Sunteți pe pagina 1din 18

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZNIA INSTITUTO DE CINCIAS AGRRIAS

ESTIMULADORES DE MICROVILOSIDADES
INTESTINAIS EM SUNOS

Prof: Augusto Cury Equipe: Afonso Coutinho Alexandre Almeida Alexandre Pantoja Aline Cunha Ana Carolina Silva Ana Dulce Botelho

Introduo

INTRODUO
A suinocultura moderna exige, cada vez mais, o uso adequado das tecnologias de produo disponveis. A alimentao o componente de maior participao no custo de produo, exigindo uma ateno especial dos suinocultores.

DEFINIES SOBRE OS ADITIVOS (MICROINGREDIENTES) NA ALIMENTAO ANIMAL


O Brasil define as normas de inspeo e fiscalizao de produtos destinados alimentao animal atravs da lei 6.198 de 26-12-74 e seu subsequente decreto 76.986 de 06-01-76. O que so aditivos? Para entendermos a ao dos estimuladores de microvilosidades intestinais em sunos, preciso saber?

CONCEITOS BSICOS DE NUTRIO


Anatomia do Trato Digestivo dos Sunos: um animal monogstrico. As microvilosidades: absoro ou secreo. O aparelho digestivo: composto por boca, esfago, estmago, intestino delgado (duodeno, jejuno e leo), intestino grosso (ceco, colon e reto) e nus, conforme demonstrado na Fig. 1.

APRELHO DIGESTIVO
Digesto na Boca: aes mecnicas e qumicas. Digesto no Estmago: sofre o ataque do suco gstrico. Digesto no Intestino Delgado: degradao e absoro dos alimentos. Digesto no Intestino acompanham o alimento. Grosso: enzimas que

CLASSIFICAO DOS ADITIVOS


Os microingredientes ou aditivos so classificados em 13 grupos: 1. Pr-nutrientes: microingrediente de uso em raes animais. 2. Coadjuvantes de elaborao: microingredientes tecnolgicos.

3. Profilticos: anticoccidicos e antihistomonas.

Os grupos formados dentro das respectivas categorias so apresentados na Tabela 1 a seguir:

Tabela 1: Classificao dos aditivos de acordo com a sua finalidade (Copndio, 1998)

3.3. Uso de Microingredientes (Aditivos) na Formulao da Dieta para Sunos: Quais aditivos so utilizados na formulao da dieta para sunos e suas implicaes na eficincia alimentar em sunos? Acidificantes: cidos orgnicos ou inorgnicos adicionados dieta. Adsorventes: substncias que no so absorvidas no trato gastro-intestinal . Ex: Os aluminosilicatos, bentonita e mananoligosacaridios.

Aglutinantes: substancias naturais ou artificiais que auxiliam e aumentam a capacidade de peletizao dos ingredientes. Anticoccidianos: produtos que adicionados aos alimentos tem a finalidade de prevenir a coccidiose, podendo ser ionforos, qumicos e associaes. Conservantes e(ou) Antifngicos: substncias que inibem ou controlam o crescimento bacteriano em produtos destinados a alimentao.

Antioxidantes: substncias que visam evitar a autooxidao dos alimentos. Aromatizantes/palatabilizantes: indicador de qualidade do alimento. Corantes e Pigmentantes: substancias referentes a cor dos produtos destinados alimentao animal. Enzimas: hidrlise dos componentes dos alimentos. Ex: Fitases, b-Glucanase e endoxilanase .

Probiticos: misturas de bactrias e/ou leveduras vivas que so fornecidas atravs das dietas (figura 2)

Saccharomyces

Lactobacillus

Prebiticos ou Promotores de crescimento: compostos usados como microingredientes na rao.

Oligo e Polissacardeos, alguns peptdeos e protenas e certos lipdios so candidatos a prebiticos. As mais estudadas so os oligossacardeos: frutoligossacardeos (FOS), glucoligossacardeos (GOS) e mananoligossacardeos (MOS). Simbiticos: alia o fornecimento de microrganismos probiticos juntamente com substncias prebiticas.

Antibiticos: so compostos produzidos por bactrias e fungos que inibem o crescimento de outros microorganismos. Anti-helmnticos: podem ser adicionados rao de animais . Agentes Repartidores de Energia: so compostos sintticos de anlogos hormonais (Ractopamina, um beta-agonistas), ou o prprio hormnio recombinante do crescimento suno (pST).

Emulsificadores, estabilizadores, espessantes e gelatinizante: so muito usados na alimentao humana para manter fases distintas em sistemas coloidais. Alguns exemplos: 1. 2. 3. 4. 5. 6. os oligosacaridios, celulose, gomas, Pectinas, casena, gelatina esteres de cidos graxos, mono e di-gliceridios e lecitina.

CONCLUSO
O trato gastrointestinal a interface entre o alimento fornecido e o animal, portanto sua integridade fundamental para obteno de bons resultados econmicos. Em vista disto, visualizase a importncia do uso de microingredientes (aditivos) alimentares na formulao da dieta para sunos.

OBRIGADO!

S-ar putea să vă placă și