Sunteți pe pagina 1din 19

Escola Secundaria D.

Dinis
Disciplina de Cidadania e Profisionalidade

Ricardo de Oliveira Francisco n 19


curso: Electronica automao e computao 2012

Introduo
No mbito da disciplina de Cidadania e Proficionalidade do curso de Electronica e Automao e Computao , foi nos proposta a realizao de um trabalho sobre a defenio e reflexo de varios conceitos relativos enquanto cidados da sociedade civil.

Conceitos a defenir:
Identidade; Liberdade; Igualdade; Participacao; Cidadania; Estado; Democracia; Sociedade civil; Organizacao politica dos estados democraticos;

1. Identidade
A identidade aquilo que nos define como pessoas singulares e nos diferencia atraves de varias caracteristicas tais como: a nossa historia, sociedade, influencia, cultura e tudo o que delas derive. Cada ser humano tem a sua propria identidade e isso isso faz dele um ser unico.

2. Liberdade
A liberdade um conjuntos de direitos que pertencem ao ser humano dentro dos limites que a sociedade lhe permite, assim este pode agir de acordo com as suas proprias escolhas desde que no interfira na liberdade do proximo.

3. Igualdade
um conceito que descreve a ausencia de diferenas entre varios tipos da nossa sociedade para que todos tenham os mesmos direitos e igualdade de oportunidades. Todas as pessoas tm o direito de serem tratadadas da mesma maneira.

3. Participao
A participao como cidadado no estado fundamental pois esta que premite eleger os orgos que o vo representar Intervenes sociais, podero ser individuais ou associativas, reforando o aprofundamento de uma democracia participativa sem poderes dominantes e criando um maior valor para a sociedade pela diversificao, empenho e contributo que todos podem trazer.

4. Cidadania
A Cidadania responsabilidade perante ns e perante os outros, conscincia de deveres e de direito como um impulso para a solidariedade e para a participao.Faz-nos ter sentido de comunidade e de partilha. A insatisfao torna-se comum perante o que injusto, bem como a vontade de melhorar.

5. Estado
Estado um conceito poltico que designa uma forma de organizao social soberana e coercitiva. Desta forma, o Estado o conjunto das instituies que possuem a autoridade e ao poder para regular o funcionamento da sociedade dentro de um determinado territrio. Este divide-se em trs poderes o executivo, o legislativo e o judicirio cada um com as suas limitaes mutuas como por exemplo: em uma democracia parlamentar, o legislativo (Parlamento) limita o poder do executivo (Governo): este no est livre para agir vontade e deve constantemente garantir o apoio do Parlamento, que a expresso da vontade do povo.

6. Democracia
Democracia considerada uma forma de organizao de um grupo de pessoas, onde a titularidade do poder reside na totalidade dos seus membros. Como tal, a tomada de decises responde vontade geral. Na prtica, a democracia uma forma de governo e de organizao de um Estado. Atravs de mecanismos de participao directa ou indirecta, o povo elege os seus representantes. Diz-se que a democracia uma forma de convivncia social em que todos os habitantes so livres e iguais perante a lei, e as relaes sociais estabelecem-se segundo mecanismos contratuais.

7.Socieadade civil
As instituies da sociedade civil desempenham um papel fundamental ao permitir aos cidados mais desfavorecidos o acesso a esferas da sociedade que de outro modo seria muito dificil.

Exercicio de Liberdade e de Responsabilidade de cada Cidadao


O sujeito deve assumir um conjunto de direitos e deveres perante si e os outros. Cada cidado responsavel pelas suas proprias atitudes e vontades embora tenha tenha sempre de responder perante uma autoridade social. A lei esta sempre acima do cidado. o sujeito deve saber adaptar o seu comportamento enquanto ser social e laboral.

Conceito de liberdade pessoal em Democracia


A democracia entende-se como um regime de governo , onde os cidados tm oportunidade de eleger os seus representantes atravs do voto. Da a democracia estar interligada com o conceito de liberdade pessoal, pois cada cidado tem o direito de escolher o seu proprio e unico voto.

Direitos /liberdades e deveres/responsabilidades do cidado no Portugal contemporneo


Os Direitos dos Cidados Portugueses so protegidos pela Carta Europeia dos Direitos Fundamentais e pela Constituio Portuguesa, que tem por objectivo assegurar a igualdade entre todos os cidados, no acesso Justia, Dignidade e Direitos. Direitos/deveres. Direitos: todo o cidado tem direito vida , a ser tratado como igual, integridade moral e fisica, ser respeitado, resistencia e identidade pessoal. Deveres: ajudar defender e manter os valores da Humanidade, proteger a vida de todos os seres, respeitar sexo , a raa, a lingua, a relegio, educao, situao economica e condio social de qualquer ser humano.

Direitos e deveres pessoais , laborais em confronto


Direitos/deveres laborais: Deveres: pontualidade, assiduidade e profissionalismo (Art121). Direitos: salrio (Art120); subsdios de alimentao, frias, e natal; licena de paternidade e maternidade (Arts35 e 36); proteco social; higiene e segurana no trabalho (Art272); igualdade no acesso ao trabalho (Art22); direito greve (Art591); trabalhor-estudante (Art79 e 80). Todas as pessoas tm direitos e deveres reconhecidos e protegidos pela Constituio: Direitos /deveres socias: Princpio da igualdade - Todos os cidados tm a mesma dignidade social e so iguais perante a lei. Ningum pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razo de ascendncia, sexo, raa, lngua, territrio de origem, religio, convices polticas ou ideolgicas, instruo, situao econmica, condio social ou orientao sexual.

Direitos e deveres pessoais , laborais em confronto


Deves saber que entre os teus direitos enquanto ser humano esto: Direito vida e integridade pessoal - A integridade moral e fsica das pessoas inviolvel. Ningum pode ser submetido a tortura, nem a tratos ou penas cruis, degradantes ou desumanos. Direito ao ensino - Todos tm direito ao ensino com garantia do direito igualdade de oportunidades de acesso e xito escolar. O ensino bsico deve ser universal, obrigatrio e gratuito. Liberdade de expresso e informao - Todos tm o direito de exprimir e divulgar livremente o seu pensamento pela palavra, pela imagem ou por qualquer outro meio, bem como o direito de informar, de se informar e de ser informados, sem impedimentos nem discriminaes. Direito liberdade e segurana Liberdade de conscincia, de religio e de culto - A liberdade de conscincia, de religio e de culto inviolvel. Ningum pode ser perseguido, privado de direitos ou isento de obrigaes ou deveres cvicos por causa das suas convices ou prtica religiosa. Direito de sufrgio - Todos os cidados maiores de 18 anos tm o direito de votar, ressalvadas as incapacidades previstas na lei geral. Sade - Todos tm direito proteco da sade e o dever de a defender e promover. Habitao e urbanismo - Todos tm direito, para si e para a sua famlia, a uma habitao de dimenso adequada, em condies de higiene e conforto e que preserve a intimidade pessoal e a privacidade familiar. Famlia, casamento e filiao - Todos tm o direito de constituir famlia e de contrair casamento em condies de plena igualdade. Inviolabilidade do domiclio e da correspondncia - O domiclio e o sigilo da correspondncia e dos outros meios de comunicao privada so inviolveis. Utilizao da informtica - Todos os cidados tm o direito de acesso aos dados informatizados que lhes digam respeito, podendo exigir a sua rectificao e actualizao, e o direito de conhecer a finalidade a que se destinam, nos termos da lei.

Papel da sociedade civil na democracia.


A funo reguladora nas instituies da sociedade civil na construo da democracia apresentar empenho nos ideais e principio na democracia Exemplos de Instituies da sociedade civil com impacto na construo da democracia: Acreditar . Associao de pais e amigos de crianas com cancro o objectivo da acreditar que as crianas com cancro tenham as mesmas oportunidades no s de sobrevivncia , mas como tambm de conquistar a sade psicolgica e fsica e crescer tornando-se adultos de pleno direito na sociedade. apav. Instituio particular de sociedade social sem fins lucrativos de utilidade publica tem como objectivo e misso social a prestao de servios gratuitos as vitimas de crime prestando informao , aconselhamento , apoio emocional , jurdico , psicolgico e social. DECO. Associao portuguesa para a defesa do consumidor. Tem como misso a defesa dos direitos e legtimos interesses dos consumidores tais como: prestar informao ao consumidor sobre produtos e servies existentes no mercado , apoiar o consumidor e realizar a mediao dos conflitos de consumo entre os consumidores e identidades reclamadas , revindicar a adopo ou alterao da legislao necessria defesa e proteco dos estresses dos consumidores junto da administrao publica e mais variadas identidades nacionais europeias e internacionais.

Construo social e cultural de novas prticas de cidadania


Uma excelente pratica para novos tipos de cidadania passa por transmitir uma consiencia e cultura do que o mais certo na nossa Sociedade em termos morais nos tempos que correm, e alertar tambm os cidados a term uma conscincia ambiental ainda maior que a aquela que j adquirimos. Para assim poder transmitir uma melhor politica de paz e ambiente as geraes futuras.

Concluso
A relacao Estado - Cidadao, esta essencialmente, fundamentada em acordos prescritos. Onde cada um destes elementos tem conhecimento dos seus direitos e obrigacoes. Estes acordos, quando nao respeitados, geram uma serie de sancoes e punicoes, tambem, previamente prescritas que se denominam de Leis. Estas geram o comportamento dos cidados e direccionam o trabalho desenvolvido pelo Estado.

S-ar putea să vă placă și