Sunteți pe pagina 1din 8

A competio de construo de pontes de macarro teve seu inicio no Brasil em 2004 na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul),

com o intuito de aplicar os conhecimentos e tcnicas adquiridos no curso em questo. Tal competio consiste na projeo, construo e ensaio destrutivo da ponte de macarro treliada, levando-se em considerao as propriedades de alguns materiais, como, por exemplo, a resina epxi usada para realizar a juno das estruturas de espaguete.

2.1. Cargas aplicadas as estruturas


Inicialmente, esto presentes na ponte quatro foras atuantes, de trao, peso, compresso e normal.

Figura 1: Foras atuantes nas barras das estruturas.

Figura 2: Foras peso e normal aplicadas em um objeto.

2.2. Elementos estruturais e tipos de trelias


Ser utilizada a trelia de Pratt, que caracterizada por elementos diagonais que, com exceo dos extremos, todos apontam para o centro do vo. Esse tipo de estrutura foi escolhido por ser mais simples e ao mesmo tempo suportar uma grande quantidade de carga, uma vez que a estrutura esteja bem articulada. Trelias desse tipo so interessantes, pois os elementos verticais suportam as foras de compresso, enquanto que os elementos diagonais esto sujeito somente as foras de trao.

Quantidade de macarro em cada trecho da ponte.

Para a implementao da ponte sero utilizados em mdia 440 gramas de macarro (440 fios), sendo o restante (300gramas) utilizado para colar os fios (resina epxi e cola), completando assim aproximadamente 750 gramas.
Trecho Quantidade

de macarro
1 2 3 120 80 120

4
5
Figura 3: Vista superior: indicao dos trechos estudados.

96
24

Tabela 1: Quantidade de macarro em cada trecho da ponte.

Vistas e Perspectiva Isomtrica

Diante do projeto apresentado, nota-se que fundamental a articulao da quantidade de macarro, cola e resina epxi a ser utilizada na construo da ponte, uma vez que o peso total no deve ultrapassar 750 gramas. A espessura das trelias e a distribuio das mesmas devem ser estudadas a fim de possibilitar suporte maior carga de peso possvel. De modo geral, enfatiza-se o imenso aprendizado obtido na construo da ponte, j que se utiliza de conceitos fsicos, matemticos e ferramentas computacionais (qcad).

GONZLEZ, L. A. S. Competies de pontes de espaguete. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponvel em: <http://www.ppgec.ufrgs.br/segovia/espaguete/index.html>. Acesso em: 10 out. 2012.
TRICHES, J.; PALUDO, L. Oficina para a confeco das pontes. VI Competio de pontes de espaguete da Universidade de Passo Fundo (UPF). Disponvel em: <http://www.upf.br/espaguetes/images/stories/oficina_upf_2012.pdf>. Acesso em: 13 out. 2012. GOMES, I. S. Sistemas construtivos de pontes e viadutos com nfase em lanamento de vigas com trelias lanadeiras. Trabalho de Concluso de Curso (Graduao em Engenharia Civil). Universidade Anhembi Morumbi. So Paulo, 2006. ROSEMBLUM, A. Pontes em estruturas segmentadas pr-moldadas protendidas: anlise e contribuies ao gerenciamento do projeto construtivo. Dissertao de mestrado (Mestrado em Engenharia Civil. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2009.

ROMO, X. Sistemas articulados planos. Mecnica I 2002/2003. Disponvel em: <http://civils1.fe.up.pt/pub/apoio/ano1/mec1/aulas_praticas/elementos_apoio/Sistema s%20articulados%20planos.pdf>. Acesso em: 5 out. 2010.

S-ar putea să vă placă și