Sunteți pe pagina 1din 21

3 tipos de crente na Igreja

I CORINTIOS 2 12 Ora, ns no temos recebido o esprito do mundo, mas sim o Esprito que provm de Deus, a fim de compreendermos as coisas que nos foram dadas gratuitamente por Deus; 13 as quais tambm falamos, no com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Esprito Santo, comparando coisas espirituais com espirituais. 14 Ora, o homem natural no aceita as coisas do Esprito de Deus, porque para ele so loucura; e no pode entend-las, porque elas se discernem espiritualmente. 15 Mas o que espiritual discerne bem tudo, enquanto ele por ningum discernido.

O Homem/mulher natural
gr. psuchikos psuchikos
II PEDRO 2 12 Mas estes, como criaturas irracionais, por natureza feitas para serem presas e mortas, blasfemando do que no entendem, perecero na sua corrupo, 13 recebendo a paga da sua injustia; pois que tais homens tm prazer em deleites luz do dia; ndoas so eles e mculas, deleitando-se em suas dissimulaes, quando se banqueteiam convosco; 14 tendo os olhos cheios de adultrio e insaciveis no pecar; engodando as almas inconstantes, tendo um corao exercitado na ganncia, filhos de maldio; 15 os quais, deixando o caminho direito, desviaram-se, tendo seguido o caminho de Balao, filho de Beor, que amou o prmio da injustia,

ATOS 26 14 E, caindo ns todos por terra, ouvi uma voz que me dizia em lngua hebrica: Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura coisa te recalcitrar contra os aguilhes. 15 Disse eu: Quem s, Senhor? Respondeu o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues; 16 mas levanta-te e pe-te em p; pois para isto te apareci, para te fazer ministro e testemunha tanto das coisas em que me tens visto como daquelas em que te hei de aparecer; 17 livrando-te deste povo e dos gentios, aos quais te envio, 18 para lhes abrir os olhos a fim de que se convertam das trevas luz, e do poder de Satans a Deus, para que recebam remisso de pecados e herana entre aqueles que so santificados pela f em mim.

EFSIOS 2 1 Ele vos vivificou, estando vs mortos nos vossos delitos e pecados, 2 nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o prncipe das potestades do ar, do esprito que agora opera nos filhos de desobedincia, 3 entre os quais todos ns tambm antes andvamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e ramos por natureza filhos da ira, como tambm os demais.

TIAGO 4 4 Infiis, no sabeis que a amizade do mundo inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.

I CORINTIOS 2 14 Ora, o homem natural no aceita as coisas do Esprito de Deus, porque para ele so loucura; e no pode entend-las, porque elas se discernem espiritualmente.

O Homem/mulher espiritual
gr. pneumatikos - pneumatikos

I Corintios 2 15 Mas o que espiritual discerne bem tudo, enquanto ele por ningum discernido. I Corintios 3 1 E eu, irmos no vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a criancinhas em Cristo.

ROMANOS 8

1 Portanto, agora nenhuma condenao h para os que esto em Cristo Jesus. 2 Porque a lei do Esprito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. 3 Porquanto o que era impossvel lei, visto que se achava fraca pela carne, Deus enviando o seu prprio Filho em semelhana da carne do pecado, e por causa do pecado, na carne condenou o pecado. 4 para que a justa exigncia da lei se cumprisse em ns, que no andamos segundo a carne, mas segundo o Esprito. 5 Pois os que so segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que so segundo o Esprito para as coisas do Esprito. 6 Porque a inclinao da carne morte; mas a inclinao do Esprito vida e paz. 7 Porquanto a inclinao da carne inimizade contra Deus, pois no sujeita lei de Deus, nem em verdade o pode ser; 8 e os que esto na carne no podem agradar a Deus. 9 Vs, porm, no estais na carne, mas no Esprito, se que o Esprito de Deus habita em vs. Mas, se algum no tem o Esprito de Cristo, esse tal no dele. 10 Ora, se Cristo est em vs, o corpo, na verdade, est morto por causa do pecado, mas o esprito vive por causa da justia. 11 E, se o Esprito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vs, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo Jesus h de vivificar tambm os vossos corpos mortais, pelo seu Esprito que em vs habita. 12 Portanto, irmos, somos devedores, no carne para vivermos segundo a carne; 13 porque se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Esprito mortificardes as obras do corpo, vivereis. 14 Pois todos os que so guiados pelo Esprito de Deus, esses so filhos de Deus. 15 Porque no recebestes o esprito de escravido, para outra vez estardes com temor, mas recebestes o esprito de adoo, pelo qual clamamos: Aba, Pai! 16 O Esprito mesmo testifica com o nosso esprito que somos filhos de Deus; 17 e, se filhos, tambm herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se certo que com ele padecemos, para que tambm com ele sejamos glorificados.

GLATAS 5 16 Digo, porm: Andai pelo Esprito, e no haveis de cumprir a cobia da carne. 17 Porque a carne luta contra o Esprito, e o Esprito contra a carne; e estes se opem um ao outro, para que no faais o que quereis. 18 Mas, se sois guiados pelo Esprito, no estais debaixo da lei. 19 Ora, as obras da carne so manifestas, as quais so: a prostituio, a impureza, a lascvia, 20 a idolatria, a feitiaria, as inimizades, as contendas, os cimes, as iras, as faces, as dissenses, os partidos, 21 as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como j antes vos preveni, que os que tais coisas praticam no herdaro o reino de Deus. 22 Mas o fruto do Esprito : o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade. 23 a mansido, o domnio prprio; contra estas coisas no h lei. 24 E os que so de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixes e concupiscncias. 25 Se vivemos pelo Esprito, andemos tambm pelo Esprito. 26 No nos tornemos vangloriosos, provocando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.

ROMANOS 8 12 Portanto, irmos, somos devedores, no carne para vivermos segundo a carne; 13 porque se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Esprito mortificardes as obras do corpo, vivereis. 14 Pois todos os que so guiados pelo Esprito de Deus, esses so filhos de Deus.

3 tipos de crente na Igreja


I CORINTIOS 2 12 Ora, ns no temos recebido o esprito do mundo, mas sim o Esprito que provm de Deus, a fim de compreendermos as coisas que nos foram dadas gratuitamente por Deus; 13 as quais tambm falamos, no com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Esprito Santo, comparando coisas espirituais com espirituais. 14 Ora, o homem natural no aceita as coisas do Esprito de Deus, porque para ele so loucura; e no pode entend-las, porque elas se discernem espiritualmente. 15 Mas o que espiritual discerne bem tudo, enquanto ele por ningum discernido.

1 Os Mortos

Pode parecer vivos


MATEUS 23 27 Ai de vs, escribas e fariseus, hipcritas! porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas por dentro esto cheios de ossos e de toda imundcia. 28 Assim tambm vs exteriormente pareceis justos aos homens, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e de iniqidade.

Pode estar na igreja

APOCALIPSE 3 1 ... Conheo as tuas obras; tens nome de que vives, e ests morto.

Pode o morto louvar?


SALMOS 115 17 Os mortos no louvam ao Senhor, nem os que descem ao silncio!

2 Quase vivos

Pode parecer vivos


MATEUS 7 21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrar no reino dos cus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que est nos cus. 22 Muitos me diro naquele dia: Senhor, Senhor, no profetizamos ns em teu nome? e em teu nome no expulsamos demnios? e em teu nome no fizemos muitos milagres?

23 Ento lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vs que praticais a iniqidade.

Parece estar em paz mas invejoso PROVRBIOS 14 30 O corao tranqilo a vida da carne; a inveja, porm, a podrido dos ossos.

Buscam na pobreza santificao JOO 10 10 O ladro no vem seno para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundncia.

3 - Vivos

3 Vivos
a) Aquele que estar vivo anda com Deus. Dt 4:4 "Mas vs, que vos apegastes ao Senhor vosso Deus, todos estais hoje vivos. b) Aquele que estar vivo um adorador. Jo 4.23 "Mas a hora vem, e agora , em que os verdadeiros adoradores adoraro o Pai em esprito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. c) Aquele que estar vivo participante das promessas divinas. Josu 24:1-25 d) Transmite vida para os que parecem estar quase vivos e para os mortos. EZEQUIEL (cap. 37:9) Ento ele me disse: Profetiza ao flego da vida, profetiza, filho do homem, e dize ao flego da vida: Assim diz o Senhor Deus: Vem dos quatro ventos, flego da vida, e assopra sobre estes mortos, para que vivam .

e) Aquele que estar vivo participante das promessas celestiais. ll Pe 1.4. "pelas quais ele nos tem dado as suas preciosas e grandssimas promessas, para que por elas vos torneis participantes da natureza divina.
f) Transmite vida para os que parecem estar quase vivos e para os mortos. Sl 146.2 "Louvarei ao Senhor durante a minha vida; cantarei louvores ao meu Deus enquanto viver.
.

S-ar putea să vă placă și