Sunteți pe pagina 1din 79

Business Intelligence

ASI Henrique Xavier Neres


Universidade FUMEC

Business Intelligence

O que B.I.?
Termo criado pelo Gartner Group, para definir o conjunto de solues tecnolgicas que envolve um processo de coleta, transformao, anlise e distribuio de dados para a tomada de decises

Estamos vivendo um momento tecnolgico no qual temos a oportunidade de participarmos de uma verdadeira revoluo. Os conceitos de bens, crescimento e de expanso sofreram uma grande modificao. Com o advento da globalizao ficou praticamente inadmissvel ficar desinformado.

O mundo no geral ficou mais competitivo, as empresas e clientes, ficaram muito geis e exigentes, por isso, a importncia do tratamento e do sincronismo das informaes, para apoio as decises e manter as empresas competitivas.

Por ser um termo que expressa tecnologia e informtica, o Business Intelligence pertenceu a TI (Tecnologia da Informao Evoluo do Centro de Processamento de Dados) e dos especialistas em pesquisa de mercado, responsveis pela extrao de dados, pela implantao de processos e pela divulgao dos resultados aos gestores responsveis pela tomada de decises.

No entanto, a evoluo da Internet mudou tudo. Se at ento a aplicao deste conceito era a de levar informao a poucos colaboradores selecionados de uma empresa, para que fizessem uso em suas decises, a Internet transformou esse cenrio. Hoje, a rede permite disponibilizar solues de BI para um nmero maior de pessoas.

Nos dias atuais, corporaes de pequeno, mdio e grande porte necessitam do BI para auxili-las nas mais diferentes situaes para a tomada de deciso, otimizar o trabalho da organizao, reduzir custos, eliminar a duplicao de tarefas, permitir previses de crescimento da empresa como um todo e contribuir para a elaborao de estratgias.

Ao redor do mundo existem vrios exemplos de implantao de projeto de BI. No Brasil, solues de Business Intelligence esto em instituies financeiras, empresas de telecomunicaes, seguradoras e em toda instituio que perceba a tendncia da economia globalizada, em que a informao precisa chegar de forma rpida, precisa e abundante.

O que B.I.?
O BI envolve duas partes distintas: Sistemas de Front End:

. SAD ( Sistemas de Apoio a Deciso)


. EIS (Executive Information System ) . ferramentas de consulta analitica OLAP (On-Line Analytical Processing)

O que B.I.?
Sistemas de Back-End: . data warehouse . data mart

. ferramentas de dados
. data mining

Por que utilizar B.I. ?


Grande volume de dados
vindos de diversos meios

arquivados de vrias maneiras de todos tipos

de diversas fontes

Por que utilizar B.I. ?


As empresas possuem um volume muito grande de dados, mas enfrentam uma grande dificuldade para extrair informaes destes dados.
Informaes de todos os tipos, oriundos de diversos meios, diversas fontes e arquivados de vrios modos diferentes.

Dados e Informaes
DADOS <> INFORMAO
-MUITOS DADOS -POUCA INFORMAO

Dados e Informaes
As informaes vitais para tomada de decises estratgicas esto escondidas em milhares de tabelas e arquivos inacessveis, ligadas por relacionamentos transacionais, gerados por sistemas legados, num formato inadequado para os tomadores de deciso.

Informaes Gerenciais
- Comparativas - Confiveis - Geradas em tempo hbil

Informaes Gerenciais
As informaes gerenciais de qualidade se caracterizam por ser: Comparativas: especialmente quando as informaes refletem a comparao dos planos com a execuo. Quando no for vivel este tipo de comparao (planejado x real), deve-se utilizar outro que possa ao menos refletir tendncias, como por exemplo: comparao com perodos anteriores (ms, ano, etc.).

Confiveis: informaes distorcidas podem ser mais prejudiciais do que a falta completa de informaes. O usurio precisa acreditar na informao para se sentir seguro ao decidir.

Informaes Gerenciais
Geradas em tempo hbil: por exemplo: de nada adianta, do ponto de vista de controle, que o Gerente de Marketing seja informado em maro ou abril de que o plano de vendas de janeiro no foi atingido. Nada mais pode ser feito. Uma informao, especialmente voltada para o controle, deve estar to prxima do acontecimento quanto possvel, a fim de que haja tempo para efetuar as correes cabveis no planejamento ou na execuo.

Informaes Gerenciais
- Nvel de detalhe adequado - Por exceo

Informaes Gerenciais
No detalhamento adequado: no interessa ao presidente de um banco a existncia fsica de cada item do estoque de materiais de expediente comparativamente com o nvel mnimo de estoque estabelecido, em funo da poltica de estoques. Essa informao, porm, til para o responsvel pela administrao desses materiais. Por outro lado, o presidente estar interessado em informaes que retratem o desempenho global do banco em relao ao oramento. Isso significa que as informaes devem aparecer em pormenores adequados ao tipo de usurio, sem apresentar nada de irrelevante e tampouco num grau de sntese excessivo com relao ao seu interesse.

Informaes Gerenciais
Por exceo: informar por exceo significa ressaltar o que relevante, ou seja, destacar as excees. Por exemplo: ao invs de trinta listagens do computador com 900 linhas para serem lidas, com o objetivo de descobrir 50 excees importantes, destacam-se apenas essas 50 excees.

Histria e Evoluo do B.I.


Era pr-BI Anos 70 - produtos que exigiam muita programao - no disponibilizavam informao em tempo hbil nem de forma flexvel - com alto custo de implantao.

Histria e Evoluo do B.I.


Seymour Pappert, do MIT, nos anos 70, disse que os dados seriam responsveis por uma revoluo na sociedade, digna de se comparar com inveno da imprensa por Gutemberg. Pela tica da tecnologia, a era que podemos chamar de "pr-BI" est num passado no muito distante - algo entre trinta e quarenta anos atrs - quando os computadores deixaram de ocupar salas gigantescas, na medida em que diminuram de tamanho e, ao mesmo tempo, as empresas passaram a perceber os dados como uma possvel e importante fonte geradora de informaes decisrias.

Histria e Evoluo do B.I.


A histria do Business Intelligence que conhecemos hoje, comea na dcada de 70, quando alguns produtos de BI foram disponibilizados para os analistas de negcio. O grande problema era que esses produtos exigiam muita programao, no disponibilizavam informao em tempo hbil nem de forma flexvel, e tinham alto custo de implantao.

Histria e Evoluo do B.I.


Surgimento dos Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBD), Microcomputadores e das Interfaces grficas (Windows), junto ao aumento da complexidade dos negcios, comearam a surgir os primeiros produtos direcionados realmente aos analistas de negcios, que possibilitavam mais rapidez e flexibilidade de anlise.

Histria e Evoluo do B.I.


EIS - Executive Information System
DSS Decision Suport System ou SAD Sistema de Apoio Deciso

Histria e Evoluo do B.I.


O Executive Information Systems (EIS) um software que fornece informaes empresariais a partir de uma base de dados. uma ferramenta de consulta s bases de dados empresariais para a apresentao de informaes de forma simples e amigvel, atendendo s necessidades dos executivos da alta administrao. Permite o acompanhamento dirio de resultados, tabulando dados de todas as reas funcionais da empresa para depois exibi-los de forma grfica e simplificada, sendo de fcil compreenso para os executivos que no possuem profundos conhecimentos sobre tecnologia.

Histria e Evoluo do B.I.


Com o passar dos anos o termo Business Intelligence ganhou maior abrangncia, dentro de um processo natural de evoluo, abarcando uma srie de ferramentas, como o prprio EIS ( Executive Information System - sistema de informaes executivas), e mais as solues DSS ( Decision Support System -Sistema de suporte deciso), Planilhas Eletrnicas, Geradores de Consultas e de Relatrios, Data Marts, Data Mining, Ferramentas OLAP, entre tantas outras, que tm como objetivo promover agilidade comercial, dinamizar a capacidade de tomar decises e refinar estratgias de relacionamento com clientes, respondendo s necessidades do setor corporativo

Aplicativos Operacionais x B.I.


Aplicativos Operacionais (Transacionais) Viso do atual e do real
Soluo para requisitos conhecidos Abrangncia restrita Informao produzida por profissionais de informtica

Business Intelligence
Viso histrica e de tendncia Permitir a identificao de fatos desconhecidos Abrangncia ampla Informao produzida pelo prprio usurio

Custo e tempo para obteno da Informao obtida com baixo informao altos custo e em tempo real Informao disponvel a poucos usurios Informao democratizada

Ferramentas de B.I.
Data Mart
Aplicativos Operacionais Softwares de Automao de Escritrios Dados Externos Equipamentos de Automao

E T L
Data Mining

FONTES DE DADOS

EXTRAO, TRANSFORMAO E CARREGAMENTO

DATA WAREHOUSE

EXPLORAO

Ferramentas de B.I. - Fontes de dados


Aplicativos Operacionais ou Transacionais Dados Externos

Financeiro

Interface

Estoque

Softwares de Automao De Escritrios

Fontes de Dados

Equipamentos Automao

Ferramentas de B.I. - ETL


12 cm 4,5 polegadas 450 mm 2 ps SQL Server Oracle Access Texto m,f 1,0 mas,fem masculino, feminino E T L E T L

cm

E T L

SQL Server

m,f

Ferramentas de B.I. - Data Warehouse


Armazm de Dados um amplo e flexvel repositrio de dados, que aglutina dados de fontes heterogneas, projetado de modo a suportar o processo de tomada de deciso.

Ambiente separado Disponibilidade Integrado Retrato no tempo Orientado por assunto Fcil acesso

Ferramentas de B.I. - Data Warehouse / Data Mart


Estoque DATA MART Data warehouse departamental Finanas Vendas

Tcnico

DATA WAREHOUSE Corporativo

Todos ns sabemos que os bancos de dados so de vital importncia para as empresas e tambm estamos cientes de que sempre foi difcil analisar os dados neles existentes.

Um Data Warehouse (ou armazm de dados, ou depsito de dados no Brasil) um sistema de computao utilizado para armazenar informaes relativas s atividades de uma organizao em bancos de dados, de forma consolidada.

Orientado a Assunto: A primeira caracterstica de um Data Warehouse que ele est orientado ao redor do principal assunto da organizao. O percurso do dado orientado ao assunto est em contraste com a mais clssica das aplicaes orientadas por processos/funes ao redor dos quais os sistemas operacionais mais antigos esto organizados.

Integrado: Facilmente o mais importante aspecto do ambiente de Data Warehouse que dados criados dentro de um ambiente de Data Warehouse so integrados. SEMPRE. COM NENHUMA EXCEO. A integrao mostra-se em muitas diferentes maneiras: na conveno consistente de nomes, na forma consistente das variveis, na estrutura consistente de cdigos, nos atributos fsicos consistente dos dados, e assim por diante.

No Voltil: sempre inserido, nunca excludo.


Variante no Tempo: posies histricas das atividades no tempo. Segundo Inmon, Data Warehouse uma coleo de dados orientados por assuntos, integrados, variveis com o tempo e no volteis, para dar suporte ao processo de tomada de deciso.

Kimball define assim: um conjunto de ferramentas e tcnicas de projeto, que quando aplicadas s necessidades especficas dos usurios e aos bancos de dadosespecficos permitir que planejem e construam um data warehouse.

Produto: O Data Warehouse no um produto e no pode ser comprado como um software de banco de dados. O sistema de Data Warehouse similar ao desenvolvimento de um ERP, ou seja, ele exige anlise do negcio, exige o entendimento do que se quer retirar das informaes.

A linguagem: O sistema de Data Warehouse no pode ser aprendido ou codificado como uma linguagem. Devido ao grande nmero de componentes e de etapas, umsistema de Data Warehouse suporta diversas linguagens e programaes desde a extrao dos dados at a apresentao dos mesmos.

Modelagem: O sistema de Data Warehouse no somente um modelo de banco de dados e no constitudo por mais de um modelo. Existe o processo todo do sistema de BI/DW que compreende todos os procedimentos de ETL, Cleansing e apresentao das informaes ao usurio final.

Hoje em dia, as grandes empresas detm um volume enorme de dados e esses esto em diversos sistemas diferentes espalhados por ela.

Assim, no conseguamos buscar informaes que permitissem tomarmos decises embasadas num histrico dos dados. Por um outro lado, em cima desse histrico podemos identificar tendncias e posicionar a empresa estrategicamente para ser mais competitiva e consequentemente maximizar os lucros diminuindo o ndice de erros na tomada de deciso.

Por fim, introduziu-se um novo conceito no mercado, o Data Warehouse (DW). Este consiste em organizar os dados corporativos de maneira integrada, com uma nica verso da verdade, histrico, varivel com o tempo e gerando uma nica fonte de dados, que ser usada para abastecer os Data Marts (DM).

Isso permite aos gerentes e diretores das empresas tomarem decises embasadas em fatos concretos e no em intuies, cruzando informaes de diversas fontes.

Ferramentas de B.I. - Data Warehouse - Cubo


- uma estrutura de dados que forma um subconjunto de um banco de dados grande - organiza os dados em duas categorias: - campos de dados - dimenses com mltiplos nveis - resumos dos dados so previamente calculados de modo a otimizar o tempo de recuperao das informaes

Concepes Errneas Comuns em B.I.

Compartilhar informaes significa perder controle


"A informao a chave para o poder"

Business Intelligence
Fornecedores e Solues: IBM Cognos - Cognos 8 BI SAP Business Objects - Business Objects XI Hyperion (Oracle) -Hyperion System 9 BI+ SAS - SAS Business Intelligence MicroStrategy - MicroStrategy 8 Platform

Business Intelligence
Fornecedores e Solues: ETL Informtica - Informtica PowerCenter 8 Ascential (IBM) - DataStage SAP SAP BI Oracle Oracle E-Business Suite Microsoft Microsoft Business Intelligence

E.R.P.
Enterprise Resource Planning(ERP) A histria do Business Intelligence tambm est profundamente ligada ao ERP (Enterprise Resource Planning) sigla que representa os sistemas integrados de gesto empresarial cuja funo facilitar o aspecto operacional das empresas.

E.R.P.
Percebeu-se que era preciso dispor de ferramentas que permitissem reunir esses dados numa base nica e trabalh-los de forma a que possibilitassem realizar diferentes anlises sob variados ngulos.
Por essa razo, a maioria dos fornecedores de ERP passou a embutir em seus pacotes os mdulos de BI, que cada vez mais esto se sofisticando.

E.R.P.
Fornecedores: SAP J.D.Edwards (Oracle) Peoplesoft (Oracle) RM Sistemas - Corpore RM (TOTVS) Microsiga Proteus (TOTVS) Datasul SEM (TOTVS)

Inteligncia Competitiva
Inteligncia Competitiva (Competitive Intelligence) Inteligncia Competitiva o processo sistemtico de coleta, tratamento, anlise e disseminao da informao sobre atividades dos concorrentes, tecnologias e tendncias gerais dos negcios, visando subsidiar a tomada de deciso e atingir as metas estratgicas da empresa

Inteligncia Competitiva
A sobrevivncia da organizao est diretamente relacionada sua capacidade de manuteno da competitividade, a busca incessante de informaes sobre as variveis do ambiente externo que podem influenciar o rumo dos negcios tornou-se uma atividade fundamental. nesse cenrio que a Inteligncia Competitiva firma-se como um processo indispensvel sobrevivncia e manuteno de competitividade da organizao

O que Business Planning ?


O Business Planning o conceito utilizado para definir as ferramentas responsveis por garantir um melhor funcionamento do processo de aprendizado e melhoria das aes das organizaes.

Business Planning
Normalmente, o planejamento corporativo feito a partir de um referencial que pode ser, por exemplo, um benchmark (comparao com outras empresas similares) ou com o prprio histrico da companhia. Desta forma, normalmente as equipes de planejamento acabam sendo um dos principais clientes dos bancos de dados gerenciais da empresas como os Datamarts e Datawarehouses.

Business Planning
Estas solues visam garantir um acesso mais facilitado e estruturado s informaes relevantes para o trabalho de planejamento, para que em seguida sejam construdas estruturas ou cubos de planejamento de acordo com as necessidades da organizao. A partir de ento, o oramento da rea ou da organizao pode ser publicado para os colaboradores daquele oramento que incluiro informaes como seus nmeros e comprometimento com o planejamento, bem como as justificativas e correes necessrias.

Business Planning
Fornecedores e Solues:
IBM Cognos Planning SAP Business Objects Planning Hyperion Financial and Operacional Planning (ORACLE) SAS Financial Management

Ambiente de Negcios

Fonte: BI: Business Inteligence - Modelagem e Tecnologia - Carlos Barbieri

S-ar putea să vă placă și