Sunteți pe pagina 1din 18

Por que Porque Por qu porqu

Por que
O por que tem dois empregos diferenciados: Quando for a juno da preposio por + pronome interrogativo ou indefinido que, possuir o significado de por qual razo ou por qual motivo: Exemplos: Por que voc no vai ao cinema? (por qual razo); No sei por que no quero ir. (por qual motivo) Quando for a juno da preposio por + pronome relativo que, possuir o significado de pelo qual e poder ter as flexes: pela qual, pelos quais, pelas quais. Exemplo: Sei bem por que motivo permaneci neste lugar. (pelo qual)

Por qu
Quando vier antes de um ponto, seja final, interrogativo, exclamao, o por qu dever vir acentuado e continuar com o significado de por qual motivo, por qual razo. Exemplos: Vocs no comeram tudo? Por qu? Andar cinco quilmetros, por qu? Vamos de carro.

porque
conjuno causal ou explicativa, com valor aproximado de pois, uma vez que, para que.
Exemplos: No fui ao cinema porque tenho que estudar para a prova. (pois) No v fazer intrigas porque prejudicar a voc mesmo. (uma vez que)

porqu
substantivo e tem significado de o motivo, a razo. Vem acompanhado de artigo, pronome, adjetivo ou numeral. Exemplos: O porqu de no estar conversando porque quero estar concentrada. (motivo) Diga-me um porqu para no fazer o que devo. (uma razo).

Uso do mal e do mau


Um erro de escrita muito comum o emprego dos termos mau e mal. Na escola, algum j deve ter lhe dito que mau adjetivo, enquanto mal advrbio. Ento eu pergunto: E da? Como isso pode ajudar a no fazer confuso? No ajuda, no ? Agora, vamos olhar esta frase juntos:

O lobo mau mal cheiroso. A est um caso em que os dois termos esto quase grudados, mas so diferentes! Por que ser? Imagine que a histria mudou completamente e o seu lobo resolve ser uma pessoa de bem. Ento, como poderamos mudar essa frase pra combinar com o novo lobo?

O lobo bom bem cheiroso.

Opa! Esse lobo mudou bastante, no acha? E ainda por cima nos ajudou a entender que mau o contrrio de bom, enquanto mal o contrrio de bem.

A / H
A preposio. H verbo.

Para marcar distanciamento no tempo ou no espao, usa-se a preposio a, no a forma do verbo haver h. Esta indica o tempo decorrido, passado, e pode ser substituda pela forma faz.

dez anos que no se veem. Faz dez anos que no se veem. A dois meses da eleio, o candidato sofreu um acidente Daqui a dois meses, haver eleio.

Distncia espacial:
S que, neste dia, por conta de um terremoto ocorrido a milhares de quilmetros de distncia...

Mas/Mais
Mas uma conjuno adversativa. usada para dar ideia de oposio entre duas oraes. Ex.: O aluno estudou, mas perdeu no vestibular
O "mais" um advrbio de intensidade. Ex.: Voc precisa estudar mais.

ONDE/AONDE
Onde = lugar em que/ em que (lugar). Indica permanncia,
o lugar em que se est ou em que se passa algum fato. Complementa verbos que exprimem estado ou permanncia e que normalmente pedem a preposio em: Onde ests? Em casa. Voc sabe onde fica o Sudo? Na frica. Onde moram os sem-terra? No entendo onde ele estava com a cabea quando falou isso. De onde voc est falando?

Aonde = a que lugar. a combinao da preposio a +


onde. Indica movimento para algum lugar. D idia de aproximao. usado com os verbos ir, chegar, retornar e outros que pedem a preposio a.

Exemplos:
Aonde voc vai todo dia s 9 horas? A Brusque. Sabes aonde eles foram? Ao cinema. A mulher do sculo 21 sabe muito bem aonde quer chegar. No sei aonde ou a quem me dirijo. Aonde nos levar tamanha discusso? H lugares no universo aonde no se vai sozinho

Se no e Seno
a)SENO junto principalmente conjuno alternativa, sinnimo de "do contrrio". Exemplo: "Coma, seno vai ficar de castigo.
b)SENO pode ser tambm conj. adversativa, sinnimo de "mas, porm". Exemplo: "No obteve aplausos nem respeito, seno vaias.

Se no e Seno
c) SENO ainda pode ser preposio, sinnimo de "com exceo de". Exemplo: "Todos, seno voc, riram-se do tombo do Juvenal. d) E de substantivo masculino, significando "falha" ou "defeito". Exemplo: Minha namorada quase perfeita. Ela s tem um seno [defeito].

Se no e Seno
SENO JUNTO sentido de a no ser. Exemplo: No fazia outra coisa seno chorar. SE NO SEPARADO conjuno condicional + advrbio de negao, sinnimo de "caso no e quando no. Exemplos: a)"Se no vieres, vou embora." = Caso no venhas(...). b)Se convm delicado, se no taxativo. = quando no

Substitua ao asteriscos por se no ou seno a) V de uma vez, **voc vai se atrasar. b) Nada mais havia a fazer ** conformar-se com aquela situao. c) No havia um ** naquele rapaz. d) Faa isso, ** haver problemas. e) No o fez para irrit-lo, ** para adverti-lo. f) Havia dois jogadores, ** trs. g) Sero advertidos ** no forem trabalhar.

GABARITO
a) Seno (do contrrio / de outra forma) b) Seno (a no ser) c) Seno (substantivo / defeito) d) Seno (do contrrio) e) Seno (mas / mas sim) f) Se no (quando no) g) Se no (caso no)

S-ar putea să vă placă și