Sunteți pe pagina 1din 27

Malet@ de

Filosofia

Problemas do Mundo Contemporneo Problemas da Cultura Cientfico-Tecnolgica

Malet@ de Filosofia
Bem Vindo Malet@ de Filosofia, Esta uma iniciativa desenvolvida no mbito do projecto Ler mais Cincia e pretende apresentar um conjunto de desafios, propostas e recursos para desenvolvimento de projectos de investigao na vertente disciplinar (Filosofia), interdisciplinar ou transdisciplinar (quando oportuno); Atravs de um sistema de navegao fcil e intuitivo pode aceder ao conjunto de materiais que disponibilizamos e que permitem a realizao, passo a passo, de uma investigao cujo produto final poder ser um relatrio, um ensaio, uma dissertao, uma apresentao oral, etc. Antes de iniciar a explorao da maleta, sugerimos a consulta do documento Princpios orientadores que situa os desafios que propomos no quadro mais vasto do programa de Filosofia do Ensino Secundrio. Bom trabalho! Ana vila da Silva Florbela Verssimo Pires Objectivos gerais do projecto: Disponibilizar recursos (guies de tarefas, documentos de apoio, recursos bibliogrficos, digitais, vdeo e udio) que permitam: Adquirir, desenvolver e consolidar hbitos de estudo e de trabalho autnomo. Utilizar criteriosamente as fontes de informao/ conhecimento, designadamente, obras de referncia e novas tecnologias. Mobilizar diferentes competncias para tratar diferentes tipos de fontes. Promover a integrao de saberes (numa perspectiva interdisciplinar). Desenvolver a capacidade de problematizao. Realizar trabalhos de pesquisa com vista apresentao de um ensaio ou dissertao filosfica;

Malet@ de Filosofia
Temas-Problemas do Mundo Contemporneo/da Cultura Cientfico Tecnolgica
Viso Global do Projecto

reas Curriculares

Filosofia
Com este projecto pretende-se que os alunos trabalhem problemas filosficos a partir de desafios que os motivem e orientem na elaborao de trabalhos de pesquisa com vista realizao de um ensaio (10 ano) ou dissertao filosfica (11 ano). Os trabalhos so orientados de forma faseada implicando diferentes procedimentos: 1. Pesquisa em diferentes tipos de fontes; 2. Tratamento criterioso da informao: sublinhados, anotaes, resumos, mapas conceptuais, comentrios 3. Construo do projecto; 4. Redaco do ensaio ou dissertao; 5. Construo de suportes para apresentao oral do trabalho.

Descrio

Metodologias

H um guio comum de tarefas. Para cada tema h um desafio e so disponibilizados recursos de diferentes tipos: metodolgicos, bibliografia, listas de stios da internet, vdeo etc.

Malet@ de Filosofia
Temas-Problemas do Mundo Contemporneo/da Cultura Cientfico Tecnolgica
Viso Global do Projecto reas Curriculares Descrio (continuao) Filosofia
Com base nos diferentes temas do programa de Filosofia, colocam-se desafios. Estes so o ponto de partida para uma reflexo mais consciente sobre os problemas que os temas sugerem. A partir daqui podero projectar um trabalho com uma pesquisa orientada de acordo com as vossas motivaes.
Esta maleta pedaggica est em construo e ser alvo de actualizaes com vista ao seu enriquecimento. Assim, poder, posteriormente, encontrar novos desafios em relao ao mesmo tema/problema.

Documentos orientadores

Textos de apoio

Malet@ de Filosofia

10 ANO
Temas/ Problemas Do Mundo Contemporneo 1. Responsabilidade Ecolgica 2. Os direitos humanos e a globalizao 3. O racismo e a xenofobia 4. Os direitos das mulheres como direitos humanos 5. A obra de arte na era das indstrias culturais 6. A manipulao e os meios de comunicao de massas 7. O voluntariado e as novas dinmicas da sociedade civil 8. A dessacralizao do mundo e a perda do sentido 9. A paz mundial e o dilogo inter- religioso

11 ANO
Temas/ Problemas da Cultura Cientfico - Tecnolgica 1. A industrializao e o impacto ambiental 2. A cincia, o poder e os riscos 3. A tecnocincia e a tica 4. A manipulao gentica 5. A investigao cientfica e os interesses econ.-polticos 6. Impacto da sociedade da informao na vida quotidiana 7. O trabalho e as novas tecnologias 8. A construo histrico-social da cincia

Malet@ de Filosofia
10 Ano

Temas-Problemas do Mundo Contemporneo

Ttulo Objectivos

Tema 1. Responsabilidade Ecolgica - Compreender o alcance dos problemas ecolgicos actuais; -.Responsabilizar na aco sobre o meio; - Sensibilizar para a necessidade de actuar no sentido de responder aos problemas ecolgicos.

Desafio

Prope-se que assista ao documentrio Uma verdade Inconveniente ou que consulte o livro do autor com o mesmo ttulo. De seguida procure realizar as seguintes tarefas: 1. Registe o problema central apontado pelo documentrio; 2. Liste as aces identificadas como responsveis pelo problema em causa; 3. Registe as sugestes que so feitas para responder ao problema; 4. Desenvolva uma reflexo sobre o facto da ecologia ser uma responsabilidade colectiva.

Recursos

Malet@ de Filosofia
10 Ano

Temas-Problemas do Mundo Contemporneo

Ttulo Objectivos

Tema 2. Os Direitos Humanos e a Globalizao - Conhecer a Carta Universal dos Direitos Humanos; - Compreender a relao entre as diferentes formas de se entender os direitos humanos e as diferentes vivncias culturais; - Reconhecer situaes de desrespeito pelos direitos humanos a uma escala global e a necessidade de contribuir para a vivncia plena desses direitos. Aps a leitura de dois textos, Declarao Universal dos Direitos Humanos e Relatrio de Violao dos Direitos Humanos em Portugal, realize as seguintes tarefas: 1. Identifique as situaes apontadas como violadoras dos direitos humanos; 2. Procure uma justificao racional que poder dar origem ocorrncia das situaes que identificou; 3. Identifique os artigos da Declarao Universal dos Direitos Humanos violados por cada uma das situaes identificadas; 4. Exponha criticamente a sua posio sobre as situaes identificadas como violadoras dos direitos humanos anteriormente referidas.

Desafio

Recursos

Malet@ de Filosofia
10 Ano

Temas-Problemas do Mundo Contemporneo

Ttulo Objectivos

Tema 3. Racismo e Xenofobia - Reconhecer a persistncia de problemas de ndole racista e xenfoba; - Identificar situaes racistas e xenfobas dissimuladas no contexto quotidiano; - Relacionar aces de excluso e respectivas formas de superao com o seu prprio contexto de vida. Prope-se que assista a um dos filmes Descobrir Forrester, Gran Torino ou Invictus. De seguida procure realizar as seguintes tarefas: 1. Registe o problema central apontado pelo documentrio; 2. Identifique as aces/situaes que lhe parecem ser a causa desse problema; 3. Identifique a mensagem que lhe parece ser importante retirar do filme como resposta para o problema; 4. Aponte algumas situaes que conhea que demonstram racismo e xenofobia; 5. Desenvolva uma reflexo sobre o facto do racismo e xenofobia ser um problema de responsabilidade colectiva.

Desafio

Recursos

Malet@ de Filosofia
10 Ano

Temas-Problemas do Mundo Contemporneo

Ttulo Objectivos

Tema 4. Os Direitos das Mulheres como Direitos Humanos

- Conhecer a Carta Universal dos Direitos Humanos; - Compreender a desigualdade entre sexos no mbito dos direitos humanos; - Reconhecer situaes de desrespeito pelos direitos humanos relativamente s mulheres, em vrias culturas e atravs de diferentes aces; - Sensibilizar para a necessidade de resposta individual e colectiva no combate violao dos direitos das mulheres como direitos humanos.
Aps leitura do texto Mulheres Muulmanas vo a Paris para voltarem a ser virgens e a Declarao Universal dos Direitos Humanos, realize as seguintes tarefas: 1. Identifique o problema apontado pelo artigo de jornal; 2. Considerando a Declarao Universal dos Direitos Humanos, identifique os artigos violados na situao contemplada na notcia; 3. Aponte uma razo para o procedimento do mdico referido no artigo. 4. Elabore uma reflexo crtica sobre o problema em questo e o modo como individual e colectivamente se podero desenvolver respostas no combate a esta violao.

Desafio

Recursos

Malet@ de Filosofia
10 Ano

Temas-Problemas do Mundo Contemporneo

Ttulo Objectivos

5. A obra de arte na era das indstrias culturais - Conhecer diferentes teorias sobre a definio de arte; - Compreender a dificuldade inerente definio de (obra de) arte; - Posicionar-se criticamente sobre as diferentes teorias; - Argumentar sobre o valor dos movimentos artsticos que foram surgindo ao longo da histria; Procure realizar as seguintes tarefas: 1. Leia o texto O que a arte? (p.4-10) e elabore uma sntese das diferentes teorias sobre a arte. De seguida, elabore um texto em que argumente a favor da (s) teoria(s) que considera mais pertinente(s). 2. Leia a entrevista a M. Duchamp e discuta com o(s) seu(s) colega(s)o que faz da Fonte de Duchamp, uma obra de arte. 3. Creio que a pintura morre, compreende? O quadro morre ao fim de quarenta ou cinquenta anos, porque a sua frescura desaparece. A escultura tambm morre. - Elabore um comentrio crtico afirmao de Duchamp.

Desafio 1

Recursos

Malet@ de Filosofia
10 Ano

Temas-Problemas do Mundo Contemporneo

Ttulo
Objectivos

5. A obra de arte na era das indstrias culturais


- Compreender que a industrializao do mundo que comeou no sculo XVIII, tem vindo a alterar profundamente a nossa relao com a arte; - Definir indstria cultural; - Reconhecer que, com a industrializao, a arte passou ser estar subordinada s estratgias comerciais e ao consumo imediato; - Conhecer e caracterizar movimentos artsticos que se inspiraram directamente na cultura popular e na sociedade de consumo; Procure realizar as seguintes tarefas: 1. Consulte o documento Viagem ao mundo da Arte e identifique movimentos artsticos que expressem as mudanas ocorridas na produo artstica ps industrializao. Registe-as e procure informaes adicionais sobre as caractersticas desses movimentos. 2. Elabore um comentrio crtico em que mostre a sua posio sobre o valor da Arte das Massas. Procure responder a algumas das questes: - A industrializao e arte: a obra de arte deve ser nica, ou pode ser produzida em srie? - O consumo de massas sinnimo de mediocridade? - A arte de qualidade elitista?

Desafio 2

Recursos

Malet@ de Filosofia
10 Ano

Temas-Problemas do Mundo Contemporneo

Ttulo Objectivos

6. A manipulao e os meios de comunicao de massas - Definir e identificar Meios de Comunicao de Massas(MCM); - Reconhecer o valor dos MCM que se constituem como poderosos veculos de informao que permitem a democratizao do saber e o livre acesso ao mesmo; - Compreender que os MCN podem tambm manipular a opinio pblica e moldar as conscincias dos cidados, constituindo nesse caso um perigo para a democracia; - Identificar estratgias argumentativas manipulatrias da opinio pblica; - Avaliar o impacto da manipulao da opinio exercida pelos MCM na liberdade de opinio dos cidados; 1. Procurar anncios publicitrios em revistas, na TV/ na Internet e enunciar as estratgias argumentativas de que se servem; 2. Avaliar as estratgias argumentativas no sentido de reconhecer se estas esto (ou no) a manipular a opinio do pblico. Descrever as situaes em que isso acontece; 3. Partindo da anlise do documento em PowerPoint Publicidade disponibilizado nos recursos elaborar um quadro em que se distinguem as estratgias argumentativas legtimas das ilegtimas (manipulatrias). Ateno ao facto de este documento apresentar publicidade institucional (cujos fins normalmente servem causas nobres);

Desafio 1

Recursos

Malet@ de Filosofia
10 Ano

Temas-Problemas do Mundo Contemporneo

Ttulo Objectivos

6. A manipulao e os meios de comunicao de massas - Reconhecer o valor dos MCM que se constituem como poderosos veculos de informao que permitem a democratizao do saber e o livre acesso ao mesmo; - Compreender que os MCN podem tambm manipular a opinio pblica e moldar as conscincias dos cidados, constituindo nesse caso um perigo para a democracia; Aps leitura do livro de Popper e Condry Televiso: um perigo para a democracia realize as seguintes tarefas: 1. Reconstitua os argumentos dos autores para defenderem a posio de que a televiso pode constituir um perigo para a democracia. Registe-os. 2. Escolha os argumentos mais frgeis dos autores e contra-argumente. 3. Utilize as informaes produzidas nas tarefas anteriores para realizar um comentrio crtico afirmao: Ora, a televiso tornou-se hoje em dia um poder colossal; podemos mesmo dizer que potencialmente mais importante de todos, como se tivesse substitudo a voz de Deus. E ser assim enquanto continuarmos a suportar os seus abusos. Nenhuma democracia pode sobreviver se no controlarmos esta omnipotncia.

Desafio 2

Recursos

Malet@ de Filosofia
10 Ano

Temas-Problemas do Mundo Contemporneo

Ttulo Objectivos

7. O voluntariado e as novas dinmicas da sociedade civil

Desafio

Recursos

Malet@ de Filosofia
10 Ano

Temas-Problemas do Mundo Contemporneo

Ttulo Objectivos

Tema 8 . A dessacralizao do Mundo e a Perda do Sentido

- Reconhecer na sacralizao do mundo uma fonte de sentido para o mesmo; - Compreender a importncia do fenmeno religioso na vida humana em geral, na vida de crentes e no-crentes; - Sensibilizar para a importncia da tolerncia religiosa a par do reconhecimento da relao entre f e razo. Aps assistir ao filme/documentrio Que o cu nos ajude, realize as seguintes tarefas: 1. Identifique trs relatos/situaes que revelem claramente a vivncia da religio como busca de sentido para a vida; 2. Identifique uma passagem do filme/documentrio que confronte claramente a f e a razo e explicite-a; 3. Aponte uma razo para a defesa de uma coexistncia pacfica de diferentes religies; 4.Desenvolva uma reflexo sobre a relao do apelo vivncia religiosa com a procura de sentido para a vida e para o mundo.

Desafio

Recursos

Malet@ de Filosofia
10 Ano

Temas-Problemas do Mundo Contemporneo

Ttulo Objectivos

9. A paz mundial e o dilogo inter-religioso

- Reconhecer o contributo de crenas e vivncias religiosas na promoo da paz mundial,fonte de sentido para o mundo e para a vida; - Reconhecer a necessidade de dilogo entre as diferentes religies na defesa da paz mundial; - Sensibilizar para o desenvolvimento de uma reflexo filosfica, apelando a uma postura crtica que viabilize a tolerncia, a aceitao da diferena no campo religioso; - Promover o debate filosfico incidindo sobre diferentes perspectivas.
Aps o visionamento do vdeo World Trade Center e a consulta dos recursos sugeridos, procure realizar as seguintes tarefas: 1. Pesquise um pouco sobre a situao histrica em causa e reconstrua de forma objectiva os factos ocorridos no onze de Setembro elucidados pelo vdeo; 2. Estabelea a articulao entre os factos ocorridos e a fundamentao religiosa defendida pelos autores do atentado; 3. Elabore uma reflexo crtica sobre o referido acontecimento histrico e sobre a necessidade do dilogo inter-religioso no combate a situaes anlogas a esta.

Desafio

Recursos

Malet@ de Filosofia
11 Ano

Temas-Problemas da cultura cientfico-tecnolgica

Ttulo Objectivos

Tema 1. Industrializao e impacto ambiental - Compreender o alcance da crescente industrializao e o seu impacto sobre o ambiente; - Identificar consequncias da crescente industrializao: no meio natural e nas actividades e qualidade de vida humanas; - Sensibilizar para a necessidade de actuar responsavelmente perante os problemas ecolgicos; - Compreender a diferena entre, os ideais dos movimentos ecolgicos genuinamente preocupados com o meio ambiente, e a propaganda manipuladora de grupos com interesses econmicos variados;

Filme/Documentrio : A Gore - que assista ao documentrio Uma verdade inconveniente. De seguida procure realizar disponvel nos recursos desta maleta. Prope-se
Desafio 1

as seguintes tarefas: 1. Registe o problema central que o documentrio levanta bem como a sua natureza filosfica; 2. Explicite a tese defendida por Al Gore e identifique argumentos apresentados para a defender; 3. Classifique os argumentos apresentados distinguindo os bons argumentos das falcias; 4. Enuncie outras estratgias utilizadas pelo orador para persuadir o auditrio. 5. Registe as estratgias argumentativas claramente manipuladoras da opinio do auditrio e analise-as criticamente; 6. Analise as notcias da imprensa que do conta da polmica em torno do documentrio de Al Gore (e em que se chega a questionar sobre a legitimidade do prmio Nobel da Paz que lhe foi atribudo ou scar para melhor Uma Verdade Inconveniente Filme/Documentrio : documentrio) e posicione-se criticamente sobre as mesmas.

Recursos

Malet@ de Filosofia
11 Ano

Temas-Problemas da cultura cientfico-tecnolgica

Ttulo

Tema 1. Industrializao e impacto ambiental Os j enunciados atrs e: - Conhecer outras perspectivas sobre o impacto da industrializao e da aco do Homem em geral sobre a qualidade do ambiente; - Compreender que problemas desta amplitude tm sempre mltiplas leituras decorrentes da partilha de diferentes paradigmas cientficos mas tambm de interesses econmicos e polticos que os condicionam; - Posicionar-se face ao problema optando entre a tese dos alarmistas ou a dos ambientalistas cpticos. Gore - disponvel nos recursos desta maleta. Prope-se que consulte a lista de stios da Internet disponibilizados nos recursos e outros que venha a considerar pertinentes e de seguida procure realizar as seguintes tarefas: 1. Identifique os objectivos da realizao da Cimeira de Copenhaga; 2. Resuma as principais concluses e decises tomadas na cimeira (analise-a criticamente na perspectiva do sucesso ou no da mesma tendo em conta os objectivos); 3. Descreva a polmica que envolve as posies de ambientalistas como Bjorn Lomborg e as de outros cientistas que defendem a posio alarmista sobre as profundas alteraes climatricas sofridas pelo planeta;

Objectivos

Filme/Documentrio : A
Desafio 2

Recursos

Malet@ de Filosofia
11 Ano

Temas-Problemas do Mundo Contemporneo

Ttulo Objectivos

2. A cincia, o poder e os riscos

cara os aspectos nocivos que dele podem derivar; Aps o Desafio 1 -Promover a reflexo filosfica visionamento dode a Avatar e da consulta das fontes sugeridas, propomos a realizao ao servio filme construo e utilizao das seguintes tarefas: 1. Identifique alguns progressos da cincia j ocorridos que permitem aceitar com alguma naturalidade da cincia
a possibilidade de habitarmos outros planetas; 2. Identifique no filme os dois acontecimentos/situaes que, na sua perspectiva, melhor espelhem os aspectos positivos do progresso da cincia; 3. Identifique a situao descrita no filme que releva os riscos provenientes do progresso da cincia, em particular do uso que desta se poder fazer; 4. Considere a possibilidade de alterar algumas cenas do filme em questo, nomeadamente, as que salientou no ponto anterior, e reconstrua um guio alternativo para o filme Avatar apelando a uma construo e uso consciente e responsvel da cincia.

- Reconhecer a cincia como um construto humano fundamentado pelas razes e interesses do Homem; - Reconhecer a estreita relao entre os progressos da histria da humanidade e os progressos da cincia; - Sensibilizar para os aspectos nocivos provenientes do progresso da cincia e para outros riscos que dele podem derivar; - proveniente filosfica ao servio de cincia e para outros jPromover a reflexodo progresso da uma co-responsabilizao na construo e utilizao da cincia.

Recursos

Malet@ de Filosofia
11 Ano

Temas-Problemas do Mundo Contemporneo

Ttulo Objectivos

2. A cincia, o poder e os riscos - Definir cincia; - Caracterizar a relao cincia-tecnologia; - Reconhecer o valor relativo da cincia e a necessidade de reviso constante dos seus pressupostos; - Compreender a dupla vertente do poder da cincia: por um lado, a quase ilimitada capacidade de modificar a natureza, por outro, a impossibilidade de explicar fenmenos que nos inquietam: jfenmenos caticos, doenas, a morte, da cincia e planetas, a ilimitada capacidade humana de proveniente do progresso a vida em outros para outros pensar

cara os aspectos nocivos que dele podem derivar; 1. Leia ao servio de a R. Feynman A incerteza em cincia disponvel nos recursos ( stios da -Promover a reflexo filosfica atentamente o texto de construo Desafio 2

internet) e identifique a posio do autor sobre: - a aplicabilidade da cincia e o poder que isso pode trazer; - o valor da cincia (potencialidades e limites); - o contedo da cincia (o que j sabemos, ou no) 2. Escreva um texto-sntese em que descreva as posies do autor sobre os aspectos acima mencionados; 3. Procure debater com os seus colegas as representaes do autor sobre o valor da dvida para a cincia. Procurem documentar-se encontrando outros autores (filsofos ou cientistas) que defendam claramente esta ideia.

Recursos

Malet@ de Filosofia
11 Ano

Temas-Problemas do Mundo Contemporneo

Ttulo Objectivos

3. A tecnocincia e a tica

Desafio

Recursos

Malet@ de Filosofia
11 Ano

Temas-Problemas do Mundo Contemporneo

Ttulo Objectivos

Tema 4. A manipulao gentica.

- Compreender que a manipulao gentica levanta questes legais e ticas; - Identificar algumas dessas questes e classific-las; - Reconhecer aspectos positivos e negativos da Manipulao Gentica; - Sensibilizar para o facto de que o exerccio de uma cidadania consciente passa pelo debate destas questes e pela interveno, quando pertinente e/ou solicitada;
Prope-se que leia/visione os recursos disponibilizados (documentrio, filme, livro, stios). De seguida procure realizar algumas das seguintes tarefas: 1. Faa um levantamento dos problemas ticos/legais associados manipulao gentica que a obra de fico NEXT apresenta. Registe-os, elaborando para isso um mapa conceptual; 2. Visione o documentrio DNA a promessa e o preo e elabore um resumo das conquistas que j foram feitas no conhecimento do DNA humano. De seguida, Faa um resumo de aspectos apresentados como inexplicveis e que dificultam, por exemplo, uma melhor actuao ao nvel da Medicina; 3. Depois de visionar o filme Para a minha irm elabore um texto argumentativo em que apresente dois pontos de vista em confronto (por exemplo, a posio da me e a posio de Kate, a menina doente).

Desafio

Recursos

Malet@ de Filosofia
11 Ano

Temas-Problemas do Mundo Contemporneo

Ttulo Objectivos

5. A investigao cientfica e os interesses econmico-polticos.


- Compreender que a investigao cientfica depende, no s dos conhecimentos e gnio inventivo das comunidades cientficas ,as tambm de interesses econmico-polticos que as subjugam; - Identificar esses interesses econmicos ou polticos; - Avaliar a justia ou injustia da sobreposio de razes econmicas ou compromissos da agenda poltica a interesses de ordem humanitria; - Sensibilizar para a necessidade de defender direitos humanos fundamentais (como o direito sade ou paz) em vez dos interesses econmicos de grupos favorecidos; Aps o visionamento do filme Medidas extraordinrias e da consulta do livro Next, propomos a realizao das seguintes tarefas: 1. Identifique as razes apresentadas para a sobreposio de interesses econmicos a interesses humanitrios. Descreva-os e compare-as com situaes que conhece. 2. Organize um debate com os seus colegas em que se discutam os contornos deste problema que o da sobreposio de valores materiais (econmicos) ou associados ao poder (razes polticas) a valores humanitrios. 3. Elaborem uma proposta de lei a apresentar Assembleia da Repblica em que se apresentem medidas para combater estas situaes.

Desafio

Recursos

Malet@ de Filosofia
11 Ano

Temas-Problemas do Mundo Contemporneo

Ttulo Objectivos

6. Impacto da sociedade da informao na vida quotidiana

Desafio

Recursos

Malet@ de Filosofia
11 Ano

Temas-Problemas do Mundo Contemporneo

Ttulo Objectivos

7. O trabalho e as novas tecnologias

Desafio

Recursos

Malet@ de Filosofia
11 Ano

Temas-Problemas do Mundo Contemporneo

Ttulo Objectivos

8. A construo histrico-social da cincia

Desafio

Recursos

Malet@ de Filosofia

FIM

S-ar putea să vă placă și