Sunteți pe pagina 1din 22

Disciplina:

Direito Penal
Prof. Anderson Passos

Juiz de Direito
Ex- Procurador Federal Ex- Analista Judicirio do TRE-PE

Ex- Assistente Judicirio do TJ-PE


Especialista em Direito Constitucional pela UCAM Especialista em Direito Pblico pela PUC-MINAS

Bacharel em Direito pela UFPE

Disciplina:

Direito Penal
Professor: Anderson Passos

Introduo

1- Vingana X Direito Penal No se confundem. O Direito Penal existe para afastar a autotutela.

2- Fato Social X Fato Jurdico O Direito Penal exerce a tutela normativa dos bens jurdicos mais

relevantes

hierarquia

de

bens

jurdicos

Princpio

da

Fragmentariedade.

Definio de Direito Penal o conjunto de normas jurdicas que regulam o poder punitivo estatal em face dos atos humanos considerados infraes penais. Direito penal subjetivo o direito de punir do Estado Jus puniendi

Direito penal objetivo o conjunto de leis que regulam o exerccio do Jus puniendi

Sistema de Represso Penal

Dividido em trs esferas: 1- Policial; 2- Judicial; 3- Execuo Penal

Disciplina:

Direito Penal
Professor: Anderson Passos

Infrao Penal
Elementos e espcies

Conceito: a conduta contrria s normas incriminadoras de Direito Penal. No Brasil, adota-se o sistema dualista ou binrio:

Infrao Penal

Crime ou Delito
Contraven o Penal

Por outro lado, h pases que adotam o sistema tricotmico (ex. Itlia e Frana).
Crime = Delito Contravenes Penais = crime ano, crime vagabundo ou delito liliputiano.

Questo
ABIN/2010 CESPE:

No Cdigo Penal Brasileiro, adota-se, em relao ao conceito de crime, o sistema tricotmico, de acordo com o qual as infraes penais so separadas em crime, delitos e contravenes.
Resposta: Errada.

Qual as diferenas entre Crimes e Contravenes Penais?

1- Ontologicamente Inexistem diferenas. Escolha poltica do legislador; 2- Gravidade da Conduta Em regra, os crimes so mais graves do que as contravenes penais; 3- Quanto s penas: Crime: Recluso ou Deteno (isoladamente) e/ou multa (alternativa ou cumulativamente) Contraveno Penal: Priso simples e/ou multa (isoladamente, cumulativamente ou alternativamente).
Decreto-Lei 3914/41. Art 1 Considera-se crime a infrao penal que a lei comina pena de recluso ou de deteno, quer isoladamente, quer alternativa ou cumulativamente com a pena de multa; contraveno, a infrao penal a que a lei comina, isoladamente, pena de priso simples ou de multa, ou ambas. alternativa ou cumulativamente.

Crime de uso de substncia entorpecente Lei 11.343/03. Art. 28. Quem adquirir, guardar, tiver em depsito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorizao ou em desacordo com determinao legal ou regulamentar ser submetido s seguintes penas: I - advertncia sobre os efeitos das drogas; II - prestao de servios comunidade; III - medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo.

FENMENO: Despenalizao- STF RE-QO 430105 / RJ

OUTRAS DIFERENAS: a) Tentativa: punvel nos crimes, contudo, no se pune a tentativa de contraveno penal (Art. 4 do Decreto-Lei 3.688/41);

b) Tempo mximo de pena: no crime tempo mximo de cumprimento de pena de 30 anos. Por outro lado, nas contravenes penais o tempo mximo de cumprimento de pena de 05 anos (art. 10 do Decreto-Lei 3688/41);
c) Competncia para julgamento A Justia Estadual julga as contravenes penais, ainda que atinja bens, servios ou interesses da Unio (Art. 109, IV da CF)

Questes: - CESPE- 2009-DPE-PI (Adaptada) Aquele que pratica tentativa de contraveno penal deve ser punido, no entanto far jus causa de reduo de pena prevista no CP em seu limite mximo.

Questes: (FCC / 2012 TJ-PE / Tcnico Judicirio rea Judiciria e Administrativa) Para as contravenes penais, a lei prev a aplicao isolada ou cumulativa das penas de a) priso simples e deteno. b) recluso e deteno. c) multa e priso simples. d) deteno e multa. e) recluso e priso simples.

Questes: - Na legislao brasileira, o conceito de contraveno penal fixado pela(o) a. gravidade da conduta b. resultado c. pena cominada d. conduta e. pena aplicada

Disciplina:

Direito Penal
Professor: Anderson Passos

Sujeito Ativo e Sujeito Passivo


da infrao penal

Sujeito ativo do crime: aquele que realiza a conduta tpica, praticando uma infrao penal ou comanda a realizao desta (autor), ou ainda aquele que, de algum modo, colabora para a prtica da infrao penal (partcipe). Obs. Coautoria- Ocorre quando vrias pessoas realizam as caractersticas do tipo (Celso Delmanto) Participao Ocorre quando no praticam atos executrios, mas concorrem, de qualquer modo, para a sua realizao (Celso Delmanto). Quem pode ser sujeito ativo do crime?

Homem? Animal? Incapaz? Morto? Pessoa Jurdica?

Somente seres humanos vivos podem praticar infraes penais.


Os animais podem ser instrumentos da ao criminosa de algum, mas no praticam, por si mesmos, crimes. Mortos e seres inanimados no podem praticar crimes, posto que no realizam conduta. Incapazes Entende a teoria bipartida (crime o fato tpico e ilcito), que os inimputveis (menores de 18 anos, alienados e retardados mentais) podem ser sujeitos ativos de crimes. Contudo, a maior parte da doutrina adota a teoria tripartida (crime o fato tpico, ilcito e culpvel), entendendo-se que os os inimputveis no cometem crimes. Os menores de 18 anos so julgados de acordo com o Estatuto da Criana e do Adolescente). J os alienados mentais no podem ser condenados. Se cometerem um fato tpico e ilcito, recebero sentena de absolvio imprpria, sendo submetidos a uma medida de segurana e no a uma pena.

Pessoa Jurdica: A CF/88 admitiu a prtica de crimes por pessoas jurdicas em duas ocasies: no art. 173, 5 (atos praticados contra a ordem econmica e financeira e contra a economia popular) e no art. 225, 3 (condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente). Como normas de eficcia limitada, tais artigos necessitam de regulamentao infracontitucional para produzirem efeitos. At hoje, apenas o art. 225 foi regulamentado pela Lei 9.650/98 (Lei de Crimes Ambientais), que prev penas especficas para pessoas jurdicas. Sistema da dupla imputao Para haver a responsabilidade da pessoa jurdica tambm dever ser responsabilizada a pessoa fsica que determinou a ao.

Constituio Federal
Art. 225. Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv- lo para as presentes e futuras geraes. 3 - As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitaro os infratores, pessoas fsicas ou jurdicas, a sanes penais e administrativas, independentemente da obrigao de reparar os danos causados.

Crime comum qualquer pessoa pode comet-lo. Ex. Homicdio Crime Prprio - O agente necessita de uma caracterstica especial para comet-lo. Admite coautoria Peculato. art. 312 CP); Crime de mo propria Somente o agente pode pratic-lo, no se admitindo coautoria Ex. Falso testemunho. art. 342 do CP)

Sujeito Passivo: aquele que tem o bem jurdico atingido pela prtica da infrao penal. 1- Constante ou Formal O Estado (sempre atingido quando a ordem jurdica no obedecida) 2- Eventual ou Material- O titular do bem jurdico penalmente protegido. Pode ser a Pessoa Jurdica (inclusive crimes contra a honra), o nascituro, o incapaz, etc. Crimes Vagos O Sujeito passivo material no tem personalidade jurdica (ex. A famlia, a sociedade)

Princpio da Lesividade: Para haver uma infrao penal, a leso deve atingir um bem jurdico que pertena a uma pessoa diferente do causador. Ou seja, no existe a possibilidade de um indivduo ser, ao mesmo tempo, sujeito ativo e sujeito passivo de uma mesma infrao penal. Ex. Se o indivduo corta a sua prpria perna (autoleso), no h crime de leso corporal (Art. 129 do CP) Contudo, deve-se lembrar que a autoleso pode caracterizar o crime de fraude para recebimento de seguro (Art. 171, 2o, V do CP) ou criao de incapacidade para se furtar ao servio militar (Art. 184 do CPM), sendo que, nestes casos, est sendo atingido bem jurdico de terceiro.

S-ar putea să vă placă și