Sunteți pe pagina 1din 16

Cepc 2 Centro de Educao Profissional Crisotila

PROF:KLITA ALUNAS: SANDRA EDIANA ROSLIA THAYS TEREZINHA SEBASTIANA P. NDMA STFANY

SADE DA MULHER EM SITUAO DE PRISO.

Sade da Mulher em Situao de Priso


Grande parte da populao presidiria compreendida pelo Sistema Penitencirio Nacional est expostas a diversos fatores de risco sade ,com um nmero significativo de casos de DST/aids,tuberculose,pneumonias, dermatoses,transtornos mentais,hepatites,traumas,diarrias infecciosas,alm de outros como hipertenso arterial e diabetes mellitus.

Foi institudo pelos ministrios da sade e da justia ,pela portaria interministerial n 1.777,de 9 de setembro de 2003 ,o plano nacional de sade no sistema penitencirio ,que tem como objetivo prover a ateno integral sade da populao penitenciria brasileira .

As informaes so da secretria de administrao penitenciria do estado de so paulo,setembro de 2003. 2,7%das pessoas presas so mulheres,com idade mdia de 32 anos,maior delito trfico de drogas 43,8%. Mulheres no receberem visita 36,3%,homens 29,2%.

17,9% das mulheres costumam receber visitas dos companheiros e 65,2% dos homens recebem visitas das suas companheiras. O apoio maior vem dos filhos 47,7% e da me 47,1%. A sade sexual 76,1% tem algum tipo de problema e o nmero de soropositivas o dobro dos homens 6,3%.

S em 2001 foi assegurado mulher presa o direito visita ntima do companheiro ,e pessoas do mesmo sexo no h direito assegurado .

Conforme dados do Departamento Penitencirio Nacional do Ministrio da Justia cerca de 30 mil mulheres esto encarceradas no pas. Grande parte (51%) tem entre 18 e 29 anos de idade. Ainda segundo o relatrio, 50% delas foram presas por trfico de drogas.

Humanizao e qualidade :
Princpios para uma Poltica de Ateno Integral Sade da Mulher. A humanizao e a qualidade da ateno em sade so condies essenciais, que implicam na promoo,reconhecimento e respeito aos seus direitos humanos,dentro de um marco tico que garanta a sade integral e seu bem estar.

Segundo Mantamala (1995),a qualidade da ateno deve estar referida a um conjunto de aspectos que englobam as questes psicolgicas ,sociais, biolgicas,sexuais ,ambientais e culturais . Humanizar e qualificar a ateno em sade aprender a compartilhar saberes e reconhecer direitos. A ateno humanizada e de boa qualidade implica no estabelecimento de relaes entre sujeitos ,sem distino das condies sociais ,raciais ,tnicas ,culturais e de gnero.

Alguns elementos para atingir os princpios de humanizao e da qualidade da ateno.


Acesso da populao s aes e aos servios de sade nos trs nveis de assistncia; A melhoria do grau de resolutividade dos problemas e o acompanhamento pelos profissionais de sade; Capacitao precoce e busca ativa das usurias ;

Capacitao tcnica dos profissionais de sade e funcionrios dos servios envolvidos nas aes de sade; Disponibilidade de materiais educativos; Acolhimento amigvel em todos os nveis da assistncia; Anlise de indicadores que permitem aos gestores monitorar o andamento das aes,o impacto sobre os problemas tratados e a redefinio de estratgias ou aes que se fizerem necessrias.

Diretrizes da Poltica Nacional de Ateno Integral Sade da Mulher

O SISTEMA NICO DE SADE deve estar orientado e capacitado para a ateno integral sade da mulher,em todos os nveis de ateno sade; A Poltica de Ateno Sade da Mulher dever atingir todas as mulheres em todos os ciclos de vida ,das diferentes faixas etrias e dos distintos grupos populacionais ;

As polticas devero ser compreendidas em sua dimenso mais ampla ,seja na atuao em parceria do setor sade com outros setores governamentais ,com destaque para a segurana ,a justia,trabalho,previdncia social e educao; O atendimento dever nortear-se pelo respeito a todas as diferenas ,sem discriminao de qualquer espcie e sem imposio de valores e crenas;

As prticas em sade devero nortear-se pelo princpio da humanizao; Compreende-se a participao da sociedade civil na implementao das aes de sade da mulher ,no mbito federal,estadual e municipal,s instncias gestoras:melhorar e qualificar as informaes visando a uma atuao mais abrangente e horizontal ,alm de permitir o ajuste s diferentes realidades regionais.

S-ar putea să vă placă și