Sunteți pe pagina 1din 12

Organizao do Processo de Enfermagem: Histria da Enfermagem

THAMIRES GONALVES

Pode se considerar que a enfermagem sempre esteve voltada para atender as necessidades de assistncia de sade da sociedade. Ela originou-se do desejo de manter as pessoas saudveis, assim como propiciar conforto, cuidados e confiana ao enfermo.

2 - SADE um estado de completo bem-estar fsico, mental e social, no meramente a ausncia de doena ou enfermidade. 3 - DOENA um processo anormal no qual o funcionamento do organismo de uma pessoa est diminudo ou prejudicado em uma ou mais dimenses.

NECESSIDADES HUMANAS BSICAS


Necessidades fisiolgicas: Estas so as necessidades mais bsicas (oxignio, hidratao, nutrio, temperatura, excreo, repouso, sexo). Uma vez satisfeitas estas necessidades passamos a nos preocupar com outras coisas.
Necessidades de segurana:No mundo conturbado em que vivemos procuramos fugir dos perigos, buscamos por abrigo, segurana, proteo, estabilidade e continuidade. A busca da religio, de uma crena deve ser colocada neste nvel da hierarquia. Necessidades sociais: O ser humano precisa amar e pertencer. O ser humano tem a necessidade de ser amado, querido por outros, de ser aceito por outros. Ns queremos nos sentir necessrios a outras pessoas ou grupos de pessoas. Esse agrupamento de pessoas pode ser, no seu local de trabalho, na sua igreja, na sua famlia, no seu clube ou na sua torcida. Todos estes agrupamentos fazem com que tenhamos a sensao de pertencer a um grupo .

Necessidades de "status" ou de estima:O ser humano busca ser competente, alcanar objetivos, obter aprovao e ganhar reconhecimento.

Necessidade de auto realizao:O ser humano busca a sua realizao como pessoa, a demonstrao prtica da realizao permitida e alavancada pelo seu potencial nico. O ser humano pode buscar conhecimento, experincias estticas e metafsicas, ou mesmo a busca de Deus.Os profissionais de sade preocupam-se que estas necessidades bsicas sejam proporcionadas aos pacientes que buscam assistncia.

A Evoluo da Assistncia Sade nos Perodos Histricos


- Perodo Pr-Cristo Neste perodo as doenas eram tidas como um castigo de Deus ou resultavam do poder do demnio. Por isso os sacerdotes ou feiticeiras acumulavam funes de mdicos e enfermeiros. O tratamento consistia em aplacar as divindades, afastando os maus espritos por meio de sacrifcios. Usavam-se: massagens, banho de gua fria ou quente. Mais tarde os sacerdotes adquiriam conhecimentos sobre plantas medicinais e passaram a ensinar pessoas, delegando-lhes funes de enfermeiros e farmacuticos.

Egito
Os egpcios deixaram alguns documentos sobre a medicina conhecida em sua poca. As receitas mdicas deviam ser tomadas acompanhadas da recitao de frmulas religiosas. Pratica-se o hipnotismo, a interpretao de sonhos; acreditava-se na influncia de algumas pessoas sobre a sade de outras. Havia ambulatrios gratuitos, onde era recomendada a hospitalidade e o auxlio aos desamparados.

ndia
Documentos do sculo V.I A.C. nos dizem que os hindus conheciam: ligamentos, msculos, nervos, plexos, vasos linfticos, antdotos para alguns tipos de envenenamento e o processo digestivo. Realizavam alguns tipos de procedimentos, tais como: suturas, amputaes e corrigiam fraturas. Neste aspecto o budismo contribui para o desenvolvimento da enfermagem e da medicina. Os hindus tornaram-se conhecidos pela construo de hospitais. Foram os nicos, na poca, que citaram enfermeiros e exigiam deles qualidades morais e conhecimentos cientficos. Nos hospitais eram usados msicos e narradores de histrias para distrair os pacientes. O bramanismo fez decair a medicina e a enfermagem, pelo exagerado respeito ao corpo humano - proibia a disseco de cadveres e o derramamento de sangue. As doenas eram consideradas castigo.

Assria e Babilnia
Entre os assrios e babilnios existiam penalidades para mdicos incompetentes, tais como: amputao das mos, indenizao, etc. A medicina era baseada na magia - acreditava-se que sete demnios eram os causadores das doenas. Os sacerdotes - mdicos vendiam talisms com oraes usadas contra ataques dos demnios. Nos documentos assrios e babilnicos no h meno de hospitais, nem de enfermeiros. Conheciam a lepra e sua cura dependia de milagres de Deus, como no episdio bblico do banho no rio Jordo. "Vai, lavate sete vezes no Rio Jordo e tua carne ficar limpa".

China
Os doentes chineses eram cuidados por sacerdotes. As doenas eram classificadas da seguinte maneira: benignas, mdias e graves. Os sacerdotes eram divididos em trs categorias que correspondiam ao grau da doena da qual se ocupava. Os templos eram rodeados de plantas medicinais. Os chineses conheciam algumas doenas: varola e sfilis. Tratamento: anemias, indicavam ferro e fgado; doenas da pele, aplicavam o arsnico. Anestesia: pio. Construram alguns hospitais de isolamento e casas de repouso.

Japo
Os japoneses aprovaram e estimularam a eutansia. A medicina era fetichista e a nica teraputica era o uso de guas termais. a prtica pela qual se abrevia a vida de um enfermo incurvel de maneira controlada e assistida por um especialista.

Grcia
As primeiras teorias gregas se prendiam mitologia. Apolo, o deus sol, era o deus da sade e da medicina. Usavam sedativos, fortificantes e hemostticos, faziam ataduras e retiravam corpos estranhos, tambm tinham casas para tratamento dos doentes. A medicina era exercida pelos sacerdotes - mdicos, que interpretavam os sonhos das pessoas. Tratamento: banhos, massagens, sangrias, dietas, sol, ar puro, gua pura mineral. Dava-se valor beleza fsica, cultural e a hospitalidade. O excesso de respeito pelo corpo atrasou os estudos anatmicos. O nascimento e a morte eram considerados impuros, causando desprezo pela obstetrcia e abandono dos doentes graves. A medicina tornou-se cientfica, graas a Hipcrates, que deixou de lado a crena de que as doenas eram causadas por maus espritos. Hipcrates considerado o Pai da Medicina. Observava o doente, fazia diagnstico, prognstico e a teraputica. Reconheceu doenas como: Tuberculose, malria, histeria, neurose, luxaes e fraturas. Seu princpio fundamental na teraputica consistia em "no contrariar a natureza, porm auxili-la a reagir". Tratamentos usados: massagens, banhos, ginsticas, dietas, sangrias e calmantes, ervam medicinais e medicamentos minerais.

HISTRIA DA ENFERMAGEM

S-ar putea să vă placă și