Sunteți pe pagina 1din 68

Por: Ana Lucia S. S.

de Souza
Tcnica em Segurana no Trabalho

A Preveno de Acidentes uma questo de instruo, cooperao, vigilncia e educao. Por isso, este Treinamento tem por objetivo apresentar conceitos e prticas que possibilitem aos colaboradores:
Desenvolver suas atividades da forma mais segura possvel evitando perdas ; Observar e relatar condies de risco nos ambientes de trabalho; Solicitar medidas para reduzir, at eliminar e/ou neutralizar os riscos existentes; Discutir os acidentes ocorridos e solicitar medidas que previnam acidentes semelhantes;

Orientar os demais trabalhadores quanto preveno de acidentes.

O que so Riscos Ambientais?

Consideram-se riscos ambientais os agentes: Fsicos , Qumicos, Biolgicos, Ergonmicos e de Acidentes, existentes nos ambientes de trabalho, capazes de causar danos a sade e a integridade fsica do trabalhador.

So fatores desencadeantes de acidentes e doenas ocupacionais.

FSICO
So efeitos gerados por mquinas, equipamentos e condies fsicas caractersticas do local de trabalho, que podem causar prejuzos sade do trabalhador. RUDO VIBRAO CALOR INTENSO FRIO INTENSO

AGENTES FSICOS

RADIAES

PRESO ANORMAL

Desequilbrio emocional; Reduo da produtividade; Fadiga, insnia; Tenso muscular; Irritabilidade, tonturas, zumbidos; Alteraes da presso arterial e freqncia cardaca; Alteraes geniturinrias (impotncia sexual); Surdez parcial; Surdez total (PAIRO)

Alteraes neuro vasculares


VIBRAES MECNICAS LOCALIZADAS

nas mos; Problemas nas articulaes das mos e braos; Osteoporose (perda da substncia ssea).

Problemas na coluna
VIBRAES MECNICAS DE CORPO INTEIRO

vertebral; Dores lombares; Pequenas leses nos rins.

CALOR INTENSO

Intermao ou insolao; Prostao trmica; Desidratao; Choque trmico; Cimbras de calor.

Enregelamento dos
FRIO INTENSO

membros; Hipotermia; Ulceraes do frio.

RADIAES IONIZANTES

Anemia; Leucemia; Cncer; Alteraes


genticas.

Sobrecarga
RADIAES NO-IONIZANTES

trmica; Queimaduras; Doenas ocular irreversvel; Cncer de pele; Aumento da atividade tireide.

Carcinoma Basocelular

C. Epinocelular

PRESSO HIPERBRICA

quando o homem fica sujeito a presses maiores que a atmosfrica. (mergulho e uso de ar comprimido). quando o homem est sujeito a presses menores que a presso atmosfrica. Estas situaes ocorrem a elevadas altitudes.

PRESSO HIPOBRICA

Dores musculares; Hemorragias pelo ouvido e ruptura do tmpano; Barotrauma; Embolia Traumtica Intoxicao pelo CO Doenas Descompressivas

QUMICO
So representados pelas substncias qumicas e so encontrados, nas atividades humanas, nos estados lquido, slido ou gasoso. Exercem ao qumica sobre o corpo humano que so capazes de causar doenas aos empregados.
POEIRA VAPORES FUMOS

AGENTES QUMICOS

GASES NVOAS NEBLINAS

Alteraes na circulao e oxignio do sangue; Alteraes dos glbulos vermelhos; Problemas na medula ssea; Anemia; Asma; Bronquites; Resfriados crnicos; Alergias e sinusites; Pneumoconioses; Intoxicao acidental; At a morte.

BIOLGICO

So aqueles causados por microorganismos capazes de desencadear doenas, devido a contaminao e pela prpria natureza do trabalho. Devido a suas caractersticas agressivas ao homem provocam algumas doenas denominadas ocupacionais.

VRUS BACTRIAS FUNGOS

AGENTES BIOLGICOS

BACILOS PARASITAS PROTOZORIOS

NOTA: As doenas originadas dos riscos biolgicos s sero consideradas Doenas Profissionais, quando: A MANDO DO EMPREGADOR, OS EMPREGADOS TRABALHAM EM LOCAIS INSALUBRES.

Tuberculose Brucelose Ttano Malria

Febre amarela Febre tifide Carbnculo Leptospirose

ERGONMICO
So necessariamente caracterizados pela relao homem/atividade. Aparecem em conseqncia de posturas que as pessoas assumem ou de esforo que exercem na execuo das atividades.

Posto de Trabalho

Desconforto da Postura

Desconforto Visual

Fatores Ergonmicos Negativos

Esforo fsico intenso; Levantamento e transporte de peso; Exigncia de postura inadequada; Controle rgido de produtividade; Imposio de ritmos excessivos; Trabalho em turno e noturno; Jornada de trabalho prolongada; Fadiga decorrente da m organizao
do trabalho Trabalhos repetitivos por longa jornada de trabalho

ACIDENTES
So os que tm as caractersticas de agredir as pessoas por meio de alguma ao mecnica, ou seja qualquer obstculo contra o qual algum pode bater e sofrer uma leso.

Peas de maquinaria em movimento; Pontos de prensamento; Superfcies abrasivas; Arestas cortantes;

Arranjos fsicos inadequados;


Mquinas e equipamentos sem proteo; Ferramentas inadequadas ou defeituosas; Armazenamento inadequado; Animais peonhentos...

um evento no desejado que resulta em dano pessoa, dano propriedade ou perda no processo ou meio ambiente.

Os acidentes so eventos inesperados, no planejados e no desejados, portanto imprevisveis (porm prevenveis).

A Legislao Previdenciria conceitua o Acidente do Trabalho, atravs da Lei n 8.213, de 25 de julho de 1991, como o acidente que ocorre pelo exerccio do trabalho a servio da empresa provocando leso corporal ou perturbao funcional que cause a morte, perda ou reduo da capacidade para o trabalho permanente ou temporrio.

Eles acontecem quando coincidem diversos fatores. muito raramente h uma nica causa. entretanto possvel prevenir ou controlar as causas dos acidentes.
CAUSAS DIRETAS CAUSAS INDIRETAS

HOMEM

Fatores Pessoais Fatores Materiais

Atos Inseguros Condies Inseguras

MEIO

Leso fsica ou distrbio funcional no homem ou dano material no meio

Fatores Pessoais

Falta de conhecimento ou de capacidade para o trabalho ou tarefa; Motivao incorreta ou insuficiente; Problemas fsicos ou mentais (doenas, preocupao, emoo, etc.); Inaptido para o trabalho; Temperamento; Mquinas, ferramentas inadequadas ao uso (desgaste, imprpria p/ tarefa, sem manuteno, etc.); Projeto inadequado de operao; Normas inadequadas de trabalho; Falta de conhecimentos sobre os materiais com os quais se trabalha;

Fatores Materiais

a violao de um procedimento de segurana aceito, que pode ocasionar um acidente, ou seja a maneira como as pessoas se expem ao perigo de acidentar-se.

Consciente as pessoas sabem que esto se expondo ao perigo; Inconsciente as pessoas desconhecem o perigo a que se expe; Circunstancial as pessoas podem conhecer ou desconhecer o perigo, mas algo mais forte as leva prtica da ao segura.

ATO INSEGURO

Ficar junto ou sob cargas suspensas; Colocar parte do corpo em lugar perigoso; Operar mquinas/equipamentos sem habilitao ou autorizao; Imprimir excesso de velocidade ou sobrecarga; Improvisao ou mau emprego de ferramentas manuais; No usar EPI; Manipulao insegura de produtos qumicos; Fumar ou usar chamas em lugares indevidos; Tentativa de ganhar tempo; Brincadeiras e exibicionismo.

CONDIES INSEGURAS

Falta de proteo em mquinas e equipamentos; Protees inadequadas ou defeituosas; Falta de ordem e limpeza; Escassez de espao; Passagens perigosas; Defeito nas edificaes; Instalaes eltricas inadequadas ou defeituosas; Iluminao inadequada; Ventilao inadequada; Falta de EPI; Rudo excessivo; Condies ambientais perigosas: Gases, Vapores, Poeiras e Fumos.

A simples interao do homem com o seu meio ambiente, seja no lar, na escola, no lazer ou no trabalho, pode ocasionar acidentes e doenas que, dependendo da gravidade, ameaam a sua sade e podem lev-lo morte. Medidas preventivas contra acidentes e doenas - normas de segurana e meios de proteo (EPI/EPC) - devem ser aplicados visando a minimizao dos mesmos.

Todas as empresas esto obrigadas a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco e em perfeito estado de conservao e funcionamento.

Portaria n. 3214/78, aprova as Normas Regulamentadoras dentre as quais a NR-06 - Equipamentos de Proteo Individual.

CONCEITO LEGAL
Para os fins de aplicao da Norma Regulamentadora n6 NR06,considera-se Equipamento de Proteo Individual EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado proteo de riscos suscetveis de ameaar a segurana e a sade no trabalho.

Para minimizar os Riscos Ambientais e evitar a ocorrncia de Acidentes de Trabalho, estando dentre eles as Doenas Ocupacionais, ou seja, manter a harmonia entre a relao Homem X Trabalho e conseqentemente, manter a integridade e a vida do trabalhador.

Exposio direta a
fatores agressivos sem controle por outros meios tcnicos de segurana; Exposio a riscos controlados em parte por outros recursos tcnicos; Em emergncias; Provisoriamente, em instalaes, reparos ou substituies.

Evitar leses ou

atenuar sua gravidade evitando ou minimizando o contato do agente contra o corpo da pessoa.

Proteger o corpo e o

organismo contra os efeitos nocivos e lentos de substncias com caractersticas txicas, alergnicas ou outras, das quais resultam doenas ocupacionais.

necessrio que se ajude o trabalhador a conservar o seu equipamento de proteo individual, no s conscientizando-o de que, com a conservao, ele estar protegendo-se, como tambm oferecendo-lhe lugar prprio para guardar o EPI aps o seu uso.

O EPI deve ser adquirido e distribudo criteriosamente sob controle;

Cabe a cada possuidor a responsabilidade de conserv-lo;

totalmente condenvel o uso coletivo do EPI (trata-se de proteo individual).

O simples fornecimento dos equipamentos de proteo individual no garante a proteo da sade do trabalhador e nem evita contaminaes. Incorretamente utilizado, o EPI pode comprometer ainda mais a segurana do trabalhador.

O EPI somente ser

eficaz se for usado de forma correta e durante todo o tempo de exposio!!

O uso do EPI por parte


de chefes, encarregados e/ou supervisores fundamental!!!

DO EMPREGADOR
Adquirir o tipo de equipamento adequado atividade do empregado; Fornecer ao empregado somente o equipamento que possua o Certificado de Aprovao (C.A.); Treinar o trabalhador para utilizar o equipamento de forma adequada; Tornar obrigatrio o uso do equipamento;

DO EMPREGADOR Substituir,imediatamente, o equipamento quando for danificado ou extraviado; Responsabilizar-se pela sua higienizao e manuteno peridica; Comunicar ao Ministrio do Trabalho e Emprego qualquer irregularidade observada no EPI.

DO EMPREGADO Cuidar do EPI sob sua responsabilidade, utilizando-o de modo correto e sempre que seu uso seja obrigatrio, mantendo-o em boas condies, zelando pela limpeza adequada; Responsabilizar-se pela guarda e conservao do equipamento;

O uso de EPI uma exigncia da legislao trabalhista brasileira atravs de suas Normas Regulamentadoras. O no cumprimento poder acarretar em aes de responsabilidade cvel e penal, alm de multas e punies aos infratores.

Para cada tipo de atividade existe um risco correspondente, e conseqentemente, um tipo de EPI a ser utilizado

EPI Uso Permanente


Aqueles a que o empregado tem direito pelo exerccio da funo, sendo destinados ao seu uso exclusivos. EX.: Capacetes, botas, luvas, etc.

EPI Uso Eventual


Equipamentos complementares, necessrios realizao de trabalho sob condies especiais, e que devem ser devolvidos aps o trmino do trabalho. EX.: culos especiais, mscaras, cinto de segurana, etc.

COMO CUIDAR DO MEU EPI ?

Cada funcionrio responsvel por proceder a limpeza dos equipamentos sob sua responsabilidade;

Os EPI devem ser lavados e guardados corretamente, para assegurar maior vida til; Reportar ao superior, ou ao Depto. de Segurana, quaisquer defeitos ou dvidas quanto utilizao de EPIs.

LIMPEZA DE EPIs
Ao receber um EPI, solicite o manual para conhecimento dos procedimentos de lavagem e conservao; A limpeza dos equipamentos deve ser efetuada com gua e sabo neutro;

Para uma melhor limpeza e conservao do seu EPI, deve-se:


1.Desmontar o equipamento; 2.Trocar eventuais componentes gastos, danificados ou vencidos; 3.Imergir todos os componentes em gua, exceto peas no lavveis (ex. filtros); 4.Lavar/escovar os componentes; 5.Expor os componentes secagem natural; 6.Montar novamente o equipamento;

Devem ser mantidos conforme instrues especficas que acompanham cada modelo. Respiradores com manuteno (com filtros especiais para reposio) devem ser higienizados e armazenados em local limpo. Filtros no saturados devem ser envolvidos em uma embalagem limpa para diminuir o contato com o ar.

As vestimentas de proteo devem ser abundantemente enxaguadas com gua corrente para diluir e remover os resduos de produtos qumicos. O uso de alvejantes no recomendado, pois vai danificar o tratamento do tecido. As vestimentas devem ser secas sombra. Ateno: somente use mquinas de lavar ou secar, quando houver recomendaes do fabricante.

Equipamentos que possuam lentes de proteo Protetor facial, culos, Respiradores,

NO DEVEM SER ESFREGADOS,


pois isto poder arranh-los, diminuindo a transparncia.

Preserve seu EPI , pois ele pode salvar sua vida.

As atividades destinadas preveno de acidentes do trabalho e doenas ocupacionais possuem muitos componentes que completam-se em alguns pontos e o sucesso de uns depende de outros.
A preveno de acidentes do trabalho um assunto de vital interesse, tanto para os empregados como para prpria empresa. Por isso todos tm responsabilidades e devem ter participao ativa das prticas de preveno.

Prevenir Acidentes ...

Manter as bancadas e mquinas sempre limpas e em ordem; Jogar todos os resduos da produo no lixo; Definir local adequado para cada objeto; Armazenar os materiais de forma segura; Manter desimpedido o acesso ao material de combate a incndio; Manter sinalizao desobstruda; Preservar a ordem e limpeza nos refeitrios; Manter as instalaes sanitrias limpas e desinfetadas; Conservar o vestirio limpo e organizado.

S-ar putea să vă placă și