Sunteți pe pagina 1din 22

PO I Doutrina 30 h/a

Ten Paulo Roberto

OBJETIVOS
Conhecer os fundamentos das atividades de

policiamento ostensivo; Reconhecer a importncia da integrao comunitria para a execuo do policiamento ostensivo voltado a segurana do cidado na atividade da Polcia Militar; Reconhecer os compromissos ticos do Policial Militar, em prol das atividades de segurana pblica, voltados para os direitos humanos.

Unidade Didtica I: (14 h/a)


Fundamentos Do Policiamento Ostensivo Conhecer os conceitos de Polcia Militar que objetivam a segurana do cidado; Conhecer os fundamentos das atividades do profissional da segurana do cidado; Identificar as caractersticas e os princpios da atividade policial militar sob o enfoque histrico, poltico, sociolgico e psicolgico.

Unidade Didtica II: (14 h/a)


Policiamento Comunitrio Situar as atividades de policiamento ostensivo na execuo do Policiamento Comunitrio; Reconhecer a importncia da participao das comunidades no planejamento e execuo da atividade policial ostensiva; Identificar a interao entre as polcias.

Captulo 1 Fundamentos do Policiamento Ostensivo - conceitos


CONCEITOS BSICOS: 1) ORDEM PBLICA: o estado de paz social que experimenta a populao, decorrente do grau de garantia individual ou coletiva propiciado pelo Poder Pblico, que envolve, alm das garantias de segurana, tranquilidade e salubridade, as noes de ordem moral, esttica, poltica e econmica.

Captulo 1 Fundamentos do Policiamento Ostensivo - conceitos


2) TRANQUILIDADE PBLICA o estgio em que a comunidade se encontra num clima de convivncia harmoniosa e pacfica, representando assim uma situao de bem estar social. 3) SALUBRIDADE PBLICA Constitui-se no estado higinico e de sanidade de um lugar, cujas condies se mostram favorveis ao atingimento de um nvel satisfatrio de qualidade de vida da coletividade, garantido atravs de aes preventivas e repressivas da alada do poder pblico

Captulo 1 Fundamentos do Policiamento Ostensivo - conceitos


4) PRESERVAO DA ORDEM PBLICA a manuteno ou o restabelecimento da ordem pblica, impedindo atos individuais ou coletivos que atentem contra a segurana pblica, as atividades lcitas, os bens pblicos ou particulares, a sade e o bem-estar das populaes, e a vida dos cidados, preservando a situao de garantia e normalidade que o Estado assegura , ou deva assegurar, a todos os membros da sociedade. 5) SEGURANA PBLICA o estado antidelitual que resulta da observncia dos preceitos tutelados pelas leis penais comuns e pela lei das contravenes penais.

Captulo 1 Fundamentos do Policiamento Ostensivo - Conceitos


6) PODER DE POLCIA a faculdade de que dispe a Administrao Pblica para condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais, em benefcio da coletividade ou do prprio Estado. 7) POLCIA OSTENSIVA Conjunto sistematizado de conhecimentos, mtodos e tcnicas correlacionados com o campo jurdicoadministrativo do Estado, caracterizado pelo exerccio do poder de polcia e realizado, exclusivamente pela polcia militar, atravs da presena ostensiva, na qual os seus agentes so identificados de plano, na sua autoridade pblica, pelo fardamento, equipamento, armamento e viatura, cujo propsito preservar a vida, o patrimnio, enfim a ordem pblica.

Captulo 1 Fundamentos do Policiamento Ostensivo - Conceitos


8) POLICIAMENTO OSTENSIVO a atividade dinmica de execuo da polcia ostensiva, que obedece a caractersticas, princpios e variveis prprias, objetivando satisfazer as necessidades bsicas das comunidades e do cidado. a polcia ostensiva em movimento. 9) ESTRATGIA POLICIAL-MILITAR So escolhas, decises que caracterizam um conjunto integrado de aes, destinadas a viabilizar os objetivos institucionais. 10) TTICA POLICIAL- MILITAR a arte de empregar a tropa em aes e operaes Policiais Militares.

Captulo 1 Fundamentos do Policiamento Ostensivo - Conceitos


11) TCNICA POLICIAL MILITAR o conjunto de mtodos e procedimentos usados para a execuo eficiente das atividades policiais militares. 12) REGIO a circunscrio territorial atribuda responsabilidade de um Comando Regional. 13) REA a circunscrio territorial atribuda responsabilidade de um OPM Especial, Destacamento Especial, Regimento ou Batalho.

Captulo 1 Fundamentos do Policiamento Ostensivo - Conceitos


14) SUBREA a circunscrio territorial atribuda responsabilidade de uma Companhia PM (Cia PM) ou Esquadro de Polcia Montada (Esqd P Mon). 15) SETOR a circunscrio territorial atribuda responsabilidade de um Peloto PM (Pel PM). 16) SUBSETOR a circunscrio territorial atribuda responsabilidade de um Grupo PM (GPM).

Captulo 1 Fundamentos do Policiamento Ostensivo - Conceitos


17) POSTO a circunscrio territorial atribuda responsabilidade de frao elementar ou constituda, atuando em permanncia e/ou patrulhamento. 18) ITINERRIO o trajeto que interliga pontos-base no posto, percorrido obrigatoriamente pela frao. 19) LOCAL DE RISCO todo local que, por suas caractersticas, apresente probabilidade de ocorrncia policial militar.

Captulo 1 Fundamentos do Policiamento Ostensivo - Conceitos


20) OCORRNCIA POLICIAL MILITAR todo ato ou fato que exige interveno policial militar, por intermdio de aes ou operaes. 21) BOLETIM DE OCORRNCIA / BO-PM Documento que se destina ao registro geral das intervenes do policial militar, por intermdio de aes ou operaes, em servio de Polcia Ostensiva.

Captulo 1 Fundamentos do Policiamento Ostensivo - Conceitos


22) TERMO CIRCUNSTANCIADO / BO-TC Documento que se destina ao registro dos dados essenciais relativos s infraes penais de menor potencial ofensivo, lavrado pelo agente policial, militar ou civil, quando presentes as circunstncias e elementos de prova que permitiram a lavratura do auto de priso em flagrante. 23) COMUNICAO DE OCORRNCIA POLICIAL / BO-COP Documento que se destina ao registro das comunicaes de infraes penais, no enquadradas nas circunstncias do flagrante e/ou no comportem o registro na forma do termo Circunstanciado.

Captulo 1 Fundamentos do Policiamento Ostensivo - Conceitos


24) AO POLICIAL MILITAR o desempenho isolado de frao elementar ou constituda, com autonomia para cumprir misses rotineiras. 25) AO DE PRESENA a manifestao que proporciona comunidade a sensao de segurana, pela certeza de cobertura policial militar. Ao de presena real consiste na presena fsica do policial nos locais onde a probabilidade de incidncia de ocorrncia seja grande. Ao de presena potencial a capacidade do policiamento ostensivo, num espao de tempo mnimo, acorrer ao local onde a ocorrncia seja iminente ou j tenha surgido.

Captulo 1 Fundamentos do Policiamento Ostensivo - Conceitos


26) FRAO ELEMENTAR Frao de tropa, de at cinco Policiais Militares (PM), que no constituaGrupo Policial Militar (GPM), para emprego coordenado. 27) FRAO CONSTITUDA a tropa com efetivo mnimo de 01 (um) GPM. 28) ESTUDO DE SITUAO a ferramenta de coleta e anlise de dados utilizada pelos OPM com o objetivo de interpretar os fatores intervenientes e fornecer subsdios para melhor instruir o processo decisrio.

Captulo 1 Fundamentos do Policiamento Ostensivo - Conceitos


29) PLANEJAMENTO ESTRATGICO Metodologia utilizada pelos rgos de DireoGeral, que permite estabelecer a direo a ser seguida pela Instituio, visando obter maior integrao e interao com o ambiente, preservando o atingimento das metas e objetivos organizacionais. 30) PLANEJAMENTO TTICO (GERENCIAL) Metodologia utilizada pelos Departamentos e rgos de execuo da prestao de servio comunidade (CRPO e CRB), que tem por finalidade alcanar objetivos setorizados da Instituio.

Captulo 1 Fundamentos do Policiamento Ostensivo - Conceitos


31) PLANEJAMENTO OPERACIONAL Metodologia de desenvolvimento e implementao de resultados especficos a serem alcanados pelas reas operacionais da Instituio. 32) PLANO Conjunto de atividades que contm projetos, definindo caminhos e mostrando as possibilidades de realizao e de sucesso, formalizadas atravs de um documento.

Captulo 1 Fundamentos do Policiamento Ostensivo - Conceitos


33) PLANO DE OPERAES Documento elaborado a partir de um evento previsto ou presumido, que estabelea a conduta Policial Militar nas circunstncias extraordinrias, tendo por abrangncia, no mnimo, dois nveis de execuo. 34) ORDEM DE POLCIA OSTENSIVA Documento elaborado pelo Comando da Corporao e desdobrado pelos elementos de execuo, abrangendo as rotinas das reas de inteligncia, operaes, instruo e administrao, visando orientar as fraes subordinadas, garantindo a eficincia e eficcia nas aes de polcia ostensiva.

Captulo 1 Fundamentos do Policiamento Ostensivo - Conceitos


35) ORDEM DE OPERAES Documento elaborado a partir de um evento previsto ou presumido, que estabelea a conduta Policial Militar nas circunstncias ordinrias e especiais, tendo por abrangncia, no mnimo, dois nveis de execuo. 36) OPERAO POLICIAL MILITAR a conjugao de aes, que exige planejamento especfico, executadas por fraes de tropa constituda, podendo, inclusive, contar com a participao de outros rgos, pblicos ou privados.

Captulo 1 Fundamentos do Policiamento Ostensivo - Conceitos


37) AO DE POLICIA MILITAR o exerccio diuturno das atividades de polcia ostensiva e de preservao da ordem pblica pelos Policiais Militares. 38) CONTROLE OPERACIONAL realizado em todos os nveis de execuo das operaes e tarefas, tomadas isoladamente. Deve observar o estabelecimento de padres de desempenho. So instrumentos de controle operacional: a presena pessoal dos diversos escales de superviso; o quadro de produtividade individual e coletiva da frao e o controle de qualidade sobre o servio prestado.

S-ar putea să vă placă și