Sunteți pe pagina 1din 22

DIREITO CONSTITUCIONAL III

UNIDADE I DIREITOS FUNDAMENTAIS

9 LIMITAES AOS DIREITOS FUNDAMENTAIS


9.5 Limites dos limites Meados Sc. XX atuao erosiva dos poderes constitudos esvaziamento da eficcia dos direitos fundamentais. Avanos doutrinrios e jurisprudenciais (Alemanha) Instrumentos destinados a controlar as ingerncias sobre os direitos fundamentais.

9.5 LIMITES DOS LIMITES


Eventuais limitaes fundamentais dos direitos

devem guardar compatibilidade formal e material com a Constituio.

9.5 LIMITES DOS LIMITES


Compatibilidade formal: devido primazia da Constituio na estrutura do ordenamento, suas normas representam atos de vinculao hierrquica, que estabelecem tambm diretivas formais para atuao da autoridade estatal.

- Competncia; - procedimento; - forma.

9.5 LIMITES DOS LIMITES


Compatibilidade material: plexo de princpios substanciais calcados, essencialmente, nos valores da dignidade da pessoa humana e na proteo dos direitos fundamentais

- proteo do ncleo essencial desses direitos; atendimento das exigncias da proporcionalidade; - proibio de retrocesso.

9.5 LIMITES DOS LIMITES


Os limites dos limites a serem aqui tratados so os de carter material. H controvrsia doutrinria acerca da incluso da proibio de retrocesso como limite dos limites.

9.5 LIMITES DOS LIMITES


Os limites dos limites funcionam como barreiras limitao destes direitos. Constituio do Brasil - 1988
Alemanha art. 19, II Portugal art. 18. II e III

No h previso expressa aos limites dos limites dos direitos fundamentais.

9.5 LIMITES DOS LIMITES


Ausncia de expressa constitucional no Brasil previso

Tradio doutrinria e jurisprudencial nacional recepcionou os limites dos limites, mesmo sendo objeto de muitas controvrsias, sobretudo no que se refere prtica jurisdicional.

9.5 LIMITES DOS LIMITES


Dentre os limites dos limites, ocupam posio central a proporcionalidade e a proteo do ncleo essencial dos direitos fundamentais.

Mais perifericamente apontados na doutrina, tambm se encontram a proibio de restries casusticas, a no-retroatividade da lei restritiva e a proibio de retrocesso.

9.5 LIMITES DOS LIMITES


9.5.1 Proteo do ncleo essencial a) Noo de ncleo essencial O princpio da proteo do ncleo essencial aponta para o reconhecimento de parcela do contedo de um direito sem a qual ele perde a sua mnima eficcia, deixando de ser reconhecido como um direito fundamental. (Ingo Wolfgang Sarlet)

9.5 LIMITES DOS LIMITES


H contedos inviolveis dos direitos fundamentais posies mnimas indisponveis s intervenes dos poderes estatais.

Mesmo quando o legislador est constitucionalmente autorizado a editar normas restritivas permanece vinculado salvaguarda do ncleo essencial dos direitos fundamentais.

9.5 LIMITES DOS LIMITES


b) Modelos tericos sobre a proteo do ncleo essencial dos direitos fundamentais No h consenso terico e jurisprudencial a respeito da ideia de proteo do ncleo essencial. Essencialmente, podem ser identificados dois modelos que tentam estabelecer a compreenso acerca do ncleo essencial.

9.5 LIMITES DOS LIMITES


b.1) Teoria Absoluta

Para esta teoria, haveria, no campo do direito fundamental, um espao passvel de limitao pelo legislador e, um outro espao, este intocvel pela ao restritiva do legislador. Limite do limite fixado a priori

9.5 LIMITES DOS LIMITES


Fragilidades da teoria i) Dificuldade ou impossibilidade de se caracterizar, de modo abstrato, a existncia desse ncleo essencial se o ncleo no identificado, como ser protegido? Sacrifcio do objeto de proteo. ii) A ideia de ncleo essencial remete existncia de elementos essenciais e elementos acidentais do direito como determinar o que essencial e o que acidental?

9.5 LIMITES DOS LIMITES


b.2) Teoria Relativa De acordo com esta teoria, o ncleo essencial deve ser identificado em cada caso, a partir do objetivo da norma restritiva, utilizando-se a tcnica da ponderao. Rejeita a ideia de um contedo essencial de contorno fixo e definvel a priori para cada direito fundamental. Contedo essencial relativo

9.5 LIMITES DOS LIMITES


Principal fragilidade da teoria

Exagerada flexibilidade fundamentais

dos

direitos

descaracterizao desses direitos como princpios centrais do sistema constitucional.

9.5 LIMITES DOS LIMITES


c) Proteo ao ncleo essencial no Brasil
Como verificado, a CB/88 no prev, expressamente, a proteo do ncleo essencial. A doutrina ainda tmida no tratamento do tema. A ideia de ncleo essencial tem sido utilizada pelo STF para interpretar as limitaes materiais ao poder de reforma Art. 60, 4 - CB/88

9.5 LIMITES DOS LIMITES


ADI 2024 Rel. Min. Seplveda Pertence 2007 arguio de inconstitucionalidade de preceito que, supostamente, tendia a abolir a forma federativa de Estado art. 60, 4, inc. I - CB/88

STF as limitaes materiais ao poder constituinte de reforma (...) no significam a intangibilidade literal da respectiva disciplina na Constituio originria, mas apenas a proteo do ncleo essencial dos princpios e institutos cujas preservao nelas se protege.

9.5 LIMITES DOS LIMITES


Caso de maior repercusso Lei 8.072/1990 art. 2, 1 - Crimes Hediondos Habeas Corpus n 82.959 Rel. Min. Marco Aurlio 2006
Voto do Min. Cezar Peluso a imposio de um regime nico e inflexvel para o cumprimento da pena (...) atinge o prprio ncleo do princpio individualizador art. 5, inc. XLVI CB/88

9.5 LIMITES DOS LIMITES


9.5.2 Princpio da Proporcionalidade e sua dupla funo como proibio de excesso e proibio de proteo insuficiente Para a efetivao de seus deveres de proteo, o Estado corre o risco de afetar, de modo desproporcional, outros direitos fundamentais

Hipteses mais correntes de aplicao do princpio da proporcionalidade como critrio de controle de constitucionalidade das medidas restritivas de direitos fundamentais. Atuao no plano da proibio de excesso proporcionalidade como um dos principais limites s limitaes dos direitos fundamentais.

9.5 LIMITES DOS LIMITES


Estado pode, tambm, frustrar seus deveres de proteo atuando de modo insuficiente. Ficando aqum dos nveis mnimos de proteo constitucionalmente exigidos ou deixando de atuar proibio de insuficincia Omisses inconstitucionais

9.5 LIMITES DOS LIMITES


Princpio da proporcionalidade Dupla face

Critrio para controle de medidas restritivas Controle da omisso ou atuao insuficiente

DESPROPORES

S-ar putea să vă placă și