estabelecido de se viver. complexo e incoerente com a realidade social das famlias, a abordagem de um modelo de famlia. Cada famlia constri seus arranjos, seus valores, suas crenas, e no podemos julgar se existe um modelo certo ou errado, principalmente enquanto profissionais. importante destacar os laos de afetividade e de cuidado nas relaes intrafamiliares.

A concepo de famlia propagada e imposta historicamente na sociedade sofreu e permanece em constante amadurecimento. Tais conflitos ideolgicos mutuamente interferem nas relaes de gnero e poder no ambiente familiar. De fato houveram grandes avanos sobre o entendimento acerca do conceito de famlia, concomitantemente com os respectivos avanos a sua desmistificao permanece um dos principais desafios.

O poder familiar constitui uma responsabilidade comum dos genitores, de prestar aos filhos, enquanto civilmente incapazes, o necessrio ao seu sustento, proporcionando-lhes, alimentao, vesturio, educao, moradia, lazer, assistncia sade, em conformidade com os artigos 227 da Constituio Federal e o 22 do ECA. Art. 22: Aos pais incumbe o dever de sustento, guarda e educao dos filhos menores, cabendo-lhes ainda, no interesse destes, a obrigao de cumprir e fazer cumprir as determinaes judiciais.Os encargos do poder familiar, todavia, podem ser confiados a outras pessoas que no seja os pais, mas o poder familiar, em sua integridade, indelegvel e irrenuncivel. (DILL,2010)

Relaes de gnero...

CONSIDERAES FINAIS

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
CECCARELLI, Paulo Roberto. As repercusses das novas organizaes familiares nas relaes de gnero. Cronos, Natal-RN, v.7, n.2, p.321-326, jul./dez. 2006. Disponvel em: <http://www.cchla.ufrn.br/cronos/pdf/7.2/d7.pdf> Acesso em abril 2012 DILL, Michele Amaral; CALDERAN, Thanabi Bellenzier. Poder familiar: Mudana de conceito. In: mbito Jurdico, Rio Grande, XIII, n. 83, dez 2010. Disponvel em: < http://www.ambitojuridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=8722>. Acesso em maio 2012 Mioto, R. C.T. ; Takashima, G. Crises Familiares e Separao Conjugal. Rio de Janeiro: anais do V ENPESS, 1996. SZYMANSKI, H. Trabalhando com famlias. So Paulo: CBIA/SP e IEE- PUC/SP,1992.

epgrafe

OBRIGADO.

S-ar putea să vă placă și