Sunteți pe pagina 1din 24

ESCOLA PAULISTA DE DIREITO. PS-GRADUAO EM DIREITO DE FAMLIA E DAS SUCESSES.

Doutor em Direito Civil e Graduado pela Faculdade de Direito da USP. Especialista e Mestre em Direito Civil pela PUC/SP. Coordenador dos cursos de Direito Civil, Direito Contratual e Direito de Famlia e das Sucesses da Escola Paulista de Direito. Professor da Rede de Ensino LFG. Professor da ESA/OAB/SP e em Escolas da Magistratura. Advogado, parecerista e rbitro. Autor da Editora GEN/Mtodo.

Flvio Tartuce

ESTATUTO DAS FAMLIAS.


- Viso geral do projeto. - interessante a descodificao?

- Quais so as suas vantagens e desvantagens?


- possvel trabalhar com a matria descodificada em sede de Direito Privado? - Essa realidade j existe?

- Como resolver os problemas pela teoria do dilogo das fontes? 2

ESTATUTO DAS FAMLIAS.


Optou-se pelo termo Estatuto das Famlias pelo reconhecimento da pluralidade. H necessidade? DISPOSIES GERAIS: Art. 1. Este Estatuto regula os direitos e deveres no mbito das entidades familiares. Art. 2. O direito famlia direito fundamental de todos. Art. 3. Para efeito da proteo do Estado, reconhecida como entidade familiar: I - a unio estvel entre o homem e a mulher; e II - a comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes. Esse ltimo dispositivo foi alterado na Cmara dos Deputados, pois admitia implicitamente a unio homoafetiva como entidade familiar. 3

ESTATUTO DAS FAMLIAS.


Art. 4. Os componentes da entidade familiar devem ser respeitados em sua integral dignidade pela famlia, pela sociedade e pelo Estado. Art. 5. Constituem princpios fundamentais para a interpretao e aplicao deste Estatuto a dignidade da pessoa humana, a solidariedade familiar, a igualdade de filhos e das entidades familiares, a convivncia familiar, o melhor interesse da criana e do adolescente e a afetividade. Foi retirada a meno ao princpio da igualdade de gneros do ltimo dispositivo. 4

ESTATUTO DAS FAMLIAS.


Art. 6. So indisponveis os direitos das crianas, dos adolescentes e dos incapazes, bem como os direitos referentes ao estado e capacidade das pessoas. O art. 7 do Projeto previa: dever da sociedade e do Estado promover o respeito diversidade de orientao sexual. Foi retirado do texto. Art. 9. Os direitos e garantias expressos nesta lei no excluem outros decorrentes do regime e dos 5 princpios adotados na Constituio, nos tratados e

ESTATUTO DAS FAMLIAS.


DAS RELAES DE PARENTESCO Art. 10. O parentesco resulta da consanginidade, da socioafetividade ou da afinidade. Os arts. 11 a 14 repetem as regras atuais relativas modalidades e contagem do parentesco. A incluso expressa da parentalidade socioafetiva um grande avano. Tratar do parentesco como primeira categoria tambm.
6

ESTATUTO DAS FAMLIAS.


DAS ENTIDADES FAMILIARES. Art. 15. dever da entidade familiar assegurar gestante, ao nascituro, criana, ao adolescente e ao idoso que a integrem, com absoluta prioridade, o direito vida, sade, alimentao, educao, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria, alm de coloc-los a salvo de toda forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso. Art. 16. As pessoas integrantes da entidade familiar tm o dever recproco de assistncia, amparo material e moral, sendo obrigadas a concorrer, na proporo de suas condies financeiras e econmicas, para a manuteno da famlia.
7

ESTATUTO DAS FAMLIAS.


DAS ENTIDADES FAMILIARES. Art. 17. Qualquer pessoa integrante da entidade familiar tem legitimidade para defend-la em juzo ou fora dele. Art. 18. A gesto dos interesses comuns da entidade familiar incumbe aos integrantes civilmente capazes, de comum acordo, tendo sempre em conta o interesse de todos os que a compem. Art. 19. A escolha do domiclio da entidade familiar deciso conjunta das pessoas que a integram, observados os interesses de todo o grupamento familiar. O ltimo dispositivo admitia a pluralidade domiciliar, o que foi retirado do projeto.
8

ESTATUTO DAS FAMLIAS.


DO CASAMENTO. Art. 21. O casamento civil e produz efeitos a partir do momento em que os nubentes manifestam a vontade de estabelecer o vnculo conjugal e a autoridade os declara casados. DOS IMPEDIMENTOS. Art. 24. No podem casar: I os absolutamente incapazes; II os parentes na linha reta sem limitao de grau; III os parentes na linha colateral at o terceiro grau, inclusive; IV os parentes por afinidade em linha reta; V as pessoas casadas; VI as pessoas do mesmo sexo; VII o adotado com o filho do adotante; VIII o cnjuge sobrevivente com o condenado por homicdio ou tentativa de homicdio contra o seu consorte. Os ltimos incisos foram includos na CCJ da Cmara.
9

ESTATUTO DAS FAMLIAS.


DA VALIDADE DO CASAMENTO (NULO E ANULVEL). Art. 28. nulo o casamento contrado: I pela pessoa absolutamente incapaz; II com infringncia aos impedimentos legais. III por procurador, se revogada a procurao antes da celebrao do casamento. Art. 30. anulvel o casamento: I dos relativamente incapazes; II por erro essencial quanto pessoa do outro cnjuge, anterior ao casamento; III em virtude de coao; IV do incapaz de consentir ou manifestar, de modo inequvoco, o consentimento, no momento da celebrao; V por incompetncia da autoridade celebrante, salvo se tiver havido registro do casamento. O prazo para anulao unificado para 180 dias, contados da celebrao do casamento (art. 33). 10

ESTATUTO DAS FAMLIAS.


EFEITOS DO CASAMENTO: Art. 36. As relaes pessoais entre os cnjuges devem obedecer aos deveres de: I fidelidade e lealdade recprocas; II vida em comum, no domiclio conjugal; III mtua assistncia; IV sustento, guarda e educao dos filhos; V respeito e considerao mtuos. O projeto original mencionava apenas a lealdade. Foi includa a meno expressa fidelidade pela CCJ.
11

ESTATUTO DAS FAMLIAS.


REGIME DE BENS. - Supresso do regime da participao final nos aquestos (estrangeirismo). - Supresso do regime da separao obrigatria de bens, diante de seu carter discriminatrio (as causas suspensivas do casamento no existem mais). - So previstos como regimes: a comunho parcial (regime legal), a comunho universal e a separao total. - possvel a criao de um regime novo, desde que no entre em conflito com os preceitos gerais do Estatuto. 12

ESTATUTO DAS FAMLIAS. REGIME DE BENS. ALTERAO Art. 39. admissvel a alterao do regime de bens, mediante escritura pblica, promovida por ambos os cnjuges, assistidos por advogado ou defensor pblico, ressalvados os direitos de terceiros. 1. A alterao no dispe de efeito retroativo. 2. A alterao produz efeito a partir da averbao no assento de casamento.
13

ESTATUTO DAS FAMLIAS.


REGIME DE BENS. OUTORGA CONJUGAL. Art. 42. Nenhum dos cnjuges pode, sem autorizao do outro, exceto no regime da separao: I - vender, doar, permutar, dar em pagamento, ceder ou gravar de nus real os bens comuns; II - pleitear, como autor ou ru, acerca desses bens ou direitos; III - prestar fiana. Pargrafo nico. Cabe o suprimento judicial do consentimento quando um dos cnjuges o denegue sem motivo justo, ou lhe seja impossvel conced-lo. Art. 43. A anulao dos atos praticados sem outorga, sem consentimento, ou sem suprimento do juiz, pode ser demandada pelo cnjuge a quem cabia conced-la, ou por seus herdeiros, at um ano da homologao da partilha.
14

ESTATUTO DAS FAMLIAS.


DISSOLUO DO CASAMENTO. - O texto substitutivo ainda menciona a separao de direito e o divrcio. preciso retirar a meno primeira, diante da EC 66/2010. - Foi incorporado o divrcio extrajudicial (Lei 11.441/2007). - No h meno culpa ou s causas para a separao ou divrcio (bandeira do IBDFAM). - Existe previso interessante no sentido de que a separao de fato pe fim sociedade conjugal, o que engloba os deveres do casamento e o regime de bens (art. 56).
15

ESTATUTO DAS FAMLIAS.


UNIO ESTVEL Art. 63. reconhecida como entidade familiar a unio estvel entre o homem e a mulher, configurada na convivncia pblica, contnua, duradoura e estabelecida com o objetivo de constituio de famlia. Pargrafo nico. A unio estvel constitui estado civil de convivente independentemente de registro, o qual deve ser declarado em todos os atos da vida civil. Art. 64. A unio estvel no se constitui: I entre parentes na linha reta, sem limitao de grau; II entre parentes na linha colateral at o terceiro grau, inclusive; III entre parentes por afinidade em linha reta. Pargrafo nico. A unio formada em desacordo aos impedimentos legais no exclui os deveres de assistncia e a partilha de bens. 16 O LTIMO TEXTO UM DOS MAIS POLMICOS..

ESTATUTO DAS FAMLIAS.


UNIO ESTVEL Art. 66. Na unio estvel, os conviventes podem estabelecer o regime jurdico patrimonial mediante contrato escrito. 1. Na falta de contrato escrito aplica-se s relaes patrimoniais, no que couber, o regime da comunho parcial de bens. 2. A escolha do regime de bens no tem efeito retroativo. Art. 67. A unio estvel pode converter-se em casamento, mediante pedido formulado pelo casal ao oficial de registro civil, no qual declarem que no tm impedimentos para casar e indiquem o regime de bens que passam a adotar, dispensada a celebrao. Pargrafo nico. Os efeitos da converso se produzem a partir da data do registro do casamento. O art. 68 que tratava da unio homoafetiva, foi retirado do projeto legislativo na CCJ da Cmara dos Deputados. 17

ESTATUTO DAS FAMLIAS.


DA FAMLIA PLURIPARENTAL. Art. 69. As famlias parentais se constituem entre pessoas com relao de parentesco entre si e decorrem da comunho de vida instituda com a finalidade de convivncia familiar. 1. Famlia monoparental a entidade formada por um ascendente e seus descendentes, qualquer que seja a natureza da filiao ou do parentesco. 2. Famlia pluriparental a constituda pela convivncia entre irmos, bem como as comunhes afetivas estveis existentes entre 18 parentes colaterais.

ESTATUTO DAS FAMLIAS.


DA FILIAO. Art. 70. Os filhos, independentemente de sua origem, tm os mesmos direitos e qualificaes, proibidas quaisquer designaes e prticas discriminatrias. Art. 73. Presumem-se filhos: I os nascidos durante a convivncia dos genitores poca da concepo; II os havidos por fecundao artificial homloga, desde que a implantao do embrio tenha ocorrido antes do falecimento do genitor; III os havidos por inseminao artificial heterloga, desde que realizada com prvio consentimento livre e informado do marido ou do convivente, manifestado por escrito, e desde que a implantao tenha ocorrido antes do seu falecimento.
19

ESTATUTO DAS FAMLIAS.


DA FILIAO. Art. 75. O filho no registrado ou no reconhecido pode, a qualquer tempo, investigar a paternidade ou a maternidade, biolgica ou socioafetiva. Pargrafo nico. A sentena que julgar procedente a investigao produz os mesmos efeitos do reconhecimento voluntrio. Art. 76. Cabe ao marido, ao convivente ou mulher o direito de impugnar a paternidade ou a maternidade que lhe for atribuda no registro civil. 1. Impugnada a filiao, se sobrevier a morte do autor os herdeiros podem prosseguir na ao. 2. No cabe a impugnao da paternidade ou maternidade: I em se tratando de inseminao artificial heterloga, salvo alegao de dolo ou fraude; II caso fique caracterizada a posse do estado de filho. 20

ESTATUTO DAS FAMLIAS.


DO PODER FAMILIAR. - Havia a proposta de alterar o termo poder familiar para autoridade parental, em um sentido de abrandamento. Porm, o texto da CCJ volta a falar em poder, o que tido como um retrocesso. Art. 87. O poder familiar deve ser exercido no melhor interesse dos filhos. 1. Compete o poder familiar aos pais; na falta ou impedimento de um deles, o outro o exerce com exclusividade. 2. O filho tem o direito de ser ouvido, nos limites de seu discernimento e na medida de seu processo educacional. 3. Aos pais incumbe o dever de assistncia moral e material, guarda, educao e formao dos filhos menores. 4o Compete aos pais, quanto pessoa dos filhos, exigir que lhes prestem obedincia, respeito e os servios prprios de sua idade e condio. O ltimo inciso foi includo na CCJ da Cmara.
21

ESTATUTO DAS FAMLIAS.


DA GUARDA. Art. 97. No havendo acordo entre os pais, deve o juiz decidir, preferencialmente, pela guarda compartilhada, salvo se o melhor interesse do filho recomendar a guarda exclusiva, assegurado o direito convivncia do noguardio. Pargrafo nico. Antes de decidir pela guarda compartilhada, sempre que possvel, deve ser ouvida equipe multidisciplinar e utilizada a mediao familiar. Art. 100. O direito convivncia pode ser estendido a qualquer pessoa com quem a criana ou o adolescente mantenha vnculo de afetividade.
22

ESTATUTO DAS FAMLIAS.


DOS ALIMENTOS. REGRA FUNDAMENTAL. Art. 115. Podem os parentes, cnjuges, conviventes ou companheiros pedir uns aos outros os alimentos de que necessitem para viver com dignidade e de modo compatvel com a sua condio social. 1. So devidos os alimentos quando o alimentando no tem bens suficientes a gerar renda, nem pode prover, pelo seu trabalho, prpria mantena. 2. Os alimentos devem ser fixados na proporo das necessidades do alimentando e dos recursos do alimentante. 3. Os alimentos devidos aos parentes so apenas os indispensveis subsistncia, quando o alimentando der causa situao de necessidade. 4. Se houver acordo, o alimentante pode cumprir sua obrigao mediante o fornecimento de moradia, sustento, assistncia sade e educao. 23

ESTATUTO DAS FAMLIAS.


OUTROS PONTOS INTERESSANTES. - Foi retirado do sistema o Bem de Famlia Voluntrio ou Convencional, diante de sua reduzida aplicao prtica. - Existem disposies processuais especficas, que valorizam a celeridade processual e os ritos especiais com regras prprias.
- A competncia para as questes familiares das Varas e das Cmaras especializadas (bandeira do IBDFAM). - A adoo tratada brevemente, para no entrar em conflito com o ECA. Continua a colcha de retalhos legislativa. - No h mais meno quanto irrenunciabilidade dos alimentos (art. 120 do projeto). - A mediao incentivada em vrios dispositivos (cultura da paz e no 24 do conflito).

S-ar putea să vă placă și