Sunteți pe pagina 1din 17

ALONGAMENTO & FLEXIBILIDADE

Prof. MSc. Nyl Vieira

ALONGAMENTO
"Forma de trabalho que visa a manuteno dos nveis de flexibilidade obtidos e a realizao dos movimentos de amplitude normal com o mnimo de, restrio fsica possvel. (ESTELIO DANTAS,1995)

"Exerccios fsicos com objetivos de manter e/ou desenvolver a flexibilidade" (ABDALAH, JR, 1999) Tcnica utilizada para aumentar a extensibilidade msculotendinosa e do tecido conjuntivo periarticular, de tal modo contribuindo para aumentar a flexibilidade articular. (HALL; BRODY, 2001)

BENEFCIOS DO ALONGAMENTO:
Reduz encurtamentos musculares; Desenvolve a flexibilidade; Propicia um bom relaxamento; Melhora a circulao sangunea; Melhora a coordenao motora; Elimina ou reduz ndulos musculares;

Melhora as posturas estticas e dinmicas.

FLEXIBILIDADE
"Qualidade fsica, responsvel pela execuo voluntria de um movimento de amplitude angular mxima, por uma' articulao ou conjunto de articulaes, dentro dos limites morfolgicos, sem risco de provocar leso." (ESTELIO DANTAS,l995). "Mxima amplitude de movimento voluntrio em uma ou mais articulaes, sem lesion-Ias". (ABDALAH, IR, 1999)
Segundo HOLLMANN & HETTINGER (1989), flexibilidade ou mobilidade o movimento mximo de extenso voluntria em uma ou mais articulaes.

FLEXIONAMENTO
Forma de trabalho que visa obter uma melhorada flexibilidade atravs da viabilizao de amplitudes de arcos de movimento- articular superiores s originais." (ESTLIO DANTAS, 1995)

FLEXIBILIDADE
CLASSIFICAO
A flexibilidade ATIVA se refere as possibilidades de movimento de uma articulao a qual se encontra limitada pelos msculos antagonistas que limitam o movimento. A flexibilidade PASSIVA consiste em a no participao da pessoa que se movimenta a qual fica bem relaxada para evitar a participao no maior grau possvel dos msculos antes mencionados. A flexibilidade ANATMICA refere-se as possibilidade de movimentao real da articulao, onde no existe nenhum ligamento, cpsula ou msculos que limite o movimento. Naturalmente esta s possvel aos cadveres.

FISIOLOGIA DO ALONGAMENTO

TECIDO MUSCULAR
Propriedades:
Excitabilidade eltrica; Contratilidade; Extensibilidade; Elasticidade;

CLULA MUSCULAR ESQUELTICA

FILAMENTOS DO CONJUNTIVO

DESLIZAMENTO DOS FILAMENTOS

TENSO x COMPRIMENTO

TIPOS DE ALONGAMENTO:

Alongamento Dinmico Alongamento Ativo Alongamento Passivo Alongamento Esttico

TIPOS DE ALONGAMENTO:
Alongamento Esttico: 15 a 60 segundos (HALL, BRODY, 2001). De forma lenta e gradual. (BRANDY, 2003),

VANTAGENS: Contribui para o alivio das dores musculares e para melhora da flexibilidade. (ALLSEN,1999) Reduzem o gasto de energia global, diminuem a possibilidade de ultrapassar a extensibilidade tecidual e diminui a possibilidade de causar dores musculares. (HALL & BRODY, 2001) Reduz a atividade dos fusos musculares e aumenta consideravelmente a atividade dos rgos tendinosos de golgi (OTG). (BRANDY, 2003)

TIPOS DE ALONGAMENTO
ALONGAMENTO ATIVO Uso voluntrio dos msculos sem ajuda.

Ativo Livre: msculos produzem movimentos sem aplicao de resistncia externa. Ativo Resistido: Contraes musculares voluntrias para mover-se contra uma reistncia aplicada. (Irrgang, 1994)

TIPOS DE ALONGAMENTO

ALONGAMENTO PASSIVO

1. Passivo Manual (Deve-se observar a compreenso do tempo Tempo x Trao) 2. Passivo Mecnico Prolongado (baixa intensidade peso do cliente ou por sistemas mecnicos (trao, pesos, polias e gesso) 3. Passivo Mecnico Cclico (Alongamento repetitivo por meio de dispositivo mecnico) (Coelho, 2007)

OBRIGADO
nylvieira@yahoo.com.br

S-ar putea să vă placă și