Sunteți pe pagina 1din 34

Lio 8

TA

C AR

AOS HE

BREUS
ESCOLA BBLICA VIRTUAL CLASSE: A BBLIA EM UM ANO PROF: FRANCISCO TUDELA 25-11-2012 PIBPENHA -SP

Objetivo da Lio

Exortar os seus detinatrios a procurarem a maturidade crist.


Texto ureo Hb 6.1

O NOME DA CARTA
"Hebreu" era o nome dado aos israelitas pelas naes vizinhas, vem da raiz a-vr, que significa passar, transitar, atravessar, cruzar. Nome associado a viajantes, aqueles que passam adiante. Os israelitas por um tempo levaram uma vida nmade. Deriva desta raiz o nome ber ou Hber, que significa "homem vindo do outro lado do rio" (Jordo ou Eufrates) Gn.10.21,24; 11.14-26; Js.24.2.

Abrao foi chamado de "hebreu Gn 14.13. H vrias designaes para o mesmo povo: - Hebreu: designa descendncia. - Israelita: destaca o aspecto religioso. - Judeu: o habitante do reino de Jud.

Depois do cativeiro a maior parte dos que regressaram a Cana eram da tribo de Jud. Ento, "judeu" tornou-se um sinnimo de israelita, j que quase todos os israelitas eram judeus, e tem esse mesmo sentido genrico at hoje. No NT, hebreu passa a designar aquele israelita que fala aramaico e apegado ao judasmo ortodoxo, e israelita aquele que fala grego, foi influenciado pela cultura grega (helenista), e pratica o judasmo. Nesse sentido, em Fp 3.5 e II Co 11.22, o apstolo Paulo cita com orgulho o fato de ser "hebreu" , assim como o eram seus pais.

Destinatrios - Motivos
O ttulo enderea a carta a toda a comunidade hebraica, ou a um grupo especfico que o autor conhecia. Crentes antigos que j deviam ser mestres. 5.12 Reuniam-se numa casa, e se separaram da igreja, da a exortao em 10.25 para no deixarem de congregar. Pessoas convertidas a Cristo (10.19), que tinham um passado de vnculo com o judasmo. Pertenciam a uma igreja cujos lderes so anonimamente citados (13.7, 17 e 24).

O autor sabe que os destinatrios foram abusados por causa da sua f e que reagiram bem ao confisco dos seus bens (10.33, 34); Eram levados por ensinos novos e estranhos (13.9). Tem conscincia da generosidade dos seus leitores (6.10) e conhece as dificuldades que tm para aprender o evangelho. (5.11; 6.9). Certos problemas prticos tais como sua atitude para com seus lderes (13.17) e questes de dinheiro e de casamento(13.4,5) so mencionados. De um modo geral a carta trata da batalha que ocorre ao se trocar um sistema religioso por outro.

Contexto social
Quando um judeu deixava a f de seus antepassados, muitas vezes, era punido com uma ou mais das seguintes penas: Privao do direito de herana pela famlia; Excomunho da congregao local; Perda de emprego; Perda de bens; Tormento mental e tortura fsica; Ridicularizao pblica; Priso.

Data e local
No se sabe a data e local certos da carta. Alguns de seus lderes j haviam falecido (13.7). Timteo estava vivo (13.23). Ao citar um sacerdcio ativo no templo de Jerusalm (10.11), e no fazer referncia ao fim do sistema sacrificial, indica que o Templo no fora destrudo, o que ocorreria com a destruio de Jerusalm em 70 dC. Estes fatos sugerem ter sido escrita em torno do ano 65. Local da escrita: talvez Itlia (13.24).

Autoria
o nico livro da Bblia de autoria desconhecida. Em alguns manuscritos antigos encontra-se o ttulo: "Epstola de Paulo aos Hebreus. Alguns "pais da igreja" atribuam a autoria a Paulo. Os defensores dessa hiptese utilizam as palavras de Pedro (2Pe 3.15) ao informar que Paulo escreveu aos judeus. A referncia que o autor faz a Timteo (13.23) tambm usada como argumento. A epstola est dividida em dois blocos: doutrinrio (cap 1 a 11), e prtico (cap 12 e 13), que lembra o mtodo Paulino. Talvez Paulo a tenha escrito e, devido ao preconceito dos judeus contra ele, tenha ocultado a autoria. Por alguma razo o Senhor considerou adequado manter o autor desconhecido.

O livro de hebreus foi escrito por um hebreu para outros hebreus para dizer-lhes que deixassem de agir como hebreus.
Muitos dos primeiros crentes judeus estavam voltando aos rituais do judasmo a fim de escaparem da perseguio. Esta carta, ento, uma exortao para esses crentes perseguidos, a manterem a f em Jesus Cristo.

O autor o Esprito Santo, os destinatrios so todos os cristos que possam estar abatidos ou desanimados, e a poca em que foi escrita todo o momento em que lida.

Estrutura da Carta
1. Prlogo: Deus tem falado pelo seu Filho (1. 1-4) 2. A superioridade do Filho a. O Filho, superior aos anjos (1.5 ; 2.18) b. O Filho, superior a Moiss (3.1 ; 4.13) 3. Jesus, o grande Sumo sacerdote a. O Filho, superior ao sacerdcio de Aro (4.14 ; 7.28) b. Jesus, mediador de uma nova aliana (8.1 ; 10.18) 4. F e fortalecimento no sofrimento a. Exortao fidelidade (10.19 ; 11.40) b. Olhando para Jesus (12.1-29) 5. A vida crist (13.1-19) 6. Eplogo (13.20-25)

DESTAQUES

QUEM FOI MELQUISEDEQUE


Hb 7.3 Os atributos sacerdotais de Melquisedeque caracterizam algum com natureza sobrenatural, atributos de natureza divina; o autor os destaca para mostrar a possibilidade de haver um sacerdote no sujeito Lei dada aos israelitas no Monte Sinai. Melquisedeque no era Jesus, no era Sua reencarnao, foi "feito semelhante a ele. Era um homem 5.1 rei de Salm, Salm tem sido identificada com Jerusalm apoiada na referncia bblica de Sl. 76.2, e pela antiga citao a essa cidade nas cartas de Tell el-Amarna, do sculo XIV a.C. Inscries assrias refere-se a ela, muito antes do povo de Israel vincular-se a ela, com os nomes Uru-salem e Urusalimmu

Duas linhas de sacerdcio so tratadas no livro de Hebreus: terrena e celestial


O sacerdcio no perodo entre o den e o Sinai funcionava atravs do sistema da primogenitura, assim nos dias de Abrao cada homem era o sacerdote de sua casa e era considerado direito de primogenitura. Neste sistema h personagens como No (Gn 8.20); J ( J 1.5; 42.8); e o prprio Abrao (Gn 22.13). Entre o Sinai e Cristo, Deus escolheu a tribo levita no lugar dos primognitos (Nm 3.45;18.15,16). As caractersticas do sacerdote so descritas em 5.1-3 No so mais necessrios sacerdotes, Jesus o nosso sacerdote.

A ordem de Melquisedeque no se refere a algum tipo de sociedade secreta ou mstica como a Rosa Cruz, os Maons ou os Templrios. No alguma organizao preservada desde a antiguidade, nem uma classe de sacerdotes na igreja. A expresso segundo a ordem de Melquisedeque significa que o sacerdcio de Jesus do mesmo tipo, parecido com o sacerdcio de Melquisedeque. Quando lemos que Cristo sumo-sacerdote conforme a ordem de Melquisedeque, devemos entender essa relao como uma mudana do sacerdcio levtico para o de Cristo 7.11,12.

Em 7.19 pois a lei no havia aperfeioado coisa alguma", e assim Deus providenciou uma esperana superior, pela qual nos aproximamos de Deus". Em 8.7 pois, se aquela primeira aliana fosse perfeita, no seria necessrio procurar lugar para outra." A Lei uma perfeita expresso da justia de Deus, no um meio imperfeito para tornar o homem justo. Isso no foi uma falha na lei em si, nem no propsito pelo qual foi dada por Deus.

A lei no tem o propsito de redimir os pecadores , mas o de revelar o pecado.

A lei no um meio que nos capacita a vencer o pecado.

Hb 9 Descreve o Santo dos Santos para demonstrar que havia uma estreita conexo entre o ritual Aranico e o sacrifcio que Cristo fez de Si mesmo. O ritual Levtico era uma figura e sombra (8.5) do santurio celestial.

Passa do tabernculo terrestre para o celestial.


A carta aos Hebreus liga o Velho e o Novo Testamento: -Valores da lei X Valores da graa -Smbolos X Realidade -Antiga aliana X Nova aliana -Passado X Futuro

TEOLOGIA DE HEBREUS
Mostrar algo melhor para um povo que j tem um pacto com Deus um desafio. Os hebreus cristos ainda estavam apegados a personagens do Velho Testamento: Abrao, Moiss, Aaro, Josu, Davi, profetas, anjos, etc. Ento, a carta apresenta Cristo como sendo: Filho de Deus (divino) - 4.14 (ex. pai da aviao) Sumo sacerdote para sempre - 6.20 Autor da salvao - 2.10. Autor e consumador da f. - 12.2. etc... Em Cristo, Deus finda a sua revelao, que iniciara falando de muitas maneiras, os profetas apresentaram a Lei, poesias, histrias e profecias; de forma oral, escrita, vises, sonhos.

Qualquer que fosse o mtodo eram revelaes preliminares, progressivas e muitas.

Jesus, o Filho de Deus, com sua categoria superior a qualquer outra (1.2,3), seja dos anjos (1.4 a Lei fora dada pelos anjos At 7.53), de Moiss (3.3) ou do sacerdcio levtico (8.1,2). Para criar o universo, mant-lo e gui-lo, teve apenas de falar, pois nenhum problema moral estava envolvido. Para aniquilar o pecado teve de morrer na cruz. Assim o amor de Deus. 1.3 ... Ele se assentou direita da Majestade nas alturas, no indica repouso, mas que a obra da redeno foi completada. 2.3 Negligenciar to grande salvao mais srio do que transgredir a Lei.

Em 7.21 Cristo o sumo sacerdote e em 9.26,28; 10.10 o sacrifcio pelos nossos pecados Jesus corretamente representado por essas duas figuras. Sacerdote por dirigir-se a Deus em favor do homem. o nosso sacrifcio, por ter oferecido a si mesmo na cruz por nossos pecados. (7:27).

Ele o ofertante e tambm a oferta; o que sacrifica e o que sacrificado.

Em Lv 16.11 Deus estabeleceu sacrifcios de sangue "para fazer expiao" dos pecados. Em Hb 10.11 o sacerdote "se apresenta dia aps dia a exercer o servio sagrado e a oferecer muitas vezes os mesmos sacrifcios, que nunca jamais podem remover pecados". Os sacrifcios no tinham o propsito de remover o pecado, mas serviam como lembretes anuais a respeito dos pecados do povo (10.1-4), para no se sentirem mais culpados 10.2. Um sacrifcio consciente de algum que por sua prpria vontade desejava obedecer aos mandamentos de Deus. O sacrifcio de Jesus fez com que os cristos se tornassem aceitveis a Deus (10.8-10), pois removeu definitivamente os pecados (10.18). A morte de Cristo na cruz elimina a necessidade de sacrifcios.

Em substituio lei de Moiss e ao culto da antiga aliana, com o seu complicado cerimonial e os seus sacrifcios, Cristo entrega o seu corpo como oferta feita uma vez para sempre (9.28) Nela que o sacerdcio levtico, as ofertas e os sacrifcios rituais prescritos pela lei mosaica alcanam a plenitude do seu sentido.

- Por essa razo, Cristo o mediador de uma nova aliana para que os que so chamados recebam a promessa da herana eterna, visto que ele morreu como resgate pelas transgresses cometidas sob a primeira aliana 9.15.
Desse modo, se constitui em fiador (7.22), isto , em penhor e garantia de uma aliana nova e definitiva .

Hb 6.4-6 : Perde-se a salvao?


O texto pode estar se referindo aos no crentes que professam um cristianismo no verdadeiro (3.14). Por exemplo, Judas Iscariotes, que andou com Jesus, foi enviado e comissionado por Jesus em misses, recebeu "autoridade sobre espritos imundos para os expelir e para curar toda sorte de doenas e enfermidades" (Mt 10:1), no entanto, em sua orao, Jesus fala de Judas como o "filho da perdio" (Jo 17:12). (Salvao como passar por uma porta, mas tambm um caminho)

A descrio dessas pessoas compatvel com um crente: (1)Tinham experimentado o "arrependimento" (6:6), que condio para a salvao (At 17:30); (2) Refere-se queles "que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial" (6:4); (3) Eles "se tornaram participantes do Esprito Santo" (v. 4); (4) "provaram a boa palavra de Deus" (v. 5); (5) Tambm "os poderes do mundo vindouro ' (v. 5).

Se so crentes a questo que surge diz respeito a sua situao depois que "caram" (v. 6).
Os arminianos crem que tais pessoas perderam a salvao, o que contradiz o ensino de Jo 10.27-29; Rm 11.29 e Fp 1.6.

A palavra correspondente ao verbo "cair" (para-peiontas) "desviar-se do rumo", e no indica uma ao sem retorno. O fato de que "impossvel" que eles de novo se arrependam indica a natureza do arrependimento que para sempre. Eles no necessitam arrepender-se novamente, j que isso foi feito uma vez e suficiente para a "eterna redeno"(9:12).

Os que se "desviaram"(queda) no precisam se arrepender de novo para serem salvos, assim como no mais necessrio que Cristo morra de novo na cruz (6:6).
Basta se reconciliarem. Deus sabe onde h verdadeira f e onde h apenas concordncia intelectual convencidas e no convertidas (4.13). (Apostasia = sair da posio)

FUNDAMENTOS DA NOVA PROPOSTA


Hebreus cobra dos crentes um outro nvel de conhecimento, de modo a no dependerem de objetos sagrados, lugares ou sacerdotes terrenos: destaca a f. O cap 11 mostrar aos hebreus que at mesmo seus antepassados, os pais, juzes e profetas, viveram e serviram a Deus e venceram pela f. Convinha que seguissem tal exemplo e se desvencilhassem de toda dependncia visual do cerimonial judaico. 11.1 ... a f a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que no vemos.

A f o fundamento das coisas que se esperam (11.1) e o fundamento da f a palavra de Deus, A f vem pelo ouvir... a palavra de Cristo". (Rm.10.17).
O fundamento da f aquilo em que cremos; pela f aguardamos que um fato acontea. O fato que se espera foi prometido por Deus? I Jo.5.14 Se sim ento nossa f est fundada na promessa, na palavra de Deus, se for negativa, estaremos esperando por algo que no vir. Pode-se crer em algo que corresponda a um desejo pessoal e ser alcanado se for acessvel pelas possibilidades humanas, mas se depender de uma ao de Deus dever estar fundamentada na palavra de Deus. Alm da palavra escrita na Bblia, Deus pode nos falar de modo especfico, ao orarmos, visando situaes particulares da nossa vida, nos ajude no momento da necessidade (4.16).

Havendo f na palavra dita por Deus, ainda cabe, em muitos casos, a ao humana coerente com a palavra: a obedincia. Algumas promessas divinas so incondicionais, acontecero de qualquer forma, outras vm condicionadas obedincia. Por exemplo, a promessa de Deus a Abrao estava ligada a uma ordem: "Sai da tua terra e da tua parentela. Sobre esta palavra, Abrao depositou sua f e obedeceu. Abrao saiu sem saber para onde ia. A obedincia, que pressupe f, a construo sobre a palavra de Deus. A desobedincia tambm um tipo de construo, destinada a ruir sobre o seu construtor. (3.18,19; 4.1,2)

CINCO ADVERTNCIAS
O perigo da negligncia (2.1-4), O perigo da incredulidade (3.7 4.13), O perigo da imaturidade espiritual (5.11-6.20), O risco de deixar de perseverar (10.26-39) O perigo de recusar a Deus (12.25-29).

Exortaes para se seguir um proceder fiel. (13.1-25)


Manifeste amor fraternal, seja hospitaleiro, ore pelos crentes que sofrem, mantenha o matrimnio honroso e contente-se com as coisas presentes. No se deixar levar por ensinos estranhos. Fazer o bem e repartir com os outros. Resista aos que perseguem os cristos; Louve a Deus. Seja obediente aos que tomam a dianteira.

Toda a Bblia em um ano: De Colossenses a Apocalipse; Dusilek, Darci; 6 Ed. Rio de Janeiro; Ed. Horizonal, 2005 Manual Bblico SBB; trad. Noronha, Lailah; So Paulo; Ed. Sociedade Bblica do Brasil; 2008 Textos Bblicos extrados: Bblia Sagrada Nova Verso Internacional; So Paulo; Ed. Vida; 2001 MacDonald, Willian, Comentrio Bblico Popular, So Paulo, Ed. Mundo Cristo, 1 edio, 2008 BRUCCE, F. F. Comentrio Bblico NVI. So Paulo, Ed. Vida, 1 edio, 2008 Reflexes extradas da World Wide Web
33

S-ar putea să vă placă și