Sunteți pe pagina 1din 36

TABAGISMO E ALCOOLISMO

ENF. STELLI KAREN DE FREITAS

TABACO
O tabaco uma planta cujo nome cientfico Nicotina tabacos, da qual extrada uma substncia chamada nicotina. O seu uso surgiu aproximadamente no ano 1000 A.C.

No incio, utilizado com fins curativos, atravs do cachimbo, difundiu-se rapidamente, atingindo sia e frica, no sculo XVII. No sculo seguinte algumas pessoas comaram a utiliza-lo para aliviar enxaquecas.

No sculo XlX iniciou-se o uso do charuto. Por volta de 1840 a 1850, surgiram as primeiras descries de homens e mulheres fumando cigarros, porm somente aps a Primeira Guerra Mundial (1914 a 1918) o seu consumo apresentou uma grande expanso.

A partir da dcada de 60, surgiram os primeiros relatrios cientficos que relacionaram o cigarro ao adoecimento do fumador e hoje existem inmeros trabalhos comprovando os malefcios do tabagismo sade do fumador e do no-fumador.

COMPOSIO DO CIGARRO

EFEITOS IMEDIATOS:
Facilita a memria; Reduz a agressividade; Diminui o aumento de peso e apetite em relao a doces; Aumenta os gastos de energia; Causa dependncia.

A longo prazo ....


Bronquite cronica Enfisema pulmonar

ENVELHECIMENTO PRECOCE
Pesquisa realizada com irms gemeas durante dois anos, uma tabagista a outra nunca fumou.
Nunca Fumou Fumante h anos

Cancro do Pulmo

Trombose e enfarte do miocardio

lceras digestivas

Cncer

Tratamento
Informar ao dependente os maleficios causados pelo tabagismo; Incentiva-lo a procurar ajuda de um profissional; Existem medicamentos que amenisam a ansiedade de fumar; Existem medicamentos, gomas de mascar e at balas que amenisam a abstinencia de nicotina; Fazer caminhadas, praticar esportes e atividades de lazer de fundamental importncia.

Este final pode ser mudado...

ALCOOLISMO
O que ? O alcoolismo o conjunto de problemas relacionados ao consumo excessivo e prolongado do lcool; entendido como o vcio de ingesto excessiva e regular de bebidas alcolicas, e todas as conseqncias decorrentes.

COMO OCORRE A DEPENDNCIA?


Primeiramente em busca de prazer, a pessoa quer se satisfazer com os prazeres que o alcool preporciona. A partir de determinado momento o organismo no consegue mais se satisfazer e obter o mesma satisfao com a bebida alcoolica, porm no consegue se desfazer dela, pois o

organismo j esta dependente.

EFEITOS IMEDIATOS:
Funciona como um depressor do sistema nervoso central; Estado inicial de euforia e desinibio; Estado de sonolncia deturpao da viso e diminuio da capacidade de reao; Vomitos, diarria , sede, dor de cabea e desidratao Lentido dos reflexos e perda de equilibrio;

Em demasia pode levar a coma etilico.

A LONGO PRAZO..
ATROFIA CEREBRAL

ANEMIA

HEPATITE OU CIRROSE

PROBLEMAS SOCIAIS
Eexcluso social

PROBLEMAS NO TRABALHO, DESEMPREGO;

PROBLEMAS COM A FAMILIA;

ACIDENTES DE TRANSITO

JAQUELINE SABURIDO, 20 ANOS.

No dia 19 de setembro de 1999, enquanto voltava de carro para casa, com dois amigos, sofreu um acidente automobilstico provocado pela coliso de um carro conduzido por um rapaz embriagado. Os dois amigos de Jacqueline morreram. Ela, por causa da exploso e

do incndio, durante 45 segundos sofreu


queimaduras que a deixaram com quase 60% do

corpo deformado.

J vimos os transtornos causados pelo alcoolismo... E como devemos agir??

ORIENTAES
Instruir a repeito dos maleficios caudados pela bebida, Apoiar a pessoa a estar procurando tratamento; Informa-la que ao estar fazendo o tratamento ela estara tendo apoio de profissionais , e medicamentos para ajuda-l.

E princialmente.. Respeito, amor e compreenso so essenciais em qualquer tratamento !

Deus fica perto de onde as pessoas demonstram amor umas s outras.

Obrigada !

S-ar putea să vă placă și