Sunteți pe pagina 1din 21

Caso 1

Um contribuinte impugnou o acto de liquidao de um imposto da Contribuio Autrquica relativo ao imvel de que titular, referente a 2003. Em 2004 o Cdigo da Contribuio Autrquica alterado, baixando de forma geral os tributos dos contribuintes. Ser que este contribuinte abrangido pelas alteraes ao Cdigo da Contribuio Autrquica?

Caso 2

Antnio celebrou um contrato de trabalho verbalmente, de acordo com a lei vigente. Posteriormente, a lei alterou-se e exige que qualquer contrato de trabalho seja celebrado atravs de um contrato escrito. Ser que a aplicao da lei actual abrange o contrato de trabalho do Antnio?

Caso 3
Os cnjuges casaram numa data em que o divrcio no era aplicvel aos casamentos catlicos. Actualmente pretendem divorciar-se: ser que o podem fazer? Aplica-se a lei que regulamentava o contrato de casamento poca do facto ou a actual?

Em ambos os casos a pergunta se a situao em apreo dever ser regulada pela lei revogada ou pela nova lei. Dever ser a lei aplicvel no momento em que a situao se constitui? Dever ser a lei aplicvel no momento presente?

As solues radicais

1- Aplicao da lei antiga por ser a aplicvel no momento do facto. A lei antiga regula no s as condies de validade da situao mas tambm os seus efeitos no futuro. Argumento a favor :

Manuteno das expectativas das partes que conheciam a lei no momento da celebrao do contrato ou da ocorrncia da situao. As partes no poderiam nunca antecipar a alterao legislativa. Tutela a confiana das partes.

2- Aplicao da nova lei, a qual rege no s as situaes que se venham a criar no futuro mas tambm as criadas no passado aplicao retroactiva da lei.

Argumento a favor:
Se a lei mudou, a soluo actualmente consagrada ser a mais adequada. No podero coexistir no mesmo momento, situaes idnticas com solues jurdicas distintas.

Noo de aplicao retroactiva da lei.

Uma lei tem aplicao retroactiva quando os seus efeitos regulamentam situaes criadas no passado, num momento anterior ao da sua vigncia. Existem 3 graus de retroactividade: GRAU 1- Aplicao imediata da lei s situaes constitudas no passado mas que se prolongam actualmente. A NL no permite que coexistem mesmas situaes reguladas diferentemente. Ex. Lei antiga determinava como juro mximo 7%. Nova lei determina juro mximo de 5%. A Nova Lei ser aplicada relativamente aos contratos celebrados antes da sua entrada em vigor.

GRAU 2: A NL no s no admite a coexistncia de situaes idnticas tratadas de forma diferente como destri as situaes criadas ao abrigo da lei antiga.

Seria o caso se a pessoa que celebrou o emprstimo tivesse de restituir os montantes recebidos acima do mximo estabelecido pela NL.

GRAU 3: A NL no aceita nenhum efeito produzido e ao abrigo da lei antiga. Todas as situaes tero de ser reapreciadas. O tipo de retroactividade mais agressivo.

Preceitos constitucionais

Artigo 29. (Aplicao da lei criminal) 1. Ningum pode ser sentenciado criminalmente seno em virtude de lei anterior que declare punvel a aco ou a omisso, nem sofrer medida de segurana cujos pressupostos no estejam fixados em lei anterior. 2. O disposto no nmero anterior no impede a punio, nos limites da lei interna, por aco ou omisso que no momento da sua prtica seja considerada criminosa segundo os princpios gerais de direito inter-nacional comummente reconhecidos. 3. No podem ser aplicadas penas ou medidas de segurana que no estejam expressamente cominadas em lei anterior. 4. Ningum pode sofrer pena ou medida de segurana mais graves do que as previstas no momento da correspondente conduta ou da verificao dos respectivos pressupostos, aplicando-se retroactivamente as leis penais de contedo mais favorvel ao arguido.

O texto constitucional permite a aplicao retroactiva da lei? Qual a razo de ser? Existir um limite na aplicao retroactiva da lei penal?

ARTIGO 12 CC (Aplicao das leis no tempo. Princpio geral) 1. A lei s dispe para o futuro; ainda que lhe seja atribuda eficcia retroactiva, presume-se que ficam ressalvados os efeitos j produzidos pelos factos que a lei se destina a regular. 2. Quando a lei dispe sobre as condies de validade substancial ou formal de quaisquer factos ou sobre os seus efeitos, entende-se, em caso de dvida, que s visa os factos novos; mas, quando dispuser directamente sobre o contedo de certas relaes jurdicas, abstraindo dos factos que lhes deram origem, entender-se- que a lei abrange as prprias relaes j constitudas, que subsistam data da sua entrada em vigor.

A teoria do facto passado:


O art. 12 determina que, em principio, a lei regula as situaes futuras. Em principio, a lei no ter eficcia retroactiva. Porm, a LN pode aplicar-se a situaes j formadas no passado cujos efeitos perduram com a respectiva entrada em vigor..

A eficcia retroactiva na LN.

Se a LN dispuser em matria de validade de forma, ir respeitar os factos passados neste domnio, bem como os efeitos produzidos (Caso referido em 2). Se a LN regulamentar de forma diferente a situao, alterando o quadro de direitos e deveres, ir aplicar-se s situaes anteriormente constitudas ao abrigo da Lei revogada. (Caso referido em 3).

O caso 3 ser resolvido com a aplicao do seguinte principio: em matria fiscal, a lei aplicvel ser a que estiver em vigor no momento da verificao dos factos que do origem ao imposto.

Em resumo

Quando a LN dispe sobre:

1. condies de validade substancial ou

formal e efeitos: s visa os factos novos ou seja, os que se verificarem depois da sua entrada em vigor

2. contedo de certas relaes jurdicas


(abstraindo dos factos que deram origem): abrange as prprias relaes j constitudas, que subsistam...

Por vezes a propria lei que enquadra o regime jurdico das situaes criadas ao abrigo da lei revogada. A Nova Lei do Arrendamento Urbano (NRAU) contm normas especificas

Normas transitrias CAPTULO I Contratos habitacionais celebrados na vigncia do Regime do Arrendamento Urbano e contratos no habitacionais celebrados depois do DecretoLei n. 257/95, de 30 de Setembro.

Artigo 26. Regime 1 - Os contratos celebrados na vigncia do Regime do Arrendamento Urbano (RAU), aprovado pelo Decreto-Lei n. 321-B/90, de 15 de Outubro, passam a estar submetidos ao NRAU, com as especificidades dos nmeros seguintes.

Ou seja: 1. Os contratos de arrendamento celebrado ao abrigo da lei revogada so abrangidos pela LN. 2. Exceptuam-se os items seguintes especificados na lei.

Trata-se da aplicao de uma lei geral e de uma lei especial.

LEIS SOBRE PRAZOS


ARTIGO 297 CCiv (Alterao de prazos)

1. A lei que estabelecer, para qualquer efeito, um prazo mais curto do que o fixado na lei anterior tambm aplicvel aos prazos que j estiverem em curso, mas o prazo s se conta a partir da entrada em vigor da nova lei, a no ser que, segundo a lei antiga, falte menos tempo para o prazo se completar. 2. A lei que fixar um prazo mais longo igualmente aplicvel aos prazos que j estejam em curso, mas computar-se- neles todo o tempo decorrido desde o seu
momento inicial. ~3. A doutrina dos nmeros anteriores extensiva, na parte aplicvel, aos prazos fixados pelos tribunais ou por qualquer autoridade.

Exemplo

Jos sofreu num acidente de viao ocorrido em 21.1.2004. O artigo 498. do Cdigo Civil define um prazo de trs anos para Jos reclamar dos responsveis a indemnizao pelos danos sofridos. Imagine que dia 21 de Fevereiro de 2006, entra em vigor uma alterao ao artigo 498. do Cdigo Civil que reduz o dito prazo de trs anos para seis meses. Jos pergunta-lhe se ainda vai a tempo de reclamar a sua indemnizao e at quando o poder fazer. E se a LN aumentasse o prazo para seis anos?

S-ar putea să vă placă și