Sunteți pe pagina 1din 17

LOCALIZAO NO MAPA

o terceiro maior continente da Terra, ficando apenas atrs da sia e das Amricas. Junto com as ilhas adjacentes, ocupa cerca de 30 milhes de km2, cobrindo 20,3% da rea total da terra firme do planeta. tambm o segundo continente mais populoso da Terra, ficando apenas atrs da sia. Possui mais de 800 milhes de habitantes em 54 pases, representando cerca de um stimo da populao do mundo. Os pases da frica que tm o portugus como lngua oficial so: Angola, Cabo Verde, GuinBissau, Moambique e So Tom e Prncipe.

A Musica Africana to vasta e variada como as muitas regies, naes e grupos tnicos do continente. Embora no haja distintamente msica pan-africana, no so comuns formas de expresses musicais, especialmente no interior das regies.

A msica do Norte da frica e partes da regio do Saraa, tm uma ligao msica do Leste da Europa mais que da metade da frica sub-saariana. Alm disso, a musica e a dana da dispora africana (msica da Amrica Latina e Caribe), como a rumba, salsa, assim como a msica dos Afro-americanos foi inspirada nas vrias tradies africanas levadas pelos escravos transferidos a diferentes pontos do mundo

O canto acompanhado por instrumentos de carcter rtmico As interpretaes baseiam-se em improvisaes e tem uso frequente de melismas.

Instrumentos cujo som produzido por uma membrana esticada, ou seja, produzem som atravs da vibrao dessa mesma membrana (Engloba s instrumentos de percusso de altura indefinida).

AEROFONES

Instrumentos cujo som produzido pela vibrao de uma massa de ar originada no (ou pelo) instrumento ( Engloba todos os instrumentos de sopro, a voz humana e os rgos de tubos).

Afuche

Lira africana

CORDOFONES

Instrumento cujo som produzido pela vibrao de uma corda densionada( Engloba todos os instrumentos de cordas friccionadas, dedilhadas e percutidas).

Kora

Xilofones

Variam muito na forma, na extenso e no tamanho. Tm laminas de madeira apoiadas sobre cabaas ocas que lhes servem de caixa de ressonncia. As cabaas tm orifcios dos lados que, em alguns casos, esto tapados com membranas feitas de invlucros de ovos de aranha.

Marimba

IDIOFONES

Instrumentos cujo som produzido pelo prprio corpo do instrumento. o prprio corpo do instrumento que vibra para produzir o som, sem a necessidade de nenhuma tenso( Engloba alguns instrumentos de percusso de altura indefinida e todos os de percusso de altura definida.)

Reque

DANA TRADICIONAL
Um dos esteretipos mais persistentes sobre a cultura africana provavelmente que os africanos so um povo que tem um talento inato para o ritmo, o movimento e a dana. Quando se pensa em danas de frica, geralmente, vem-nos memria danas tradicionais e rituais, com os seus saltos atlticos, figurinos exticos e ritmos de xtase. A dana tradicional africana , de facto, uma expresso fortssima de sentimentos artsticos, emocionais e religiosos, que no tem igual pelo mundo fora.

Na dana africana, cada parte do corpo movimenta-se com um ritmo diferente. Os ps seguem a base musical, acompanhados pelos braos que equilibram o balano dos ps. O corpo pode ser comparado a uma orquestra que, tocando vrios instrumentos, harmoniza-os numa nica sinfonia. Outra caracterstica fundamental o poli centrismo que indica a existncia no corpo e na msica de vrios centros energticos, assim como acontece no cosmo. A dana africana um texto formado por vrias camadas de sentidos. Esta dimensionalidade entendida como a possibilidade de exprimir atravs e para todos os sentidos. A memria o aspecto ontolgico da esttica africana. a memria da tradio, da ancestralidade e do antigo equilbrio da natureza, da poca na qual no existiam diferenas, nem separao entre o mundo dos seres humanos e os dos deuses. Nas danas africanas os ps em contato com a terra fundamental para absorver as energias que deste lugar se propagam e para enfatizar a vida que tem que ser vivida agora e neste lugar, ao contrario das danas ocidentais performadas sobre as pontas a testemunhar a vontade de deixar este mundo para alcanar um outro. Existem vrias danas. Entre elas destacam-se: lundo, batuque, Ijex, capoeira, coco, congadas e jongo.

TIPOS DE DANAS AFRICANAS MENOS COMUNS:

Kizomba Ritmo quente, originrio de Angola, no pra de conquistar cada vez mais praticantes. uma das danas sempre tocadas nas discotecas, no s africanas. Quente, suave, apaixonante... Vrios estilos, tcnicas, influencias. Toda variedade e diversidade de Kizomba. Semba uma dana de salo angolana urbana. Danada a pares, com passadas distintas dos cavalheiros, seguidas pelas damas em passos totalmente largos onde o malabarismo dos cavalheiros conta muito a nvel de improvisao. O Semba caracteriza-se como uma dana de passadas. No ritual nem guerreira, mas sim dana de divertimento principalmente em festas, danada ao som do Semba. Danas Caboverdianas Toda a variedade de ritmos originrios de Cabo Verde: Funna, Mazurka, Morna, Coladera, Batuque. Danas Tribais Uma forte caracterstica trazida para o Estilo Tribal das danas tribais a coletividade. No h performances solos no Estilo Tribal. As bailarinas, como numa tribo, celebram a vida e a dana em grupo. Dentre as vrias disposies cnicas do Estilo Tribal esto a roda e a meia lua. No grande crculo, as bailarinas tm a oportunidade de se comunicarem visualmente, de danarem umas para as outras, de manterem o vnculo que as une como trupe. Da meia lua, surgem duetos, trios, quartetos, pequenos grupos que se destacam para levar at o pblico esta interatividade

COMIDAS TRADICIONAIS

Acaraj Bolo de feijo-macaa - temperada e moda com camaro seco, sal e cebola, frito com azeite de dend. Mungunz Alimento preparado com milho em gro e servido doce (com leite de coco) ou salgado (com acompanhamento de carne de sal/ ou torresmo) com leite. Vatap Papa de farinha-de-mandioca com azeite de dend e pimenta, servida com peixe e crustceos. Quibebe -Papa ou pur de abbora com leite. Abar Bolinho de origem afro-brasileira feito com massa de feijofradinho temperada com pimenta, sal, cebola e azeite-de-dend, algumas vezes com camaro seco, inteiro ou modo e misturado massa, que embrulhada em folha de bananeira e cozida em gua. (No candombl, comida-de-santo, oferecida a Ians, Ob e Ibeji).

Aberm-Bolinho de origem afro-brasileira, feito de milho ou de arroz modo na pedra, macerado em gua, salgado e cozido em folhas de bananeira secas. (No candombl, comida-de-santo, oferecida a Omulu e Oxumar).
Abraz-Bolinho da culinria afro-brasileira, feito de farinha de milho ou de mandioca, apimentado, frito em azeite-de-dend.

Aca-Bolinho da culinria afro-brasileira, feito de milho macerado em gua fria e depois modo, cozido e envolvido, ainda morno, em folhas verdes de bananeira. (Acompanha o vatap ou caruru. Preparado com leite de coco e acar, chamada aca de leite.) No candombl, comida-de-santo, oferecida a Oxal, Nan, Ibeji, Imanja e Exu

Ado-Doce de origem afro-brasileira feito de milho torrado e modo, misturado com azeite-de-dend e mel. (No candombl, comida-de-santo, oferecida a Oxum).

Alu-Bebida refrigerante feita de milho, de arroz ou de casca de abacaxi fermentados com acar ou rapadura, usada tradicionalmente como oferenda aos orixs nas festas populares de origem africana. Quibebe-Pato tpico do Nordeste, de origem africana, feito de carne-de-solou com charque, refogado e cozido com abbora. Tem a consistncia de uma papa grossa e pode ser temperado com zeite-de-dend e cheiro verde.

CURIOSIDADES
A MUSICA AFRICANA : Baseia-se em sequencia de 4-7 sons que variam conforme a zona em que est inserida e o instrumento. Utiliza contrastes entre o que considerado afinado, para ns, e sons de afinao mais imprecisa. uma actividade comunitria: Acompanha as tarefas do dia-a-dia Est presente nos rituais religiosos. Acompanha o ciclo da vida o nascimento A passagem pela adolescncia A entrada na idade adulta O casamento A morte Est muito ligada Natureza e magia Os instrumentos so construdos a partir de materiais naturais. S em Moambique so faladas 52 lnguas africanas diferentes.

Trabalho feito por: Luana Santos Prof. Maria Jos Bulho n 19 7B

S-ar putea să vă placă și