Sunteți pe pagina 1din 30

Just in time

Just in time um sistema de administrao da


produo que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organizao, para reduzir estoques e os custos decorrentes. O just in time o principal pilar do Sistema Toyota de Produo ou Produo enxuta.

Conceitos

O conceito de just in time est relacionado ao de produo por demanda, onde primeiramente vende-se o produto para depois comprar a matria prima e posteriormente fabric-lo ou montlo. Nas fbricas onde est implantado o just in time o estoque de matrias primas mnimo e suficiente para poucas horas de produo. Para que isto seja possvel, os fornecedores devem ser treinados, capacitados e conectados para que possam fazer entregas de pequenos lotes na frequncia desejada. A reduo do nmero de fornecedores para o mnimo possvel um dos fatores que mais contribui para alcanar os potenciais benefcios da poltica just in time. Esta reduo, gera, porm, vulnerabilidade em eventuais problemas de fornecimento, j que fornecedores alternativos foram excludos. A melhor maneira de prevenir esta situao selecionar cuidadosamente os fornecedores e arranjar uma forma de proporcionar credibilidade dos mesmos de modo a assegurar a qualidade e confiabilidade do fornecimento.

Utilizao
As modernas fbricas de Hoje so construdas em condomnios industriais (Distritos Industriais), onde os fornecedores just in time esto a poucos metros e fazem entregas de pequenos lotes na mesma frequncia da produo da montadora, criando um fluxo contnuo. O sistema de produo adapta-se mais facilmente s montadoras de produtos onde a demanda de peas relativamente previsvel e constante, sem grandes oscilaes.

Mas afinal, o que Just in time?


uma estratgia para aperfeioamento contnuo do desempenho, atravs da eliminao de qualquer tipo de perda, que requer a aplicao de tcnicas especiais de produo. Exige e estimula o aperfeioamento contnuo da qualidade e da produtividade de todas as atividades, desenvolvendo a capacidade latente de todos dentro da empresa.

Objetivos
Flexibilizar a empresa; Produzir somente os produtos necessrios;

Produzir com a qualidade requerida;


Menor lead time na concepo de novos produtos; Menor lead-time na manufatura; Melhor atendimento ao cliente;

Objetivos
Menor perda; Maior retorno no investimento;

Reduo de estoques;
Reduo de custos; Gerar espao na fbrica; Produzir por mtodos que permitam o envolvimento das pessoas; Melhoramento contnuo da produtividade e da qualidade.

Ferramentas Just in time - Kanban


Kanban significa literalmente registro ou placa visvel. Em Administrao da produo significa um carto de sinalizao que controla os fluxos de produo ou transportes em uma indstria. O carto pode ser substitudo por outro sistema de sinalizao, como luzes, caixas vazias e at locais vazios demarcados. Coloca-se um Kanban em peas ou partes especficas de uma linha de produo, para indicar a entrega de uma determinada quantidade. Quando se esgotarem todas as peas, o mesmo aviso levado ao seu ponto de partida, onde se converte num novo pedido para mais peas. Quando for recebido o carto ou quando no h nenhuma pea na caixa ou no local definido, ento deve-se movimentar, produzir ou solicitar a produo da pea. O Kanban permite agilizar a entrega e a produo de peas. Pode ser empregado em indstrias montadoras, desde que o nvel de produo no oscile em demasia. Os Kanbans fsicos (cartes ou caixas) podem ser Kanbans de Produo ou Kanbans de Movimentao e transitam entre os locais de armazenagem e produo substituindo formulrios e outras formas de solicitar peas, permitindo enfim que a produo se realize Just in time

Ferramentas Just in time - Kaizen


Kaizen (do japons , mudana para melhor) uma palavra de origem japonesa com o significado de melhoria contnua, gradual, na vida em geral (pessoal, familiar, social e no trabalho). Nos anos 50, os japoneses retomaram as idias da administrao clssica de Taylor e as crticas delas decorrentes para renovar sua indstria e criaram o conceito de Kaizen, que significa aprimoramento contnuo. Essa prtica (exprimindo uma forte filosofia de vida oriental e sendo, por sua vez tambm, uma filosofia, uma cultura) visa o bem no somente da empresa como do homem que trabalha nela. As empresas so municiadas com ferramentas para se organizarem e buscarem sempre resultados melhores. Partindo do princpio de que o tempo o melhor indicador isolado de competitividade, atua de forma ampla para reconhecer e eliminar os desperdcios existentes na empresa, sejam em processos produtivos j existentes ou em fase de projeto, produtos novos, manuteno de mquinas ou, ainda, processos administrativos. Hoje melhor do que ontem, amanh melhor do que hoje! Para o Kaizen, sempre possvel fazer melhor, nenhum dia deve passar sem que alguma melhoria tenha sido implantada, seja ela na estrutura da empresa ou no indivduo. Sua metodologia traz resultados concretos, tanto qualitativamente, quanto quantitativamente, em um curto espao de tempo e a um baixo custo (que, conseqentemente, aumenta a lucratividade), apoiados na sinergia gerada por uma equipe reunida para alcanar metas estabelecidas pela direo da empresa. O Sistema de produo Toyota conhecido pela sua aplicao do princpio do Kaizen.

Kaizen
Uma analogia conhecida a de uma histria chamada "O Tesouro de Bresa", na qual um pobre alfaiate compra um livro com o segredo de um tesouro. Para descobrir o segredo, ele tem que decifrar todos os idiomas escritos no livro. Ao estudar e aprender estes idiomas, comeam a surgir oportunidades, e ele lentamente (de forma segura) comea a prosperar. Depois, preciso decifrar os clculos matemticos do livro. obrigado a continuar estudando e se desenvolvendo, e a sua prosperidade aumenta. No final da histria, no existe tesouro algum - na busca do segredo, a pessoa se desenvolveu tanto que ela mesma passa a ser o tesouro. O processo de melhoria no deve acabar nunca, e os tesouros so conquistados com saber e trabalho. Por isso, a viagem mais importante que o destino.

Ferramentas Just in time poka yoke

Poka-yoke (pronuncia-se poc-ioqu) um dispositivo a prova de erros destinado a evitar a ocorrncia de defeitos em processos de fabricao e/ou na utilizao de produtos. Este conceito faz parte do Sistema Toyota de Produo e foi desenvolvido primeiramente por Shigeo Shingo, a partir do princpio do "no-custo". Um exemplo a impossibilidade de remover a chave da ignio de um automvel se a sua transmisso automtica no estiver em "ponto morto", assim o motorista no pode cometer o erro de sair do carro em condies inseguras. Segundo Shingo (1996, p.55), inspeo sucessiva, auto-inspeo e inspeo da fonte podem ser todas alcanadas atravs do uso de mtodos Poka-yoke. O Poka-yoke possibilita a inspeo 100% atravs de controle fsico ou mecnico. Quanto s funes de regulagem do Poka-yoke h duas maneiras onde ele pode ser usado para corrigir erros: Mtodo de Controle: Quando o Poka-yoke ativado, a mquina ou linha de processamento pra, de forma que o problema possa ser corrigido. Mtodo de advertncia: Quando o Poka-yoke ativado um alarme soa ou uma luz sinaliza, visando alertar o trabalhador.

Ferramentas Just in time - gemba

GEMBA uma palavra japonesa que em portugus representa o local onde ocorrem as aes. Portanto podemos dizer que o local onde os produtos so fabricados, ou seja, para ns brasileiros, o cho de fbrica.
Esta palavra GEMBA est inserida dentro da filosofia KAISEN, onde as dificuldades sero superadas e resolvidas se forem discutidas e analisadas no seu ponto de ocorrncia, ou seja, no GEMBA.

Ferramentas Just in time - jidoka

Autonomao descreve um recurso de projeto de mquinas para desempenhar o princpio de "Jidoka" utilizado pelo Sistema Toyota de Produo . Autonomao, ou Jidoka, pode tambm ser descrito como "automao inteligente'" ou "automao com toque humano". Este tipo de automao implementa algumas funes supervisoras antes das funes de produo. Na Toyota isto geralmente significa que, se uma situao anormal aparecer, a mquina pra e o os operrios pararo a linha de produo. Autonomao previne produtos defeituosos, elimina superproduo e foca a ateno na compreenso do problema e assegurar que esse problema no se repita.

Ferramentas Just in time - Andon

O Andon, uma das ferramentas utilizadas pelo just in time, uma forma de gesto vista das ocorrncias e resultados do local de trabalho, apresentando nas formas de quadros, sinalizadores sonoros ou visuais (foto 01). Esta sistemtica muito utilizada nas linhas de produes, no qual o operador tem a possibilidade de parar a linha, atravs de algum dispositivo ,como por exemplo: a utilizao de uma corda para parar a linha. O operador solicita, a ajuda de tcnicos, engenheiros e demais profissionais para resoluo de um determinado problema.

Aplicaes

Transporte; Movimentao; Distribuio; Suprimentos.

Tcnicas de produo JIT

Perda zero; Kanban; Setup rpido; Qualidade na Fonte; Dispositivo a prova de falhas; Manufatura celular; Manuteno produtiva total; Atividades de pequenos grupos.

Perda Zero
Os objetivos do programa perda zero so: eliminar perdas, reduzir ao mximo trabalho adicional sem valor e aumentar o trabalho efetivo.

Os sete desperdcios: 1 - Estoques

Os sete desperdcios: 2 - Transportes

Os sete desperdcios: 3 - Retrabalhos

Os sete desperdcios: 4 Processo desnecessrio

Os sete desperdcios: 5 Movimentos

Os sete desperdcios: 6 Espera

Os sete desperdcios: 7 Excesso de produo

Kanban
O kanban um sistema de controle fsico que consiste em cartes e containers (recipientes), cujo o objetivo assinalar a necessidade de mais material e assegurar que tais peas sejam produzidas e entregues a tempo de garantir a fabricao ou montagem subsequente.

Setup Rpido
Para diminuir o tempo de preparao (setup) da produo de um lote de peas, procura-se eliminar os procedimentos desnecessrios, racionalizar ao mximo possvel os procedimentos necessrios e utilizar ao mximo possvel procedimentos paralelos.

Qualidade na fonte
Uma meta de contnuo melhoramento da qualidade e uma rejeio ao conceito tradicional de nvel de aceitvel de qualidade.

Dispositivos a prova de falhas


uma tcnica de auto controle da qualidade na fonte, evitando a gerao de defeitos e uma ferramenta para automao de baixo custo.

Manuteno produtiva total


Com baixos nveis de estoque, torna-se necessrio evitar ao mximo paradas de produo, devido a quebra de mquinas ou de equipamentos. A manuteno produtiva total uma tcnica para se alcanar desvio zero nos processos, com envolvimento com o pessoal de produo.

Manufatura celular
uma tcnica para se produzir simultaneamente vrios produtos. Uma ferramenta para focalizar a produo. Cada clula utilizada para a fabricao de itens que passam pelas mesmas operaes, com isso consegue-se aumento da produtividade e equaciona-se o problema de lay-out da rea de processamento.

Atividades de pequenos grupos


uma tcnica que permite alcanar a participao do pessoal de piso de fbrica na eliminao das perdas e na soluo dos problemas nas fontes. Uma ferramenta essencial para o envolvimento de todos no JIT. Finalidades: Desenvolver o potencial humano, desenvolver as habilidades, aumentar a compreenso e a disponibilidade, implementar aperfeioamentos, aprender e ensinar uma ao outro e aperfeioar-se moralmente.

S-ar putea să vă placă și